Formação de preço como estratégia empresarial: caso do setor de transporte rodoviário de carga no Estado do Rio de Janeiro, RJ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15116 |
Resumo: | O objetivo geral nesta pesquisa consiste em avaliar a formação de preço como estratégia empresarial. Alguns objetivos específicos são formulados a seguir : revisar modelos da Teoria Microeconômica sobre preços; apontar critérios de custeio e de formação de preços; analisar a correlação existente entre os pontos de convergências dos meios interno e externo; e formular estratégias alternativas sobre a formação de preço. Neste estudo são combinados os seguintes tipos de pesquisa : descritiva, explicativa e de campo. Quanto aos métodos, são articulados os seguintes : observacional e microeconômico . Quantos as técnicas de pesquisa de campo foram aplicadas entrevistas junto a 3 (três) empresas e a um profissional autônomo. Supõe-se que a formação de preço é uma ferramenta ou estratégia empresarial que combina aspectos, tais como : custos, sistemas de custeio e análise da estrutura de mercado. No capítulo II foram revisados os principais conteúdos da teoria sobre estruturas de mercado e formação de preço. Através da pesquisa de campo foi constatado que as ações ou decisões estão baseadas em estratégias empresariais e revelam esses aspectos com o posicionamento estratégico diante do cliente, do concorrente, do mercado e da economia para a formação de preço. Confirmar-se que a suposição, apresentada no início do trabalho, é verdadeira considerando que a formação de preço é uma ferramenta ou estratégia empresarial. |
id |
UFRRJ-1_47f0e8f53caf1a63fe168f50d06c1482 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/15116 |
network_acronym_str |
UFRRJ-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Soares, IvailtonCosta, Maria José da265.967.507-44http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797886T6030.025.627-262023-12-22T03:10:41Z2023-12-22T03:10:41Z2007-08-21SOARES, Ivailton. Formação de preço como estratégia empresarial: caso do setor de transporte rodoviário de carga no Estado do Rio de Janeiro, RJ. 2007. 46 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2007.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15116O objetivo geral nesta pesquisa consiste em avaliar a formação de preço como estratégia empresarial. Alguns objetivos específicos são formulados a seguir : revisar modelos da Teoria Microeconômica sobre preços; apontar critérios de custeio e de formação de preços; analisar a correlação existente entre os pontos de convergências dos meios interno e externo; e formular estratégias alternativas sobre a formação de preço. Neste estudo são combinados os seguintes tipos de pesquisa : descritiva, explicativa e de campo. Quanto aos métodos, são articulados os seguintes : observacional e microeconômico . Quantos as técnicas de pesquisa de campo foram aplicadas entrevistas junto a 3 (três) empresas e a um profissional autônomo. Supõe-se que a formação de preço é uma ferramenta ou estratégia empresarial que combina aspectos, tais como : custos, sistemas de custeio e análise da estrutura de mercado. No capítulo II foram revisados os principais conteúdos da teoria sobre estruturas de mercado e formação de preço. Através da pesquisa de campo foi constatado que as ações ou decisões estão baseadas em estratégias empresariais e revelam esses aspectos com o posicionamento estratégico diante do cliente, do concorrente, do mercado e da economia para a formação de preço. Confirmar-se que a suposição, apresentada no início do trabalho, é verdadeira considerando que a formação de preço é uma ferramenta ou estratégia empresarial.The general objective in this research consists of evaluating the price formation as management strategy. Some specific objectives are formulated to proceed: to revise models of the Theories Microeconomics about prices; to appointer costing approaches and of formation of prices; to analyze the existent correlation among the points of the means intern's convergences and external; and to formulate alternative strategies about the price formation. In this study the following research types are combined: descriptive, explanatory and of field. With relationship to the methods, they are articulate the following ones: observe and microeconomics. How many the techniques of field research were close to applied interviews 3 (three) companies and to an autonomous professional. It is supposed that the price formation is a tool or management strategy that it combines some aspects, such as: costs, costing systems and analysis of the market structure. In the chapter II the main contents of the theory were revised about market structures and price formation. Through the field research it was verified that the actions or decisions are based on management strategies and they reveal those aspects with the strategic positioning before the customer, of the competitor, of the market and of the economy for the price formation. To confirm that the supposition, presented in the beginning of the work, is true considering that the price formation is a tool or management strategy.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Gestão e EstratégiaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e Sociaispreçocustoestratégia empresarialpricecoststrategyAdministraçãoFormação de preço como estratégia empresarial: caso do setor de transporte rodoviário de carga no Estado do Rio de Janeiro, RJPrice formation as management strategy: case of the sector of transport on road of load in Estate of Rio de Janeiro, RJinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/60496/2007%20-%20Ivailton%20Soares.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/947Made available in DSpace on 2016-04-28T20:19:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2007 - Ivailton Soares.pdf: 313195 bytes, checksum: aad6049b3f791a04997f6fb767afd8ff (MD5) Previous issue date: 2007-08-21info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJTHUMBNAIL2007 - Ivailton Soares.