Onde está o sujeito? Um estudo sobre a função desempenhada pela medida socioeducativa de internação na vida de adolescentes institucionalizados

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Autor(a) principal: Oliveira, Thaíssa Fernanda Kratochwill de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14505
Resumo: Longe de ser recente, a criminalidade pode ser considerada um dos temas mais complexos que envolvem a vida em sociedade. O próprio conceito de sociedade, bem como as normas e leis criadas para possibilitar e regular o convívio social passaram e ainda passam por transformações. Ao tratar do tema das medidas socioeducativas de internação, no entanto, estamos pensando em uma estratégia recente de abordagem da delinquência juvenil. A observação do aumento crescente da população adolescente institucionalizada para o cumprimento de tais medidas e a necessidade de discutir e repensar os arranjos até então criados para lidar com a delinquência juvenil são os principais fatores que justificam este trabalho. A partir do referencial teórico da psicanálise freudiana, este estudo buscou compreender a função desempenhada pela determinação do cumprimento da medida socioeducativa de internação na história de adolescentes em uma instituição da cidade do Rio de Janeiro, destinada ao cumprimento de tais medidas. Adotando a perspectiva hermenêutica em pesquisa qualitativa e o método clínico qualitativo de pesquisa, realizaram se entrevistas abertas com oito adolescentes internados para cumprimento de medidas socioeducativas e observação participante. O estudo das histórias de vida de adolescentes envolvidos com práticas criminosas, bem como dos sentidos e funções atribuídos pelos sujeitos ao cumprimento da medida, trouxeram contribuições par a a reflexão sobre a criminalidade entre adolescentes e o sistema de medidas socioeducativas. No que diz respeito à criminalidade entre adolescentes, foram observados aspectos das construções subjetivas dos mesmos em sua relação com as leis e com o cumprimento da medida socioeducativa. Em relação ao sistema socioeducativo, foram encontrados indícios de dificuldades no cumprimento das determinações da legislação específica, sendo possível apontar possíveis estratégias de superação de algumas delas.
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Ao tratar do tema das medidas socioeducativas de internação, no entanto, estamos pensando em uma estratégia recente de abordagem da delinquência juvenil. A observação do aumento crescente da população adolescente institucionalizada para o cumprimento de tais medidas e a necessidade de discutir e repensar os arranjos até então criados para lidar com a delinquência juvenil são os principais fatores que justificam este trabalho. A partir do referencial teórico da psicanálise freudiana, este estudo buscou compreender a função desempenhada pela determinação do cumprimento da medida socioeducativa de internação na história de adolescentes em uma instituição da cidade do Rio de Janeiro, destinada ao cumprimento de tais medidas. Adotando a perspectiva hermenêutica em pesquisa qualitativa e o método clínico qualitativo de pesquisa, realizaram se entrevistas abertas com oito adolescentes internados para cumprimento de medidas socioeducativas e observação participante. O estudo das histórias de vida de adolescentes envolvidos com práticas criminosas, bem como dos sentidos e funções atribuídos pelos sujeitos ao cumprimento da medida, trouxeram contribuições par a a reflexão sobre a criminalidade entre adolescentes e o sistema de medidas socioeducativas. No que diz respeito à criminalidade entre adolescentes, foram observados aspectos das construções subjetivas dos mesmos em sua relação com as leis e com o cumprimento da medida socioeducativa. Em relação ao sistema socioeducativo, foram encontrados indícios de dificuldades no cumprimento das determinações da legislação específica, sendo possível apontar possíveis estratégias de superação de algumas delas.CAPES - Coordenação e Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorFar from being recent, crime can be considered as one of the most complex themes that involve life in society. The very concept of society, as well as the norms and laws created to enable and regulate social coexistance, went through and still go throug h transformations. When adressing the issue of socioeducational measures of internment, however, we are thinking about a recent strategy of how to approach juvenile delinquency. The observation of the increased growth of the adolescent population that is i nstitutionalized for the fulfillment of such measures and the need to discuss and rethink the arrangements thus far created to handle juvenile delinquency are the main factors that justify this research . Coming from the freudian psychoanalitic theoretical frame of reference, this study aimed at understanding the function performed by the court order of the internment socioeducational measure in the history of the adolescents in an institution of the city of Rio de Janeiro, intended for the enforcement of su ch measures. By adopting the hermeneutic perspective in qualitative research and the clinical qualitative research meth od, interviews took place with eight adolescents who were interned for the fulfillment of socioeducational measures and participant obser vation. The study of the life history of adolescents who were involved with criminal practices, as well as the meanings and functions given by the subjects to the fulfillment of the measure brought contributions to the reflection on crime among adolescents and the socioeducational measures system. With regard to crime among adolescents, aspects of their subjective constructions were observed in their relationship with the laws and the fulfillment of the socioeducational measure. As for the socioeducational system, there were indications of difficulty in complying with the specific court orders, being possible to point out possible strategies to overcome some of them.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaUFRRJBrasilInstituto de EducaçãoAdolescentesmedidas socioeducativaspsicanáliseAdolescentssocioeducational measurespsychoanalysisPsicologiaOnde está o sujeito? Um estudo sobre a função desempenhada pela medida socioeducativa de internação na vida de adolescentes institucionalizadosWhere is the subject? A study o n the function performed by the internment socioeducational measure in the life of institutionalized adolescentsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALBERTI, S. Esse sujeito adolescente. Rio de Janeiro: Rios Ambiciosos/Contra Capa, 2009. AMORIM, C. Comando Vermelho/Carlos Amorim; prefáco de Domingos Meirelles. – Rio de Janeiro: BestBolso, 2011. 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description Longe de ser recente, a criminalidade pode ser considerada um dos temas mais complexos que envolvem a vida em sociedade. O próprio conceito de sociedade, bem como as normas e leis criadas para possibilitar e regular o convívio social passaram e ainda passam por transformações. Ao tratar do tema das medidas socioeducativas de internação, no entanto, estamos pensando em uma estratégia recente de abordagem da delinquência juvenil. A observação do aumento crescente da população adolescente institucionalizada para o cumprimento de tais medidas e a necessidade de discutir e repensar os arranjos até então criados para lidar com a delinquência juvenil são os principais fatores que justificam este trabalho. A partir do referencial teórico da psicanálise freudiana, este estudo buscou compreender a função desempenhada pela determinação do cumprimento da medida socioeducativa de internação na história de adolescentes em uma instituição da cidade do Rio de Janeiro, destinada ao cumprimento de tais medidas. Adotando a perspectiva hermenêutica em pesquisa qualitativa e o método clínico qualitativo de pesquisa, realizaram se entrevistas abertas com oito adolescentes internados para cumprimento de medidas socioeducativas e observação participante. O estudo das histórias de vida de adolescentes envolvidos com práticas criminosas, bem como dos sentidos e funções atribuídos pelos sujeitos ao cumprimento da medida, trouxeram contribuições par a a reflexão sobre a criminalidade entre adolescentes e o sistema de medidas socioeducativas. No que diz respeito à criminalidade entre adolescentes, foram observados aspectos das construções subjetivas dos mesmos em sua relação com as leis e com o cumprimento da medida socioeducativa. Em relação ao sistema socioeducativo, foram encontrados indícios de dificuldades no cumprimento das determinações da legislação específica, sendo possível apontar possíveis estratégias de superação de algumas delas.
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