A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA COMO ESPAÇO SOCIO-OCUPACIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO IFMG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aparecida Dornelas Miranda, Natalia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Menezes e Oliveira, Pablo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/1246
Resumo: This article aims to address professional and technological education as a socio-occupational space for the social worker. For this, a survey was developed within the scope of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Minas Gerais – IFMG, which included the participation of 13 social workers who currently work at this institution. Integrating research in development, at the Master's level in Professional and Technological Education This study revealed, through qualitative and quantitative methodological approaches, the main challenges and possibilities for the work of social workers at the IFMG, considering the impacts caused by the neoliberal politics that causes the retraction of the State with regard to investment in public politics.
id IFES-1_f076bd5e0129586e2e0edd7fc6267da1
oai_identifier_str oai::article/1246
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA COMO ESPAÇO SOCIO-OCUPACIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO IFMGassistência estudantilIFMGassistente socialThis article aims to address professional and technological education as a socio-occupational space for the social worker. For this, a survey was developed within the scope of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Minas Gerais – IFMG, which included the participation of 13 social workers who currently work at this institution. Integrating research in development, at the Master's level in Professional and Technological Education This study revealed, through qualitative and quantitative methodological approaches, the main challenges and possibilities for the work of social workers at the IFMG, considering the impacts caused by the neoliberal politics that causes the retraction of the State with regard to investment in public politics.O presente artigo tem como objetivo abordar a educação profissional e tecnológica enquanto um espaço sócio – ocupacional do assistente social. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – IFMG, que contou com a participação de 13 assistentes sociais que atualmente trabalham nesta instituição. Integrando uma pesquisa em desenvolvimento, em nível de mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, este estudo revelou, através de abordagens metodológicas qualitativa e quantitativa, os principais desafios e possibilidades para atuação dos assistentes sociais no IFMG, considerando os impactos provocados pela política neoliberal que provoca a retração do Estado no que se refere ao investimento em políticas públicas.EDIFES2021-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/124610.36524/profept.v5i3.1246Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 5 n. 3 (2021): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 57-782594-482710.36524/profept.v5i3reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/1246/860Copyright (c) 2021 Natalia Aparecida Dornelas Miranda, Pablo Menezes e Oliveirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAparecida Dornelas Miranda, NataliaMenezes e Oliveira, Pablo2021-12-28T14:59:05Zoai::article/1246Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:21.166146Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA COMO ESPAÇO SOCIO-OCUPACIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO IFMG
title A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA COMO ESPAÇO SOCIO-OCUPACIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO IFMG
spellingShingle A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA COMO ESPAÇO SOCIO-OCUPACIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO IFMG
Aparecida Dornelas Miranda, Natalia
assistência estudantil
IFMG
assistente social
title_short A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA COMO ESPAÇO SOCIO-OCUPACIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO IFMG
title_full A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA COMO ESPAÇO SOCIO-OCUPACIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO IFMG
title_fullStr A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA COMO ESPAÇO SOCIO-OCUPACIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO IFMG
title_full_unstemmed A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA COMO ESPAÇO SOCIO-OCUPACIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO IFMG
title_sort A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA COMO ESPAÇO SOCIO-OCUPACIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO IFMG
author Aparecida Dornelas Miranda, Natalia
author_facet Aparecida Dornelas Miranda, Natalia
Menezes e Oliveira, Pablo
author_role author
author2 Menezes e Oliveira, Pablo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aparecida Dornelas Miranda, Natalia
Menezes e Oliveira, Pablo
dc.subject.por.fl_str_mv assistência estudantil
IFMG
assistente social
topic assistência estudantil
IFMG
assistente social
description This article aims to address professional and technological education as a socio-occupational space for the social worker. For this, a survey was developed within the scope of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Minas Gerais – IFMG, which included the participation of 13 social workers who currently work at this institution. Integrating research in development, at the Master's level in Professional and Technological Education This study revealed, through qualitative and quantitative methodological approaches, the main challenges and possibilities for the work of social workers at the IFMG, considering the impacts caused by the neoliberal politics that causes the retraction of the State with regard to investment in public politics.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/1246
10.36524/profept.v5i3.1246
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/1246
identifier_str_mv 10.36524/profept.v5i3.1246
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/1246/860
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Natalia Aparecida Dornelas Miranda, Pablo Menezes e Oliveira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Natalia Aparecida Dornelas Miranda, Pablo Menezes e Oliveira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDIFES
publisher.none.fl_str_mv EDIFES
dc.source.none.fl_str_mv Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 5 n. 3 (2021): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 57-78
2594-4827
10.36524/profept.v5i3
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948029788585984