Avaliação da eficácia de um protocolo de tratamento cognitivo – comportamental em grupo para transtorno de ansiedade generalizada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ellen Mariane Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14434
Resumo: O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) tem como principal característica a preocupação persistente e excessiva. Estas preocupações são acompanhadas de sintomas físicos relacionados à hiperatividade autonômica e a tensão muscular. No TAG, as preocupações são construídas de formas irreais ou desproporcionais a realidade da situação gerando grande impacto na qualidade de vida do indivíduo. A Terapia Cognitivo Comportamental em grupo é apontada como uma possibilidade de tratamento para o TAG, com resultados satisfatórios e redução significativa de sintomas. O presente estudo teve como objetivo, avaliar a eficácia de um protocolo de tratamento cognitivo-comportamental para o TAG que possui como foco principal a diminuição da intolerância à incerteza e questões interpessoais, associada também a técnicas de relaxamento. O protocolo foi composto por dez sessões de terapia que ocorreram uma vez por semana. Participaram da pesquisa 30 indivíduos que se inscreveram online, tendo 24 participantes finalizado todas as etapas da investigação. Para tal avaliação foi desenvolvido um estudo clínico randomizado composto por três grupos, sendo eles o grupo controle: grupo de lista de espera e grupo comparação. Os seguintes instrumentos foram aplicados pré e pós intervenção: Inventário de ansiedade de Beck (BAI), Inventário de depressão de Beck (BDI), Questionário de Preocupação do Estado da Pensilvânia (PSWQ) e Inventário do Transtorno Geral de ansiedade (GAD – 7). Como resultados, o grupo experimental apresentou redução no nível de preocupação, ansiedade e depressão na comparação entre o pré e o pós tratamento, enquanto o grupo de lista de espera não apresentou nenhuma redução. Esta pesquisa possui algumas limitações devido ao pequeno número de participantes. Entretanto, os resultados encontrados são promissores e vão ao encontro de outros estudos sobre tratamento do TAG, além de propor um protocolo de tratamento cognitivo comportamental em grupo construindo para a população jovem brasileira.
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spelling Santos, Ellen Mariane SilvaSouza, Wanderson Fernandes dehttps://orcid.org/0000-0002-9389-6234http://lattes.cnpq.br/7822122440477341Souza, Wanderson Fernandes dehttps://orcid.org/0000-0002-9389-6234http://lattes.cnpq.br/7822122440477341Gonzalez, Lilian Maria Borgeshttps://orcid.org/0000-0002-6570-0417http://lattes.cnpq.br/0531526137015076Fleury, Luis Felipe de Oliveira146.509.647-76https://orcid.org/0000-0002-4461-5926http://lattes.cnpq.br/9717531845726351147.297.327-58https://orcid.org/0000-0002-3893-9641http://lattes.cnpq.br/42975893258368432023-12-22T03:00:57Z2023-12-22T03:00:57Z2022-01-31SANTOS, Ellen Mariane Silva. Avaliação da eficácia de um protocolo de tratamento cognitivo – comportamental em grupo para transtorno de ansiedade generalizada. 2022. 75 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14434O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) tem como principal característica a preocupação persistente e excessiva. Estas preocupações são acompanhadas de sintomas físicos relacionados à hiperatividade autonômica e a tensão muscular. No TAG, as preocupações são construídas de formas irreais ou desproporcionais a realidade da situação gerando grande impacto na qualidade de vida do indivíduo. A Terapia Cognitivo Comportamental em grupo é apontada como uma possibilidade de tratamento para o TAG, com resultados satisfatórios e redução significativa de sintomas. O presente estudo teve como objetivo, avaliar a eficácia de um protocolo de tratamento cognitivo-comportamental para o TAG que possui como foco principal a diminuição da intolerância à incerteza e questões interpessoais, associada também a técnicas de relaxamento. O protocolo foi composto por dez sessões de terapia que ocorreram uma vez por semana. Participaram da pesquisa 30 indivíduos que se inscreveram online, tendo 24 participantes finalizado todas as etapas da investigação. Para tal avaliação foi desenvolvido um estudo clínico randomizado composto por três grupos, sendo eles o grupo controle: grupo de lista de espera e grupo comparação. Os seguintes instrumentos foram aplicados pré e pós intervenção: Inventário de ansiedade de Beck (BAI), Inventário de depressão de Beck (BDI), Questionário de Preocupação do Estado da Pensilvânia (PSWQ) e Inventário do Transtorno Geral de ansiedade (GAD – 7). Como resultados, o grupo experimental apresentou redução no nível de preocupação, ansiedade e depressão na comparação entre o pré e o pós tratamento, enquanto o grupo de lista de espera não apresentou nenhuma redução. Esta pesquisa possui algumas limitações devido ao pequeno número de participantes. Entretanto, os resultados encontrados são promissores e vão ao encontro de outros estudos sobre tratamento do TAG, além de propor um protocolo de tratamento cognitivo comportamental em grupo construindo para a população jovem brasileira.