Para além de Roma, à Idade Média: o projeto reformador teológico-doutrinário e iconográfico do bispo Dom Antônio de Macedo Costa no Pará (1861-1890) analisado por intermédio do neomedievalismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Mayara Fernanda Silva dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15962
Resumo: O décimo bispo do Pará, Dom Antônio de Macedo Costa, é uma das personalidades mais conhecidas da história do catolicismo brasileiro da segunda metade do século XIX. Considerado um ultramontanista, as ações do bispo deixaram um impacto significativo não somente em sua região de bispado (Pará e Amazonas), mas em âmbito nacional. Envolvido diretamente no conflito chamado Questão Religiosa, o bispo desafiou o Império na luta contra a gerência temporal sobre os assuntos espirituais e promoveu um embate ao que considerava como heresia moderna, a exemplo do protestantismo e da maçonaria. Analisando o seu discurso, podemos desenhar um projeto teológicodoutrinário e iconográfico católico do bispo para a região, que se opõe à modernidade do século XIX e busca se alinhar à Idade Média, tendo-a como fonte de legitimidade, identidade e auctoritas. O bispo, que recusa ser chamado de ultramontano, exalta a sociedade e a Igreja Medieval, e se apropria de muitas das suas concepções teológicodoutrinárias, imagéticas e litúrgicas para pôr seu projeto em prática no Pará. Assim, a presente tese se divide em duas partes. A primeira tratar-se-á da construção do(s) cristianismo(s) enquanto instituição religiosa atrelada ao Império Romano, que se aparelha do poder político e religioso, e do desenvolvimento da devoção de imagens cristãs, tratada teoricamente aqui como imago, durante o medievo. Dois temas iconográficos serão ressaltados: a crucificação (imago-crucifix) e a Virgem Maria (Theotókos), destacando-se a contribuição do pintor Giotto de Bondone para tais representações e para a construção do conceito de Idade Média. A segunda parte será dedicada à contextualização ultramontana a fim de entender a posição do bispo Dom Macedo Costa, e também analisar seu projeto, que tem como sede de atuação a Catedral da Sé de Belém do Pará. Através dos jornais diocesanos sob direção do bispo, A Estrella do Norte e A Boa Nova, e a reforma que empreendeu para a decoração do interior da Catedral, analisaremos, por meio da teoria do neomedievalismo, as apropriações que Dom Macedo faz do medievo para recriar teológica e imageticamente uma Igreja Medieval no Pará.
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Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2022.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15962O décimo bispo do Pará, Dom Antônio de Macedo Costa, é uma das personalidades mais conhecidas da história do catolicismo brasileiro da segunda metade do século XIX. Considerado um ultramontanista, as ações do bispo deixaram um impacto significativo não somente em sua região de bispado (Pará e Amazonas), mas em âmbito nacional. Envolvido diretamente no conflito chamado Questão Religiosa, o bispo desafiou o Império na luta contra a gerência temporal sobre os assuntos espirituais e promoveu um embate ao que considerava como heresia moderna, a exemplo do protestantismo e da maçonaria. Analisando o seu discurso, podemos desenhar um projeto teológicodoutrinário e iconográfico católico do bispo para a região, que se opõe à modernidade do século XIX e busca se alinhar à Idade Média, tendo-a como fonte de legitimidade, identidade e auctoritas. O bispo, que recusa ser chamado de ultramontano, exalta a sociedade e a Igreja Medieval, e se apropria de muitas das suas concepções teológicodoutrinárias, imagéticas e litúrgicas para pôr seu projeto em prática no Pará. Assim, a presente tese se divide em duas partes. A primeira tratar-se-á da construção do(s) cristianismo(s) enquanto instituição religiosa atrelada ao Império Romano, que se aparelha do poder político e religioso, e do desenvolvimento da devoção de imagens cristãs, tratada teoricamente aqui como imago, durante o medievo. Dois temas iconográficos serão ressaltados: a crucificação (imago-crucifix) e a Virgem Maria (Theotókos), destacando-se a contribuição do pintor Giotto de Bondone para tais representações e para a construção do conceito de Idade Média. A segunda parte será dedicada à contextualização ultramontana a fim de entender a posição do bispo Dom Macedo Costa, e também analisar seu projeto, que tem como sede de atuação a Catedral da Sé de Belém do Pará. Através dos jornais diocesanos sob direção do bispo, A Estrella do Norte e A Boa Nova, e a reforma que empreendeu para a decoração do interior da Catedral, analisaremos, por meio da teoria do neomedievalismo, as apropriações que Dom Macedo faz do medievo para recriar teológica e imageticamente uma Igreja Medieval no Pará.