Empresa, transporte e poder: um estudo sobre o papel do Estado na formação das empresas de ônibus no município do RJ e o processo de encampação no governo Leonel Brizola
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11462 |
Resumo: | O objetivo desta dissertação é analisar, de um lado, a formação e a organização das empresas privadas de ônibus no estado do Rio de Janeiro. Destacamos o papel central desempenhado pelo Estado no direcionamento do sistema de transporte do Rio Janeiro para a modalidade rodoviária, cujas empresas de ônibus passariam a ser hegemônicas. Analisamos, de outro lado, um segundo capítulo da história do transporte público no estado: a encampação de 16 empresas ocorrida na década de 1980, durante o governo de Leonel Brizola. Chamamos a atenção, assim, para o protagonismo estatal tanto na gênese como no momento das encampações das empresas. Partimos, portanto, na análise entre as empresas de ônibus e o Estado, de uma perspectiva centrada nesse último, destacando seu protagonismo na formulação das políticas públicas. |
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Destacamos o papel central desempenhado pelo Estado no direcionamento do sistema de transporte do Rio Janeiro para a modalidade rodoviária, cujas empresas de ônibus passariam a ser hegemônicas. Analisamos, de outro lado, um segundo capítulo da história do transporte público no estado: a encampação de 16 empresas ocorrida na década de 1980, durante o governo de Leonel Brizola. Chamamos a atenção, assim, para o protagonismo estatal tanto na gênese como no momento das encampações das empresas. Partimos, portanto, na análise entre as empresas de ônibus e o Estado, de uma perspectiva centrada nesse último, destacando seu protagonismo na formulação das políticas públicas.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)The purpose of this dissertation is to analyze, on the one hand, the formation and organization of private bus companies in the State of Rio de Janeiro. We emphasize the central role played by the state in directing the transportation system from Rio Janeiro to the road modality, where bus companies would become hegemonic. On the other hand, we analyze a second chapter of the history of public transportation in the state: the 16-company encampment that took place in the 1980s during Leonel Brizola's administration. We call attention, therefore, to the state protagonist both in the genesis and at the moment of the companies' statization. We started, therefore, in the analysis between the bus companies and the State, from a perspective centered on the state, highlighting the state protagonism in the formulation of public policies.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Ciências SociaisUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e Sociaisestadoempresaspolíticatransporte públicoStatebusinesspoliticspublic transporCiências SociaisEmpresa, transporte e poder: um estudo sobre o papel do Estado na formação das empresas de ônibus no município do RJ e o processo de encampação no governo Leonel BrizolaCompany, transport and power: a study on the role of the State in the formation of bus companies in the municipality of RJ and the process of expropriation in the government Leonel Brizolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisADLER, Danny. A regulação dos transportes urbanos no Rio de Janeiro: ônibus. 2014. Monografia (Conclusão de Graduação em Economia) – PUC-Rio, Rio de Janeiro, 2014. CANO, Wilson. Reflexões sobre o papel do capital mercantil na questão regional e urbana do Brasil. Texto para Discussão. IE/Unicamp, n. 177, maio. 2010. CARNOY, Martin. Estado e teoria política. 2ª ed. Campinas: Papirus, 1988. CODATO, Adriano. Poulantzas, o Estado e a revolução. Revista Crítica Marxista, v.27, p.65-85, 2008. DUNLEAVY, P; O’LEARY, B. Theories of the State. New York: New Amsterdam Books, 1987. FAUSTO, Boris. A Revolução de 1930: história e historiografia. São Paulo: Companhia de Letras, 1997, 16.ed. FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucilia. O Brasil republicano. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. Volume 3. FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1981. GOMES, Angela C. A invenção do trabalhismo. 3ªed. Rio de Janeiro: FGV, 2005. HOBBES, Thomas. Leviatã, ou matéria, forma e poder de um Estado eclesiástico e civil. São Paulo: Editora Abril Cultural, 1983. 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Dissertação (Mestrado em Ciência Política) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006. MORAES, Marieta de. A força do povo: Brizola e o Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Alerj; Cpdoc/FGV, 2008. MOTTA, Marly S. Saudades da Guanabara: o campo político da cidade do Rio de Janeiro (1960-75). Rio de Janeiro: FGV, 2000. POULANTZAS, Nicos. Poder político e as classes sociais. São Paulo: Martins Fontes, 1968. SEWARD, Jeff. The politics of capitalist transformation. Nova York: Taylor & Francis, 2017. SKOCPOL, Theda. Bringing the State back in. Nova Iorque; Cambridge: Cambridge University Press, 1985. RIO DE JANEIRO (Estado). Decreto-Lei nº41. In: Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 24 de março de 1975. RIO DE JANEIRO (Município). Decreto-Lei nº 881 de 11 de julho de 1986. Legislação – Lei Ordinária. Rio de Janeiro, 1986. Evolução dos ônibus no Rio de Janeiro. 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Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 12 de dezembro de 1985. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 13 de dezembro de 1985. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 1 de novembro de 1986. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 7 de janeiro de 1988. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 22 de setembro de 1996. O Globo, Rio de Janeiro, 7 de outubro de 1985. O Globo, Rio de Janeiro, 11 de dezembro de 1985. O Globo, Rio de Janeiro, 12 de dezembro de 1985. O Globo, Rio de Janeiro, 13 de dezembro de 1985. O Globo, Rio de Janeiro, 7 de janeiro de 1988. O Globo, Rio de Janeiro, 8 de janeiro de 1988.https://tede.ufrrj.br/retrieve/65913/2018%20-%20Jorge%20Luiz%20de%20Mattos%20Filho.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4842Submitted by Leticia Schettini (leticia@ufrrj.br) on 2021-07-07T15:14:40Z No. of bitstreams: 1 2018 - Jorge Luiz de Mattos Filho.pdf: 1876615 bytes, checksum: ab038dd17e65d2fcaab87fac64f324e9 (MD5)Made available in DSpace on 2021-07-07T15:14:40Z (GMT). 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