Do causo oral para o escrito: uma proposta de ampliação do letramento por meio da retextualização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Gleiciane Rosa Vinote
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15447
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal propor uma sequência didática com a finalidade de ampliar o letramento do aluno do ensino fundamental por meio da retextualização de causos orais para causos escritos. Espera-se reduzir marcas de oralidade inadequadas presentes nos textos escritos, levando os alunos a refletir sobre as semelhanças e diferenças entre as modalidades falada e escrita, respeitando o contínuo proposto por Bortoni-Ricardo (2004) e Marcuschi (2010) e as características do gênero textual em questão. É uma pesquisa aplicada a alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal, que fica localizada numa área rural do município de Rio Claro/RJ, no subdistrito Fazenda da Grama, pertencente ao distrito de Passa Três. As questões teóricas estão pautadas nas discussões acerca da organização do texto oral e escrito, tendo como base estudos feitos por Fávero, Andrade e Aquino (2014) e Marcuschi (2010); nas considerações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1998) e de Travaglia (2001) referentes a texto e a discurso; alicerçados na teoria de gêneros proposta por Bakhtin (2003) e Marcuschi (2002); em estudos feitos por Marcuschi (2010) a respeito de retextualização; na visão de letramento proposta por Rojo (2009); e em abordagens de Schneuwly e Dolz (2011) sobre sequência didática. Todo o processo foi pautado pela pesquisa-ação (THIOLLENT, 1996) a qual permitiu um trabalho de colaboração entre professor e alunos. Foi possível constatar que a sistematização do ensino de produção textual por meio da sequência didática e do mecanismo de retextualização possibilitou a redução de marcas de oralidade inadequadas presentes nos textos dos alunos, a ampliação da competência da escrita e o resgate cultural de práticas discursivas locais.
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Espera-se reduzir marcas de oralidade inadequadas presentes nos textos escritos, levando os alunos a refletir sobre as semelhanças e diferenças entre as modalidades falada e escrita, respeitando o contínuo proposto por Bortoni-Ricardo (2004) e Marcuschi (2010) e as características do gênero textual em questão. É uma pesquisa aplicada a alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal, que fica localizada numa área rural do município de Rio Claro/RJ, no subdistrito Fazenda da Grama, pertencente ao distrito de Passa Três. As questões teóricas estão pautadas nas discussões acerca da organização do texto oral e escrito, tendo como base estudos feitos por Fávero, Andrade e Aquino (2014) e Marcuschi (2010); nas considerações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1998) e de Travaglia (2001) referentes a texto e a discurso; alicerçados na teoria de gêneros proposta por Bakhtin (2003) e Marcuschi (2002); em estudos feitos por Marcuschi (2010) a respeito de retextualização; na visão de letramento proposta por Rojo (2009); e em abordagens de Schneuwly e Dolz (2011) sobre sequência didática. Todo o processo foi pautado pela pesquisa-ação (THIOLLENT, 1996) a qual permitiu um trabalho de colaboração entre professor e alunos. Foi possível constatar que a sistematização do ensino de produção textual por meio da sequência didática e do mecanismo de retextualização possibilitou a redução de marcas de oralidade inadequadas presentes nos textos dos alunos, a ampliação da competência da escrita e o resgate cultural de práticas discursivas locais.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES, Brasil)This work's main objective is to propose a teaching sequence with the purpose of reducing inappropriate orality marks present in written texts, leading students to reflect on the similarities and differences between spoken and written language, respecting contents proposed by Bortoni-Ricardo (2004) and Marcuschi (2010) and characteristics of the textual genre, through retextualization of oral stories into written stories. The theoretical and practical questions are based on discussions about the organization of oral and written texts and conversational markers, based on studies by Fávero, Andrade e Aquino (2014) and Marcuschi (2010); National Curricular Parameters considerations (PCN, 1998) and Travaglia (2001) about text and discourse; founded on genders theory by Bakhtin (2003) and Marcuschi (2002); and studies about retextualization by Marcuschi (2010); the literacy view by Rojo (2009); and approaches about teaching sequences by Schneuwly and Dolz (2012). The whole process was analyzed through action research in the collaboration between teacher and students, that made possible to observe the reduction of inappropriate orality marks in students' texts and, thus, writing competence improvement as well as cultural rescue of local discursive practices.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFRRJBrasilPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-GraduaçãoLetramentosoralidadeescritaLiteraciesoralitywritingLetrasDo causo oral para o escrito: uma proposta de ampliação do letramento por meio da retextualizaçãoFrom oral to written story: a proposal of literacy improvement through retextualizationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/65518/2018%20-%20Gleiciane%20Rosa%20Vinote%20Rocha.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4749Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2021-06-14T23:25:35Z No. of bitstreams: 1 2018 - Gleiciane Rosa Vinote Rocha.pdf: 4923009 bytes, checksum: 78978cf99d41cddfa7d9939e62414135 (MD5)Made available in DSpace on 2021-06-14T23:25:35Z (GMT). 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