Uma análise dos métodos de custeio na formação de preços com enfoque nas pequenas e médias empresas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
Texto Completo: | http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1089 |
Resumo: | Este trabalho procura contribuir para ampliar e diferenciar o entendimento sobre a fixação de preços de vendas dos produtos e serviços nas empresas, independente do seu tamanho, da natureza de seus produtos ou do setor econômico de sua atuação. Diante desse contexto, o estudo tem como objetivo principal analisar e verificar a relação existente entre os métodos de custeio e a formação de preços das pequenas e médias empresas, frente ao ambiente competitivo decorrente da intensificação da globalização dos mercados e das constantes mudanças tecnológicas. Sendo assim, este trabalho, inicialmente, aborda os principais aspectos mercadológicos e os aspectos tributários relevantes incidentes sobre os preços de vendas dos bens e serviços. Em seguida efetua uma análise dos métodos de custeio e dos modelos de fixação de preços, que podem orientar o gestor do preço em suas decisões e ajudar as empresas a atingirem os seus diferentes objetivos tais como: manter e atrair clientes, manter o crescimento em longo prazo, desenvolver novos clientes, maximizar lucros e vencer a concorrência. Com o intuito de contribuir para a melhor compreensão dos métodos de custeio e das práticas de formação de preços utilizadas nas pequenas e médias empresas, no capítulo 6, foi desenvolvida uma pesquisa de campo alicerçada nas fontes primárias dos trabalhos de pesquisa de campo dos alunos da USP - Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade. |
id |
FECAP-0_030474f832625e8da2b99af8d3189ffa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.fecap.br:123456789/1089 |
network_acronym_str |
FECAP-0 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma análise dos métodos de custeio na formação de preços com enfoque nas pequenas e médias empresasPreços - Determinação - Pequenas e médias empresasCustoPricesCostCIÊNCIAS CONTÁBEISEste trabalho procura contribuir para ampliar e diferenciar o entendimento sobre a fixação de preços de vendas dos produtos e serviços nas empresas, independente do seu tamanho, da natureza de seus produtos ou do setor econômico de sua atuação. Diante desse contexto, o estudo tem como objetivo principal analisar e verificar a relação existente entre os métodos de custeio e a formação de preços das pequenas e médias empresas, frente ao ambiente competitivo decorrente da intensificação da globalização dos mercados e das constantes mudanças tecnológicas. Sendo assim, este trabalho, inicialmente, aborda os principais aspectos mercadológicos e os aspectos tributários relevantes incidentes sobre os preços de vendas dos bens e serviços. Em seguida efetua uma análise dos métodos de custeio e dos modelos de fixação de preços, que podem orientar o gestor do preço em suas decisões e ajudar as empresas a atingirem os seus diferentes objetivos tais como: manter e atrair clientes, manter o crescimento em longo prazo, desenvolver novos clientes, maximizar lucros e vencer a concorrência. Com o intuito de contribuir para a melhor compreensão dos métodos de custeio e das práticas de formação de preços utilizadas nas pequenas e médias empresas, no capítulo 6, foi desenvolvida uma pesquisa de campo alicerçada nas fontes primárias dos trabalhos de pesquisa de campo dos alunos da USP - Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade.This work seeks to contribute to expanding and differentiating the understanding of the setting of sales prices for products and services in companies, regardless of their size, the nature of their products or the economic sector in which they operate. Given this context, the study's main objective is to analyze and verify the relationship between costing methods and price formation of small and medium-sized companies, in view of the competitive environment resulting from the intensification of market globalization and constant technological changes. Therefore, this work initially addresses the main market aspects and relevant tax aspects incident on the sales prices of goods and services. It then performs an analysis of costing methods and pricing models, which can guide the price manager in his decisions and help companies achieve their different objectives such as: keeping and attracting customers, maintaining long-term growth term, develop new customers, maximize profits and beat the competition. In order to contribute to a better understanding of costing methods and pricing practices used in small and medium-sized companies, in chapter 6, a field research was developed based on the primary sources of the field research works of the students of the USP - University of São Paulo, Faculty of Economics, Administration and Accounting.Fundação Escola de Comércio Álvares PenteadoCentro Universitário Álvares PenteadoBrasilFECAPPPG1ROBLES JR., Anísio Alves de.MIYABARA, WalterFERNANDES, Francisco CarlosMEDEIROS, Anísio Alves de2023-09-11T14:10:03Z2023-09-112023-09-11T14:10:03Z2003-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1089porMEDEIROS, Anísio Alves de. Uma análise dos métodos de custeio na formação de preços com enfoque nas pequenas e médias empresas. 