A socialização dos professores da educação profissional na contemporaneidade: identidades docentes entre permanências, ambiguidade e tensões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Lia Maria Teixeira de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9510
Resumo: A problemática central dessa tese é o estudo sobre a construção social do magistério, cuja análise compreende as identidades docentes como processo multidimensional e relacional produzido nas sucessivas socializações. Quanto à temática específica, no tocante à pesquisa geradora dessa tese refere-se aos processos de socialização do professor do ensino técnico agrícola, no marco temporal da política educacional iniciada na década de 1990, cuja tônica é a reestruturação do modelo de gestão e funcionamento da instituição tecnológica e a concepção de profissionalização docente. Contudo os dados da pesquisa de campo forçaram um deslocamento da análise para a origem da constituição profissional, quando por volta dos anos de 1910 até 1940 incidem na sociedade os proclames públicos republicanos para a profissionalização de um magistério capaz de uma intervenção qualificada na educação profissional dos jovens desvalidos para serem cidadãos úteis . Delimita-se ainda um enfoque de profissão docente, verificando os significantes globais vindos do sistema oficial, como a noção de competências, mas a licenciatura nos contextos locais demonstra não haver consensos sobre tais significantes globais. Congruente ao saberfazer docente e aos processos identitários profissionais, demonstra-se por meio do trabalho de pesquisa de campo, documentos e da literatura, a existência de espaços/tempos institucionais marcados pelas permanências e ambigüidades, contudo na atualidade, essas marcas do passado e da dualidade estrutural sob a esfera escolar/universitária tencionam os processos socioculturais e acadêmicos para ações e percepções de caráter mais emancipado dos domínios agrários hegemônicos. A discussão teórica que atravessa toda a tese remete ao entendimento que em sociedade, nos espaços político-culturais, os indivíduos e grupos são moldados por saberes, atitudes, valores, normalização técnica e perfis para exercerem papéis na profissão docente ou em outra área profissional. De modo a configurar uma realidade não tão equilibrada em relações de permanências e determinações, verifica-se a mesma sob tensão na e pela disputa de profissionalização docente. Neste sentido, o objetivo geral da tese é buscar compreender as identidades docentes desse professor da educação técnica agrícola a partir dos processos sócio-profissionais institucionalizados pelo campo político-acadêmico de socialização. Sobretudo, tomamos esse espaço como um lugar de disputas, particularmente, eivado de articulações/interações das esferas interiores e exteriores, subjetivas e objetivas ao grupo profissional. A abordagem e a interpretação dos dados e informações coletadas da pesquisa de campo delimitam-se na revisão de literatura tomada nas categorias da sociologia compreensiva de Pierre Bourdieu, Berger e Luckmann, Anthony Giddens, também na sociologia da educação de Gimeno Sacristàn, na sociologia das profissões de Claude Dubar, Eliot Freidson e diversos teóricos e pesquisadores referenciados no discurso da ANFOPE e ANPED. Demonstra-se o enredamento institucional promovido entre os atores/agentes que organizam os estudos das idéias, nação e cultura, nesse caso destaque-se Eli Lima, Anísio Teixeira, Sérgio Miceli, Renato Ortiz. Às teorias das sociedades contemporâneas no tocante as práticas políticas, econômicas e culturais que configuram e conferem significados ao campo brasileiro, busca-se em Roberto Moreira. A metodologia está balizada nos aportes teóricos da pesquisa qualitativa em ciências sociais e humanas, aonde os procedimentos e instrumentos de natureza etnográfica chegaram aos dados que constata ser a profissão docente uma construção social em processos de rupturas com os modelos passados, portanto, um grupo sócio-profissional configurado nas tensões provocadas entre as permanências e ambigüidades sobre uma realidade relacional, em plena dinâmica de novos processos de institucionalização.
