Dinâmicas de aprendizagem dos servidores públicos para desenvolvimento de suas competências funcionais no ICEX da UFF

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Letícia Lopes Tavares de Lima
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15353
Resumo: Ao longo dos anos acompanha-se a modernização do aparelho do Estado brasileiro, buscando o aprimoramento da gestão pública de uma forma geral. No que tange à gestão de pessoas nos órgãos públicos, foram adotadas algumas medidas visando a melhoria da gestão dos servidores públicos e uma dessas medidas foi a promulgação do Decreto 5.707 em fevereiro de 2006 que determina a implantação da gestão por competências na Administração Pública, contudo, nota-se que este decreto vem sendo implementado de modo empírico sem uma base conceitual pertinente ao setor público para sua aplicação. Atenta a esta demanda legal, a Universidade Federal Fluminense deu início à implantação da gestão por competências de seus servidores lançando o programa de mapeamento de competências a fim de identificar as competências requeridas dos servidores de acordo com seus cargos e funções, para que a partir do conhecimento sobre o que se espera dos servidores, os mesmos possam se capacitar e desenvolver suas competências profissionais. Todavia, esta capacitação ofertada aos servidores precisará ser adequada para cada unidade da universidade, pois cada uma apresenta características próprias e, requer diferente capacitação para gerar o retorno esperado. A fim de nortear essa capacitação de acordo com a realidade de uma das unidades da universidade, este estudo pretendeu descrever as formas como as competências funcionais dos servidores técnicos administrativos do ICEX (Instituto de Ciências Exatas) foram desenvolvidas por meio de aprendizagem no trabalho para, a partir disso, delinear um plano de capacitação apropriado para esta realidade. Foi realizado um levantamento bibliográfico sobre gestão de pessoas, gestão de pessoas no setor público, aprendizagem organizacional, considerando a perspectiva prática da aprendizagem e, por fim, foi abordada a gestão por competências visando identificar os principais conceitos na literatura e, desta forma, realizar uma pesquisa empírica sob a perspectiva qualitativa. Analisando os dados coletados foi possível explicitar as formas de aprendizagem adotadas até o momento pelos servidores no seu trabalho cotidiano e que têm sido efetivas para a geração e desenvolvimento de suas competências funcionais para o trabalho. Os resultados evidenciaram que a aprendizagem informal tem se sobressaído dentre os servidores do Instituto, embora outras formas de aprendizagem também sejam adotadas, propiciando a formação de comunidades de prática na unidade examinada. No que diz respeito à capacitação desses servidores para o trabalho, o estudo apontou falhas relacionadas à legislação do PCCTAE (Plano de Carreira dos Cargos Técnicos Administrativos em Educação), às iniciativas da universidade para capacitação dos servidores e ao papel do gestor, além de evidenciar a existência de diferentes necessidades de capacitação entre o grupo de servidores técnicos-administrativos da área técnica e o da área administrativa. Apontam-se recomendações para capacitação e ativação do processo de aprendizagem coletiva desses servidores.
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No que tange à gestão de pessoas nos órgãos públicos, foram adotadas algumas medidas visando a melhoria da gestão dos servidores públicos e uma dessas medidas foi a promulgação do Decreto 5.707 em fevereiro de 2006 que determina a implantação da gestão por competências na Administração Pública, contudo, nota-se que este decreto vem sendo implementado de modo empírico sem uma base conceitual pertinente ao setor público para sua aplicação. Atenta a esta demanda legal, a Universidade Federal Fluminense deu início à implantação da gestão por competências de seus servidores lançando o programa de mapeamento de competências a fim de identificar as competências requeridas dos servidores de acordo com seus cargos e funções, para que a partir do conhecimento sobre o que se espera dos servidores, os mesmos possam se capacitar e desenvolver suas competências profissionais. Todavia, esta capacitação ofertada aos servidores precisará ser adequada para cada unidade da universidade, pois cada uma apresenta características próprias e, requer diferente capacitação para gerar o retorno esperado. A fim de nortear essa capacitação de acordo com a realidade de uma das unidades da universidade, este estudo pretendeu descrever as formas como as competências funcionais dos servidores técnicos administrativos do ICEX (Instituto de Ciências Exatas) foram desenvolvidas por meio de aprendizagem no trabalho para, a partir disso, delinear um plano de capacitação apropriado para esta realidade. Foi realizado um levantamento bibliográfico sobre gestão de pessoas, gestão de pessoas no setor público, aprendizagem organizacional, considerando a perspectiva prática da aprendizagem e, por fim, foi abordada a gestão por competências visando identificar os principais conceitos na literatura e, desta forma, realizar uma pesquisa empírica sob a perspectiva qualitativa. Analisando os dados coletados foi possível explicitar as formas de aprendizagem adotadas até o momento pelos servidores no seu trabalho cotidiano e que têm sido efetivas para a geração e desenvolvimento de suas competências funcionais para o trabalho. Os resultados evidenciaram que a aprendizagem informal tem se sobressaído dentre os servidores do Instituto, embora outras formas de aprendizagem também sejam adotadas, propiciando a formação de comunidades de prática