Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES): uma análise sobre a Implementação no Instituto Federal de Minas Gerais – campus São João Evangelista.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12656 |
Resumo: | O Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) visa propiciar aos estudantes das instituições federais de ensino em condições de vulnerabilidade socioeconômica, condições para permanência e conclusão dos cursos com desempenho acadêmico satisfatório. Este trabalho analisou a metodologia e critérios de execução do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PAE) do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) no Campus São João Evangelista, no que se refere às bolsas de cunho socioeconômico e de mérito acadêmico, concedidas a estudantes dos cursos superiores, no período de 2016 a 2018, sob o olhar dos profissionais responsáveis pela sua execução e dos beneficiários atendidos. A natureza desta pesquisa é quali-quantitativa. Foram usadas três técnicas de coleta de dados: análise documental, entrevistas semiestruturadas e questionários. As entrevistas e as respostas da questão discursiva do questionário passaram por uma análise de conteúdo conforme recomendado por Silva e Fossá (2015). As questões objetivas dos questionários foram processadas no software Microsoft Excel e na plataforma Google Form depois quantificados e apresentados em forma de tabelas e gráficos. Os resultados apontaram que a metodologia de execução adotada pelo IFMG-SJE em seu Programa de Assistência Estudantil (PAE) apresentou pontos falhos que contribuíram para morosidade do processo e consequente atraso no atendimento ao estudante em situação de vulnerabilidade. O IFMG tem concentrado esforços para aprimorar a metodologia de execução do PAE e o principal caminho encontrado para alcançar este objetivo tem sido através da informatização destes processos. Os beneficiários dos PAE do IFMG-SJE se mostraram satisfeitos com a execução deste programa no campus. Entre os pontos a serem otimizados visando melhoria nos serviços prestados aos beneficiários, destacam-se: a participação dos discentes no planejamento do PAE, a demora na seleção de bolsista, o acompanhamento dos bolsistas e a participação dos discentes na avalição do PAE. |
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Rocha, Damião NoelMarino, Tiago Badrehttp://lattes.cnpq.br/5153390186016718Oliveira, Edmar Geraldo deMarino, Tiago BadreRocha, Andre Santos daNascimento, Bruno Santos do073.515.046-01http://lattes.cnpq.br/44081440601453592023-12-22T02:15:24Z2023-12-22T02:15:24Z2019-07-10ROCHA, Damião Noel. Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES): uma análise sobre a Implementação no Instituto Federal de Minas Gerais – campus São João Evangelista. 2019. 73 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia,Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2019.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12656O Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) visa propiciar aos estudantes das instituições federais de ensino em condições de vulnerabilidade socioeconômica, condições para permanência e conclusão dos cursos com desempenho acadêmico satisfatório. Este trabalho analisou a metodologia e critérios de execução do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PAE) do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) no Campus São João Evangelista, no que se refere às bolsas de cunho socioeconômico e de mérito acadêmico, concedidas a estudantes dos cursos superiores, no período de 2016 a 2018, sob o olhar dos profissionais responsáveis pela sua execução e dos beneficiários atendidos. A natureza desta pesquisa é quali-quantitativa. Foram usadas três técnicas de coleta de dados: análise documental, entrevistas semiestruturadas e questionários. As entrevistas e as respostas da questão discursiva do questionário passaram por uma análise de conteúdo conforme recomendado por Silva e Fossá (2015). As questões objetivas dos questionários foram processadas no software Microsoft Excel e na plataforma Google Form depois quantificados e apresentados em forma de tabelas e gráficos. Os resultados apontaram que a metodologia de execução adotada pelo IFMG-SJE em seu Programa de Assistência Estudantil (PAE) apresentou pontos falhos que contribuíram para morosidade do processo e consequente atraso no atendimento ao estudante em situação de vulnerabilidade. O IFMG tem concentrado esforços para aprimorar a metodologia de execução do PAE e o principal caminho encontrado para alcançar este objetivo tem sido através da informatização destes processos. Os beneficiários dos PAE do IFMG-SJE se mostraram satisfeitos com a execução deste programa no campus. Entre os pontos a serem otimizados visando melhoria nos serviços prestados aos beneficiários, destacam-se: a participação dos discentes no planejamento do PAE, a demora na seleção de bolsista, o acompanhamento dos bolsistas e a participação dos discentes na avalição do PAE.CAPESThe National Program of Student Assistance (PNAES) aims to provide students of the federal institutions of education in conditions of socioeconomic vulnerability, conditions for permanence and completion of courses with satisfactory academic performance. This work analyzed the methodology and criteria for the implementation of the National Program of Student Assistance (PAE) of the Federal Institute of Minas Gerais (IFMG) in the São João Evangelista Campus, in relation to scholarships of socioeconomic and academic merit awarded to students of courses, from 2016 to 2018, under the watchful eye of the professionals responsible for their execution and the beneficiaries attended. The nature of this research is qualitative-quantitative. Three techniques of data collection were used: documentary analysis, semi-structured interviews and questionnaires. The