A dimensão emergente da estratégica para gestores de projeto: a influência da senioridade na gestão do conhecimento pessoal
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15071 |
Resumo: | Na era de integração global, as organizações se submetem a consideráveis ameaças e oportunidades, sendo que seu grande desafio está centrado na capacidade de agir e implementar habilidades, ferramentas e técnicas. Nesse cenário, a gestão de projetos propicia o atendimento à aplicação de estratégias, a fim de integrar todos os elementos de um projeto por meio de seugerente. Este colaborador atua não somente junto à área estratégica, mas também às áreas operacionais, estabelecendo estratégias para gerir seus projetos, sob um enfoque mais sociológico. Durante a avaliação da prática, percebe-se que as estratégias não são um atributo exclusivo das organizações, uma vez que os praticantes podem executá-las e gerar resultados satisfatórios, como forma de sobrevivência e de vantagem competitiva. Contudo, é possível observar que gerentes de projeto em início de carreira (nível júnior)têm como foco uma estratégia mais formal, diferentemente da aplicação de estratégias dos gerentes seniores, que, por sua vez, optam por estratégias mais emergentes. A partir da realização deste estudo, busca-se compreender a capacidade de estabelecimento de estratégias emergentes ao longo da carreira de um gerente de projetos, associando suas metas à sua senioridade (conhecimento pessoal). Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva de cunho qualitativo, na qual os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas e tratados qualitativamente por meio da análise indutiva de Thomas (2006), do método de codificação e categorização de Gibbs (2009) e do emparelhamento apresentado por Trochim (1989). Dessa forma, propiciou-se a criação de uma proposição a fim de auxiliar profissionais seniores da área de projeto a transmitir seu conhecimento à profissionais juniores, reduzindo o gapde conhecimento. Foi possívelidentificar, portanto, os fatores influenciadores da escolha de estratégias pelos referidos gerentes, levando-se em consideração a gestão do conhecimento, a gestão do conhecimento pessoal e a senioridade. |
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Conceição, Marcelo Pereira daRamos Filho, Américo da CostaCribb, André YvesRamos, Eduardo Augusto de Andradehttp://lattes.cnpq.br/16993960104247722023-12-22T03:10:08Z2023-12-22T03:10:08Z2018-03-28CONCEIÇÃO, Marcelo Pereira da. A dimensão emergente da estratégica para gestores de projeto: a influência da senioridade na gestão do conhecimento pessoal. 2018. 107 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas/Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2018https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15071Na era de integração global, as organizações se submetem a consideráveis ameaças e oportunidades, sendo que seu grande desafio está centrado na capacidade de agir e implementar habilidades, ferramentas e técnicas. Nesse cenário, a gestão de projetos propicia o atendimento à aplicação de estratégias, a fim de integrar todos os elementos de um projeto por meio de seugerente. Este colaborador atua não somente junto à área estratégica, mas também às áreas operacionais, estabelecendo estratégias para gerir seus projetos, sob um enfoque mais sociológico. Durante a avaliação da prática, percebe-se que as estratégias não são um atributo exclusivo das organizações, uma vez que os praticantes podem executá-las e gerar resultados satisfatórios, como forma de sobrevivência e de vantagem competitiva. Contudo, é possível observar que gerentes de projeto em início de carreira (nível júnior)têm como foco uma estratégia mais formal, diferentemente da aplicação de estratégias dos gerentes seniores, que, por sua vez, optam por estratégias mais emergentes. A partir da realização deste estudo, busca-se compreender a capacidade de estabelecimento de estratégias emergentes ao longo da carreira de um gerente de projetos, associando suas metas à sua senioridade (conhecimento pessoal). Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva de cunho qualitativo, na qual os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas e tratados qualitativamente por meio da análise indutiva de Thomas (2006), do método de codificação e categorização de Gibbs (2009) e do emparelhamento apresentado por Trochim (1989). Dessa forma, propiciou-se a criação de uma proposição a fim de auxiliar profissionais seniores da área de projeto a transmitir seu conhecimento à profissionais juniores, reduzindo o gapde conhecimento. Foi possívelidentificar, portanto, os fatores influenciadores da escolha de estratégias pelos referidos gerentes, levando-se em consideração a gestão do conhecimento, a gestão do conhecimento pessoal e a senioridade.In the age of global integration, organizations are subject to considerable threats and opportunities, and their great challenge is centered on the ability to act and implement skills, tools and techniques. In this scenario, project management provides assistance to the application of strategies in order to integrate all elements of a project through its manager. This collaborator acts not only in the strategic area, but also in the operational areas, establishing strategies to manage his projects, under a more sociological approach. During the evaluation of the practice, it is noticed that the strategies are not an exclusive attribute of the organizations, since the practitioners can execute them and generate satisfactory results, like form of survival and of competitive advantage. However, it may be noted that early-stage project managers (junior level) focus on a more formal strategy, unlike senior managers' strategies, which in turn opt for more emergent strategies. From the realization of this study, it is sought to understand the ability to establish strategies emerging during the career of a project manager, associating their goals with their seniority (personal knowledge). For this, a qualitative descriptive research was performed, in which the data were collected through semi-structured interviews and treated qualitatively through the inductive analysis of Thomas (2006), the coding and categorization method of Gibbs (2009) and pairing presented by Trochim (1989). Thus, it was possible to create a proposition to help senior professionals in the project area transmit their knowledge to junior professionals, reducing the knowledge gap. It was possible to identify the factors influencing the choice of strategies by these managers, taking into account knowledge management, personal knowledge management and seniority.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Gestão e EstratégiaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Sociais AplicadasPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-GraduaçãoGestão de projetosGestãoEstratégiaEstratégia como práticaSenioridadeGestão do conhecimentoGestão do conhecimento pessoalPersonal knowledge managementProject managementManagementStrategyStrategy as practiceSeniorityKnowledge managementAdministraçãoA dimensão emergente da estratégica para gestores de projeto: a influência da senioridade na gestão do conhecimento pessoalThe emerging dimension of the strategy for project managers: the influence of seniority in the management of personal knowledgeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/66170/2018%20-%20Marcelo%20Pereira%20da%20Concei%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4905Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2021-08-12T01:49:44Z No. of bitstreams: 1 2018 - Marcelo Pereira da Conceição.pdf: 927462 bytes, checksum: 11c0131e73646461daa24408d42cd971 (MD5)Made available in DSpace on 2021-08-12T01:49:44Z (GMT). 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