id UFRRJ-1_6bfd8ef984abbf2a7c105e727811a7ae
oai_identifier_str oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/9510
network_acronym_str UFRRJ-1
network_name_str Repositório Institucional da UFRRJ
repository_id_str
spelling Oliveira, Lia Maria Teixeira deLima, Eli de Fátima Napoleão de507.323.747-15http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785439H7408.566.407-78http://lattes.cnpq.br/19178584040700552023-12-21T18:40:01Z2023-12-21T18:40:01Z2008-05-30OLIVEIRA, Lia Maria Teixeira de. A socialização dos professores da educação profissional na contemporaneidade: identidades docentes entre permanências, ambiguidade e tensões. 2008. 211 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2008.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9510A problemática central dessa tese é o estudo sobre a construção social do magistério, cuja análise compreende as identidades docentes como processo multidimensional e relacional produzido nas sucessivas socializações. Quanto à temática específica, no tocante à pesquisa geradora dessa tese refere-se aos processos de socialização do professor do ensino técnico agrícola, no marco temporal da política educacional iniciada na década de 1990, cuja tônica é a reestruturação do modelo de gestão e funcionamento da instituição tecnológica e a concepção de profissionalização docente. Contudo os dados da pesquisa de campo forçaram um deslocamento da análise para a origem da constituição profissional, quando por volta dos anos de 1910 até 1940 incidem na sociedade os proclames públicos republicanos para a profissionalização de um magistério capaz de uma intervenção qualificada na educação profissional dos jovens desvalidos para serem cidadãos úteis . Delimita-se ainda um enfoque de profissão docente, verificando os significantes globais vindos do sistema oficial, como a noção de competências, mas a licenciatura nos contextos locais demonstra não haver consensos sobre tais significantes globais. Congruente ao saberfazer docente e aos processos identitários profissionais, demonstra-se por meio do trabalho de pesquisa de campo, documentos e da literatura, a existência de espaços/tempos institucionais marcados pelas permanências e ambigüidades, contudo na atualidade, essas marcas do passado e da dualidade estrutural sob a esfera escolar/universitária tencionam os processos socioculturais e acadêmicos para ações e percepções de caráter mais emancipado dos domínios agrários hegemônicos. A discussão teórica que atravessa toda a tese remete ao entendimento que em sociedade, nos espaços político-culturais, os indivíduos e grupos são moldados por saberes, atitudes, valores, normalização técnica e perfis para exercerem papéis na profissão docente ou em outra área profissional. De modo a configurar uma realidade não tão equilibrada em relações de permanências e determinações, verifica-se a mesma sob tensão na e pela disputa de profissionalização docente. Neste sentido, o objetivo geral da tese é buscar compreender as identidades docentes desse professor da educação técnica agrícola a partir dos processos sócio-profissionais institucionalizados pelo campo político-acadêmico de socialização. Sobretudo, tomamos esse espaço como um lugar de disputas, particularmente, eivado de articulações/interações das esferas interiores e exteriores, subjetivas e objetivas ao grupo profissional. A abordagem e a interpretação dos dados e informações coletadas da pesquisa de campo delimitam-se na revisão de literatura tomada nas categorias da sociologia compreensiva de Pierre Bourdieu, Berger e Luckmann, Anthony Giddens, também na sociologia da educação de Gimeno Sacristàn, na sociologia das profissões de Claude Dubar, Eliot Freidson e diversos teóricos e pesquisadores referenciados no discurso da ANFOPE e ANPED. Demonstra-se o enredamento institucional promovido entre os atores/agentes que organizam os estudos das idéias, nação e cultura, nesse caso destaque-se Eli Lima, Anísio Teixeira, Sérgio Miceli, Renato Ortiz. Às teorias das sociedades contemporâneas no tocante as práticas políticas, econômicas e culturais que configuram e conferem significados ao campo brasileiro, busca-se em Roberto Moreira. A metodologia está balizada nos aportes teóricos da pesquisa qualitativa em ciências sociais e humanas, aonde os procedimentos e instrumentos de natureza etnográfica chegaram aos dados que constata ser a profissão docente uma construção social em processos de rupturas com os modelos passados, portanto, um grupo sócio-profissional configurado nas tensões provocadas entre as permanências e ambigüidades sobre uma realidade relacional, em plena dinâmica de novos processos de institucionalização.The main concerning of this thesis has been about social identities accomplishment, understanding them as a relational and multidimensional process performed through successive socialization. In relation to specific theme, this survey was carried out under socialization methodologies of agricultural technical teaching professor at the time of educational politics start on the 90 s, concerning about the management model restoring and technological institution working as well as professor professionalization conception. However, data from field research forced to an analysis motion giving rise to professional establishment, when around 1910 to 1940, and republican public announcement for the professionalization of an education able to interfere over poor young people, useful citizens professional teaching have emerged on society. Verifying global significatives of official system as competence ideas and education, an approachment was limited on, in spite of notifying over local contexts and resistances no consensus or ordinary readings on the global significatives were reported. Through field research and bibliographic references institutional space-time existence pointed by permanences and ambiguities have been demonstrated when at