Educação Física no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Itapina: percalços e possibilidades ao longo dos anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Resende, Ana Beatriz Armini Pauli
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12555
Resumo: Dada a importância que a disciplina de Educação Física tem na formação do aluno, este estudo propõe a análise e a avaliação do desenvolvimento da Educação Física no Instituto Federal do Espírito Santo Campus Itapina, a fim de identificar o significado cultural e o educacional desse componente curricular, sua importância no Instituto, os percalços por que passou, os limites que existiram para que ela chegasse à condição na qual se encontra e as possibilidades dessa disciplina para a formação integral do aluno do Ifes Campus Itapina. Para alcançar esse objetivo, busco analisar, por meio de uma abordagem qualitativa, pontos que considero relevantes e fundamentais para compreender o problema, utilizando levantamento e seleção bibliográfica, coleta de dados através de entrevistas, análises, buscando atribuir significados aos dados coletados,. Fazem parte do que considerei dados: as leis, os regulamentos, as normas, os pareceres, os ofícios, as atas, os boletins esportivos, os registros escolares, as entrevistas, bem como fotografias. As entrevistas foram semiestruturadas, realizadas com cinco diretores do Ifes Campus Itapina do período de 1985 a 2009 e com cinco professores de Educação Física do período de 1971 a 2009. A entrevista foi utilizada como recurso de análise da realidade escolar e da prática cotidiana dos atores no processo, pois esses momentos vão tecendo redes de práticas e de conhecimentos, trançadas em múltiplos contextos. O acúmulo de ações e acontecimentos culturais do cotidiano escolar vivenciados pelos alunos e necessários a sua formação fazem parte desse contexto. Por fim, após a coleta de dados e o aprofundamento teórico-metodológico necessário, foi realizada uma avaliação desses indicadores em relação à disciplina Educação Física, como modalidade esportiva e cultural, englobando os indicativos que pareçam justificar sua importância e sua evolução dentro do Ifes- Campus Itapina.
id UFRRJ-1_65bd15a00147b3f2755ff775ab22dd14
oai_identifier_str oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/12555
network_acronym_str UFRRJ-1
network_name_str Repositório Institucional da UFRRJ
repository_id_str
spelling Resende, Ana Beatriz Armini PauliCupolillo, Amparo Villa964.931.357-53http://lattes.cnpq.br/45121705118459902023-12-22T02:11:32Z2023-12-22T02:11:32Z2009-12-10RESENDE, Ana Beatriz Armini Pauli. Educação Física no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Itapina: percalços e possibilidades ao longo dos anos. 2009. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2009.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12555Dada a importância que a disciplina de Educação Física tem na formação do aluno, este estudo propõe a análise e a avaliação do desenvolvimento da Educação Física no Instituto Federal do Espírito Santo Campus Itapina, a fim de identificar o significado cultural e o educacional desse componente curricular, sua importância no Instituto, os percalços por que passou, os limites que existiram para que ela chegasse à condição na qual se encontra e as possibilidades dessa disciplina para a formação integral do aluno do Ifes Campus Itapina. Para alcançar esse objetivo, busco analisar, por meio de uma abordagem qualitativa, pontos que considero relevantes e fundamentais para compreender o problema, utilizando levantamento e seleção bibliográfica, coleta de dados através de entrevistas, análises, buscando atribuir significados aos dados coletados,. Fazem parte do que considerei dados: as leis, os regulamentos, as normas, os pareceres, os ofícios, as atas, os boletins esportivos, os registros escolares, as entrevistas, bem como fotografias. As entrevistas foram semiestruturadas, realizadas com cinco diretores do Ifes Campus Itapina do período de 1985 a 2009 e com cinco professores de Educação Física do período de 1971 a 2009. A entrevista foi utilizada como recurso de análise da realidade escolar e da prática cotidiana dos atores no processo, pois esses momentos vão tecendo redes de práticas e de conhecimentos, trançadas em múltiplos contextos. O acúmulo de ações e acontecimentos culturais do cotidiano escolar vivenciados pelos alunos e necessários a sua formação fazem parte desse contexto. Por fim, após a coleta de dados e o aprofundamento teórico-metodológico necessário, foi realizada uma avaliação desses indicadores em relação à disciplina Educação Física, como modalidade esportiva e cultural, englobando os indicativos que pareçam justificar sua importância e sua evolução dentro do Ifes- Campus Itapina.Due to the importance that the Physical Education discipline has in the student training, this study proposes the analysis and evaluation of the development of physical education in the Instituto Federal do Espírito Santo Campus Itapina, in order to identify the cultural and educational meaning of this curricular component, its importance in the institute, mishaps for which ones it crosses over, the