O nordestino na Globo Filmes: uma análise dos signos presentes em O Auto da Compadecida e O Bem-Amado
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11521 |
Resumo: | Esta dissertação tem seu enfoque na análise de significados associados ao nordestino e a sua região de origem a partir dos filmes O Auto da Compadecida e O Bem-Amado, cujos textos originais, do teatro e da literatura, foram adaptados e dirigidos por Guel Arraes. Assim, o interesse é entender quais os caminhos percorridos pelo diretor, igualmente nordestino, em suas representações de personagens, bem como da região. Do contexto, vale notar que ambas as obras são produções da Globo Filmes, que pode ser considerada a maior representante do cinema comercial no Brasil. |
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Costa, Juliano Marques daAltmann, EliskaCPF: 024.450.667-19Guedes, MoemaBreder, DeborahCPF: 110.485.167-92http://lattes.cnpq.br/5322075073764752023-12-22T01:53:24Z2023-12-22T01:53:24Z2019-06-19COSTA, Juliano Marques da. O nordestino na Globo Filmes: uma análise dos signos presentes em O Auto da Compadecida e O Bem-Amado. 2019. 146 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2019.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11521Esta dissertação tem seu enfoque na análise de significados associados ao nordestino e a sua região de origem a partir dos filmes O Auto da Compadecida e O Bem-Amado, cujos textos originais, do teatro e da literatura, foram adaptados e dirigidos por Guel Arraes. Assim, o interesse é entender quais os caminhos percorridos pelo diretor, igualmente nordestino, em suas representações de personagens, bem como da região. Do contexto, vale notar que ambas as obras são produções da Globo Filmes, que pode ser considerada a maior representante do cinema comercial no Brasil.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis work focuses on the analysis of the meanings associated with the Northeast and its region of origin from the films O Auto da Compadecida e O Bem-Amado, whose original texts, from the theater and literature, were adapted and directed by Guel Arraes. Thus, the interest is to understand the paths taken by the director, who’s from Northeast as well, in his representations of characters, as well as the region. From the context, we point out that both films are productions of Globo Filmes, which can be considered the largest representative of commercial cinema in Brazil.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Ciências SociaisUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisNordesteidentidadecinemaGuel ArraesSociologiaNortheastidentitycinemaSociologyCiências SociaisO nordestino na Globo Filmes: uma análise dos signos presentes em O Auto da Compadecida e O Bem-Amadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisADORNO e HORKHEIMER. A indústria cultural: o iluminismo como mistificação das massas. In: LIMA, Luiz Costa (org.) Teoria da Cultura de Massa. São Paulo: Paz e Terra, 2000. ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. A invenção do Nordeste e outras artes. São Paulo: Cortez, 2011. ALMEIDA, João Flávio; GARCIA, Dantielli ASSUMPÇÃO; Souza, Lucília M.A. e; PRANDI, Maria Beatriz Ribeiro. 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