O papel da disciplina Língua Portuguesa no desenvolvimento da oralidade do Técnico Agrícola, para o exercício de sua função de Agente Rural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Maria das Graças de Oliveira Costa
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12428
Resumo: Esta pesquisa constitui-se de uma análise investigativa sobre o tratamento da oralidade no ensino da língua materna nas Escolas Agrotécnicas, a partir de uma investigação da atuação do Técnico Agrícola no exercício de sua função de Agente Rural, principalmente no que concerne a sua relação comunicativa com o produtor rural, verificando como se dá o processo interlocutivo entre esses sujeitos, bem como detectando quais as competências requeridas nessa interação comunicativa e quais as contribuições da disciplina de Língua Portuguesa na formação profissional desses agentes, alunos egressos das Agrotécnicas. Pautada na pesquisa qualitativa, o corpus que serviu de base para a presente pesquisa foi composto de entrevistas semi-estruturadas com os produtores rurais a fim de detectar o efeito da comunicação entre esses produtores e o Agente Rural; questionários com um grupo de alunos do terceiro ano da Escola Agrotécnica Federal de Crato CE na verificação de como se procede o ensino da língua materna e a conseqüente aprendizagem do uso da linguagem oral nas mais diversas situações sociais; além de registros audiovisuais e observações livres com a produção de diário de campo para melhor obtenção dos dados. Verificou-se que o trabalho formal com a oralidade ainda é desprezado pela escola, uma vez que nas aulas de Língua Portuguesa, há um predomínio de atividades metalingüísticas com exaustivas regras gramaticais, desvinculando a linguagem de seu caráter sociointerativo em detrimento de exercícos de fala e escuta, de leitura e produção de textos. Com essa postura, o ensino da língua materna fica a dever quanto ao desenvolvimento da competência comunciativa oral dos seus formandos, quesito primordial para o seu exercício nos trabalhos com a extensão e comunicação rural, fazendo com que a escola perca de vista a sua função social na promoção de saberes pautados na formação cidadã do egresso do Ensino Médio, principalmente, no campo profissional. Este estudo levou em conta as referências bibliográficas de autores como Marcuschi e Fávero no campo da oralidade; Antunes, Bagno e Possenti quanto ao ensino da língua materna; Bordenave e Freire no que se refere à Comunicação Rural.
id UFRRJ-1_7045adddbcbafdb18026cd9f3b301f39
oai_identifier_str oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/12428
network_acronym_str UFRRJ-1
network_name_str Repositório Institucional da UFRRJ
repository_id_str
spelling Ribeiro, Maria das Graças de Oliveira CostaMonteiro, Rosa Cristina627.079.737-34http://lattes.cnpq.br/4703453783397917618.499.843-00http://lattes.cnpq.br/06768407451582632023-12-22T02:07:49Z2023-12-22T02:07:49Z2008-10-23RIBEIRO, Maria das Graças de Oliveira Costa. O papel da disciplina Língua Portuguesa no desenvolvimento da oralidade do Técnico Agrícola, para o exercício de sua função de Agente Rural. 2008, 65 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2008.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12428Esta pesquisa constitui-se de uma análise investigativa sobre o tratamento da oralidade no ensino da língua materna nas Escolas Agrotécnicas, a partir de uma investigação da atuação do Técnico Agrícola no exercício de sua função de Agente Rural, principalmente no que concerne a sua relação comunicativa com o produtor rural, verificando como se dá o processo interlocutivo entre esses sujeitos, bem como detectando quais as competências requeridas nessa interação comunicativa e quais as contribuições da disciplina de Língua Portuguesa na formação profissional desses agentes, alunos egressos das Agrotécnicas. Pautada na pesquisa qualitativa, o corpus que serviu de base para a presente pesquisa foi composto de entrevistas semi-estruturadas com os produtores rurais a fim de detectar o efeito da comunicação entre esses produtores e o Agente Rural; questionários com um grupo de alunos do terceiro ano da Escola Agrotécnica Federal de Crato CE na verificação de como se procede o ensino da língua materna e a conseqüente aprendizagem do uso da linguagem oral nas mais diversas situações sociais; além de registros audiovisuais e observações livres com a produção de diário de campo para melhor obtenção dos dados. Verificou-se que o trabalho formal com a oralidade ainda é desprezado pela escola, uma vez que nas aulas de Língua Portuguesa, há um predomínio de atividades metalingüísticas com exaustivas regras gramaticais, desvinculando a linguagem de seu caráter sociointerativo em detrimento de exercícos de fala e escuta, de leitura e produção de textos. Com essa postura, o ensino da língua materna fica a dever quanto ao desenvolvimento da competência comunciativa oral dos seus formandos, quesito primordial para o seu exercício nos trabalhos com a extensão e comunicação rural, fazendo com que a escola perca de vista a sua função social na promoção de saberes pautados na formação cidadã do egresso do Ensino Médio, principalmente, no campo profissional. Este estudo levou em conta as referências bibliográficas de autores como Marcuschi e Fávero no campo da oralidade; Antunes, Bagno e Possenti quanto ao ensino da língua materna; Bordenave e Freire no que se refere à Comunicação Rural.This research is constituted of an investigative analysis on the treatment of the speech in the teaching of the maternal language in the agricultural schools, starting from an investigation of the performance of the agricultural technician in the exercise of his function as Rural Agent, mainly in what concerns his communicative relationship