Consciência metassintática e aprimoramento de produção escrita: proposta pedagógica para o ensino fundamental II
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15491 |
Resumo: | Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo geral de investigar a construção sintática, no nível da sentença, na produção escrita de alunos do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública da cidade de Volta Redonda, estado do Rio de Janeiro, a fim de propor uma intervenção pedagógica. Com base nos trabalhos desenvolvidos por Castilho (2010), Gerhardt (2016), Bortoni-Ricardo e Gondim (2010), Kenedy (2016), foi feito um levantamento das marcas sintáticas de oralidade mais comuns nas produções escritas de alunos do sétimo ano. Após análise, foi elaborada uma categorização dessas marcas, a partir da qual foi possível constatar a ocorrência de apagamento de termos oracionais, reativação de itens lexicais, ordenamento sintático do tipo tópico-comentário, ocorrência de itens fáticos e não marcação da fronteira sintática. Baseando-nos nesse levantamento, procuramos debater possíveis práticas pedagógicas que visem ao desenvolvimento metassintático dos estudantes. Pesquisas apresentadas por Myhill, Jones e Wilson (2016) e Gerhardt (2016) nortearam a elaboração de uma proposta de intervenção com foco sobre o desenvolvimento metacognitivo a partir da interação entre professor e alunos em sala de aula. O relato de experiência traz o registro da evolução dessas atividades, em que se pode verificar a importância dos diálogos metacognitivos no processo de reconhecimento das diferenças de organização sintática entre oralidade e escrita, bem como no processo de reescrita dos textos. |
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Seropédica, 2020.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15491Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo geral de investigar a construção sintática, no nível da sentença, na produção escrita de alunos do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública da cidade de Volta Redonda, estado do Rio de Janeiro, a fim de propor uma intervenção pedagógica. Com base nos trabalhos desenvolvidos por Castilho (2010), Gerhardt (2016), Bortoni-Ricardo e Gondim (2010), Kenedy (2016), foi feito um levantamento das marcas sintáticas de oralidade mais comuns nas produções escritas de alunos do sétimo ano. Após análise, foi elaborada uma categorização dessas marcas, a partir da qual foi possível constatar a ocorrência de apagamento de termos oracionais, reativação de itens lexicais, ordenamento sintático do tipo tópico-comentário, ocorrência de itens fáticos e não marcação da fronteira sintática. Baseando-nos nesse levantamento, procuramos debater possíveis práticas pedagógicas que visem ao desenvolvimento metassintático dos estudantes. Pesquisas apresentadas por Myhill, Jones e Wilson (2016) e Gerhardt (2016) nortearam a elaboração de uma proposta de intervenção com foco sobre o desenvolvimento metacognitivo a partir da interação entre professor e alunos em sala de aula. O relato de experiência traz o registro da evolução dessas atividades, em que se pode verificar a importância dos diálogos metacognitivos no processo de reconhecimento das diferenças de organização sintática entre oralidade e escrita, bem como no processo de reescrita dos textos.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis work was developed with the general objective of investigating the syntactic construction, at the sentence level, in the written production of elementary school students at a public school in the city of Volta Redonda, state of Rio de Janeiro, in order to propose a pedagogical intervention. Based on the works developed by Castilho (2010), Gerhardt (2016), Pontes (1986), Bortoni-Ricardo and Gondim (2010), Kenedy (2016), a survey of the most commom syntactic marks in the written productions of seventh year students was made. After this analysis, a categorization of these marks was elaborated, from wich it was possible to verify the occurrence of deletion of orational terms, reactivation of lexical items, syntactic ordering of the topic-comment type, occurrence of factual items and no-marking of the syntactic border. Based on this survey, we seek to discuss possible pedagogical practices aimed at the students’ metasyntactic development. Research presented by Myhill, Jones e Wilson (2016) and Gerhardt (2016) guided the development of a intervention proposal with a focus on metacognitive development based on the interaction between teacher and students in the classroom. The experience report provides a record of the evolution of these activities, in which one can verify the importance of metacognitive dialogues in the process of recognizing the differences in syntactic organization between orality and writing, as well as in the process of rewriting texts.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisOralidadeEscritaSintaxeDesenvolvimento metassintáticoOralityWritingSyntaxMetasyntactic developmentEducaçãoConsciência metassintática e aprimoramento de produção escrita: proposta pedagógica para o ensino fundamental IIMetasyntactic awareness and improvement of written production: pedagogical proposal for elementary education IIinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisANDRÉ, M. Etnografia da prática escolar. São Paulo: Papirus, 1995. ALEXANDRE, Agripa Faria. Metodologia científica e educação. 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Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo geral de investigar a construção sintática, no nível da sentença, na produção escrita de alunos do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública da cidade de Volta Redonda, estado do Rio de Janeiro, a fim de propor uma intervenção pedagógica. Com base nos trabalhos desenvolvidos por Castilho (2010), Gerhardt (2016), Bortoni-Ricardo e Gondim (2010), Kenedy (2016), foi feito um levantamento das marcas sintáticas de oralidade mais comuns nas produções escritas de alunos do sétimo ano. Após análise, foi elaborada uma categorização dessas marcas, a partir da qual foi possível constatar a ocorrência de apagamento de termos oracionais, reativação de itens lexicais, ordenamento sintático do tipo tópico-comentário, ocorrência de itens fáticos e não marcação da fronteira sintática. Baseando-nos nesse levantamento, procuramos debater possíveis práticas pedagógicas que visem ao desenvolvimento metassintático dos estudantes. Pesquisas apresentadas por Myhill, Jones e Wilson (2016) e Gerhardt (2016) nortearam a elaboração de uma proposta de intervenção com foco sobre o desenvolvimento metacognitivo a partir da interação entre professor e alunos em sala de aula. O relato de experiência traz o registro da evolução dessas atividades, em que se pode verificar a importância dos diálogos metacognitivos no processo de reconhecimento das diferenças de organização sintática entre oralidade e escrita, bem como no processo de reescrita dos textos. |
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2020 |
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RODRIGUES, Magda do Nascimento. Consciência metassintática e aprimoramento de produção escrita: proposta pedagógica para o ensino fundamental II. 2020. 114 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, 2020. |
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RODRIGUES, Magda do Nascimento. Consciência metassintática e aprimoramento de produção escrita: proposta pedagógica para o ensino fundamental II. 2020. 114 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, 2020. |
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