Empreendedorismo materno: forma de “conciliação” entre a mulher mãe e o mercado de trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mattos, Marielle Guering de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11451
Resumo: As dinâmicas de trabalho são profundamente marcadas pelas relações de gênero, como mostra o profícuo debate de diversas áreas de pesquisa. Esse campo redelineou o próprio conceito de trabalho. Nesta linha, o presente trabalho pretende analisar uma categoria profissional que surge em meados dos anos 90 e abarca especificamente as mulheres que são mães: o empreendedorismo materno. Com o crescimento exponencial da população feminina brasileira no empreendedorismo e o surgimento de diversos programas de incentivo a esta categoria de trabalho, há também a produção de pesquisas que visam identificar esses processos. Nossa abordagem busca discutir a produção narrativa sobre o empreendedorismo materno, usando como exemplo uma empresa que presta consultoria em território nacional e produz conteúdos virtuais. Nossos resultados indicam para uma forte presença no debate sobre o trabalho de cuidado, não só como um motivador para a busca pelo empreendimento por mulheres mães, mas como um aspecto que aparece como característica central na definição desta categoria.
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spelling Mattos, Marielle Guering deGuedes, Moema de Castrohttp://lattes.cnpq.br/8696769275634217Guedes, Moema de CastroAraújo, Clara Maria de OliveiraCordeiro, Marina de Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/17585555881724812023-12-22T01:52:41Z2023-12-22T01:52:41Z2020-09-25MATTOS, Marielle Guering de. Empreendedorismo materno: forma de “conciliação” entre a mulher mãe e o mercado de trabalho. 2020. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11451As dinâmicas de trabalho são profundamente marcadas pelas relações de gênero, como mostra o profícuo debate de diversas áreas de pesquisa. Esse campo redelineou o próprio conceito de trabalho. Nesta linha, o presente trabalho pretende analisar uma categoria profissional que surge em meados dos anos 90 e abarca especificamente as mulheres que são mães: o empreendedorismo materno. Com o crescimento exponencial da população feminina brasileira no empreendedorismo e o surgimento de diversos programas de incentivo a esta categoria de trabalho, há também a produção de pesquisas que visam identificar esses processos. Nossa abordagem busca discutir a produção narrativa sobre o empreendedorismo materno, usando como exemplo uma empresa que presta consultoria em território nacional e produz conteúdos virtuais. Nossos resultados indicam para uma forte presença no debate sobre o trabalho de cuidado, não só como um motivador para a busca pelo empreendimento por mulheres mães, mas como um aspecto que aparece como característica central na definição desta categoria.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorFAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de JaneiroThe dynamics of work are deeply marked by gender relations, as shown by the fruitful debate in several areas of research. This field gave a new line to the concept of work. In this line, the present work will analyze a professional category that appears in the description of the 90s and specifically covers women who are mothers: maternal entrepreneurship. With the exponential growth of the Brazilian female population in entrepreneurship and the appearance of several programs to encourage this category of work, there is also the production of research aimed at identifying these processes. Our approach seeks to discuss the narrative production about maternal entrepreneurship using as an example a company that provides consultancy in the national territory and virtual content. Our results indicate a strong presence in the debate about care work, not only as a motivator for the search for entrepreneurship by women mothers, but as an aspect that appears as a central defining characteristic of this category.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Ciências SociaisUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisTrabalhoDivisão Sexual do TrabalhoEmpreendedorismo maternoConciliaçãoGêneroLaborSexual Division of LaborMompreneurConciliationGenderCiências SociaisEmpreendedorismo materno: forma de “conciliação” entre a mulher mãe e o mercado de trabalhoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisABÍLIO, L. C. O make-up do trabalho: Uma empresa e um milhão de revendedoras de cosméticos. 2011. 307p. Tese (Doutorado em Ciências Sociais – Universidade Estadural de Campinas, São Paulo, 2011, ABILIO, L. C. Uberização: a era do trabalhador just-in-time?1. 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description As dinâmicas de trabalho são profundamente marcadas pelas relações de gênero, como mostra o profícuo debate de diversas áreas de pesquisa. Esse campo redelineou o próprio conceito de trabalho. Nesta linha, o presente trabalho pretende analisar uma categoria profissional que surge em meados dos anos 90 e abarca especificamente as mulheres que são mães: o empreendedorismo materno. Com o crescimento exponencial da população feminina brasileira no empreendedorismo e o surgimento de diversos programas de incentivo a esta categoria de trabalho, há também a produção de pesquisas que visam identificar esses processos. Nossa abordagem busca discutir a produção narrativa sobre o empreendedorismo materno, usando como exemplo uma empresa que presta consultoria em território nacional e produz conteúdos virtuais. Nossos resultados indicam para uma forte presença no debate sobre o trabalho de cuidado, não só como um motivador para a busca pelo empreendimento por mulheres mães, mas como um aspecto que aparece como característica central na definição desta categoria.
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