Educação patrimonial e turística nos lugares de memória: o caso do município de Resende-RJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roesler, Cíntia Sampaio Ribeiro
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14375
Resumo: O rico patrimônio cultural resendense, construído como herança da cultura cafeeira, nos períodos colonial e Imperial do Brasil, resistiu ao tempo, mas sofre hodiernamente com risco de se perder, tanto no espaço quanto na memória da população do município. A desvalorização econômica e o abandono dessas estruturas arquitetônicas e monumentos históricos são maximizados com o crescimento não planejado, pelo qual passou a cidade no último quartil do século XX, quando se tornou importante polo industrial do Estado do Rio de Janeiro, com aumento populacional, crescimento imobiliário local, à desinformação sobre o espaço cultural da cidade e a valorização acentuada da cultura global contemporânea, principalmente, pelos mais jovens. Assim, a presente dissertação pretende apresentar uma discussão acerca da Educação Turística em cidades que têm o turismo como uma de suas atividades econômicas e sociais, bem como sua correlação com a Educação Patrimonial, no caso de cidades históricas ou com remanescentes históricos, como é o caso de Resende/RJ, representado por seu Centro Histórico. A pesquisa se caracteriza como: bibliográfica, exploratória, descritiva e qualitativa, servindo-se de entrevistas semiestruturadas, com agentes envolvidos com a temática, e entrevistas estruturadas, com perguntas abertas e fechadas, com moradores do entorno do Centro Histórico de Resende. O estudo sobre a Educação Patrimonial e a Turística se destaca pela sua relevância social para a produção de um diálogo permanente nas perspectivas históricas, culturais, econômicas, ambientais, políticas, sociais e educacionais do município. Como resultado, percebeu-se que a população local e de turistas, precisa ser sensibilizada por meio de ações educacionais, com base no planejamento turístico local, para a conscientização da população e a conservação dos bens culturais do município. Notou-se ainda, a existência de diplomas legais de planejamento que conjugam a área de Educação, Patrimônio e Turismo, bem como projetos relacionados à temática. No entanto, não há uma efetividade na implantação dos princípios presentes nos diplomas legais, e os projetos, em função de pouco esclarecimento e descontinuidade em sua execução, não vêm atingindo todos os objetivos aspirados.
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spelling Roesler, Cíntia Sampaio RibeiroFogaça, Isabela de FátimaCPF: 292.789.768-90Fogaça, Isabela de FátimaPereira, Raquel AlvitosFonseca Filho, Ari da SilvaCPF: 021.225.097-32http://lattes.cnpq.br/05161497936741212023-12-22T03:00:24Z2023-12-22T03:00:24Z2019-05-20ROESLER, Cíntia Sampaio Ribeiro. Educação patrimonial e turística nos lugares de memória: o caso do município de Resende - RJ. 2019. 210 f. Dissertação (Mestrado em Patrimônio, Cultura e Sociedade) - Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, 2019.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14375O rico patrimônio cultural resendense, construído como herança da cultura cafeeira, nos períodos colonial e Imperial do Brasil, resistiu ao tempo, mas sofre hodiernamente com risco de se perder, tanto no espaço quanto na memória da população do município. A desvalorização econômica e o abandono dessas estruturas arquitetônicas e monumentos históricos são maximizados com o crescimento não planejado, pelo qual passou a cidade no último quartil do século XX, quando se tornou importante polo industrial do Estado do Rio de Janeiro, com aumento populacional, crescimento imobiliário local, à desinformação sobre o espaço cultural da cidade e a valorização acentuada da cultura global contemporânea, principalmente, pelos mais jovens. Assim, a presente dissertação pretende apresentar uma discussão acerca da Educação Turística em cidades que têm o turismo como uma de suas atividades econômicas e sociais, bem como sua correlação com a Educação Patrimonial, no caso de cidades históricas ou com remanescentes históricos, como é o caso de Resende/RJ, representado por seu Centro Histórico. A pesquisa se caracteriza como: bibliográfica, exploratória, descritiva e qualitativa, servindo-se de entrevistas semiestruturadas, com agentes envolvidos com a temática, e entrevistas estruturadas, com perguntas abertas e fechadas, com moradores do entorno do Centro Histórico de Resende. O estudo sobre a Educação Patrimonial e a Turística se destaca pela sua relevância social para a produção de um diálogo permanente nas perspectivas históricas, culturais, econômicas, ambientais, políticas, sociais e educacionais do município. Como resultado, percebeu-se que a população local e de turistas, precisa ser sensibilizada por meio de ações educacionais, com base no planejamento turístico local, para a conscientização da população e a conservação dos bens culturais do município. Notou-se ainda, a existência de diplomas legais de planejamento que conjugam a área de Educação, Patrimônio e Turismo, bem como projetos relacionados à temática. No entanto, não há uma efetividade na implantação dos princípios presentes nos diplomas legais, e os projetos, em função de pouco esclarecimento e descontinuidade em sua execução, não vêm atingindo todos os objetivos