with the rural producer, verifying how that process of interlocution happens among them, as well as detecting which the competences are requested in that communicative interaction and which the contributions of the discipline of Portuguese Language exists in those agents professional formation, students of the agricultural schools. Ruled in the qualitative research, the corpus that served as base for the present research was composed of semi- structured interviews with the rural producers in order to detect the effect of the communication between him and the Rural Agent; questionnaires with a group of students of the third year (high school) of the Escola Agrotécnica Federal de Crato CE in the verification about the way the teaching of the maternal language is proceeded and the consequent learning in what refers to the subject of the use of the oral language in the most several social situations; besides audiovisual registrations and free observations with the production of field diary for better obtaining the data. It was verified that the formal work with the speech is still despised by the school, because in the classes of Portuguese Language, the re is a prevalence of metalinguistic activities with exhausting grammatical rules, instead of exercises of speaking and listening, of reading and textual production, disconnecting the language of its socio- interactive character. With that posture, the teaching of the maternal language presents a gap, in the sense of development of the oral communicative competence of their graduating students, primordial requirement for its practice in the works with the extension and rural communication, what makes the school to lose the vision about its social function in the promotion of knowledge ruled in the formation of the High school student s citizenship, mainly, in the professional field. This stud y took into account the authors bibliographical references as Marcuschi and Fávero in the field of the speech; Antunes, Bagno and Possenti as for the teaching of the maternal language; Bordenave and Freire in what refer to the Rural Communication.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de Agronomiaagente ruralensino de língua portuguesaoralidadecomunicação ruralrural agentteaching of portuguese languagespeechrural communicationEducaçãoO papel da disciplina Língua Portuguesa no desenvolvimento da oralidade do Técnico Agrícola, para o exercício de sua função de Agente RuralThe role of discipline in the development of the Portuguese language spoken in technical and agricultural for the exercise of its function as Agent Countrysideinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/3619/2008%20-%20Maria%20das%20Gracas%20de%20Oliveira%20Costa%20Ribeiro.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17700/2008%20-%20Maria%20das%20Gracas%20de%20Oliveira%20Costa%20Ribeiro.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/24048/2008%20-%20Maria%20das%20Gracas%20de%20Oliveira%20Costa%20Ribeiro.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/30413/2008%20-%20Maria%20das%20Gracas%20de%20Oliveira%20Costa%20Ribeiro.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36759/2008%20-%20Maria%20das%20Gracas%20de%20Oliveira%20Costa%20Ribeiro.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/43155/2008%20-%20Maria%20das%20Gracas%20de%20Oliveira%20Costa%20Ribeiro.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49565/2008%20-%20Maria%20das%20Gracas%20de%20Oliveira%20Costa%20Ribeiro.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/56002/2008%20-%20Maria%20das%20Gracas%20de%20Oliveira%20Costa%20Ribeiro.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/109Made available in DSpace on 2016-04-26T16:55:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2008 - Maria das Gracas de Oliveira Costa Ribeiro.pdf: 5070328 bytes, checksum: d7f09d54b1a51868428d3144064ac158 (MD5) Previous issue date: 2008-10-23info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJTEXT2008 - Maria das Gracas de Oliveira Costa Ribeiro.pdf.txtExtracted Texttext/plain143698https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12428/1/2008%20-%20Maria%20das%20Gracas%20de%20Oliveira%20Costa%20Ribeiro.pdf.txt6a0cb62e024a3d4366ef48ef8d62272dMD51ORIGINAL2008 - Maria das Gracas de Oliveira Costa Ribeiro.pdfDocumento principalapplication/pdf5118263https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12428/2/2008%20-%20Maria%20das%20Gracas%20de%20Oliveira%20Costa%20Ribeiro.pdf106fb051ca98bdeb7f6f2b18ce864669MD52THUMBNAIL2008 - Maria das Gracas de Oliveira Costa Ribeiro.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12428/3/2008%20-%20Maria%20das%20Gracas%20de%20Oliveira%20Costa%20Ribeiro.pdf.jpg8c1280dca4077478b5fad29883580c72MD5320.500.14407/124282023-12-21 23:07:49.351oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/12428Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede.ufrrj.br/PUBhttps://tede.ufrrj.br/oai/requestbibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.bropendoar:2023-12-22T02:07:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.por.fl_str_mv O papel da disciplina Língua Portuguesa no desenvolvimento da oralidade do Técnico Agrícola, para o exercício de sua função de Agente Rural
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The role of discipline in the development of the Portuguese language spoken in technical and agricultural for the exercise of its function as Agent Countryside
title O papel da disciplina Língua Portuguesa no desenvolvimento da oralidade do Técnico Agrícola, para o exercício de sua função de Agente Rural
spellingShingle O papel da disciplina Língua Portuguesa no desenvolvimento da oralidade do Técnico Agrícola, para o exercício de sua função de Agente Rural
Ribeiro, Maria das Graças de Oliveira Costa
