Formação de preço como estratégia empresarial: caso do setor de transporte rodoviário de carga no Estado do Rio de Janeiro, RJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Ivailton
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15116
Resumo: O objetivo geral nesta pesquisa consiste em avaliar a formação de preço como estratégia empresarial. Alguns objetivos específicos são formulados a seguir : revisar modelos da Teoria Microeconômica sobre preços; apontar critérios de custeio e de formação de preços; analisar a correlação existente entre os pontos de convergências dos meios interno e externo; e formular estratégias alternativas sobre a formação de preço. Neste estudo são combinados os seguintes tipos de pesquisa : descritiva, explicativa e de campo. Quanto aos métodos, são articulados os seguintes : observacional e microeconômico . Quantos as técnicas de pesquisa de campo foram aplicadas entrevistas junto a 3 (três) empresas e a um profissional autônomo. Supõe-se que a formação de preço é uma ferramenta ou estratégia empresarial que combina aspectos, tais como : custos, sistemas de custeio e análise da estrutura de mercado. No capítulo II foram revisados os principais conteúdos da teoria sobre estruturas de mercado e formação de preço. Através da pesquisa de campo foi constatado que as ações ou decisões estão baseadas em estratégias empresariais e revelam esses aspectos com o posicionamento estratégico diante do cliente, do concorrente, do mercado e da economia para a formação de preço. Confirmar-se que a suposição, apresentada no início do trabalho, é verdadeira considerando que a formação de preço é uma ferramenta ou estratégia empresarial.
id UFRRJ-1_47f0e8f53caf1a63fe168f50d06c1482
oai_identifier_str oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/15116
network_acronym_str UFRRJ-1
network_name_str Repositório Institucional da UFRRJ
repository_id_str
spelling Soares, IvailtonCosta, Maria José da265.967.507-44http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797886T6030.025.627-262023-12-22T03:10:41Z2023-12-22T03:10:41Z2007-08-21SOARES, Ivailton. Formação de preço como estratégia empresarial: caso do setor de transporte rodoviário de carga no Estado do Rio de Janeiro, RJ. 2007. 46 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2007.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15116O objetivo geral nesta pesquisa consiste em avaliar a formação de preço como estratégia empresarial. Alguns objetivos específicos são formulados a seguir : revisar modelos da Teoria Microeconômica sobre preços; apontar critérios de custeio e de formação de preços; analisar a correlação existente entre os pontos de convergências dos meios interno e externo; e formular estratégias alternativas sobre a formação de preço. Neste estudo são combinados os seguintes tipos de pesquisa : descritiva, explicativa e de campo. Quanto aos métodos, são articulados os seguintes : observacional e microeconômico . Quantos as técnicas de pesquisa de campo foram aplicadas entrevistas junto a 3 (três) empresas e a um profissional autônomo. Supõe-se que a formação de preço é uma ferramenta ou estratégia empresarial que combina aspectos, tais como : custos, sistemas de custeio e análise da estrutura de mercado. No capítulo II foram revisados os principais conteúdos da teoria sobre estruturas de mercado e formação de preço. Através da pesquisa de campo foi constatado que as ações ou decisões estão baseadas em estratégias empresariais e revelam esses aspectos com o posicionamento estratégico diante do cliente, do concorrente, do mercado e da economia para a formação de preço. Confirmar-se que a suposição, apresentada no início do trabalho, é verdadeira considerando que a formação de preço é uma ferramenta ou estratégia empresarial.The general objective in this research consists of evaluating the price formation as management strategy. Some specific objectives are formulated to proceed: to revise models of the Theories Microeconomics about prices; to appointer costing approaches and of formation of prices; to analyze the existent correlation among the points of the means intern's convergences and external; and to formulate alternative strategies about the price formation. In this study the following research types are combined: descriptive, explanatory and of field. With relationship to the methods, they are articulate the following ones: observe and microeconomics. How many the techniques of field research were close to applied interviews 3 (three) companies and to an autonomous professional. It is supposed that the price formation is a tool or management strategy that it combines some aspects, such as: costs, costing systems and analysis of the market structure. In the chapter II the main contents of the theory were revised about market structures and price formation. Through the field research it was verified that the actions or decisions are based on management strategies and they reveal those aspects with the strategic positioning before the customer, of the competitor, of the market and of the economy for the price formation. To confirm that the supposition, presented in the beginning of the work, is true considering that the price formation is a tool or management strategy.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Gestão e EstratégiaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e Sociaispreçocustoestratégia empresarialpricecoststrategyAdministraçãoFormação de preço como estratégia empresarial: caso do setor de transporte rodoviário de carga no Estado do Rio de Janeiro, RJPrice formation as management strategy: case of the sector of transport on road of load in Estate of Rio de Janeiro, RJinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/60496/2007%20-%20Ivailton%20Soares.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/947Made available in DSpace on 2016-04-28T20:19:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2007 - Ivailton Soares.pdf: 313195 bytes, checksum: aad6049b3f791a04997f6fb767afd8ff (MD5) Previous issue date: 2007-08-21info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJTHUMBNAIL2007 - Ivailton Soares.