A coragem da verdade: a parrhesía como formação e emancipação do sujeito em Michel Foucault
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13514 |
Resumo: | A presente dissertação tem como proposta compreender a formação e emancipação do sujeito a partir das análises de Michel Foucault em seus últimos cursos no Collège de France, sobretudo em seu livro A Hermenêutica do Sujeito. O Estudo das tecnologias de formação e desenvolvimento dos sujeitos nas culturas gregas, helenísticas e romanas, será constituído a partir das pesquisas de Foucault sobre o Cuidado de Si, tema do primeiro capítulo. No segundo capítulo, faremos uma análise sobre os estudos de Michel Foucault acerca da noção de parrhesía, enquanto uma tecnologia de formação do sujeito, a partir da dimensão da ousadia do dizer a verdade na relação entre o discípulo e o mestre, fazendo uma contraposição entre a própria parrhesía e seus adversários como a retórica e a lisonja. Neste capítulo, a noção de parrhesía será articulada com as perspectivas éticas, filosóficas e políticas na cultura grega. Por fim, no terceiro capítulo, iremos concluir esse trabalho com a proposta de Michel Foucault sobre uma “estética da existência”, enquanto uma forma de proporcionar autonomia e liberdade de conduta para os indivíduos, através da ideia de uma ontologia do presente, que propõe uma nova maneira de formação de subjetividades, recolocando os sujeitos em condições de desenvolver uma vida boa, uma vida criativa e uma existência autêntica, como forma de resistência aos sistemas que procuram capturar e formatar os indivíduos |
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Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, Rio de Janeiro, 2021.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13514A presente dissertação tem como proposta compreender a formação e emancipação do sujeito a partir das análises de Michel Foucault em seus últimos cursos no Collège de France, sobretudo em seu livro A Hermenêutica do Sujeito. O Estudo das tecnologias de formação e desenvolvimento dos sujeitos nas culturas gregas, helenísticas e romanas, será constituído a partir das pesquisas de Foucault sobre o Cuidado de Si, tema do primeiro capítulo. No segundo capítulo, faremos uma análise sobre os estudos de Michel Foucault acerca da noção de parrhesía, enquanto uma tecnologia de formação do sujeito, a partir da dimensão da ousadia do dizer a verdade na relação entre o discípulo e o mestre, fazendo uma contraposição entre a própria parrhesía e seus adversários como a retórica e a lisonja. Neste capítulo, a noção de parrhesía será articulada com as perspectivas éticas, filosóficas e políticas na cultura grega. Por fim, no terceiro capítulo, iremos concluir esse trabalho com a proposta de Michel Foucault sobre uma “estética da existência”, enquanto uma forma de proporcionar autonomia e liberdade de conduta para os indivíduos, através da ideia de uma ontologia do presente, que propõe uma nova maneira de formação de subjetividades, recolocando os sujeitos em condições de desenvolver uma vida boa, uma vida criativa e uma existência autêntica, como forma de resistência aos sistemas que procuram capturar e formatar os indivíduosCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe present dissertation has, as its purpose, to understand the formation and the emancipation of the subject from the analysis of Michel Foucault in his last’s courses in Collège de France, mainly in his book The Hermneutics of the Subject. The study of the formation and development technologies of the subjects on the greek, hellenistic and roman cultures will be constituted from Foucault’s research about “the care of the self”, theme of the first chapter. On the second chapter, we will perform an analysis of the studies of Michel Foucault about the notion of parrhesia, as a technology of formation of the subject, from the dimension of the daring to say the truth in the relation between disciple and master, making a contraposition between parrhesia itself and its adversaries like rhetorics and flattery. In this chapter, the notion of parrhesia will be articulated with the ethical, philosophical, and political perspectives in the greek culture. Lastly, on the third chapter, we will conclude this work with Michel Foucault’s proposition about “aesthetics of existence”, as means to provide autonomy and freedom of behavior for the individuals, through the idea of an onthology of the present, that proposes a new way of