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2223https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15116/1/2007%20-%20Ivailton%20Soares.pdf.jpgc97baa9f60ded818738305b6b3e307d2MD51TEXT2007 - Ivailton Soares.pdf.txtExtracted Texttext/plain123221https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15116/2/2007%20-%20Ivailton%20Soares.pdf.txtc10a42c7acd1c5b8b6d913dbd9968db1MD52ORIGINAL2007 - Ivailton Soares.pdfapplication/pdf313391https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15116/3/2007%20-%20Ivailton%20Soares.pdf039f6757f4906f03b731ed7551ea0b45MD5320.500.14407/151162023-12-22 00:10:41.565oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/15116Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede.ufrrj.br/PUBhttps://tede.ufrrj.br/oai/requestbibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.bropendoar:2023-12-22T03:10:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Formação de preço como estratégia empresarial: caso do setor de transporte rodoviário de carga no Estado do Rio de Janeiro, RJ |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Price formation as management strategy: case of the sector of transport on road of load in Estate of Rio de Janeiro, RJ |
title |
Formação de preço como estratégia empresarial: caso do setor de transporte rodoviário de carga no Estado do Rio de Janeiro, RJ |
spellingShingle |
Formação de preço como estratégia empresarial: caso do setor de transporte rodoviário de carga no Estado do Rio de Janeiro, RJ Soares, Ivailton preço custo estratégia empresarial price cost strategy Administração |
title_short |
Formação de preço como estratégia empresarial: caso do setor de transporte rodoviário de carga no Estado do Rio de Janeiro, RJ |
title_full |
Formação de preço como estratégia empresarial: caso do setor de transporte rodoviário de carga no Estado do Rio de Janeiro, RJ |
title_fullStr |
Formação de preço como estratégia empresarial: caso do setor de transporte rodoviário de carga no Estado do Rio de Janeiro, RJ |
title_full_unstemmed |
Formação de preço como estratégia empresarial: caso do setor de transporte rodoviário de carga no Estado do Rio de Janeiro, RJ |
title_sort |
Formação de preço como estratégia empresarial: caso do setor de transporte rodoviário de carga no Estado do Rio de Janeiro, RJ |
author |
Soares, Ivailton |
author_facet |
Soares, Ivailton |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Ivailton |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Costa, Maria José da |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
265.967.507-44 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797886T6 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
030.025.627-26 |
contributor_str_mv |
Costa, Maria José da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
preço custo estratégia empresarial |
topic |
preço custo estratégia empresarial price cost strategy Administração |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
price cost strategy |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Administração |
description |
O objetivo geral nesta pesquisa consiste em avaliar a formação de preço como estratégia empresarial. Alguns objetivos específicos são formulados a seguir : revisar modelos da Teoria Microeconômica sobre preços; apontar critérios de custeio e de formação de preços; analisar a correlação existente entre os pontos de convergências dos meios interno e externo; e formular estratégias alternativas sobre a formação de preço. Neste estudo são combinados os seguintes tipos de pesquisa : descritiva, explicativa e de campo. Quanto aos métodos, são articulados os seguintes : observacional e microeconômico . Quantos as técnicas de pesquisa de campo foram aplicadas entrevistas junto a 3 (três) empresas e a um profissional autônomo. Supõe-se que a formação de preço é uma ferramenta ou estratégia empresarial que combina aspectos, tais como : custos, sistemas de custeio e análise da estrutura de mercado. No capítulo II foram revisados os principais conteúdos da teoria sobre estruturas de mercado e formação de preço. Através da pesquisa de campo foi constatado que as ações ou decisões estão baseadas em estratégias empresariais e revelam esses aspectos com o posicionamento estratégico diante do cliente, do concorrente, do mercado e da economia para a formação de preço. Confirmar-se que a suposição, apresentada no início do trabalho, é verdadeira considerando que a formação de preço é uma ferramenta ou estratégia empresarial. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-08-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-12-22T03:10:41Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-12-22T03:10:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOARES, Ivailton. Formação de preço como estratégia empresarial: caso do setor de transporte rodoviário de carga no Estado do Rio de Janeiro, RJ. 2007. 46 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15116 |
identifier_str_mv |
SOARES, Ivailton. Formação de preço como estratégia empresarial: caso do setor de transporte rodoviário de carga no Estado do Rio de Janeiro, RJ. 2007. 46 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2007. |
url |
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15116 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) instacron:UFRRJ |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) |
instacron_str |
UFRRJ |
institution |
UFRRJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15116/1/2007%20-%20Ivailton%20Soares.pdf.jpg https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15116/2/2007%20-%20Ivailton%20Soares.pdf.txt https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15116/3/2007%20-%20Ivailton%20Soares.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c97baa9f60ded818738305b6b3e307d2 c10a42c7acd1c5b8b6d913dbd9968db1 039f6757f4906f03b731ed7551ea0b45 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.br |
_version_ |
1810108158168793088 |