Análise comparativa do desempenho entre os discentes do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal do Ceará – campus Iguatu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felipe, Márcia Leyla de Freitas Macêdo
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12152
Resumo: Esta pesquisa foi realizada no Instituto Federal do Ceará, campus Iguatu com 55 alunos (público alvo) de 02 turmas, uma da segunda e outra da terceira série do ensino médio profissionalizante do Curso Técnico em Agropecuária no ano letivo de 2010. Tendo por referência os regimes de inserção e manutenção estudantil na escola, decidiu-se analisar os fatores que determinam o melhor desempenho de estudantes mantidos sob o regime de internato, em relação aos mantidos sob o regime de semi-internato e destes em relação aos de externato escolar, investigando os fatores que interferem na motivação/desmotivação dos educandos no processo ensino/aprendizagem, analisando de que forma as relações que se dão no internato promovem a aprendizagem e o papel da dialógica no processo de construção de conhecimento pelos sujeitos (alunos). Engloba, também, a história da educação profissional no Brasil e no atual campus Iguatu. Trata-se de uma pesquisa básica de natureza qualitativa, com abordagem de caráter descritivo. Utilizou-se a metodologia de aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas aplicados para os alunos e feita a análise de fontes bibliográficas primárias. Pode-se perceber que o maior rendimento escolar dos alunos em regime de internato se deve a variáveis extraescolares e intraescolares, englobando maior tempo reservado para o estudo extra-sala, construção do conhecimento de forma coletiva, o acreditar na educação como forma de crescimento pessoal e profissional, a área profissional escolhida está diretamente relacionada com a sua vida extraescola, visto que, a maioria é oriunda da zona rural e são filhos de agricultores, diferentemente dos alunos externos, os quais não têm nem uma relação com o setor agropecuário. Dos fatores que motivam os alunos deve-se destacar a importância da família como fator de maior influência, vieram em segundo lugar os colegas, o que destaca a importância de um trabalho pedagógico em que essa relação seja fortalecida. Dentre os fatores apontados pelos alunos e que impactam seu cotidiano escolar de modo negativo pode-se destacar: o excesso de disciplina; poucas aulas práticas e visitas técnicas; a metodologia dos professores; a falta de comunicação na instituição. Conclui-se, portanto, que um dos grandes desafios da instituição está em descobrir as aspirações dos alunos e construir coletivamente propostas de trabalho criativas e capazes de incentivá-los para o estudo, tornando-se um aluno ativo e não apenas executor de atividades de ensino. Para que isso ocorra é importante uma reflexão no fazer pedagógico e na formação continuada dos profissionais desse campus e a oferta de momentos de interação, de diálogos com os alunos.
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spelling Felipe, Márcia Leyla de Freitas MacêdoSantos, Ana Cristina Souza dos747568007-00http://lattes.cnpq.br/4663575610102204Almeida, Nilda Figueiredo deGonçalves, Silvia Maria Melo741484603-25http://lattes.cnpq.br/35350000195415962023-12-22T02:03:23Z2023-12-22T02:03:23Z2011-05-09FELIPE, Márcia Leyla de Freitas Macêdo. Análise comparativa do desempenho entre os discentes do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal do Ceará - campus Iguatu. 2011. 77 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2011.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12152Esta pesquisa foi realizada no Instituto Federal do Ceará, campus Iguatu com 55 alunos (público alvo) de 02 turmas, uma da segunda e outra da terceira série do ensino médio profissionalizante do Curso Técnico em Agropecuária no ano letivo de 2010. Tendo por referência os regimes de inserção e manutenção estudantil na escola, decidiu-se analisar os fatores que determinam o melhor desempenho de estudantes mantidos sob o regime de internato, em relação aos mantidos sob o regime de semi-internato e destes em relação aos de externato escolar, investigando os fatores que interferem na motivação/desmotivação dos educandos no processo ensino/aprendizagem, analisando de que forma as relações que se dão no internato promovem a aprendizagem e o papel da dialógica no processo de construção de conhecimento pelos sujeitos (alunos). Engloba, também, a história da educação profissional no Brasil e no atual campus Iguatu. Trata-se de uma pesquisa básica de natureza qualitativa, com abordagem de caráter descritivo. Utilizou-se a metodologia de aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas aplicados para os alunos e feita a análise de fontes bibliográficas primárias. Pode-se perceber que o maior rendimento escolar dos alunos em regime de internato se deve a variáveis extraescolares e intraescolares, englobando maior tempo reservado para o estudo extra-sala, construção do conhecimento de forma coletiva, o acreditar na educação como forma de crescimento pessoal e profissional, a área profissional escolhida está diretamente relacionada com a sua vida extraescola, visto que, a maioria é oriunda da zona rural e são filhos de agricultores, diferentemente dos alunos externos, os quais não têm nem uma relação com o setor agropecuário. Dos fatores que motivam os alunos deve-se destacar a importância da família como fator de maior influência, vieram em segundo lugar os colegas, o que destaca a importância de um trabalho pedagógico em que essa relação seja fortalecida. Dentre os fatores apontados pelos alunos e que impactam seu cotidiano escolar de modo negativo pode-se destacar: o excesso de disciplina; poucas aulas práticas e visitas técnicas; a metodologia dos professores; a falta de comunicação na instituição. Conclui-se, portanto, que um dos grandes desafios da instituição está em descobrir as aspirações dos alunos e construir coletivamente propostas de trabalho criativas e capazes de incentivá-los para o estudo, tornando-se um aluno ativo e não apenas executor de atividades de ensino. Para que isso ocorra é importante uma reflexão no fazer pedagógico e na formação continuada