Análise de mercado no segmento de rações para cães e gatos, no Município de Seropédica- RJ, nos anos de 2015 e 2016

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tarantino, Rafael Magalhães
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15281
Resumo: O Brasil tem a quarta maior população de animais de companhia e o mercado de consumo de bens e serviços e para a manutenção do estilo de vida de cães e gatos, em especial sua alimentação, tem crescido em grande escala e hoje o país representa o terceiro maior faturamento mundial em rações. Então, através deste trabalho em um Estudo de Caso, buscou-se evidenciar de que forma os atores ofertantes do segmento pet food vivenciaram a crise econômica dos anos de 2015 e 2016, cujas respostas serão utilizadas na empresa Pet Food Amigazão S.A., como estratégicas de marketing, visto que a empresa citada opera no segmento desde 1980 e também sentiu reflexos da turbulência econômica. A avaliação foi feita através da opinião de atacadistas e varejistas do Município de Seropédica, Est. do Rio de Janeiro, onde foram levantadas questões abrangentes de Mercado, como percepção da crise, alteração no comportamento de compras, migração de categorias de produtos, estratégias de marketing e marketing mix, mas atribuídos, principalmente, como questões específicas daquela localidade, por exercer condição única de sediar dois dos onze distribuidores de pet food do mercado do Estado, o que tem uma grande representatividade já que estes atacadistas atuam a nível estadual. Na Conclusão procede-se às respostas levantadas nos objetivos, das quais uma delas foi avaliar sob o prisma do marketing mix, aspecto de muito importância em épocas sombrias dos segmentos comerciais. Uma das conclusões trouxe como estratégia a focada em produto, pois foi a mais citada pelos canais como diferencial no periodo, seguido pela estratégia focada em preço. Fazendo uma comparação, as estratégias utilizadas pelos diferentes canais não são aquelas que eles julgam como mais importantes em um momento de crise econômica; na opinião dos entrevistados, a oferta de um produto com atributos de qualidade e diferenciação podem modificar a demanda em um período de crise econômica; as estratégias focadas em preço vêm em segundo lugar com relação à busca pela demanda, não sendo a mais importante na opinião dos mesmos.
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Então, através deste trabalho em um Estudo de Caso, buscou-se evidenciar de que forma os atores ofertantes do segmento pet food vivenciaram a crise econômica dos anos de 2015 e 2016, cujas respostas serão utilizadas na empresa Pet Food Amigazão S.A., como estratégicas de marketing, visto que a empresa citada opera no segmento desde 1980 e também sentiu reflexos da turbulência econômica. A avaliação foi feita através da opinião de atacadistas e varejistas do Município de Seropédica, Est. do Rio de Janeiro, onde foram levantadas questões abrangentes de Mercado, como percepção da crise, alteração no comportamento de compras, migração de categorias de produtos, estratégias de marketing e marketing mix, mas atribuídos, principalmente, como questões específicas daquela localidade, por exercer condição única de sediar dois dos onze distribuidores de pet food do mercado do Estado, o que tem uma grande representatividade já que estes atacadistas atuam a nível estadual. Na Conclusão procede-se às respostas levantadas nos objetivos, das quais uma delas foi avaliar sob o prisma do marketing mix, aspecto de muito importância em épocas sombrias dos segmentos comerciais. Uma das conclusões trouxe como estratégia a focada em produto, pois foi a mais citada pelos canais como diferencial no periodo, seguido pela estratégia focada em preço. Fazendo uma comparação, as estratégias utilizadas pelos diferentes canais não são aquelas que eles julgam como mais importantes em um momento de crise econômica; na opinião dos entrevistados, a oferta de um produto com atributos de qualidade e diferenciação podem modificar a demanda em um período de crise econômica; as estratégias focadas em preço vêm em segundo lugar com relação à busca pela demanda, não sendo a mais importante na opinião dos mesmos.Brazil has the fourth largest population of pet animals and the market for consumption of goods and services and for the maintenance of the lifestyle of dogs and cats, especially their food, has grown on a large scale and today the country represents the third World's largest feed intake. So, through this work in a Case Study, we tried to show how the actors offering the pet food segment experienced the economic crisis of the years 2015 and 2016 to be used in the company Pet Food Amigazão AS. as marketing strategies, Since the company mentioned operates in the segment since 1980 and also felt reflections of the economic turbulence. The evaluation was made through the opinion of wholesalers and retailers of the Municipality of Seropédica, State of Rio de Janeiro, where comprehensive market issues were raised, such as perception of the crisis, changes in shopping behavior, product category migration, Marketing and marketing mix, but attributed mainly as specific issues of that locality, because it has a unique condition to host two of the eleven distributors of pet food in the state market, which is highly representative since these wholesalers act at the state level. In the Conclusion we proceed to the answers raised in the objectives, one of which was to evaluate under the prism of the marketing mix, an aspect of great importance in dark times of the commercial segments. One of the conclusions came as a strategy focused on product, since it was the most cited by the channels as a differential in the period, followed by the strategy focused on price. By making a comparison, the strategies used by the different channels are not those they deem most important at a time of economic crisis; In the opinion of the interviewees, the offer of a product with attributes of quality and differentiation can modify the demand in a period of economic crisis; Price-focused strategies come in second place to the quest for demand, not the most important in their viewapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Gestão e EstratégiaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Sociais AplicadasPet foodmercadocrisemarketingvarejoatacadoPet foodMarketplacecrisismarketingretailwholesaleAdministraçãoAnálise de mercado no segmento de rações para cães e gatos, no Município de Seropédica- RJ, nos anos de 2015 e 2016Market analysis in the segment of dog and cat food in the city of Seropédica-RJ, in 2015 and 2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisABINPET. 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description O Brasil tem a quarta maior população de animais de companhia e o mercado de consumo de bens e serviços e para a manutenção do estilo de vida de cães e gatos, em especial sua alimentação, tem crescido em grande escala e hoje o país representa o terceiro maior faturamento mundial em rações. Então, através deste trabalho em um Estudo de Caso, buscou-se evidenciar de que forma os atores ofertantes do segmento pet food vivenciaram a crise econômica dos anos de 2015 e 2016, cujas respostas serão utilizadas na empresa Pet Food Amigazão S.A., como estratégicas de marketing, visto que a empresa citada opera no segmento desde 1980 e também sentiu reflexos da turbulência econômica. A avaliação foi feita através da opinião de atacadistas e varejistas do Município de Seropédica, Est. do Rio de Janeiro, onde foram levantadas questões abrangentes de Mercado, como percepção da crise, alteração no comportamento de compras, migração de categorias de produtos, estratégias de marketing e marketing mix, mas atribuídos, principalmente, como questões específicas daquela localidade, por exercer condição única de sediar dois dos onze distribuidores de pet food do mercado do Estado, o que tem uma grande representatividade já que estes atacadistas atuam a nível estadual. Na Conclusão procede-se às respostas levantadas nos objetivos, das quais uma delas foi avaliar sob o prisma do marketing mix, aspecto de muito importância em épocas sombrias dos segmentos comerciais. Uma das conclusões trouxe como estratégia a focada em produto, pois foi a mais citada pelos canais como diferencial no periodo, seguido pela estratégia focada em preço. Fazendo uma comparação, as estratégias utilizadas pelos diferentes canais não são aquelas que eles julgam como mais importantes em um momento de crise econômica; na opinião dos entrevistados, a oferta de um produto com atributos de qualidade e diferenciação podem modificar a demanda em um período de crise econômica; as estratégias focadas em preço vêm em segundo lugar com relação à busca pela demanda, não sendo a mais importante na opinião dos mesmos.
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