shaping subjectivities, putting the subjects back in conditions to develop a good life, a creative life and an authentic existence, as a way to resist the systems that seek to capture and format the individualsapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em FilosofiaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisCuidado de siParrhesíaSujeitoLiberdadeEstética da existênciaCare of the self,, ,,ParrhesiaPubjectFreedomAesthetics of existenceFilosofiaA coragem da verdade: a parrhesía como formação e emancipação do sujeito em Michel FoucaultThe courage of truth: parrhesía as formation and emancipation of the subject in Michel Foucaultinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisADORNO, Francesco Paolo. A Tarefa do Intelectual: O modelo socrático. In: Foucault: a coragem da verdade. GROS, Frédéric (Org.). Tradução de Marcos Marcionilo; prefácio de Salma Tannus Muchail – São Paulo: Parábola Editorial, 2001 (Episteme; 1) AMARAL, Hélio Soares do. Os cães filósofos: história da filosofia de resistência. São Paulo. Editora Annablume, 2006 ARISTÓTELES, Retórica. Obras Completas. Biblioteca de autores Clássicos. 2ª Edição. Tradução e notas de Manuel Alexandre Júnior, Paulo Farmhouse Alberto e Abel do Nascimento Pena. Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa. Imprensa Nacional. Casa da Moeda. Lisboa. 2005. BERT, Jean-François. “Pensar com Michel Foucault”. Tradução Marcos Marcionilo. São Paulo. Parábola, 2013. BLANCHOT, Maurice. “Uma voz de outro lugar”. Tradução Adriana Lisboa. Rio de Janeiro. Rocco, 2011. BLACKBURN, Simon. Dicionário Oxford de Filosofia. Consultoria da edição brasileira, Danilo Marcondes. Tradução de Desidério Murcho ... et al. Rio de Janeiro: Zahar, 1997. 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Tradução de Marcos Marcionilo; prefácio de Salma Tannus Muchail – São Paulo: Parábola Editorial, 2001 (Episteme; 1) GUATARRI, F.; ROLNIK, S. Micropolítica: Cartografias do Desejo. 4a ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1996. FONSECA, M. A. da. Os paradoxos entre a democracia e o dizer-verdadeiro. Rev. Filos., Aurora, Curitiba, v. 23, n. 32, p. 28, jan./jun. 2011. FOUCAULT, Michel. A Coragem da Verdade: O Governo de Si e dos Outros II. WMF Martins Fontes, São Paulo, 2014. _________________ A Hermenêutica do Sujeito. São Paulo. 3º Ed. WMF Martins Fontes, São Paulo, 2010. _________________ A ética do cuidado de si como prática da liberdade (entrevista com H. Becker, R. Fornet-Betancourt, A. Gomez-Müller, em 20 de janeiro de 1984), Concordia. Revista internacional de filosofia, n.6, julho-dezembro de 1984, p. 99-116. In Ditos e Escritos, vol. V. __________________ Foucault. In: Ditos e Escritos - volume V. Forence Universitária. Rio de janeiro, 2012. Organizador Manoel Barros da Motta. ___________________________ O uso dos prazeres e as técnicas de si, Le débat, nº 27, novembro de 1983, p. 46-72. Introdução geral de Uso dos prazeres, de Cuidado de si e de Confissões da carne que M. Foucault se apressou em publicar com algumas variações. Circulou e foi citada como artigo até a publicação dos livros em maio de 1984. In Ditos e Escritos, vol. V. Forence Universitária. Rio de janeiro, 2012. Organizador Manoel Barros da Motta. __________________ O cuidado com a verdade (entrevista com F. Ewald), Magazine littéraire, nº207, maio de 1984, p. 18-23. In Ditos e Escritos- volume V. Forence Universitária. Rio de janeiro, 2012. Organizador Manoel Barros da Motta. __________________ O Retorno a moral. (entrevista com G. Barbedette e A. Scala, em 29 de maio de 1984. Les nouvelles littéraires, nº2.937, 28 de junho-5 de julho de 1984, p. 36-41. In: Ditos e Escritos - volume V. Forense Universitária. Rio de janeiro, 2012. Organizador Manoel Barros da Motta. ___________________ 2ª Conferência: parrhesía nas tragédias de Eurípides. In: Prometeus - Ano 6 - Número 13 – Edição Especial - E-ISSN: 2176-5960, p.25 2ª. Introdução, tradução, revisão e organização: Aldo Dinucci, Alfredo Julien, Rodrigo Brito e Valter Duarte. Fonte da Internet. Disponível em httpss://seer.ufs.br > index.php > prometeus > article > download. 20/10/2019. ___________________ Ditos e Escritos. Volume V: ética, sexualidade, política. Organização, seleção de textos e revisão técnicas Manoel Barros da Motta. Tradução Elisa Monteiro, Inês Autran Dourado Barbosa. 3ª Edição, Rio de Janeiro, Forense Universitária, 2012. ___________________ O governo de si e dos Outros. WMF Martins Fontes, São Paulo, 2013. _________________ O que são as Luzes? In: Ditos e Escritos II – Arqueologia das Ciências e História dos Sistemas de Pensamento. