A formação profissional no Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Dayana Cardoso
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12750
Resumo: Considerando a importância do conhecimento como diferencial nas relações entre os sujeitos, as culturas e as classes sociais, o presente estudo objetivou compreender de que maneira a formação profissional oferecida no curso Técnico em Agropecuária do IF Goiano – Campus Rio Verde contribui para as necessidades formativas atribuídas por lei e pela sociedade ao exercício profissional de um futuro Técnico em Agropecuária. Para isso, fez-se uma breve contextualização histórica da relação entre educação e trabalho e dos avanços e retrocessos da educação profissional, em nosso país. Apresentamos, também, algumas diretrizes que norteiam a educação profissional, os Institutos Federais e a profissão do Técnico em Agropecuária. Por fim, através de uma abordagem qualitativa (estudo de caso), nós investigamos com mais detalhes o presente estudo. Para esse fim, foram aplicados questionários aos estudantes e professores, ao coordenador do curso Técnico em Agropecuária e à equipe gestora do Campus Rio Verde. A partir da interpretação dos dados coletados, foi possível compreender e identificar as perspectivas, demandas e representações sociais dos estudantes, as razões da escolha do curso, as contribuições que a formação profissional pode gerar em suas vidas e as expectativas para o futuro profissional e pessoal. Além disso, foi possível, também, ter uma visão sobre o ensino ofertado e sobre como é vista a educação profissional pelos docentes e equipe gestora do Campus Rio Verde. Nas considerações finais, objetivamos propor alternativas para incentivar o desenvolvimento dos alunos nos diferentes tipos de conhecimentos, saberes e habilidades requeridas em sua formação.
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Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2020..https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12750Considerando a importância do conhecimento como diferencial nas relações entre os sujeitos, as culturas e as classes sociais, o presente estudo objetivou compreender de que maneira a formação profissional oferecida no curso Técnico em Agropecuária do IF Goiano – Campus Rio Verde contribui para as necessidades formativas atribuídas por lei e pela sociedade ao exercício profissional de um futuro Técnico em Agropecuária. Para isso, fez-se uma breve contextualização histórica da relação entre educação e trabalho e dos avanços e retrocessos da educação profissional, em nosso país. Apresentamos, também, algumas diretrizes que norteiam a educação profissional, os Institutos Federais e a profissão do Técnico em Agropecuária. Por fim, através de uma abordagem qualitativa (estudo de caso), nós investigamos com mais detalhes o presente estudo. Para esse fim, foram aplicados questionários aos estudantes e professores, ao coordenador do curso Técnico em Agropecuária e à equipe gestora do Campus Rio Verde. A partir da interpretação dos dados coletados, foi possível compreender e identificar as perspectivas, demandas e representações sociais dos estudantes, as razões da escolha do curso, as contribuições que a formação profissional pode gerar em suas vidas e as expectativas para o futuro profissional e pessoal. Além disso, foi possível, também, ter uma visão sobre o ensino ofertado e sobre como é vista a educação profissional pelos docentes e equipe gestora do Campus Rio Verde. Nas considerações finais, objetivamos propor alternativas para incentivar o desenvolvimento dos alunos nos diferentes tipos de conhecimentos, saberes e habilidades requeridas em sua formação.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorConsidering the knowledge importance as such as differential in the relationships between subjects, cultures and social classes, the present study aimed to understand how the professional training offered in the Agricultural Technician course of the Goiano Federal Institute, at Rio Verde Campus contributes to training needs attributed by law and society to the professional practice of a future Agricultural Technician. For this, was done a brief historical contextualization of the relationship between education and work and the advances and setbacks of professional education in our country. We also present some guidelines that guide the Professional Education, Federal Institutes and the Agricultural Techinical profession. Finally, by a qualitative approach (case study), we investigated with more details the present study. For this, were applied questionnaires to the students and professors, to the Agriculture Technical course coordinator, and to the management team at Rio Verde Campus. From the interpretation of the collected data, it was possible to understand and identify the students' social perspectives, demands and representations, the reasons for choosing the course, the contributions that professional training can generate for their lives and expectations for the personal and professional future. In addition, to having a view on the teaching offered and how professional education is viewed by professors and management team at Rio Verde Campus. In the final considerations we aimed to propose alternatives to encourage the development of students in the different types knowledge, know-howand and skills desired in their formation.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaEducação ProfissionalMundo do trabalhoInstitutos FederaisProfessional EducationWorld of workFederal InstitutesEducaçãoA formação profissional no Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde: um estudo de casoProfessional formation in the Agricultural Technical Course of Goiano Federal Institute - Rio Verde Campus: a case studyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALMEIDA, Mariana de Moura Nunes. Formação docente: um estudo sobre a percepção dos docentes da área técnica no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Amapá-Campus Santana sobre a formação pedagógica. 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Cruz, Dayana Cardoso
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description Considerando a importância do conhecimento como diferencial nas relações entre os sujeitos, as culturas e as classes sociais, o presente estudo objetivou compreender de que maneira a formação profissional oferecida no curso Técnico em Agropecuária do IF Goiano – Campus Rio Verde contribui para as necessidades formativas atribuídas por lei e pela sociedade ao exercício profissional de um futuro Técnico em Agropecuária. Para isso, fez-se uma breve contextualização histórica da relação entre educação e trabalho e dos avanços e retrocessos da educação profissional, em nosso país. Apresentamos, também, algumas diretrizes que norteiam a educação profissional, os Institutos Federais e a profissão do Técnico em Agropecuária. Por fim, através de uma abordagem qualitativa (estudo de caso), nós investigamos com mais detalhes o presente estudo. Para esse fim, foram aplicados questionários aos estudantes e professores, ao coordenador do curso Técnico em Agropecuária e à equipe gestora do Campus Rio Verde. A partir da interpretação dos dados coletados, foi possível compreender e identificar as perspectivas, demandas e representações sociais dos estudantes, as razões da escolha do curso, as contribuições que a formação profissional pode gerar em suas vidas e as expectativas para o futuro profissional e pessoal. Além disso, foi possível, também, ter uma visão sobre o ensino ofertado e sobre como é vista a educação profissional pelos docentes e equipe gestora do Campus Rio Verde. Nas considerações finais, objetivamos propor alternativas para incentivar o desenvolvimento dos alunos nos diferentes tipos de conhecimentos, saberes e habilidades requeridas em sua formação.
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