Políticas estatais e meios de transporte no Brasil: estudo de caso sobre o desmantelamento do trecho ferroviário da Linha Auxiliar Japeri - Miguel Pereira (1957-1980)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Leandro Mendes de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13865
Resumo: O presente trabalho propõe estudar a crise do sistema ferroviário do estado do Rio de Janeiro durante as décadas de 1960 e 1970 e seus efeitos sobre a população do centro-sul fluminense. Especificamente, pretende-se analisar o processo de desmantelamento do trecho da Linha Auxiliar entre Japeri e Miguel Pereira, relacionando-o ao contexto de profundas mudanças políticas e econômicas ocorridas no período pesquisado, para compreendermos os fatores que levaram à extinção da malha ferroviária na região. Essa ação levou ao esvaziamento dos municípios atendidos, situação similar à ocorrida em várias regiões do país na segunda metade do século XX, coincidindo com a ascensão das rodovias e o crescente déficit orçamentário na administração da Rede Ferroviária Federal. Pretendemos abordar a maneira com que o governo priorizou a expansão das rodovias, atendendo ao desenvolvimento da indústria automobilística instalada no país desde a década de cinquenta, transformando-as em principal eixo modal do transporte nacional de cargas e passageiros.
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Especificamente, pretende-se analisar o processo de desmantelamento do trecho da Linha Auxiliar entre Japeri e Miguel Pereira, relacionando-o ao contexto de profundas mudanças políticas e econômicas ocorridas no período pesquisado, para compreendermos os fatores que levaram à extinção da malha ferroviária na região. Essa ação levou ao esvaziamento dos municípios atendidos, situação similar à ocorrida em várias regiões do país na segunda metade do século XX, coincidindo com a ascensão das rodovias e o crescente déficit orçamentário na administração da Rede Ferroviária Federal. Pretendemos abordar a maneira com que o governo priorizou a expansão das rodovias, atendendo ao desenvolvimento da indústria automobilística instalada no país desde a década de cinquenta, transformando-as em principal eixo modal do transporte nacional de cargas e passageiros.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe present work proposes to study the crisis of the railway system of the state of Rio de Janeiro during the 1960s and 1970s and its effects on the population of south-central region of the state. Specifically, we intend to analyze the process of dismantling the section of the "Linha Auxiliar in between Japeri and Miguel Pereira", relating it to the context of profound political and economic changes that occurred in the period studied, in order to understand the factors that led to the extinction of the rail network in the region. This action led to the emptying of the municipalities served, a situation similar to that occurred in several regions of the country in the second half of the twentieth century, coinciding with the rise of highways and the growing budget deficit in the administration of the Federal Railway Network. We intend to address the way in which the government prioritized the expansion of highways, taking into account the development of the automobile industry started in the 1950s, turning them into the main modal axis of the national transport of cargo and passengers.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisInstituto Multidisciplinar de Nova IguaçuFerroviaMeios de transporteLinha Auxiliar da Estrada de Ferro Central do BrasilHistória do Rio de JaneiroPolíticas estataisRailroadMeans of transportAuxiliary Line of the Central Railway of BrazilHistory of Rio de JaneiroState policiesHistóriaPolíticas estatais e meios de transporte no Brasil: estudo de caso sobre o desmantelamento do trecho ferroviário da Linha Auxiliar Japeri - Miguel Pereira (1957-1980)State policies and means of transportation in Brazil: case Study on the dismantling of the railway section of the Linha Auxiliar Japeri - Miguel Pereira (1957-1980)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis1. 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description O presente trabalho propõe estudar a crise do sistema ferroviário do estado do Rio de Janeiro durante as décadas de 1960 e 1970 e seus efeitos sobre a população do centro-sul fluminense. Especificamente, pretende-se analisar o processo de desmantelamento do trecho da Linha Auxiliar entre Japeri e Miguel Pereira, relacionando-o ao contexto de profundas mudanças políticas e econômicas ocorridas no período pesquisado, para compreendermos os fatores que levaram à extinção da malha ferroviária na região. Essa ação levou ao esvaziamento dos municípios atendidos, situação similar à ocorrida em várias regiões do país na segunda metade do século XX, coincidindo com a ascensão das rodovias e o crescente déficit orçamentário na administração da Rede Ferroviária Federal. Pretendemos abordar a maneira com que o governo priorizou a expansão das rodovias, atendendo ao desenvolvimento da indústria automobilística instalada no país desde a década de cinquenta, transformando-as em principal eixo modal do transporte nacional de cargas e passageiros.
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