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorGeneralized Anxiety Disorder (GAD) has as its main symptom a constant and excessive concern. This worry comes alongside physical symptoms related to autonomic hyperactivity and muscle tension. In GAD, the concerns are built up in unreal ways or disproportional to the real situation making a great impact on the individual's quality of life. Different studies point that Cognitive Behavioral Group Therapy is a possible treatment for GAD with satisfactory results and sound relief of symptoms. The present study has aimed at assessing the effectiveness of a protocol for the cognitive-behavioral treatment of GAD which focuses on decreasing the intolerance to uncertainty and interpersonal issues, associated with relaxation techniques as well. The protocol consisted of ten therapy sessions that happened once a week. Thirty individuals who enrolled online participated in the survey, twenty-four of which finished all the steps of the investigation. For this assessment, a randomized clinical trial composed of three groups (experimental, wait for the list control group, and comparison group) was conducted. The following instruments have been applied pre and post- intervention: Beck Anxiety Inventory (BAI), Beck Depression Inventory (BDI), Penn State Worry Questionnaire (PSWQ), and Generalized Anxiety Disorder Assessment (GAD - 7). As for results, the experimental group showed a decrease in the level of worry, anxiety, and depression when pre and post-treatment scores were compared, whereas the wait list control group did not show any reduction. This research is somehow limited due to the low number of participants. However, the findings are promising and are aligned with other studies about the treatment for GAD, besides proposing a protocol for the cognitive-behavioral treatment of GAD in groups designed for the Brazilian young population.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaUFRRJBrasilInstituto de EducaçãoTranstorno de ansiedade generalizadaTerapia cognitivo comportamental em grupoEnsaio Clínico RandomizadoGeneralized anxiety disorderCognitive-behavioral group therapyRandomized clinical trialPsicologiaAvaliação da eficácia de um protocolo de tratamento cognitivo – comportamental em grupo para transtorno de ansiedade generalizadaEvaluation of the efficacy of a cognitive-behavioral roup treatment protocol for generalized anxiety disorderinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAmerican Psychiatric Association – APA (2014). DSM-5: Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. 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Santos, Ellen Mariane Silva
Transtorno de ansiedade generalizada
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description O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) tem como principal característica a preocupação persistente e excessiva. Estas preocupações são acompanhadas de sintomas físicos relacionados à hiperatividade autonômica e a tensão muscular. No TAG, as preocupações são construídas de formas irreais ou desproporcionais a realidade da situação gerando grande impacto na qualidade de vida do indivíduo. A Terapia Cognitivo Comportamental em grupo é apontada como uma possibilidade de tratamento para o TAG, com resultados satisfatórios e redução significativa de sintomas. O presente estudo teve como objetivo, avaliar a eficácia de um protocolo de tratamento cognitivo-comportamental para o TAG que possui como foco principal a diminuição da intolerância à incerteza e questões interpessoais, associada também a técnicas de relaxamento. O protocolo foi composto por dez sessões de terapia que ocorreram uma vez por semana. Participaram da pesquisa 30 indivíduos que se inscreveram online, tendo 24 participantes finalizado todas as etapas da investigação. Para tal avaliação foi desenvolvido um estudo clínico randomizado composto por três grupos, sendo eles o grupo controle: grupo de lista de espera e grupo comparação. Os seguintes instrumentos foram aplicados pré e pós intervenção: Inventário de ansiedade de Beck (BAI), Inventário de depressão de Beck (BDI), Questionário de Preocupação do Estado da Pensilvânia (PSWQ) e Inventário do Transtorno Geral de ansiedade (GAD – 7). Como resultados, o grupo experimental apresentou redução no nível de preocupação, ansiedade e depressão na comparação entre o pré e o pós tratamento, enquanto o grupo de lista de espera não apresentou nenhuma redução. Esta pesquisa possui algumas limitações devido ao pequeno número de participantes. Entretanto, os resultados encontrados são promissores e vão ao encontro de outros estudos sobre tratamento do TAG, além de propor um protocolo de tratamento cognitivo comportamental em grupo construindo para a população jovem brasileira.
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