agente rural
ensino de língua portuguesa
oralidade
comunicação rural
rural agent
teaching of portuguese language
speech
rural communication
Educação
title_short O papel da disciplina Língua Portuguesa no desenvolvimento da oralidade do Técnico Agrícola, para o exercício de sua função de Agente Rural
title_full O papel da disciplina Língua Portuguesa no desenvolvimento da oralidade do Técnico Agrícola, para o exercício de sua função de Agente Rural
title_fullStr O papel da disciplina Língua Portuguesa no desenvolvimento da oralidade do Técnico Agrícola, para o exercício de sua função de Agente Rural
title_full_unstemmed O papel da disciplina Língua Portuguesa no desenvolvimento da oralidade do Técnico Agrícola, para o exercício de sua função de Agente Rural
title_sort O papel da disciplina Língua Portuguesa no desenvolvimento da oralidade do Técnico Agrícola, para o exercício de sua função de Agente Rural
author Ribeiro, Maria das Graças de Oliveira Costa
author_facet Ribeiro, Maria das Graças de Oliveira Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Maria das Graças de Oliveira Costa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Monteiro, Rosa Cristina
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 627.079.737-34
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4703453783397917
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 618.499.843-00
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0676840745158263
contributor_str_mv Monteiro, Rosa Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv agente rural
ensino de língua portuguesa
oralidade
comunicação rural
topic agente rural
ensino de língua portuguesa
oralidade
comunicação rural
rural agent
teaching of portuguese language
speech
rural communication
Educação
dc.subject.eng.fl_str_mv rural agent
teaching of portuguese language
speech
rural communication
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Educação
description Esta pesquisa constitui-se de uma análise investigativa sobre o tratamento da oralidade no ensino da língua materna nas Escolas Agrotécnicas, a partir de uma investigação da atuação do Técnico Agrícola no exercício de sua função de Agente Rural, principalmente no que concerne a sua relação comunicativa com o produtor rural, verificando como se dá o processo interlocutivo entre esses sujeitos, bem como detectando quais as competências requeridas nessa interação comunicativa e quais as contribuições da disciplina de Língua Portuguesa na formação profissional desses agentes, alunos egressos das Agrotécnicas. Pautada na pesquisa qualitativa, o corpus que serviu de base para a presente pesquisa foi composto de entrevistas semi-estruturadas com os produtores rurais a fim de detectar o efeito da comunicação entre esses produtores e o Agente Rural; questionários com um grupo de alunos do terceiro ano da Escola Agrotécnica Federal de Crato CE na verificação de como se procede o ensino da língua materna e a conseqüente aprendizagem do uso da linguagem oral nas mais diversas situações sociais; além de registros audiovisuais e observações livres com a produção de diário de campo para melhor obtenção dos dados. Verificou-se que o trabalho formal com a oralidade ainda é desprezado pela escola, uma vez que nas aulas de Língua Portuguesa, há um predomínio de atividades metalingüísticas com exaustivas regras gramaticais, desvinculando a linguagem de seu caráter sociointerativo em detrimento de exercícos de fala e escuta, de leitura e produção de textos. Com essa postura, o ensino da língua materna fica a dever quanto ao desenvolvimento da competência comunciativa oral dos seus formandos, quesito primordial para o seu exercício nos trabalhos com a extensão e comunicação rural, fazendo com que a escola perca de vista a sua função social na promoção de saberes pautados na formação cidadã do egresso do Ensino Médio, principalmente, no campo profissional. Este estudo levou em conta as referências bibliográficas de autores como Marcuschi e Fávero no campo da oralidade; Antunes, Bagno e Possenti quanto ao ensino da língua materna; Bordenave e Freire no que se refere à Comunicação Rural.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-10-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-22T02:07:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-22T02:07:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RIBEIRO, Maria das Graças de Oliveira Costa. O papel da disciplina Língua Portuguesa no desenvolvimento da oralidade do Técnico Agrícola, para o exercício de sua função de Agente Rural. 2008, 65 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12428
identifier_str_mv RIBEIRO, Maria das Graças de Oliveira Costa. O papel da disciplina Língua Portuguesa no desenvolvimento da oralidade do Técnico Agrícola, para o exercício de sua função de Agente Rural. 2008, 65 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2008.
url https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12428
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Agronomia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
bitstream.url.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12428/1/2008%20-%20Maria%20das%20Gracas%20de%20Oliveira%20Costa%20Ribeiro.pdf.txt
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12428/2/2008%20-%20Maria%20das%20Gracas%20de%20Oliveira%20Costa%20Ribeiro.pdf
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12428/3/2008%20-%20Maria%20das%20Gracas%20de%20Oliveira%20Costa%20Ribeiro.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6a0cb62e024a3d4366ef48ef8d62272d
106fb051ca98bdeb7f6f2b18ce864669
8c1280dca4077478b5fad29883580c72
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv bibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.br
_version_ 1810108229051482112