Confiança Interorganizacional, Desempenho da Aliança e Qualidade da Informação trocada entre Contratante e Contratadas: Um Estudo Correlacional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15068 |
Resumo: | Como resposta aos desafios da concorrência internacional e da modernização do mercado, as organizações brasileiras lançaram mão de algumas ferramentas a fim de melhorar o desempenho de suas operações, como, por exemplo, da terceirização. Com o tempo, as relações de contratantes com contratadas passaram a concentrar um grande fluxo de recursos e, assim, tornaram-se mais relevantes. O capital social e seu componente estratégico, a confiança, têm sido foco de estudos aplicados às relações dentro das organizações, mas há carência de extensão às relações interorganizacionais, sobretudo com utilização de ferramentas empíricas. O presente trabalho procurou verificar empiricamente se há confiança entre uma grande organização nacional (CSN) e suas contratadas à luz do conceito de capital social para geração de capital intelectual. Para isso, foi necessário validar instrumentos internacionais para fins de mensuração da confiança interorganizacional em contextos brasileiros e verificar a existência de correlações significativas das medidas de confiança com as variáveis ‘desempenho da aliança’ e ‘qualidade da informação trocada’. Neste sentido, foram realizadas entrevistas exploratórias e aplicados 210 questionários em funcionários da CSN. Os resultados dos levantamentos de dados mostraram que a confiança da CSN com as contratadas está longe dos níveis máximos. Além disso, foi possível validar os três instrumentos internacionais e encontrar fortes correlações entre as variáveis estudadas. |
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Siqueira, Eduardo Augusto Benedeti da SilvaSouza, Marcos Aguiar de544.431.806-72http://lattes.cnpq.br/8330562093476420107.755.637-30http://lattes.cnpq.br/33356047394102972023-12-22T03:10:07Z2023-12-22T03:10:07Z2011-03-24SIQUEIRA, Eduardo Augusto Benedeti da Silva. Confiança Interorganizacional, Desempenho da Aliança e Qualidade da Informação trocada entre Contratante e Contratadas: Um Estudo Correlacional. 2011. 67 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15068Como resposta aos desafios da concorrência internacional e da modernização do mercado, as organizações brasileiras lançaram mão de algumas ferramentas a fim de melhorar o desempenho de suas operações, como, por exemplo, da terceirização. Com o tempo, as relações de contratantes com contratadas passaram a concentrar um grande fluxo de recursos e, assim, tornaram-se mais relevantes. O capital social e seu componente estratégico, a confiança, têm sido foco de estudos aplicados às relações dentro das organizações, mas há carência de extensão às relações interorganizacionais, sobretudo com utilização de ferramentas empíricas. O presente trabalho procurou verificar empiricamente se há confiança entre uma grande organização nacional (CSN) e suas contratadas à luz do conceito de capital social para geração de capital intelectual. Para isso, foi necessário validar instrumentos internacionais para fins de mensuração da confiança interorganizacional em contextos brasileiros e verificar a existência de correlações significativas das medidas de confiança com as variáveis ‘desempenho da aliança’ e ‘qualidade da informação trocada’. Neste sentido, foram realizadas entrevistas exploratórias e aplicados 210 questionários em funcionários da CSN. Os resultados dos levantamentos de dados mostraram que a confiança da CSN com as contratadas está longe dos níveis máximos. Além disso, foi possível validar os três instrumentos internacionais e encontrar fortes correlações entre as variáveis estudadas.In response to the challenges of international competition and market modernization, Brazilian organizations have made use of some tools, for example, outsourcing, to improve the performance of its operations. Over time, costumers’ relations with contractors have begun to concentrate a large flow of resources and thus have become more relevant. The capital and its strategic component, trust, have been the focus of studies applied to relations within organizations, but there is lack of extension to inter-organizational relationships, particularly with use of empirical tools. This paper will seek to verify empirically whether there is trust among a large brazilian organization (CSN) and its contractors under the concept of social capital to generate intellectual capital. It was necessary to validate international instruments for the measurement of interorganizational trust within brazilian contexts and verify the existence of significant correlations between trust measures and variables 'alliance performance' and 'quality of information exchanged. In this sense, we carried out exploratory interviews and we applied questionnaires to 210 employees at CSN. The results of the survey showed CSN’s trust in its contractors is far from maximum levels. Furthermore, it was possible to validate three international instruments and to find strong correlations between survey variables.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Gestão e EstratégiaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisConfiançaCapital SocialTerceirizaçãoTrustSocial CapitalOutsourcingAdministraçãoConfiança Interorganizacional, Desempenho da Aliança e Qualidade da Informação trocada entre Contratante e Contratadas: Um Estudo Correlacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisADLER, P. S.; KWON, S. Social Capital: Prospects for a New Concept. Academy of Management Review, 2002, p. 17-40. ALIGHIERI, J. S. Relacionamentos Interorganizacionais em Serviços: uma Análise dos Aspectos Intervenientes no Setor de Comércio Exterior de Vitória-ES. Universidade Federal do Espírito Santo, 2007. ANAND, V., GLICK, W. H.; MANZ, C. C. Capital Social: Explorando a Rede de Relações da Empresa. 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Como resposta aos desafios da concorrência internacional e da modernização do mercado, as organizações brasileiras lançaram mão de algumas ferramentas a fim de melhorar o desempenho de suas operações, como, por exemplo, da terceirização. Com o tempo, as relações de contratantes com contratadas passaram a concentrar um grande fluxo de recursos e, assim, tornaram-se mais relevantes. O capital social e seu componente estratégico, a confiança, têm sido foco de estudos aplicados às relações dentro das organizações, mas há carência de extensão às relações interorganizacionais, sobretudo com utilização de ferramentas empíricas. O presente trabalho procurou verificar empiricamente se há confiança entre uma grande organização nacional (CSN) e suas contratadas à luz do conceito de capital social para geração de capital intelectual. Para isso, foi necessário validar instrumentos internacionais para fins de mensuração da confiança interorganizacional em contextos brasileiros e verificar a existência de correlações significativas das medidas de confiança com as variáveis ‘desempenho da aliança’ e ‘qualidade da informação trocada’. Neste sentido, foram realizadas entrevistas exploratórias e aplicados 210 questionários em funcionários da CSN. Os resultados dos levantamentos de dados mostraram que a confiança da CSN com as contratadas está longe dos níveis máximos. Além disso, foi possível validar os três instrumentos internacionais e encontrar fortes correlações entre as variáveis estudadas. |
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