na unidade examinada. No que diz respeito à capacitação desses servidores para o trabalho, o estudo apontou falhas relacionadas à legislação do PCCTAE (Plano de Carreira dos Cargos Técnicos Administrativos em Educação), às iniciativas da universidade para capacitação dos servidores e ao papel do gestor, além de evidenciar a existência de diferentes necessidades de capacitação entre o grupo de servidores técnicos-administrativos da área técnica e o da área administrativa. Apontam-se recomendações para capacitação e ativação do processo de aprendizagem coletiva desses servidores.Over the years, the modernization of the Brazilian State apparatus has been observed on a search for Public Management improvement as a whole. With regard to the Management of People at public organizations, it has been applied procedures to improve the management of public servants, such as the enactment of Decree 5707 dated of February 2006. The referred Decree sets forth the implementation of Human Resources Competency Management within the Public Administration sphere. However, it seems that empirical basis was preferred for applying such a Decree yet lacking conceptual basis. Obeying such legal demand Universidade Federal Fluminense started putting the Competency Management in place for its servants and it did so by launching the Competency Mapping Program in order to identify which are the required competences for their servants to perform their respective function. Hence, it is assumed that once the servants notice what professional competencies are expected from them to perform and thus, develop them to accomplish their work with higher performance. However, to be able to improve their qualifications and generate the expected return, the developed competencies need to fit each University’s Department idiosyncrasies. With the purpose of guiding the competencies development process so as to meet the reality of a given Department of the University, this study aimed to describe the ways in which at ICEX (Instituto de Ciências Exatas) the technical-administrative servants’ functional competencies were developed by means of learning at work. Considering the research results, a capacitation plan that duly fits such reality is also outlined. First, a conceptual review on Management of People, Management of People at the Public Sector, and on Organizational Learning, and Competency Management was elaborated to identify the main literature concepts so that an empirical qualitative research could follow. By analyzing the empirical data, it was possible to point out the ways of learning applied by the servants at work so far, as well as to identify the ones that have proven to be effective for the generation and development of functional competencies to perform their work related activities. Results revealed that informal learning has prevailed among the servants working at the Institute, despite the fact that other ways of learning have also being applied, hence giving room to the establishment of communities of practice at the subject matter Unit. As far as the qualification of such servants to work, the study has pinpointed gaps in the University’s PCCTAE (Career Plan of positions Administrative Technical Education) legislation concerning their servants’ qualification and their administrators’ managerial role. Results also highlighted different qualification requirements between the group of technical-administrative servants working in technical activities and the servants working in administrative ones. Recommendations regards to the qualification and stimulating communities of practice formation for activating the examined servants collective learning process at their units.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Gestão e EstratégiaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Sociais AplicadasAprendizagem coletivaGestão de Pessoas por CompetênciasServidor técnico-administrativo (TAE)Gestão UniversitáriaUniversidade FederalCollective LearningPeoples’ Competency ManagementAdministrative technician public servantFederal University ManagementAdministraçãoDinâmicas de aprendizagem dos servidores públicos para desenvolvimento de suas competências funcionais no ICEX da UFFof collective learning processes among public servants to developing functional competences in ICEX at UFFinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/12704/2015%20-%20Let%c3%adcia%20Lopes%20Tavares%20de%20Lima%20Barbosa.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17252/2015%20-%20Let%c3%adcia%20Lopes%20Tavares%20de%20Lima%20Barbosa.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/23566/2015%20-%20Let%c3%adcia%20Lopes%20Tavares%20de%20Lima%20Barbosa.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/29944/2015%20-%20Let%c3%adcia%20Lopes%20Tavares%20de%20Lima%20Barbosa.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36318/2015%20-%20Let%c3%adcia%20Lopes%20Tavares%20de%20Lima%20Barbosa.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/42712/2015%20-%20Let%c3%adcia%20Lopes%20Tavares%20de%20Lima%20Barbosa.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49092/2015%20-%20Let%c3%adcia%20Lopes%20Tavares%20de%20Lima%20Barbosa.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/55538/2015%20-%20Let%c3%adcia%20Lopes%20Tavares%20de%20Lima%20Barbosa.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3281Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2020-02-07T14:13:38Z No. of bitstreams: 1 2015 - Letícia Lopes Tavares de Lima Barbosa.pdf: 3465570 bytes, checksum: 4f2b5ff6d20869f40df455bd26e3e6cc (MD5)Made available in DSpace on 2020-02-07T14:13:38Z (GMT). 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