Licenciatura em Ciências Agrícolas para além dos muros da escola: conhecimento e conexões rumo a um de desenvolvimento rural Sustentável
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12556 |
Resumo: | Esta pesquisa foi realizada no município de Colatina, Espírito Santo, juntamente com os alunos, egressos, professores do curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas do Instituto Federal do ES (IFES) - Campus Itapina e os representantes do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável do município. Utilizou-se uma abordagem qualitativa e recorreu-se ao estudo de caso como tipo de pesquisa. O presente estudo foi norteado pelo objetivo geral, que buscou analisar a influência do curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas do IFES -Campus Itapina no empoderamento dos agricultores familiares da região, em diálogo com a Educação do Campo e o desenvolvimento rural do município de Colatina. O escopo desta pesquisa objetiva trazer reflexões relativas ao processo educacional de formação desenvolvido por um Campus com um ensino predominantemente agrícola, que oferece uma educação voltada para o trabalhador do campo e suas especificidades. Estabelecemos o estudo a partir dessa relação: da articulação entre a “vocação agrícola” do Campus Itapina e do seu potencial para o desenvolvimento rural sustentável. Os resultados da pesquisa nos revelaram que o profissional licenciado em Ciências Agrícolas pode exercer mudanças diretas e indiretas que atendem à expectativa de melhoria da qualidade de vida dos produtores rurais e da sociedade como um todo e que as ações de ensino, pesquisa e extensão, implementadas através do curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas em consonância com as demandas da região, podem minimizar os problemas e contribuir para um desenvolvimento rural sustentável. No entanto, para que isso aconteça, é preciso fomentar ainda mais projetos de pesquisa, ensino e extensão no âmbito da formação profissional, juntamente aos sujeitos do campo, pois o desenvolvimento desses projetos possibilita a aproximação com os processos de intervenção e investigação da realidade local, promovendo a criação de um olhar reflexivo e crítico sobre determinada região. |
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Caliari, SuêdaSantos, Ramofly Bicalho dos012.549.947-77http://lattes.cnpq.br/3815218617988955Santos, Ramofly Bicalho dosMartins, Elizabeth Armini PauliOliveira, Lia Maria Teixeira de093.019.637-60http://lattes.cnpq.br/41962203747814952023-12-22T02:11:34Z2023-12-22T02:11:34Z2020-05-28CALIARI, Suêda. Licenciatura em Ciências Agrícolas para além dos muros da escola: conhecimento e conexões rumo a um de desenvolvimento rural Sustentável. 2020. 87 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2020.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12556Esta pesquisa foi realizada no município de Colatina, Espírito Santo, juntamente com os alunos, egressos, professores do curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas do Instituto Federal do ES (IFES) - Campus Itapina e os representantes do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável do município. Utilizou-se uma abordagem qualitativa e recorreu-se ao estudo de caso como tipo de pesquisa. O presente estudo foi norteado pelo objetivo geral, que buscou analisar a influência do curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas do IFES -Campus Itapina no empoderamento dos agricultores familiares da região, em diálogo com a Educação do Campo e o desenvolvimento rural do município de Colatina. O escopo desta pesquisa objetiva trazer reflexões relativas ao processo educacional de formação desenvolvido por um Campus com um ensino predominantemente agrícola, que oferece uma educação voltada para o trabalhador do campo e suas especificidades. Estabelecemos o estudo a partir dessa relação: da articulação entre a “vocação agrícola” do Campus Itapina e do seu potencial para o desenvolvimento rural sustentável. Os resultados da pesquisa nos revelaram que o profissional licenciado em Ciências Agrícolas pode exercer mudanças diretas e indiretas que atendem à expectativa de melhoria da qualidade de vida dos produtores rurais e da sociedade como um todo e que as ações de ensino, pesquisa e extensão, implementadas através do curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas em consonância com as demandas da região, podem minimizar os problemas e contribuir para um desenvolvimento rural sustentável. No entanto, para que isso aconteça, é preciso fomentar ainda mais projetos de pesquisa, ensino e extensão no âmbito da formação profissional, juntamente aos sujeitos do campo, pois o desenvolvimento desses projetos possibilita a aproximação com os processos de intervenção e investigação da realidade local, promovendo a criação de um olhar reflexivo e crítico sobre determinada região.