"Bendita és tu entre as mulheres de Rus": o discurso hagiográfico sobre (Santa) Olga de Kiev (Rus - Séculos XI a XIII)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13914 |
Resumo: | Nesta dissertação, almejamos analisar a imagem posterior da Princesa Olga (†969), que agiu como regente de Kiev após a morte de seu marido, Igor, enquanto este cobrava tributo e seu filho Sviatosláv, sucessor natural, ainda menor de idade. Durante sua vida, Olga foi responsável por uma série de atos e medidas que a diferenciaram de outros governantes, com a decisão mais importante sendo sua conversão ao Cristianismo Ortodoxo de rito Grego por volta da década de 950. Muitos destes fatos que são conhecidos sobre a regente são omitidos, modificados ou exagerados em textos dos séculos posteriores, indicando a manipulação da memória sobre a princesa visando transformá-la em uma santa. Utilizando as reflexões sobre "conceito" de discurso hagiográfico de autores como Anneke Mulder-Bakker, Guy Philippart, Marc van Uytfanghe, entre outros; e da metodologia da leitura isotópica de Algirdas Greimas e Joseph Courtés, argumentamos que a imagem de Olga sofreu transformações pautadas nas necessidades dos autores e do público em duas fontes de Rus que tratam sobre ela diretamente, a Crônica dos Anos Passados (século XI ‒ XII) e o Louvor à Princesa Olga (século XIII), a fim de criar uma "Olga ideal" passível de ser relembrada e cultuada pelas características selecionadas |
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Neves, Leandro César SantanaBerriel, Marcelo Santiago07159328701http://lattes.cnpq.br/9162651718729749Berriel, Marcelo SantiagoAmaral, Clínio de OliveiraCastanho, Gabriel de Carvalho Godoy15448980708http://lattes.cnpq.br/16472967592491552023-12-22T02:52:25Z2023-12-22T02:52:25Z2018-08-23NEVES, Leandro César Santana. "Bendita és tu entre as mulheres de Rus": o discurso hagiográfico sobre (Santa) Olga de Kiev (Rus - Séculos XI a XIII). 2018. 176 f.. Dissertação( Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2018.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13914Nesta dissertação, almejamos analisar a imagem posterior da Princesa Olga (†969), que agiu como regente de Kiev após a morte de seu marido, Igor, enquanto este cobrava tributo e seu filho Sviatosláv, sucessor natural, ainda menor de idade. Durante sua vida, Olga foi responsável por uma série de atos e medidas que a diferenciaram de outros governantes, com a decisão mais importante sendo sua conversão ao Cristianismo Ortodoxo de rito Grego por volta da década de 950. Muitos destes fatos que são conhecidos sobre a regente são omitidos, modificados ou exagerados em textos dos séculos posteriores, indicando a manipulação da memória sobre a princesa visando transformá-la em uma santa. Utilizando as reflexões sobre "conceito" de discurso hagiográfico de autores como Anneke Mulder-Bakker, Guy Philippart, Marc van Uytfanghe, entre outros; e da metodologia da leitura isotópica de Algirdas Greimas e Joseph Courtés, argumentamos que a imagem de Olga sofreu transformações pautadas nas necessidades dos autores e do público em duas fontes de Rus que tratam sobre ela diretamente, a Crônica dos Anos Passados (século XI ‒ XII) e o Louvor à Princesa Olga (século XIII), a fim de criar uma "Olga ideal" passível de ser relembrada e cultuada pelas características selecionadasCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESIn this dissertation, we aim to analyze the later image of Princess Olga († 969), who acted as regent of Kiev after the death of her husband, Igor, while he collected tribute and their son Sviatosláv, the natural successor, was still a minor. During her lifetime, Olga was responsible for a series of acts and measures that differentiated her from other rulers, with the most important decision being her conversion to Orthodox Christianity around the 950s. Many of these facts that are known about the princess are omitted, modified, or exaggerated in texts from the later centuries, indicating a manipulation of memory regarding Olga in order to transform her into a saint. Using the considerations on the "concept" of hagiographic discourse from authors like Anneke Mulder-Bakker, Guy Philippart, Marc van Uytfanghe, among others; and the methodology of the isotopic reading from Algirdas Greimas and Joseph Courtés, we argue that Olga's image has undergone transformations based on the authors' and the public's needs in two Rusian sources dealing with her, the Tale of Bygone Years (XIth-XIIth century) and the Encomium to Princess Olga (XIIIth century), wishing to create an "ideal Olga" that should be remembered and worshiped for the selected categoriesapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisPrincesa Olga de Kievdiscurso hagiográficoRus de KievPrincess Olga de Kievhagiographic discourseKievan RusHistória"Bendita és tu entre as mulheres de Rus": o discurso hagiográfico sobre (Santa) Olga de Kiev (Rus - Séculos XI a XIII)"Blessed art thou among the women of Rus": the hagiographic discourse on (Saint) Olga of Kiev (Rus ‒ XIth to XIIIth centuries)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALEXANDER, Alex E. 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Nesta dissertação, almejamos analisar a imagem posterior da Princesa Olga (†969), que agiu como regente de Kiev após a morte de seu marido, Igor, enquanto este cobrava tributo e seu filho Sviatosláv, sucessor natural, ainda menor de idade. Durante sua vida, Olga foi responsável por uma série de atos e medidas que a diferenciaram de outros governantes, com a decisão mais importante sendo sua conversão ao Cristianismo Ortodoxo de rito Grego por volta da década de 950. Muitos destes fatos que são conhecidos sobre a regente são omitidos, modificados ou exagerados em textos dos séculos posteriores, indicando a manipulação da memória sobre a princesa visando transformá-la em uma santa. Utilizando as reflexões sobre "conceito" de discurso hagiográfico de autores como Anneke Mulder-Bakker, Guy Philippart, Marc van Uytfanghe, entre outros; e da metodologia da leitura isotópica de Algirdas Greimas e Joseph Courtés, argumentamos que a imagem de Olga sofreu transformações pautadas nas necessidades dos autores e do público em duas fontes de Rus que tratam sobre ela diretamente, a Crônica dos Anos Passados (século XI ‒ XII) e o Louvor à Princesa Olga (século XIII), a fim de criar uma "Olga ideal" passível de ser relembrada e cultuada pelas características selecionadas |
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