Análise de erros em resolução de problemas envolvendo sólidos geométricos: uma experiência em uma turma de segundo ano do ensino médio da rede pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Marcos Vinícius Silva da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15590
Resumo: Este trabalho abordou dificuldades na resolução de problemas envolvendo sólidos geométricos, por alunos do Ensino Médio. A justificativa desta pesquisa se deve ao fato que a Geometria Espacial está presente no cotidiano, embora, no ambiente escolar, sejam bem conhecidas as dificuldades no ensino-aprendizagem desta área. Por isso, a escola deve preparar os alunos para a resolução de problemas de Geometria Espacial, além de outras áreas da Matemática. Mediante isso, o objetivo geral foi analisar os principais tipos de erros, cometidos por alunos de uma turma do segundo ano do Ensino Médio da rede pública, na resolução de problemas de áreas de superfícies e de volumes de sólidos geométricos. A pesquisa foi embasada nos Parâmetros Curriculares Nacionais e em trabalhos de Polya, Dante, Cury, dentre outros autores. Para a turma selecionada, foi aplicado primeiramente um questionário diagnóstico, com problemas sobre áreas de superfícies e volumes de sólidos geométricos. Depois foram realizadas atividades com materiais manipuláveis, envolvendo planificações e montagem de sólidos geométricos, onde foram trabalhados aspectos conceituais. Após isso, os alunos resolveram, em grupos, três listas de problemas sobre os conteúdos já mencionados. Posteriormente, foi usada a metodologia de análise de erros, segundo Cury, para analisar as dificuldades encontradas pelos alunos na resolução dos problemas propostos. Eles também escreveram comentários, avaliando as atividades realizadas. Os principais resultados foram: predominaram respostas incorretas ou parcialmente corretas, com boa parte delas em branco ou sem fundamento. Além disso, houve vários equívocos na interpretação de enunciados, erros aritméticos e erros conceituais, envolvendo confusões de grandezas ou de unidades de medidas. Mesmo com essas dificuldades, com essa pesquisa foi possível compreender a importância de se observar os erros cometidos pelos alunos como importantes aliados para se repensar a prática docente e para gerar novas experiências e oportunidades de aprendizagem.
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spelling Costa, Marcos Vinícius Silva daBarbosa, Aline Maurício087.080.467-78https://orcid.org/0000-0003-3926-8648http://lattes.cnpq.br/3478764638469476Barbosa, Aline Maurício087.080.467-78https://orcid.org/0000-0003-3926-8648http://lattes.cnpq.br/3478764638469476Pereira , Orlando dos Santoshttps://orcid.org/0000-0002-8102-5765http://lattes.cnpq.br/6519459974850664Esquincalha, Agnaldo da Conceiçãohttp://orcid.org/0000-0001-5543-6627http://lattes.cnpq.br/9222099862516722127.453.067-90http://lattes.cnpq.br/81937390878489262023-12-22T03:19:36Z2023-12-22T03:19:36Z2020-08-08COSTA, Marcos Vinícius Silva da. Análise de erros em resolução de problemas envolvendo sólidos geométricos: uma experiência em uma turma de segundo ano do ensino médio da rede pública. 2020. 127 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15590Este trabalho abordou dificuldades na resolução de problemas envolvendo sólidos geométricos, por alunos do Ensino Médio. A justificativa desta pesquisa se deve ao fato que a Geometria Espacial está presente no cotidiano, embora, no ambiente escolar, sejam bem conhecidas as dificuldades no ensino-aprendizagem desta área. Por isso, a escola deve preparar os alunos para a resolução de problemas de Geometria Espacial, além de outras áreas da Matemática. Mediante isso, o objetivo geral foi analisar os principais tipos de erros, cometidos por alunos de uma turma do segundo ano do Ensino Médio da rede pública, na resolução de problemas de áreas de superfícies e de volumes de sólidos geométricos. A pesquisa foi embasada nos Parâmetros Curriculares Nacionais e em trabalhos de Polya, Dante, Cury, dentre outros autores. Para a turma selecionada, foi aplicado primeiramente um questionário diagnóstico, com problemas sobre áreas de superfícies e volumes de sólidos geométricos. Depois foram realizadas atividades com materiais manipuláveis, envolvendo planificações e montagem de sólidos geométricos, onde foram trabalhados aspectos conceituais. Após isso, os alunos resolveram, em grupos, três listas de problemas sobre os conteúdos já mencionados. Posteriormente, foi usada a metodologia de análise de erros, segundo Cury, para analisar as dificuldades encontradas pelos alunos na resolução dos problemas propostos. Eles também escreveram comentários, avaliando as atividades realizadas. Os principais resultados foram: predominaram respostas incorretas ou parcialmente corretas, com boa parte delas em branco ou sem fundamento. Além disso, houve vários equívocos na interpretação de enunciados, erros aritméticos e erros conceituais, envolvendo confusões de grandezas ou de unidades de medidas. Mesmo com essas dificuldades, com essa pesquisa foi possível compreender a importância de se observar os erros cometidos pelos alunos como importantes aliados para se repensar a prática docente e para gerar novas experiências e oportunidades de aprendizagem.