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis research was carried out in the city of Colatina, Espírito Santo, with students, alumni, teachers of the Agricultural Sciences Degree course at the Federal Institute of ES (IFES) - Campus Itapina and the administrators of the city’s Sustainable Rural Development Council. We use a qualitative approach and resort to case study as a type of research. The present study was guided by the general objective, which sought to analyze the influence of the Agricultural Sciences’ Bachelor at IFES -Campus Itapina, without the participation of family members in the region, in dialogue with Field Education and rural development in the municipality of Colatina . The scope of this research aims to bring reflexes to the educational training process developed by a campus with predominantly agricultural education, which offers an education focused on the field worker and its specificities. We establish or study from this relationship: articulation between the “agricultural vocation” of Campus Itapina and its potential for sustainable rural development. The results of the research revealed that the licensed professional in Agricultural Sciences can exert direct and indirect changes that mitigate the expectation of improving the quality of farmers’ life and the agricultural society as a whole and that teaching, research and extension actions, implemented through the Agricultural Sciences Degree course in line with the demands of the region, can minimize problems and contribute to sustainable rural development. However, for this to happen, it is necessary to foster even more research, teaching and extension projects within the scope of professional training, activities related to the field, as the development of these projects enables the approximation with the intervention and investigation processes of the local reality, promoting the creation of a reflective and critical look at a given region.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaInstitutos FederaisLicenciatura em Ciências AgrícolasDesenvolvimento Rural SustentávelFederal InstitutesDegree in Agricultural SciencesSustainable Rural DevelopmentEducaçãoLicenciatura em Ciências Agrícolas para além dos muros da escola: conhecimento e conexões rumo a um de desenvolvimento rural SustentávelDegree in Agricultural Sciences beyond the school walls: knowledge and connections towards a sustainable rural developmentinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisABRAMOVAY, R. (2007) “Agricultura familiar e assentamentos. Estudos prospectivos territoriais e temáticos referenciados no território” - Subsídio à elaboração do PPA. AFONSO, Lúcia; ÁBADE, Flávia Lemos. Para reinventar as rodas. Belo Horizonte; RECIMAM, 2008. Disponível em:< https://ufsj.edu.br/portalrepositorio/ File/lapip/PARA_REINVENTAR_AS_RODAS.pdf>Acessoem : 29 Jun.2020. ANDRADE, R. A. Organização Social na Amazônia: uma experiência de associativismo na RDS do Rio Madeira (novo Aripuanã e Manicoré/AM) / Roberta Amaral de Andrade, organizadora. Instituto Internacional de Educação do Brasil; 93 p. Brasília 2011. ARROYO, Miguel Gonzáles; FERNANDES, Bernardo Mançano. A educação básica e o movimento do campo. nº 2, (Coleção por uma Educação Básica do Campo). Brasília. DF, 2012. ASSIS, Renato Linhares de. Agricultura orgânica e agroecologia: questões conceituais e processo de conversão. Embrapa Agrobiologia. Documentos 196, 35 p. Embrapa Agrobiologia, Seropédica, 2005 ________. 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Esta pesquisa foi realizada no município de Colatina, Espírito Santo, juntamente com os alunos, egressos, professores do curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas do Instituto Federal do ES (IFES) - Campus Itapina e os representantes do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável do município. Utilizou-se uma abordagem qualitativa e recorreu-se ao estudo de caso como tipo de pesquisa. O presente estudo foi norteado pelo objetivo geral, que buscou analisar a influência do curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas do IFES -Campus Itapina no empoderamento dos agricultores familiares da região, em diálogo com a Educação do Campo e o desenvolvimento rural do município de Colatina. O escopo desta pesquisa objetiva trazer reflexões relativas ao processo educacional de formação desenvolvido por um Campus com um ensino predominantemente agrícola, que oferece uma educação voltada para o trabalhador do campo e suas especificidades. Estabelecemos o estudo a partir dessa relação: da articulação entre a “vocação agrícola” do Campus Itapina e do seu potencial para o desenvolvimento rural sustentável. Os resultados da pesquisa nos revelaram que o profissional licenciado em Ciências Agrícolas pode exercer mudanças diretas e indiretas que atendem à expectativa de melhoria da qualidade de vida dos produtores rurais e da sociedade como um todo e que as ações de ensino, pesquisa e extensão, implementadas através do curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas em consonância com as demandas da região, podem minimizar os problemas e contribuir para um desenvolvimento rural sustentável. No entanto, para que isso aconteça, é preciso fomentar ainda mais projetos de pesquisa, ensino e extensão no âmbito da formação profissional, juntamente aos sujeitos do campo, pois o desenvolvimento desses projetos possibilita a aproximação com os processos de intervenção e investigação da realidade local, promovendo a criação de um olhar reflexivo e crítico sobre determinada região. |
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CALIARI, Suêda. Licenciatura em Ciências Agrícolas para além dos muros da escola: conhecimento e conexões rumo a um de desenvolvimento rural Sustentável. 2020. 87 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2020. |
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