currents days these signs from past ages and structural duality under school/university sphere pressurize sociocultural methods towards actions and emancipated character perception from hegemonic agrarian commands. Theorical discussion was based on political and cultural spaces understanding that on society both groups and people have been shaped in relation to knowledgements, values, behaviors and profiles for playing a role on every professional occupation or another professional area. In order to represent not as much balanced reality about determinations and permanences relationships under the same stress to and for teaching professionalization dispute has been corroborate. In this meaning, the main goal of the survey was to understand agricultural technical teaching professor identities from social professional process institutionalized by political and academic socialization aspect. Above all, it was considered this sphere as a conflict place, specially crossed by outter and inner as well as subjective and objective spheres to professional groups. According to Pierre Bourdieu, Berger and Luckmam, Anthony Giddens, Gimeno Sacristán, Claude Dubar, Eliot Freidson on ANFOPE and ANPED speechs, data and information approachment / interpretation were based on. As maintained by Eli Lima, Anísio Teixeira, Sérgio Miceli and Renato Ortiz ideas nation and culture studies, institutional scheme played by actors / agents was demonstrated. In relation to political, economical and cultural practices of contemporary societies, theories by Roberto Jose Moreira were reported. The methodology of this survey has been based on human and social sciences qualitative research where proceedings and mechanisms from ethnographic nature have noticed professor occupation as a social performance on ruptures methods with ancient patterns, therefore a professional-social group represented by tensions caused between permanencies and ambiguities over a relational reality in accordance to dynamics of new institutionalization practices.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e SociedadeUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e Sociaisprofissionalizaçãoensino agrícolacapital cultural e docênciaprofessionalizationagricultural teachingcultural capital and teaching staffSociologiaA socialização dos professores da educação profissional na contemporaneidade: identidades docentes entre permanências, ambiguidade e tensõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/57034/2008%20-%20Lia%20Maria%20Teixeira%20de%20Oliveira.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/705Made available in DSpace on 2016-04-28T20:13:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2008 - Lia Maria Teixeira de Oliveira.pdf: 1251999 bytes, checksum: e5651642f1d88ff158a2af934701acb6 (MD5) Previous issue date: 2008-05-30info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJTHUMBNAIL2008 - Lia Maria Teixeira de Oliveira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3392https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/9510/1/2008%20-%20Lia%20Maria%20Teixeira%20de%20Oliveira.pdf.jpge815877e0c46d97f899b10853fec2b40MD51TEXT2008 - Lia Maria Teixeira de Oliveira.pdf.txtExtracted Texttext/plain834965https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/9510/2/2008%20-%20Lia%20Maria%20Teixeira%20de%20Oliveira.pdf.txt933236b274b816ad4c89de0923533f05MD52ORIGINAL2008 - Lia Maria Teixeira de Oliveira.pdfapplication/pdf1252782https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/9510/3/2008%20-%20Lia%20Maria%20Teixeira%20de%20Oliveira.pdf909e9b8e80366f73be7cf510d3a546ecMD5320.500.14407/95102023-12-21 15:40:01.447oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/9510Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede.ufrrj.br/PUBhttps://tede.ufrrj.br/oai/requestbibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.bropendoar:2023-12-21T18:40:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.por.fl_str_mv A socialização dos professores da educação profissional na contemporaneidade: identidades docentes entre permanências, ambiguidade e tensões
title A socialização dos professores da educação profissional na contemporaneidade: identidades docentes entre permanências, ambiguidade e tensões
spellingShingle A socialização dos professores da educação profissional na contemporaneidade: identidades docentes entre permanências, ambiguidade e tensões
Oliveira, Lia Maria Teixeira de
profissionalização
ensino agrícola
capital cultural e docência
professionalization
agricultural teaching
cultural capital and teaching staff
Sociologia
title_short A socialização dos professores da educação profissional na contemporaneidade: identidades docentes entre permanências, ambiguidade e tensões
title_full A socialização dos professores da educação profissional na contemporaneidade: identidades docentes entre permanências, ambiguidade e tensões
title_fullStr A socialização dos professores da educação profissional na contemporaneidade: identidades docentes entre permanências, ambiguidade e tensões
title_full_unstemmed A socialização dos professores da educação profissional na contemporaneidade: identidades docentes entre permanências, ambiguidade e tensões
title_sort A socialização dos professores da educação profissional na contemporaneidade: identidades docentes entre permanências, ambiguidade e tensões
author Oliveira, Lia Maria Teixeira de
author_facet Oliveira, Lia Maria Teixeira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Lia Maria Teixeira de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lima, Eli de Fátima Napoleão de
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 507.323.747-15
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785439H7
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 408.566.407-78
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1917858404070055
contributor_str_mv Lima, Eli de Fátima Napoleão de
