A Matemática no Trabalho do Agente Rural: Aspectos Etnomatemáticos
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12529 |
Resumo: | Neste trabalho fazemos uma análise dos conteúdos de matemática na prática profissional dos Agentes Rurais que atuam no município de Crato-CE e prestam serviço de assistência técnica e extensão rural aos produtores rurais deste município. Partindo da investigação da atuação do Técnico Agrícola no exercício de sua função como Agente Rural, procuramos observar a interação que ocorre entre o Agente Rural e o homem do campo, e os elementos da matemática que estão presentes nas atividades realizadas para melhoria do trabalho do agricultor. Identificamos dificuldades enfrentadas no desempenho das tarefas dos Agentes Rurais quanto ao uso dos conteúdos matemáticos. Destacamos a necessidade do conhecimento de matemática na profissão do Técnico Agrícola, como também, a troca de aprendizagem entre os sujeitos e apontamos caminhos essenciais para melhorar o ensino da matemática em sala de aula, conhecendo a realidade de nossos alunos e o contexto onde eles estão inseridos. Verificamos quais os conteúdos de matemática são mais utilizados no trabalho de extensão rural realizado por esses agentes e como ocorre o desenvolvimento dos cálculos matemáticos nessa prática, evidenciando processo interdisciplinar e apontando-o, como meio de superação de dificuldades. |
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Brito, Maria Leopoldina BezerraMattos, José Roberto Linhares de549.417.927-34http://lattes.cnpq.br/1508772914490157Nascimento, Eulina Coutinho Silva doRezende, Wanderley Moura223.310.853-15http://lattes.cnpq.br/52811320833603702023-12-22T02:10:44Z2023-12-22T02:10:44Z2010-05-07BRITO, Maria Leopoldina Bezerra. A Matemática no Trabalho do Agente Rural: Aspectos Etnomatemáticos. 2010. 90 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12529Neste trabalho fazemos uma análise dos conteúdos de matemática na prática profissional dos Agentes Rurais que atuam no município de Crato-CE e prestam serviço de assistência técnica e extensão rural aos produtores rurais deste município. Partindo da investigação da atuação do Técnico Agrícola no exercício de sua função como Agente Rural, procuramos observar a interação que ocorre entre o Agente Rural e o homem do campo, e os elementos da matemática que estão presentes nas atividades realizadas para melhoria do trabalho do agricultor. Identificamos dificuldades enfrentadas no desempenho das tarefas dos Agentes Rurais quanto ao uso dos conteúdos matemáticos. Destacamos a necessidade do conhecimento de matemática na profissão do Técnico Agrícola, como também, a troca de aprendizagem entre os sujeitos e apontamos caminhos essenciais para melhorar o ensino da matemática em sala de aula, conhecendo a realidade de nossos alunos e o contexto onde eles estão inseridos. Verificamos quais os conteúdos de matemática são mais utilizados no trabalho de extensão rural realizado por esses agentes e como ocorre o desenvolvimento dos cálculos matemáticos nessa prática, evidenciando processo interdisciplinar e apontando-o, como meio de superação de dificuldades.Escola Agrotécnica Federal de Crato-CE, EAFCRATO, Brasil.In this work we analyze the content of mathematics in the professional practice of rural agents that work in the Municipality of Crato-CE and provide technical assistance and rural extension to farmers of this municipality. Starting from the investigation on the performance of the Agriculture Technician, exercising its role as Rural Agent, we observe the interaction that occurs between the Rural Agent and Rural Worker, and the mathematical elements that are present in the activities aiming for the improvement of the farmer’s work. We identify difficulties in fulfilling the tasks of Rural Agents concerning the use of mathematical content. We emphasize the necessity of studying mathematics for the Agricultural Technical profession, as well as the exchange of learning between people, and we suggest essential ways to improve the teaching of mathematics in the classroom, knowing the reality of our students and the context where they are inserted. We verify which of the mathematical contents are mostly used in rural extension work done by these agents and how the development of mathematical calculations in this practice occurs, showing clearly interdisciplinary process and pointing it as way to overcome difficulties.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaMatemáticaAgente RuralProdutor RuralEtnomatemáticaMathematicsRural AgentAgriculture ProducerEthnomathematicsEducaçãoA Matemática no Trabalho do Agente Rural: Aspectos EtnomatemáticosThe Mathematics in the Work of the Rural Agent: Ethnomathematics Aspectsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBORBA, Marcelo de Carvalho e PENTEADO, Mirian Godoy: Informática e Educação Matemática. Autêntica, Belo Horizonte, 2001. BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais - Ensino Médio. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. 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Neste trabalho fazemos uma análise dos conteúdos de matemática na prática profissional dos Agentes Rurais que atuam no município de Crato-CE e prestam serviço de assistência técnica e extensão rural aos produtores rurais deste município. Partindo da investigação da atuação do Técnico Agrícola no exercício de sua função como Agente Rural, procuramos observar a interação que ocorre entre o Agente Rural e o homem do campo, e os elementos da matemática que estão presentes nas atividades realizadas para melhoria do trabalho do agricultor. Identificamos dificuldades enfrentadas no desempenho das tarefas dos Agentes Rurais quanto ao uso dos conteúdos matemáticos. Destacamos a necessidade do conhecimento de matemática na profissão do Técnico Agrícola, como também, a troca de aprendizagem entre os sujeitos e apontamos caminhos essenciais para melhorar o ensino da matemática em sala de aula, conhecendo a realidade de nossos alunos e o contexto onde eles estão inseridos. Verificamos quais os conteúdos de matemática são mais utilizados no trabalho de extensão rural realizado por esses agentes e como ocorre o desenvolvimento dos cálculos matemáticos nessa prática, evidenciando processo interdisciplinar e apontando-o, como meio de superação de dificuldades. |
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