boundaries that existed for it was in the condition in which it is, and the possibilities of this subject for integral formation of the student of Ifes Campus Itapina. To achieve this goal, I try to analyze, through a qualitative approach, points that I consider important and essential for understanding the problem, using survey and selection of literature, data collection through interviews, analysis, seeking to assign meaning to data collected. Part of the data that I found: the laws, regulations, rules, opinions, craft, sport bulletins, school records, interviews and photographs. Interviews were semi-structured, performed with five directors of Ifes Campus Itapina during the period from 1985 to 2009, and with five physical education teachers during the period from 1971 to 2009. The interview was used as a resource for analysis of the school reality and the daily practice of the actors in the process, because those moments are building networks of practices and knowledge, braided in multiple contexts. Accumulation of actions and cultural events of everyday life experienced by school students, necessary for their formation, are part of that context. Finally, after data collection and further theoretical and methodological knowledge, it was conducted an evaluation of these indicators in relation to the discipline of Physical Education, such as sport and culture, encompassing the levels which seem to justify its importance and its evolution into Ifes Campus Itapina.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de Agronomiaeducação físicaeducação profissionalizanteensino médiophysical educationprofessionalizing educationaverage educationEducaçãoEducação Física no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Itapina: percalços e possibilidades ao longo dos anosPhysical education in the Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Itapina: mishaps and possibilities over the yearsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/3736/2009%20-%20%20Ana%20Beatriz%20Armini%20Pauli%20Resende01.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/13087/2009%20-%20Ana%20Beatriz%20Armini%20Pauli%20Resende.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17962/2009%20-%20Ana%20Beatriz%20Armini%20Pauli%20Resende.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/24254/2009%20-%20Ana%20Beatriz%20Armini%20Pauli%20Resende.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/30657/2009%20-%20Ana%20Beatriz%20Armini%20Pauli%20Resende.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/37003/2009%20-%20Ana%20Beatriz%20Armini%20Pauli%20Resende.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/43395/2009%20-%20Ana%20Beatriz%20Armini%20Pauli%20Resende.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49799/2009%20-%20Ana%20Beatriz%20Armini%20Pauli%20Resende.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/56226/2009%20-%20Ana%20Beatriz%20Armini%20Pauli%20Resende.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/165Made available in DSpace on 2016-04-26T16:55:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009 - Ana Beatriz Armini Pauli Resende01.pdf: 5162780 bytes, checksum: b8c02641f5ed5a33c6427a4d02812b74 (MD5) Previous issue date: 2009-12-10info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJTEXT2009 - Ana Beatriz Armini Pauli Resende.pdf.txtExtracted Texttext/plain106307https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12555/1/2009%20-%20Ana%20Beatriz%20Armini%20Pauli%20Resende.pdf.txtdd4ac31b502ee4dfe214d2154fd15ca4MD51ORIGINAL2009 - Ana Beatriz Armini Pauli Resende.pdfapplication/pdf7213167https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12555/2/2009%20-%20Ana%20Beatriz%20Armini%20Pauli%20Resende.pdf5dff0e4d2a3e73ba5c48c65ab647c151MD52THUMBNAIL2009 - Ana Beatriz Armini Pauli Resende01.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12555/3/2009%20-%20%20Ana%20Beatriz%20Armini%20Pauli%20Resende01.pdf.jpg8c1280dca4077478b5fad29883580c72MD532009 - Ana Beatriz Armini Pauli Resende.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12555/4/2009%20-%20Ana%20Beatriz%20Armini%20Pauli%20Resende.pdf.jpg8c1280dca4077478b5fad29883580c72MD5420.500.14407/125552023-12-21 23:11:32.538oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/12555Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede.ufrrj.br/PUBhttps://tede.ufrrj.br/oai/requestbibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.bropendoar:2023-12-22T02:11:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Educação Física no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Itapina: percalços e possibilidades ao longo dos anos
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Physical education in the Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Itapina: mishaps and possibilities over the years
title Educação Física no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Itapina: percalços e possibilidades ao longo dos anos
spellingShingle Educação Física no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Itapina: percalços e possibilidades ao longo dos anos
Resende, Ana Beatriz Armini Pauli
educação física
educação profissionalizante
ensino médio
physical education