aspirados.The rich cultural legacy of Resende, built upon the Coffee-growing industry in the Colonial and Imperial periods of Brazilian history, withstood the ravages of time, but presently faces the risk of disappearance both in space and in the memory of the municipalty's populace. The economic devaluation and the abandonment of these architectural structures and historical monuments are maximized with the undirected growth spurt experienced by the city in the last quarter of the 20th Century, when it became an important industrial center in the State of Rio de Janeiro, with attending increase in population, local real estate growth, lack of information regarding the city's cultural space, and the extreme valuation of contemporary global culture, particularly among the young. Thus, this dissertation intends to present a discussion regarding Tourism Education in cities which have tourism as one of their social and economic activities, as well as their correlation with Patrimonial Education, in the case of historical cities or cities with historical remains, as is the case with Resende/RJ, represented by its historical center. The research is characterized by bibliographc, exploratory, descriptive and qualitative efforts, making use of semi-strucured interviews with actors involved in the themes, and structured interviews, with open and closed questions, with residents of the surroundings of the historical center of Resende. The study on Patrimonial and Tourism Education is marked by its social relevance for producing a permanent dialog about the municipalty's historical, cultural, economic, environmental, political, social and educational perspectives. As a result, it was noted that the local population as well as tourists need to be sensibilized through educational actions based on local tourism planning, in order to make them aware and to conserve the municipalty's cultural property. Furthermore, the existence of legal documents regarding planning which link the areas of Education, Patrimony and Tourism, as well as projects relating to these themes. However, there isn't an effective methodology for implementation of the principles extant in the legal documents, and the projects, due to lack of educational efforts as well as discontinuity in execution, have not achieved all desired objectives.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Patrimônio, Cultura e SociedadeUFRRJBrasilInstituto Multidisciplinar de Nova IguaçuPatrimônio culturalResendeEducação PatrimonialEducação TurísticaCultural heritagePatrimonial EducationTourism EducationEducaçãoTurismoEducação patrimonial e turística nos lugares de memória: o caso do município de Resende-RJPatrimonial and tourism education in the memorial places: the case of the municipality of Resende-RJinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisACIAR. Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Resende. Quem Somos. Disponível em: https://www.aciarresende.com.br/institucional/quem-somos/. 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description O rico patrimônio cultural resendense, construído como herança da cultura cafeeira, nos períodos colonial e Imperial do Brasil, resistiu ao tempo, mas sofre hodiernamente com risco de se perder, tanto no espaço quanto na memória da população do município. A desvalorização econômica e o abandono dessas estruturas arquitetônicas e monumentos históricos são maximizados com o crescimento não planejado, pelo qual passou a cidade no último quartil do século XX, quando se tornou importante polo industrial do Estado do Rio de Janeiro, com aumento populacional, crescimento imobiliário local, à desinformação sobre o espaço cultural da cidade e a valorização acentuada da cultura global contemporânea, principalmente, pelos mais jovens. Assim, a presente dissertação pretende apresentar uma discussão acerca da Educação Turística em cidades que têm o turismo como uma de suas atividades econômicas e sociais, bem como sua correlação com a Educação Patrimonial, no caso de cidades históricas ou com remanescentes históricos, como é o caso de Resende/RJ, representado por seu Centro Histórico. A pesquisa se caracteriza como: bibliográfica, exploratória, descritiva e qualitativa, servindo-se de entrevistas semiestruturadas, com agentes envolvidos com a temática, e entrevistas estruturadas, com perguntas abertas e fechadas, com moradores do entorno do Centro Histórico de Resende. O estudo sobre a Educação Patrimonial e a Turística se destaca pela sua relevância social para a produção de um diálogo permanente nas perspectivas históricas, culturais, econômicas, ambientais, políticas, sociais e educacionais do município. Como resultado, percebeu-se que a população local e de turistas, precisa ser sensibilizada por meio de ações educacionais, com base no planejamento turístico local, para a conscientização da população e a conservação dos bens culturais do município. Notou-se ainda, a existência de diplomas legais de planejamento que conjugam a área de Educação, Patrimônio e Turismo, bem como projetos relacionados à temática. No entanto, não há uma efetividade na implantação dos princípios presentes nos diplomas legais, e os projetos, em função de pouco esclarecimento e descontinuidade em sua execução, não vêm atingindo todos os objetivos aspirados.
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