História Antiga no Brasil: trajetória e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ogeda, Bruno da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15848
Resumo: Nos últimos anos, a História Antiga esteve no cerne de um grande debate da educação brasileira. A criação da BNCC evidenciou aquilo que a muito se questionava, qual a necessidade ou importância de se ensinar História Antiga em nosso país? Desta maneira, essa dissertação propõe uma delimitação teórica da própria História Antiga enquanto subárea da História escolar. A partir da análise do tempo como categoria e sua relação com as percepções humanas procuramos definir como se organiza a chamada História Universal, entendendo que a Antiguidade é uma unidade construída de maneira arbitrária e que em diversos espaços, inclusive no Brasil, foi e tem sido instrumentalizada por estratos da sociedade que objetivam legitimar suas ações no presente. Sabendo que tais propósitos sempre perpassam pela educação, apresentamos como o ensino das antiguidades foram mobilizados ao longo dos anos nas escolas brasileiras e realizamos uma verificação em uma amostra de livros didáticos aprovados no último PNLD para tentar revelar que valores têm sido difundidos nestes importantes veículos culturais. Diante de tais resultados, propomos algumas contribuições para um ensino de História Antiga capaz de responder aos anseios e desafios da educação contemporânea.
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spelling Ogeda, Bruno da SilvaTeixeira, Rebeca Gontijohttps://orcid.org/0000-0002-7192-6869http://lattes.cnpq.br/0522023633864556Teixeira, Rebeca GontijoBarros, José Costa D’assuncaoMoerbeck, Guilherme Gomeshttp://lattes.cnpq.br/03627677935001442024-02-16T00:30:22Z2024-02-16T00:30:22Z2023-08-21OGEDA, Bruno da Silva. História Antiga no Brasil: trajetória e desafios. 2023. 140 F. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2023.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15848Nos últimos anos, a História Antiga esteve no cerne de um grande debate da educação brasileira. A criação da BNCC evidenciou aquilo que a muito se questionava, qual a necessidade ou importância de se ensinar História Antiga em nosso país? Desta maneira, essa dissertação propõe uma delimitação teórica da própria História Antiga enquanto subárea da História escolar. A partir da análise do tempo como categoria e sua relação com as percepções humanas procuramos definir como se organiza a chamada História Universal, entendendo que a Antiguidade é uma unidade construída de maneira arbitrária e que em diversos espaços, inclusive no Brasil, foi e tem sido instrumentalizada por estratos da sociedade que objetivam legitimar suas ações no presente. Sabendo que tais propósitos sempre perpassam pela educação, apresentamos como o ensino das antiguidades foram mobilizados ao longo dos anos nas escolas brasileiras e realizamos uma verificação em uma amostra de livros didáticos aprovados no último PNLD para tentar revelar que valores têm sido difundidos nestes importantes veículos culturais. Diante de tais resultados, propomos algumas contribuições para um ensino de História Antiga capaz de responder aos anseios e desafios da educação contemporânea.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESIn recent years, Ancient History has been at the heart of a major debate in Brazilian education. The creation of BNCC evidenced what was questioned for a long time, what is the need or importance of teaching Ancient History in our country? In this way, this dissertation proposes a theoretical delimitation of Ancient History itself as a sub-area of School History. Based on the analysis of time as a category and its relationship with human perceptions, we seek to define how the so-called Universal History is organized, understanding that Antiquity is an arbitrarily constructed unit and that in various spaces, including Brazil, it was and has been instrumentalized by strata of society that aim to legitimize their actions in the present. Knowing that such purposes always pervade education, we present how the teaching of antiques was mobilized over the years in Brazilian schools and we carried out a check on a sample of textbooks approved in the last PNLD to try to reveal what values have been disseminated in these important cultural vehicles. Faced with such results, we propose some contributions for teaching Ancient History capable of responding to the concerns and challenges of contemporary education.porUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Ensino de HistóriaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisEducaçãoHistóriaHistória Antiga,EnsinoLivros didáticosUsos do passadoAncient HistoryTeachingTextbooksUses of the pastHistória Antiga no Brasil: trajetória e desafiosAncient History in Brazil: trajectory and challengesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisABUD, K. M. A guardiã das tradições: a História e o seu código curricular. 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description Nos últimos anos, a História Antiga esteve no cerne de um grande debate da educação brasileira. A criação da BNCC evidenciou aquilo que a muito se questionava, qual a necessidade ou importância de se ensinar História Antiga em nosso país? Desta maneira, essa dissertação propõe uma delimitação teórica da própria História Antiga enquanto subárea da História escolar. A partir da análise do tempo como categoria e sua relação com as percepções humanas procuramos definir como se organiza a chamada História Universal, entendendo que a Antiguidade é uma unidade construída de maneira arbitrária e que em diversos espaços, inclusive no Brasil, foi e tem sido instrumentalizada por estratos da sociedade que objetivam legitimar suas ações no presente. Sabendo que tais propósitos sempre perpassam pela educação, apresentamos como o ensino das antiguidades foram mobilizados ao longo dos anos nas escolas brasileiras e realizamos uma verificação em uma amostra de livros didáticos aprovados no último PNLD para tentar revelar que valores têm sido difundidos nestes importantes veículos culturais. Diante de tais resultados, propomos algumas contribuições para um ensino de História Antiga capaz de responder aos anseios e desafios da educação contemporânea.
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