interviews and the answers to the discursive question of the questionnaire went through a content analysis as recommended by Silva and Fossá (2015). The objective questions of the questionnaires were processed in Microsoft Excel software and the Google Form platform, then quantified and presented in the form of tables and graphs. The results showed that the implementation methodology adopted by the IFMG-SJE in its Student Assistance Program (PAE) presented faulty points that contributed to the slowness of the process and consequent delay in attendance to students in situations of vulnerability. The IFMG has concentrated efforts to improve the methodology of execution of the PAE and the main route found to achieve this objective has been through the computerization of these processes. The beneficiaries of the IFMG-SJE ECPs were satisfied with the implementation of this program on campus. Among the points to be optimized in order to improve the services provided to the beneficiaries, the following stand out: the participation of the students in the planning of the PAE, the delay in the selection of fellows, the follow-up of the scholarship holders and the participation of the students in the evaluation of the PAE.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaPrograma Nacional de Assistência Estudantilpolíticas públicasimplementaçãoIFMG-SJENational Program of Student Assistancepublic policyimplementationIFMG-SJEEducaçãoPrograma Nacional de Assistência Estudantil (PNAES): uma análise sobre a Implementação no Instituto Federal de Minas Gerais – campus São João Evangelista.National Student Assistance Program (PNAES): an Analysis on Implementation at the Federal Institute of Minas Gerais - São João Evangelista campus.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALMEIDA, J. 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Edital no 005/2018, de 22 de fevereiro de 2018. Auxílio alimentação. São João Evangelista, 2018b. ___. Edital no 004/2018, de 20 de fevereiro de 2018. Processo seletivo para bolsistas de monitoria e tutoria. São João Evangelista, 2018c. ___. Relatório. Departamento de Administração e Planejamento. São João Evangelista/MG, 2018d. ___. Relaório. Setor de Serviço Social. São João Evangelista/MG, 2018e. IFMG. Instrução Normativa no 01, de 10 de fevereiro de 2011. Institui e normatiza o Programa de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG. Belo Horizonte, Brasil, 2011. ___. Edital no32, de 04 de março de 2016. 1o Processo Seletivo para a concessão de auxílios de caráter socioeconômico do Programa de Assistência Estudantil 2016. Belo Horizonte, 2016. ___. Instrução Normativa no 01, de 20 de março de 2017. Normatiza, para o ano de 2017, o Programa de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG. Belo Horiaonte/MG, 2017a. ___. Edital no39, de 08 de março de 2017. 1o Processo Seletivo para a concessão de auxílios de caráter socioeconômico do Programa de Assistência Estudantil 2017. Belo Horizonte, 2017b. ___. Resolução no 012 de 04 de maio de 2017. Dispõe sobre a aprovação do Relatório de Gestão do Exercício de 2016 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais. Belo Horizonte/MG, 2017c. ___. Edital no24, de 26 de fevereiro de 2018. 1o Processo Seletivo para a concessão de auxílio socioeconômico do Programa de Assistência Estudantil 2018. Belo Horizonte, 2018a. ___. Resolução no 011 de 27 de abril de 2018. Dispõe sobre a aprovação do Relatório de Gestão do Exercício de 2017 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais. Belo Horizonte/MG, 2018b. 59 JESUS, J. A. DE. Programa Nacional de Assistência Estudantil PNAES nos Institutos Federais de Educação: um estudo da metodologia de implementação do IFNMG. 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O Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) visa propiciar aos estudantes das instituições federais de ensino em condições de vulnerabilidade socioeconômica, condições para permanência e conclusão dos cursos com desempenho acadêmico satisfatório. Este trabalho analisou a metodologia e critérios de execução do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PAE) do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) no Campus São João Evangelista, no que se refere às bolsas de cunho socioeconômico e de mérito acadêmico, concedidas a estudantes dos cursos superiores, no período de 2016 a 2018, sob o olhar dos profissionais responsáveis pela sua execução e dos beneficiários atendidos. A natureza desta pesquisa é quali-quantitativa. Foram usadas três técnicas de coleta de dados: análise documental, entrevistas semiestruturadas e questionários. As entrevistas e as respostas da questão discursiva do questionário passaram por uma análise de conteúdo conforme recomendado por Silva e Fossá (2015). As questões objetivas dos questionários foram processadas no software Microsoft Excel e na plataforma Google Form depois quantificados e apresentados em forma de tabelas e gráficos. Os resultados apontaram que a metodologia de execução adotada pelo IFMG-SJE em seu Programa de Assistência Estudantil (PAE) apresentou pontos falhos que contribuíram para morosidade do processo e consequente atraso no atendimento ao estudante em situação de vulnerabilidade. O IFMG tem concentrado esforços para aprimorar a metodologia de execução do PAE e o principal caminho encontrado para alcançar este objetivo tem sido através da informatização destes processos. Os beneficiários dos PAE do IFMG-SJE se mostraram satisfeitos com a execução deste programa no campus. Entre os pontos a serem otimizados visando melhoria nos serviços prestados aos beneficiários, destacam-se: a participação dos discentes no planejamento do PAE, a demora na seleção de bolsista, o acompanhamento dos bolsistas e a participação dos discentes na avalição do PAE. |
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