dos profissionais desse campus e a oferta de momentos de interação, de diálogos com os alunos.This research was conducted at the Federal Institute of Ceará, Iguatu campus with 55 students (target audience) from 02 classes, one second and one third-grade high school vocational Farming Technician Course in academic year 2010. Referring schemes entering and maintaining student in school, it was decided to analyze the factors that determine the best performance of the students kept in boarding schools, in relation to kept under semi-boarding and those relative to private school education, investigating the factors that influence the motivation / demotivation of learners in the teaching-learning, analyzing how the relationships that take place in boarding promote learning and the role of the dialogic process of knowledge construction by the subjects (students). Also includes, the history of professional education in Brazil and the current campus Iguatu. This is a basic research of qualitative nature, with a descriptive approach. We used the methodology of questionnaires with open and closed questions applied to the students and made the analysis of primary literature sources. It can be noticed that the biggest performance of pupils in boarding schools is due to variables out of school and a school, encompassing longer reserved for the extrastudy room, construction of knowledge in a collective way, belief in education as form of personal and professional growth, the chosen professional area is directly related to their life outside the school, since most are from the rural zones and are sons of farmers, unlike the external students, who have neither a relationship with the agricultural sector. Of the factors that motivate students must be emphasized the importance of family as the most influential factor, came second colleagues, highlighting the importance of educational work in this relationship is strengthened. Among the factors identified by students and that impact their daily school life in a negative way can be highlighted: excessive discipline; few practical classes and visits, the methodology of teachers, lack of communication within the institution. It follows therefore that one of the great challenges of the institution is to discover the aspirations of students and collectively work proposals creative and able to encourage them to study and become an active learner and not just performer activities teaching. For this to occur is an important reflection on the pedagogical and the continued formation of this campus and offering moments of interaction, dialogue with students.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaEnsino-AprendizagemRegime de MatrículaMotivaçãoTeaching-LearningScheme for RegistrationMotivationEducaçãoAnálise comparativa do desempenho entre os discentes do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal do Ceará – campus IguatuComparative analysis of performance among students of Technical Course in Agriculture at the Federal Institute of Ceara - Iguatu campusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALMEIDA, L. da S.; MIRANDA, L.; GUISANDE, M. A. Atribuições causais para o sucesso e fracasso escolares. Estudos de Psicologia, Campinas, 25(2), p. 169-176, abril – junho – 2008. AMARAL, C. C. G. do. Família às Avessas. 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Felipe, Márcia Leyla de Freitas Macêdo
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description Esta pesquisa foi realizada no Instituto Federal do Ceará, campus Iguatu com 55 alunos (público alvo) de 02 turmas, uma da segunda e outra da terceira série do ensino médio profissionalizante do Curso Técnico em Agropecuária no ano letivo de 2010. Tendo por referência os regimes de inserção e manutenção estudantil na escola, decidiu-se analisar os fatores que determinam o melhor desempenho de estudantes mantidos sob o regime de internato, em relação aos mantidos sob o regime de semi-internato e destes em relação aos de externato escolar, investigando os fatores que interferem na motivação/desmotivação dos educandos no processo ensino/aprendizagem, analisando de que forma as relações que se dão no internato promovem a aprendizagem e o papel da dialógica no processo de construção de conhecimento pelos sujeitos (alunos). Engloba, também, a história da educação profissional no Brasil e no atual campus Iguatu. Trata-se de uma pesquisa básica de natureza qualitativa, com abordagem de caráter descritivo. Utilizou-se a metodologia de aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas aplicados para os alunos e feita a análise de fontes bibliográficas primárias. Pode-se perceber que o maior rendimento escolar dos alunos em regime de internato se deve a variáveis extraescolares e intraescolares, englobando maior tempo reservado para o estudo extra-sala, construção do conhecimento de forma coletiva, o acreditar na educação como forma de crescimento pessoal e profissional, a área profissional escolhida está diretamente relacionada com a sua vida extraescola, visto que, a maioria é oriunda da zona rural e são filhos de agricultores, diferentemente dos alunos externos, os quais não têm nem uma relação com o setor agropecuário. Dos fatores que motivam os alunos deve-se destacar a importância da família como fator de maior influência, vieram em segundo lugar os colegas, o que destaca a importância de um trabalho pedagógico em que essa relação seja fortalecida. Dentre os fatores apontados pelos alunos e que impactam seu cotidiano escolar de modo negativo pode-se destacar: o excesso de disciplina; poucas aulas práticas e visitas técnicas; a metodologia dos professores; a falta de comunicação na instituição. Conclui-se, portanto, que um dos grandes desafios da instituição está em descobrir as aspirações dos alunos e construir coletivamente propostas de trabalho criativas e capazes de incentivá-los para o estudo, tornando-se um aluno ativo e não apenas executor de atividades de ensino. Para que isso ocorra é importante uma reflexão no fazer pedagógico e na formação continuada dos profissionais desse campus e a oferta de momentos de interação, de diálogos com os alunos.
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