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESThe tenth bishop of Pará, Dom Antônio de Macedo Costa, is one of the best-known personalities in the history of Brazilian Catholicism in the second half of the 19th century. Considered as an ultramontanist, the bishop's actions made a significant impact not only in his bishopric region (Pará and Amazonas), but affected all the nation. Directly involved in the conflict called the “Questão Religiosa”, the bishop challenged the Empire in the fight against temporal management over spiritual matters and promoted an impact with what he considered to be modern heresy, such as Protestantism and Freemasonry. Analyzing his speech, we can design his theological-doctrinal and Catholic iconographic project for the region, which opposes 19th century modernity wants to fits itself with the Middle Ages, having it as a source of legitimacy, identity and auctoritas. Dom Antônio refuses to be called ultramontane, exalts society and the Medieval Church, and appropriates many of its theological-doctrinal, imagery and liturgical conceptions to put his project into practice in Pará. At this point, the present thesis is divided into two parts. The first part deals with the construction of Christianity(ies) as a religious institution connected to the Roman Empire, which is equipped with political and religious power, and the development of the devotion of Christian images, theoretically treated here as imago, during the medieval. Two iconographic themes will be emphasized: the crucifixion (imago-crucifix) and the Virgin Mary (Theotókos), highlighting the contribution of the painter Giotto de Bondone to such representations and to the construction of the concept of the Middle Ages. The second part will be dedicated to the ultramontane contextualization in order to understand the position of Bishop Dom Macedo Costa, and also to analyze his project, which is based in Belém do Pará’s Catedral da Sé. Through the diocesan newspapers under the direction of the bishop, A Estrella do Norte and A Boa Nova, and the reform he undertook for the decoration of the interior of the Cathedral, we will analyze, through the theory of neomedievalism, the appropriations that Dom Macedo makes of the medieval period to recreate theologically and imagetically a Medieval Church in Pará.porUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisHistóriaDom Antônio de Macedo CostaNeomedievalismoUltramontanismoTeologiaIconografiaNeomedievalismUltramontanismTheologyIconographyPara além de Roma, à Idade Média: o projeto reformador teológico-doutrinário e iconográfico do bispo Dom Antônio de Macedo Costa no Pará (1861-1890) analisado por intermédio do neomedievalismoBeyond Rome, to the Middle Ages: the theological-doctrinal and iconographic reform project of Bishop Dom Antônio de Macedo Costa in Pará (1861-1890) analyzed through neomedievalisminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisALENCAR, Flávio Lemos. 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description O décimo bispo do Pará, Dom Antônio de Macedo Costa, é uma das personalidades mais conhecidas da história do catolicismo brasileiro da segunda metade do século XIX. Considerado um ultramontanista, as ações do bispo deixaram um impacto significativo não somente em sua região de bispado (Pará e Amazonas), mas em âmbito nacional. Envolvido diretamente no conflito chamado Questão Religiosa, o bispo desafiou o Império na luta contra a gerência temporal sobre os assuntos espirituais e promoveu um embate ao que considerava como heresia moderna, a exemplo do protestantismo e da maçonaria. Analisando o seu discurso, podemos desenhar um projeto teológicodoutrinário e iconográfico católico do bispo para a região, que se opõe à modernidade do século XIX e busca se alinhar à Idade Média, tendo-a como fonte de legitimidade, identidade e auctoritas. O bispo, que recusa ser chamado de ultramontano, exalta a sociedade e a Igreja Medieval, e se apropria de muitas das suas concepções teológicodoutrinárias, imagéticas e litúrgicas para pôr seu projeto em prática no Pará. Assim, a presente tese se divide em duas partes. A primeira tratar-se-á da construção do(s) cristianismo(s) enquanto instituição religiosa atrelada ao Império Romano, que se aparelha do poder político e religioso, e do desenvolvimento da devoção de imagens cristãs, tratada teoricamente aqui como imago, durante o medievo. Dois temas iconográficos serão ressaltados: a crucificação (imago-crucifix) e a Virgem Maria (Theotókos), destacando-se a contribuição do pintor Giotto de Bondone para tais representações e para a construção do conceito de Idade Média. A segunda parte será dedicada à contextualização ultramontana a fim de entender a posição do bispo Dom Macedo Costa, e também analisar seu projeto, que tem como sede de atuação a Catedral da Sé de Belém do Pará. Através dos jornais diocesanos sob direção do bispo, A Estrella do Norte e A Boa Nova, e a reforma que empreendeu para a decoração do interior da Catedral, analisaremos, por meio da teoria do neomedievalismo, as apropriações que Dom Macedo faz do medievo para recriar teológica e imageticamente uma Igreja Medieval no Pará.
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