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005. 99 _________________ Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Graal, 1978. _________________ História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal. 1985. __________________ História da sexualidade II: o uso dos prazeres. Rio de Janeiro: Graal. 1984. __________________ História da Sexualidade III: o cuidado de si. Trad. Maria Thereza da Costa Albuquerque. Revisão técnica de José Augusto Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro, Edições Graal, 1985. __________________ Subjetividade e verdade: curso no Collège de France (1980-1981). Edição estabelecida por Frédéric Gros sob a direção de François Ewald e Alessandro Fontana; tradução Rosemary Costhek Abílio – São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2016. 2ª tiragem 2019. __________________ Truth, power, self (Verdade, poder e si; entrevista com R. Martin, Universidade de Vermont, 25 de outubro de 1982; trad. F. Durand-Bogaert), in Hutton (P.H.), Gutman (H.) e Martin (L. H.), ed., Technologies of the self. A seminar with Michel Foucault, Amherst, The University of Massachusetts Press, 1988, p. 9-15. In Ditos e Escritos, vol. V. Forence Universitária. Rio de janeiro, 2012. Organizador Manoel Barros da Motta. KANT, Immanuel. Resposta à pergunta: O que é o Esclarecimento? 1784. Traduzido por Luiz Paulo Rouanet. Texto extraído da Internet. Endereço Eletrônico: https://www.airtonjo.com/download/Kant-Esclarecimento.pdf. Acesso: 18/04/2020. 16:45 Horas. HADOT, Pierre. Elogio da filosofia antiga: aula inaugural de cadeira de história do pensamento. Tradução Flávio Fontenelle Loque e Loraine Oliveira. São Paulo. Edições Loyola, 2012. Coleção Leituras Filosóficas. ______________ Exercícios Espirituais e Filosofia Antiga. Tradução de Flávio Fontenelle Loque e Loraine Oliveira.1ª Edição, São Paulo: É Realizações, 2014. LIMA, Marcos Aurélio de. A retórica em Aristóteles: da orientação das paixões ao aprimoramento da eupraxia. NATAL. UFRN, 2011. P. 126. Fonte: Internet. 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Chevitarese, Leandro Pinheiro Chevitarese, Leandro Pinheiro Julião, José Nicolao Pinheiro, Marcus Reis |
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Cuidado de si Parrhesía Sujeito Liberdade Estética da existência |
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Cuidado de si Parrhesía Sujeito Liberdade Estética da existência Care of the self,, ,, Parrhesia Pubject Freedom Aesthetics of existence Filosofia |
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Filosofia |
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A presente dissertação tem como proposta compreender a formação e emancipação do sujeito a partir das análises de Michel Foucault em seus últimos cursos no Collège de France, sobretudo em seu livro A Hermenêutica do Sujeito. O Estudo das tecnologias de formação e desenvolvimento dos sujeitos nas culturas gregas, helenísticas e romanas, será constituído a partir das pesquisas de Foucault sobre o Cuidado de Si, tema do primeiro capítulo. No segundo capítulo, faremos uma análise sobre os estudos de Michel Foucault acerca da noção de parrhesía, enquanto uma tecnologia de formação do sujeito, a partir da dimensão da ousadia do dizer a verdade na relação entre o discípulo e o mestre, fazendo uma contraposição entre a própria parrhesía e seus adversários como a retórica e a lisonja. Neste capítulo, a noção de parrhesía será articulada com as perspectivas éticas, filosóficas e políticas na cultura grega. Por fim, no terceiro capítulo, iremos concluir esse trabalho com a proposta de Michel Foucault sobre uma “estética da existência”, enquanto uma forma de proporcionar autonomia e liberdade de conduta para os indivíduos, através da ideia de uma ontologia do presente, que propõe uma nova maneira de formação de subjetividades, recolocando os sujeitos em condições de desenvolver uma vida boa, uma vida criativa e uma existência autêntica, como forma de resistência aos sistemas que procuram capturar e formatar os indivíduos |
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CORREIA, Cleber Araujo. A coragem da verdade: a parrhesía como formação e emancipação do sujeito em Michel Foucault. 2021.94 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, Rio de Janeiro, 2021. |
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