A razão áurea na botânica – práticas contextualizadas utilizadas como elemento de motivação da educação matemática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15565 |
Resumo: | A temática central desse trabalho é o uso em sala de aula da interação entre a Matemática e a Botânica. A justificativa para a escolha da temática abordada é a presença inegável de elementos matemáticos na Biologia e a harmonia resultante da combinação destes. Para apresentar e relacionar essas duas diferentes áreas, iremos descrever os conceitos por trás do número irracional, Fi (Φ), que é resultado de uma razão, denominada Razão Áurea. Primeiramente, traremos o contexto histórico, no qual são apresentados os nomes dos principais matemáticos, filósofos e pensadores por trás da projeção da Razão Áurea. Nesse caminho, veremos que diversos matemáticos contribuíram para a evolução dos conceitos sobre a Razão Áurea, sem saber que o faziam. Em seguida são descritas as construções e bases teóricas para o campo observacional, que será de grande importância para o bom desenvolvimento das atividades de sala de aula, aqui propostas. Então, sua presença será observada por meio de imagens, que demonstram com os números a Razão Áurea em suas estruturas. A contextualização do tema é proposta de uma forma dinâmica dentro e fora da sala de aula. Buscamos que essa contextualização com elementos naturais, onde o homem não exerceu influência em suas formas e padrões, possa contribuir para a motivação dos alunos. Esperamos que a ideia de que estudar Matemática é sempre resolver cálculos no papel, sem que essa tenha uma relação natural com o mundo real, seja modificada na concepção do aluno. Sugestões de atividades serão apresentadas com o objetivo de auxiliar o professor durante a abordagem da contextualização entre Razão Áurea e a Botânica. Porém, diversas outras atividades podem ser desenvolvidas dentro desse tema. A aplicação de algumas dessas atividades faz parte desse trabalho, bem como uma pesquisa com os alunos sobre os resultados obtidos através dessa aplicação. E assim, embora um observador leigo possa passar toda uma vida sem perceber a beleza e o propósito lógico por trás de várias espécies em seu jardim - após a leitura deste trabalho, o leitor será apresentado a uma nova forma de encarar a Matemática. Concluindo que a contextualização é um elemento indispensável a motivação do aluno, e que sem essa motivação, o aluno não consegue visualizar a matemática ao seu redor e suas aplicações concretas. |
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Para apresentar e relacionar essas duas diferentes áreas, iremos descrever os conceitos por trás do número irracional, Fi (Φ), que é resultado de uma razão, denominada Razão Áurea. Primeiramente, traremos o contexto histórico, no qual são apresentados os nomes dos principais matemáticos, filósofos e pensadores por trás da projeção da Razão Áurea. Nesse caminho, veremos que diversos matemáticos contribuíram para a evolução dos conceitos sobre a Razão Áurea, sem saber que o faziam. Em seguida são descritas as construções e bases teóricas para o campo observacional, que será de grande importância para o bom desenvolvimento das atividades de sala de aula, aqui propostas. Então, sua presença será observada por meio de imagens, que demonstram com os números a Razão Áurea em suas estruturas. A contextualização do tema é proposta de uma forma dinâmica dentro e fora da sala de aula. Buscamos que essa contextualização com elementos naturais, onde o homem não exerceu influência em suas formas e padrões, possa contribuir para a motivação dos alunos. Esperamos que a ideia de que estudar Matemática é sempre resolver cálculos no papel, sem que essa tenha uma relação natural com o mundo real, seja modificada na concepção do aluno. Sugestões de atividades serão apresentadas com o objetivo de auxiliar o professor durante a abordagem da contextualização entre Razão Áurea e a Botânica. Porém, diversas outras atividades podem ser desenvolvidas dentro desse tema. A aplicação de algumas dessas atividades faz parte desse trabalho, bem como uma pesquisa com os alunos sobre os resultados obtidos através dessa aplicação. E assim, embora um observador leigo possa passar toda uma vida sem perceber a beleza e o propósito lógico por trás de várias espécies em seu jardim - após a leitura deste trabalho, o leitor será apresentado a uma nova forma de encarar a Matemática. Concluindo que a contextualização é um elemento indispensável a motivação do aluno, e que sem essa motivação, o aluno não consegue visualizar a matemática ao seu redor e suas aplicações concretas.The central theme of this work is the use in the classroom of the interaction between Mathematics and Botany. The justification for choosing the subject is the undeniable presence of mathematical elements in Biology and the harmony resulting from their combination. To present and relate these two different areas, we will describe the concepts behind the irrational number, Fi (Φ), which is the result of a reason, called the Golden Ratio. First, we will bring the historical context in which the names of the main mathematicians, philosophers and thinkers are presented behind the projection of the Golden Reason. In this way, we will see that several mathematicians contributed to the evolution of concepts about the Golden Reason, without knowing that they did. Next, the theoretical constructions and bases for the observational field are described, which will be of great importance for the good development of classroom activities proposed here. Then their presence will be observed by means of images, which demonstrate with numbers the Golden Reason in their structures. The contextualization of the theme is proposed in a dynamic way inside and outside the classroom. We seek that this contextualization with natural elements, where man has not exerted influence in its forms and patterns, can contribute to the motivation of the students. We hope that the idea that studying mathematics is always to solve calculations on paper, without having a natural relation with the real world, is modified in the student's conception. Suggestions for activities will be presented with the objective of assisting the teacher during the approach of the contextualization between Golden Reason and Botany. However, several other activities can be developed within this theme. The application of some of these activities is part of this work, as well as a research with the students about the results obtained through this application. And so, while a lay observer can spend a lifetime without realizing the beauty and logical purpose behind various species in his garden - after reading this work, the reader will be introduced to a new way of looking at Mathematics. Concluding that contextualization is an indispensable element of student motivation, and that without this motivation, students can not visualize the mathematics around them and their concrete applications.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalUFRRJBrasilInstituto de Ciências ExatasRazão ÁureaFibonacciFilotaxiaContextualizaçãoGolden RatioFibonacciPhyllotaxisContextualizationMatemáticaA razão áurea na botânica – práticas contextualizadas utilizadas como elemento de motivação da educação matemáticaThe golden ratio in botany - contextualized practices used as element of motivation in mathematics educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBIEMBENGUT, Maria Salett. Número de Ouro e Seção Áurea, Considerações e Sugestões para a Sala de Aula. Blumenau – SC: Ed. da FURB, 1996. BERTATO, Fabio Maia. “De Divina Proportione” – de Luca Pacioli – (Tradução anotada e comentada). 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