2003. 173 f. Dissertação (mestrado) -Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - Controladoria e Contabilidade Estratégica, São Paulo, 2003.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAPinstname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)instacron:FECAP2023-10-11T19:55:37Zoai:tede.fecap.br:123456789/1089Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.fecap.br/biblioteca/tede/http://tede.fecap.br:8080/oai/requestbiblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.bropendoar:2023-10-11T19:55:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma análise dos métodos de custeio na formação de preços com enfoque nas pequenas e médias empresas |
title |
Uma análise dos métodos de custeio na formação de preços com enfoque nas pequenas e médias empresas |
spellingShingle |
Uma análise dos métodos de custeio na formação de preços com enfoque nas pequenas e médias empresas MEDEIROS, Anísio Alves de Preços - Determinação - Pequenas e médias empresas Custo Prices Cost CIÊNCIAS CONTÁBEIS |
title_short |
Uma análise dos métodos de custeio na formação de preços com enfoque nas pequenas e médias empresas |
title_full |
Uma análise dos métodos de custeio na formação de preços com enfoque nas pequenas e médias empresas |
title_fullStr |
Uma análise dos métodos de custeio na formação de preços com enfoque nas pequenas e médias empresas |
title_full_unstemmed |
Uma análise dos métodos de custeio na formação de preços com enfoque nas pequenas e médias empresas |
title_sort |
Uma análise dos métodos de custeio na formação de preços com enfoque nas pequenas e médias empresas |
author |
MEDEIROS, Anísio Alves de |
author_facet |
MEDEIROS, Anísio Alves de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
ROBLES JR., Anísio Alves de . MIYABARA, Walter FERNANDES, Francisco Carlos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MEDEIROS, Anísio Alves de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Preços - Determinação - Pequenas e médias empresas Custo Prices Cost CIÊNCIAS CONTÁBEIS |
topic |
Preços - Determinação - Pequenas e médias empresas Custo Prices Cost CIÊNCIAS CONTÁBEIS |
description |
Este trabalho procura contribuir para ampliar e diferenciar o entendimento sobre a fixação de preços de vendas dos produtos e serviços nas empresas, independente do seu tamanho, da natureza de seus produtos ou do setor econômico de sua atuação. Diante desse contexto, o estudo tem como objetivo principal analisar e verificar a relação existente entre os métodos de custeio e a formação de preços das pequenas e médias empresas, frente ao ambiente competitivo decorrente da intensificação da globalização dos mercados e das constantes mudanças tecnológicas. Sendo assim, este trabalho, inicialmente, aborda os principais aspectos mercadológicos e os aspectos tributários relevantes incidentes sobre os preços de vendas dos bens e serviços. Em seguida efetua uma análise dos métodos de custeio e dos modelos de fixação de preços, que podem orientar o gestor do preço em suas decisões e ajudar as empresas a atingirem os seus diferentes objetivos tais como: manter e atrair clientes, manter o crescimento em longo prazo, desenvolver novos clientes, maximizar lucros e vencer a concorrência. Com o intuito de contribuir para a melhor compreensão dos métodos de custeio e das práticas de formação de preços utilizadas nas pequenas e médias empresas, no capítulo 6, foi desenvolvida uma pesquisa de campo alicerçada nas fontes primárias dos trabalhos de pesquisa de campo dos alunos da USP - Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-12-08 2023-09-11T14:10:03Z 2023-09-11 2023-09-11T14:10:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1089 |
url |
http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/1089 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
MEDEIROS, Anísio Alves de. Uma análise dos métodos de custeio na formação de preços com enfoque nas pequenas e médias empresas. 2003. 173 f. Dissertação (mestrado) -Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - Controladoria e Contabilidade Estratégica, São Paulo, 2003. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado Centro Universitário Álvares Penteado Brasil FECAP PPG1 |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado Centro Universitário Álvares Penteado Brasil FECAP PPG1 |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP instname:Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) instacron:FECAP |
instname_str |
Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) |
instacron_str |
FECAP |
institution |
FECAP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@fecap.br||biblioteca@fecap.br |
_version_ |
1799850327808147456 |