dc.subject.por.fl_str_mv profissionalização
ensino agrícola
capital cultural e docência
topic profissionalização
ensino agrícola
capital cultural e docência
professionalization
agricultural teaching
cultural capital and teaching staff
Sociologia
dc.subject.eng.fl_str_mv professionalization
agricultural teaching
cultural capital and teaching staff
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Sociologia
description A problemática central dessa tese é o estudo sobre a construção social do magistério, cuja análise compreende as identidades docentes como processo multidimensional e relacional produzido nas sucessivas socializações. Quanto à temática específica, no tocante à pesquisa geradora dessa tese refere-se aos processos de socialização do professor do ensino técnico agrícola, no marco temporal da política educacional iniciada na década de 1990, cuja tônica é a reestruturação do modelo de gestão e funcionamento da instituição tecnológica e a concepção de profissionalização docente. Contudo os dados da pesquisa de campo forçaram um deslocamento da análise para a origem da constituição profissional, quando por volta dos anos de 1910 até 1940 incidem na sociedade os proclames públicos republicanos para a profissionalização de um magistério capaz de uma intervenção qualificada na educação profissional dos jovens desvalidos para serem cidadãos úteis . Delimita-se ainda um enfoque de profissão docente, verificando os significantes globais vindos do sistema oficial, como a noção de competências, mas a licenciatura nos contextos locais demonstra não haver consensos sobre tais significantes globais. Congruente ao saberfazer docente e aos processos identitários profissionais, demonstra-se por meio do trabalho de pesquisa de campo, documentos e da literatura, a existência de espaços/tempos institucionais marcados pelas permanências e ambigüidades, contudo na atualidade, essas marcas do passado e da dualidade estrutural sob a esfera escolar/universitária tencionam os processos socioculturais e acadêmicos para ações e percepções de caráter mais emancipado dos domínios agrários hegemônicos. A discussão teórica que atravessa toda a tese remete ao entendimento que em sociedade, nos espaços político-culturais, os indivíduos e grupos são moldados por saberes, atitudes, valores, normalização técnica e perfis para exercerem papéis na profissão docente ou em outra área profissional. De modo a configurar uma realidade não tão equilibrada em relações de permanências e determinações, verifica-se a mesma sob tensão na e pela disputa de profissionalização docente. Neste sentido, o objetivo geral da tese é buscar compreender as identidades docentes desse professor da educação técnica agrícola a partir dos processos sócio-profissionais institucionalizados pelo campo político-acadêmico de socialização. Sobretudo, tomamos esse espaço como um lugar de disputas, particularmente, eivado de articulações/interações das esferas interiores e exteriores, subjetivas e objetivas ao grupo profissional. A abordagem e a interpretação dos dados e informações coletadas da pesquisa de campo delimitam-se na revisão de literatura tomada nas categorias da sociologia compreensiva de Pierre Bourdieu, Berger e Luckmann, Anthony Giddens, também na sociologia da educação de Gimeno Sacristàn, na sociologia das profissões de Claude Dubar, Eliot Freidson e diversos teóricos e pesquisadores referenciados no discurso da ANFOPE e ANPED. Demonstra-se o enredamento institucional promovido entre os atores/agentes que organizam os estudos das idéias, nação e cultura, nesse caso destaque-se Eli Lima, Anísio Teixeira, Sérgio Miceli, Renato Ortiz. Às teorias das sociedades contemporâneas no tocante as práticas políticas, econômicas e culturais que configuram e conferem significados ao campo brasileiro, busca-se em Roberto Moreira. A metodologia está balizada nos aportes teóricos da pesquisa qualitativa em ciências sociais e humanas, aonde os procedimentos e instrumentos de natureza etnográfica chegaram aos dados que constata ser a profissão docente uma construção social em processos de rupturas com os modelos passados, portanto, um grupo sócio-profissional configurado nas tensões provocadas entre as permanências e ambigüidades sobre uma realidade relacional, em plena dinâmica de novos processos de institucionalização.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-05-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-21T18:40:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-21T18:40:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Lia Maria Teixeira de. A socialização dos professores da educação profissional na contemporaneidade: identidades docentes entre permanências, ambiguidade e tensões. 2008. 211 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9510
identifier_str_mv OLIVEIRA, Lia Maria Teixeira de. A socialização dos professores da educação profissional na contemporaneidade: identidades docentes entre permanências, ambiguidade e tensões. 2008. 211 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2008.
url https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9510
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Ciências Humanas e Sociais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
bitstream.url.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/9510/1/2008%20-%20Lia%20Maria%20Teixeira%20de%20Oliveira.pdf.jpg
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/9510/2/2008%20-%20Lia%20Maria%20Teixeira%20de%20Oliveira.pdf.txt
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/9510/3/2008%20-%20Lia%20Maria%20Teixeira%20de%20Oliveira.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e815877e0c46d97f899b10853fec2b40
933236b274b816ad4c89de0923533f05
909e9b8e80366f73be7cf510d3a546ec
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv bibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.br
_version_ 1810108198700449792