professionalizing education
average education
Educação
title_short Educação Física no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Itapina: percalços e possibilidades ao longo dos anos
title_full Educação Física no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Itapina: percalços e possibilidades ao longo dos anos
title_fullStr Educação Física no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Itapina: percalços e possibilidades ao longo dos anos
title_full_unstemmed Educação Física no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Itapina: percalços e possibilidades ao longo dos anos
title_sort Educação Física no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Itapina: percalços e possibilidades ao longo dos anos
author Resende, Ana Beatriz Armini Pauli
author_facet Resende, Ana Beatriz Armini Pauli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Resende, Ana Beatriz Armini Pauli
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cupolillo, Amparo Villa
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 964.931.357-53
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4512170511845990
contributor_str_mv Cupolillo, Amparo Villa
dc.subject.por.fl_str_mv educação física
educação profissionalizante
ensino médio
topic educação física
educação profissionalizante
ensino médio
physical education
professionalizing education
average education
Educação
dc.subject.eng.fl_str_mv physical education
professionalizing education
average education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Educação
description Dada a importância que a disciplina de Educação Física tem na formação do aluno, este estudo propõe a análise e a avaliação do desenvolvimento da Educação Física no Instituto Federal do Espírito Santo Campus Itapina, a fim de identificar o significado cultural e o educacional desse componente curricular, sua importância no Instituto, os percalços por que passou, os limites que existiram para que ela chegasse à condição na qual se encontra e as possibilidades dessa disciplina para a formação integral do aluno do Ifes Campus Itapina. Para alcançar esse objetivo, busco analisar, por meio de uma abordagem qualitativa, pontos que considero relevantes e fundamentais para compreender o problema, utilizando levantamento e seleção bibliográfica, coleta de dados através de entrevistas, análises, buscando atribuir significados aos dados coletados,. Fazem parte do que considerei dados: as leis, os regulamentos, as normas, os pareceres, os ofícios, as atas, os boletins esportivos, os registros escolares, as entrevistas, bem como fotografias. As entrevistas foram semiestruturadas, realizadas com cinco diretores do Ifes Campus Itapina do período de 1985 a 2009 e com cinco professores de Educação Física do período de 1971 a 2009. A entrevista foi utilizada como recurso de análise da realidade escolar e da prática cotidiana dos atores no processo, pois esses momentos vão tecendo redes de práticas e de conhecimentos, trançadas em múltiplos contextos. O acúmulo de ações e acontecimentos culturais do cotidiano escolar vivenciados pelos alunos e necessários a sua formação fazem parte desse contexto. Por fim, após a coleta de dados e o aprofundamento teórico-metodológico necessário, foi realizada uma avaliação desses indicadores em relação à disciplina Educação Física, como modalidade esportiva e cultural, englobando os indicativos que pareçam justificar sua importância e sua evolução dentro do Ifes- Campus Itapina.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-12-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-22T02:11:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-22T02:11:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RESENDE, Ana Beatriz Armini Pauli. Educação Física no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Itapina: percalços e possibilidades ao longo dos anos. 2009. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12555
identifier_str_mv RESENDE, Ana Beatriz Armini Pauli. Educação Física no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Itapina: percalços e possibilidades ao longo dos anos. 2009. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2009.
url https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12555
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Agronomia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
bitstream.url.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12555/1/2009%20-%20Ana%20Beatriz%20Armini%20Pauli%20Resende.pdf.txt
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12555/2/2009%20-%20Ana%20Beatriz%20Armini%20Pauli%20Resende.pdf
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12555/3/2009%20-%20%20Ana%20Beatriz%20Armini%20Pauli%20Resende01.pdf.jpg
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12555/4/2009%20-%20Ana%20Beatriz%20Armini%20Pauli%20Resende.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv dd4ac31b502ee4dfe214d2154fd15ca4
5dff0e4d2a3e73ba5c48c65ab647c151
8c1280dca4077478b5fad29883580c72
8c1280dca4077478b5fad29883580c72
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv bibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.br
_version_ 1810107942305792000