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2223https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15116/1/2007%20-%20Ivailton%20Soares.pdf.jpgc97baa9f60ded818738305b6b3e307d2MD51TEXT2007 - Ivailton Soares.pdf.txtExtracted Texttext/plain123221https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15116/2/2007%20-%20Ivailton%20Soares.pdf.txtc10a42c7acd1c5b8b6d913dbd9968db1MD52ORIGINAL2007 - Ivailton Soares.pdfapplication/pdf313391https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15116/3/2007%20-%20Ivailton%20Soares.pdf039f6757f4906f03b731ed7551ea0b45MD5320.500.14407/151162023-12-22 00:10:41.565oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/15116Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede.ufrrj.br/PUBhttps://tede.ufrrj.br/oai/requestbibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.bropendoar:2023-12-22T03:10:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Formação de preço como estratégia empresarial: caso do setor de transporte rodoviário de carga no Estado do Rio de Janeiro, RJ
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Price formation as management strategy: case of the sector of transport on road of load in Estate of Rio de Janeiro, RJ
title Formação de preço como estratégia empresarial: caso do setor de transporte rodoviário de carga no Estado do Rio de Janeiro, RJ
spellingShingle Formação de preço como estratégia empresarial: caso do setor de transporte rodoviário de carga no Estado do Rio de Janeiro, RJ
Soares, Ivailton
preço
custo
estratégia empresarial
price
cost
strategy
Administração
title_short Formação de preço como estratégia empresarial: caso do setor de transporte rodoviário de carga no Estado do Rio de Janeiro, RJ
title_full Formação de preço como estratégia empresarial: caso do setor de transporte rodoviário de carga no Estado do Rio de Janeiro, RJ
title_fullStr Formação de preço como estratégia empresarial: caso do setor de transporte rodoviário de carga no Estado do Rio de Janeiro, RJ
title_full_unstemmed Formação de preço como estratégia empresarial: caso do setor de transporte rodoviário de carga no Estado do Rio de Janeiro, RJ
title_sort Formação de preço como estratégia empresarial: caso do setor de transporte rodoviário de carga no Estado do Rio de Janeiro, RJ
author Soares, Ivailton
author_facet Soares, Ivailton
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Ivailton
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, Maria José da
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 265.967.507-44
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797886T6
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 030.025.627-26
contributor_str_mv Costa, Maria José da
dc.subject.por.fl_str_mv preço
custo
estratégia empresarial
topic preço
custo
estratégia empresarial
price
cost
strategy
Administração
dc.subject.eng.fl_str_mv price
cost
strategy
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Administração
description O objetivo geral nesta pesquisa consiste em avaliar a formação de preço como estratégia empresarial. Alguns objetivos específicos são formulados a seguir : revisar modelos da Teoria Microeconômica sobre preços; apontar critérios de custeio e de formação de preços; analisar a correlação existente entre os pontos de convergências dos meios interno e externo; e formular estratégias alternativas sobre a formação de preço. Neste estudo são combinados os seguintes tipos de pesquisa : descritiva, explicativa e de campo. Quanto aos métodos, são articulados os seguintes : observacional e microeconômico . Quantos as técnicas de pesquisa de campo foram aplicadas entrevistas junto a 3 (três) empresas e a um profissional autônomo. Supõe-se que a formação de preço é uma ferramenta ou estratégia empresarial que combina aspectos, tais como : custos, sistemas de custeio e análise da estrutura de mercado. No capítulo II foram revisados os principais conteúdos da teoria sobre estruturas de mercado e formação de preço. Através da pesquisa de campo foi constatado que as ações ou decisões estão baseadas em estratégias empresariais e revelam esses aspectos com o posicionamento estratégico diante do cliente, do concorrente, do mercado e da economia para a formação de preço. Confirmar-se que a suposição, apresentada no início do trabalho, é verdadeira considerando que a formação de preço é uma ferramenta ou estratégia empresarial.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-08-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-22T03:10:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-22T03:10:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOARES, Ivailton. Formação de preço como estratégia empresarial: caso do setor de transporte rodoviário de carga no Estado do Rio de Janeiro, RJ. 2007. 46 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15116
identifier_str_mv SOARES, Ivailton. Formação de preço como estratégia empresarial: caso do setor de transporte rodoviário de carga no Estado do Rio de Janeiro, RJ. 2007. 46 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2007.
url https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15116
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Ciências Humanas e Sociais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
bitstream.url.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15116/1/2007%20-%20Ivailton%20Soares.pdf.jpg
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15116/2/2007%20-%20Ivailton%20Soares.pdf.txt
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15116/3/2007%20-%20Ivailton%20Soares.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c97baa9f60ded818738305b6b3e307d2
c10a42c7acd1c5b8b6d913dbd9968db1
039f6757f4906f03b731ed7551ea0b45
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv bibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.br
_version_ 1810108158168793088