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis work approached the difficulties to solve problems involving geometrical solids by High School Students. The explanation for this research occurs because of the fact that Space Geometry is present in daily; although, at school environment, the learning difficulties in this area it´s well-known. For this reason, the school must prepare students for other areas from Mathematics. As shown, the general objective was analyze the principal types of mistakes committed by students from a second degree class of High School from public Network in the resolution of surface areas and geometrical solids bulk problems. The research was based on the National Curricular Parameters and on Polya´s, Dante´s and Cury´s works, among other authors. For a select class, was implemented a diagnosis questionnaire, with questions about surface areas and geometrical solids bulk. After that, were executed activities with manipulate materials, involving planning and installation of geometrical solids, which were worked known aspects. After the students solved, in groups, three lists with conceptual problems about contents already mentioned. Furthermore, the methodology of analyses mistakes was used, according to Cury, to analyze the difficulties found by students in the resolution proposed problems. They also wrote comments, evaluating the activities performed. The main results were: wrong answers and partial rights answers was predominant and a considerable part of the results with no answers or without a fundament. Besides that, there were many mistakes on interpretation of statement, arithmetic’s and conceptual mistakes, involving confusion in quantities or unit of measure. Even though the difficulties, with this research, it was possible to understand the value of observe mistakes that were committed by students as an important allied to rethink the teaching practice and for conceive new experiences and learning opportunitiesapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalUFRRJBrasilInstituto de Ciências ExatasAnálise de errosResolução de problemasSólidos geométricosMateriais manipuláveisEnsino médioAnalysis of mistakesResolution of problemsGeometrical solidsManipulate materialHigh schoolMatemáticaAnálise de erros em resolução de problemas envolvendo sólidos geométricos: uma experiência em uma turma de segundo ano do ensino médio da rede públicaAnalysis of mistakes in resolution of problems involving geometrical solids: an experience in a second degree class of High school from public networkinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAGRANIONIH, N. 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description Este trabalho abordou dificuldades na resolução de problemas envolvendo sólidos geométricos, por alunos do Ensino Médio. A justificativa desta pesquisa se deve ao fato que a Geometria Espacial está presente no cotidiano, embora, no ambiente escolar, sejam bem conhecidas as dificuldades no ensino-aprendizagem desta área. Por isso, a escola deve preparar os alunos para a resolução de problemas de Geometria Espacial, além de outras áreas da Matemática. Mediante isso, o objetivo geral foi analisar os principais tipos de erros, cometidos por alunos de uma turma do segundo ano do Ensino Médio da rede pública, na resolução de problemas de áreas de superfícies e de volumes de sólidos geométricos. A pesquisa foi embasada nos Parâmetros Curriculares Nacionais e em trabalhos de Polya, Dante, Cury, dentre outros autores. Para a turma selecionada, foi aplicado primeiramente um questionário diagnóstico, com problemas sobre áreas de superfícies e volumes de sólidos geométricos. Depois foram realizadas atividades com materiais manipuláveis, envolvendo planificações e montagem de sólidos geométricos, onde foram trabalhados aspectos conceituais. Após isso, os alunos resolveram, em grupos, três listas de problemas sobre os conteúdos já mencionados. Posteriormente, foi usada a metodologia de análise de erros, segundo Cury, para analisar as dificuldades encontradas pelos alunos na resolução dos problemas propostos. Eles também escreveram comentários, avaliando as atividades realizadas. Os principais resultados foram: predominaram respostas incorretas ou parcialmente corretas, com boa parte delas em branco ou sem fundamento. Além disso, houve vários equívocos na interpretação de enunciados, erros aritméticos e erros conceituais, envolvendo confusões de grandezas ou de unidades de medidas. Mesmo com essas dificuldades, com essa pesquisa foi possível compreender a importância de se observar os erros cometidos pelos alunos como importantes aliados para se repensar a prática docente e para gerar novas experiências e oportunidades de aprendizagem.
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