Uma proposta de retextualização e reescrita no gênero resenha
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15459 |
Resumo: | Depois de analisar as produções escritas dos alunos e seus baixos desempenhos nas avaliações bimestrais externas, orientadas por descritores e níveis de rendimento, observou-se a necessidade de promover uma inclusão do educando em seu processo de ensino aprendizagem. Assim, visando mostrar aos estudantes a importância da língua escrita e seu uso na sociedade, esta pesquisa tem como objetivo geral: desenvolver uma sequência didática para a produção do gênero resenha, com ênfase no descritor D15, que está voltado para o estabelecimento da coesão textual. Parte-se da hipótese que um trabalho direcionado com tal gênero de base argumentativa, assim como o descritor específico, auxiliará no desenvolvimento da competência discursiva nas produções textuais dos alunos. Para isso, foram propostos três objetivos específicos: a) Trabalhar a produção textual como um processo em que o texto necessita ser escrito, revisado e reescrito. b) Explorar a estrutura e função social do gênero resenha e c) Mostrar que cada operador lógico-discursivo exerce uma função específica na articulação das orações, dos períodos e dos parágrafos, para expressar de forma clara o pensamento para o leitor. As questões teóricas e práticas estão pautadas nas discussões acerca da organização do texto escrito, tendo, como base, autores como Antunes (2003), (2010) Koch e Elias (2017); nas considerações dos PCN (1997) E BNCC (2017); na importância da refacção (etapa de reescrita de um mesmo texto) em estudos feitos por Luiz Antônio Marcuschi (2003), Beth Marcuschi (2010); na defesa da retextualização (passagem de um gênero para outro) com Matencio (2002), Dell’Isola (2007) e Marcuschi (2010); na concepção de gênero textual de acordo com Bakhtin (2011), e em abordagens de Schneuwly e Dolz (2004) sobre sequência didática. A pesquisa é qualitativa e todo o processo foi implementado por meio da pesquisa-ação, descrita por Thiollent (2011), na colaboração entre professor e aluno, em uma turma do nono ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Abrahão Jabour, situada no Bairro Jabour, zona oeste do município do Rio de Janeiro. Através da retextualização e da reescrita dos textos, foi possível trabalhar as dificuldades encontradas no uso da língua, assim como na estrutura, coesão e coerência do texto. Alguns alunos se destacaram nos avanços obtidos em seus níveis de proficiência escritora, outros nem tanto. Porém todos perceberam que o trabalho de escrita é um processo, que envolve várias etapas: escrita, reescrita, revisão e produção final. Tais etapas fizeram o educando desenvolver uma maior consciência de sua competência escritora, bem como dos procedimentos para aprender a planejar, monitorar e avaliar todo o processo. Como conclusão do trabalho feito pelos alunos, foi produzido um livro de resenhas e disponibilizado na sala de leitura da escola para divulgar seu acervo. |
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Belletti, Andreia Cristina JacurúPereira, Marli Hermenegilda5872540373589107http://lattes.cnpq.br/5872540373589107Coelho, Fábio André Cardoso8667782812462850http://lattes.cnpq.br/8667782812462850Polomanes Ribeiro, Roza Maria5459279679649835http://lattes.cnpq.br/54592796796498350221217474194406http://lattes.cnpq.br/02212174741944062023-12-22T03:17:42Z2023-12-22T03:17:42Z2019-08-14BELLETTI, Andreia Cristina Jacurú. Uma proposta de retextualização e reescrita no gênero resenha. 2019. 205 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2019.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15459Depois de analisar as produções escritas dos alunos e seus baixos desempenhos nas avaliações bimestrais externas, orientadas por descritores e níveis de rendimento, observou-se a necessidade de promover uma inclusão do educando em seu processo de ensino aprendizagem. Assim, visando mostrar aos estudantes a importância da língua escrita e seu uso na sociedade, esta pesquisa tem como objetivo geral: desenvolver uma sequência didática para a produção do gênero resenha, com ênfase no descritor D15, que está voltado para o estabelecimento da coesão textual. Parte-se da hipótese que um trabalho direcionado com tal gênero de base argumentativa, assim como o descritor específico, auxiliará no desenvolvimento da competência discursiva nas produções textuais dos alunos. Para isso, foram propostos três objetivos específicos: a) Trabalhar a produção textual como um processo em que o texto necessita ser escrito, revisado e reescrito. b) Explorar a estrutura e função social do gênero resenha e c) Mostrar que cada operador lógico-discursivo exerce uma função específica na articulação das orações, dos períodos e dos parágrafos, para expressar de forma clara o pensamento para o leitor. As questões teóricas e práticas estão pautadas nas discussões acerca da organização do texto escrito, tendo, como base, autores como Antunes (2003), (2010) Koch e Elias (2017); nas considerações dos PCN (1997) E BNCC (2017); na importância da refacção (etapa de reescrita de um mesmo texto) em estudos feitos por Luiz Antônio Marcuschi (2003), Beth Marcuschi (2010); na defesa da retextualização (passagem de um gênero para outro) com Matencio (2002), Dell’Isola (2007) e Marcuschi (2010); na concepção de gênero textual de acordo com Bakhtin (2011), e em abordagens de Schneuwly e Dolz (2004) sobre sequência didática. A pesquisa é qualitativa e todo o processo foi implementado por meio da pesquisa-ação, descrita por Thiollent (2011), na colaboração entre professor e aluno, em uma turma do nono ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Abrahão Jabour, situada no Bairro Jabour, zona oeste do município do Rio de Janeiro. Através da retextualização e da reescrita dos textos, foi possível trabalhar as dificuldades encontradas no uso da língua, assim como na estrutura, coesão e coerência do texto. Alguns alunos se destacaram nos avanços obtidos em seus níveis de proficiência escritora, outros nem tanto. Porém todos perceberam que o trabalho de escrita é um processo, que envolve várias etapas: escrita, reescrita, revisão e produção final. Tais etapas fizeram o educando desenvolver uma maior consciência de sua competência escritora, bem como dos procedimentos para aprender a planejar, monitorar e avaliar todo o processo. Como conclusão do trabalho feito pelos alunos, foi produzido um livro de resenhas e disponibilizado na sala de leitura da escola para divulgar seu acervo.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorAfter analyzing the written productions of students and their low performances in the external bimonthly evaluations guided by descriptors and levels of income, it was observed the need to promote an inclusion of the learners in their teaching-learning process. Thus, in order to show students the importance of written language and its use in society, this research has as general objective: to develop a didactic sequence for the production of the genre review, with emphasis on the descriptor D15, which is aimed at establishing textual cohesion. It is hypothesized that a guided work with such an argumentative genre, as long as the use of the specific descriptor will aid in the development of discursive competence in the textual productions of students. With that in mind, three specific objectives were developed: a) To work the textual production as a process in which the text needs to be written, revised and rewritten. b) To explore the structure and social function of the genre review and c) To show that each logical-discursive operator has a specific function in the articulation of sentences, periods and paragraphs, to express the ideas for the reader with better clarity. The theoretical and practical questions are grounded on the discussions about the organization of the written text, based on authors such as Antunes (2003), (2010), Koch and Elias (2017); on the considerations of PCN (1997) and BNCC (2017); on the importance of the repair (rewriting step of the same text) in studies done by Luiz Antônio Marcuschi (2003), Beth Marcuschi (2010); on the defence of retextualization (transition from one genre to another) with Matencio (2002), Dell'Isola (2007) and Marcuschi (2010); on the conception of textual genre according to Bakhtin (2011), and on Schneuwly and Dolz (2004) approaches on didactic sequence. The research is qualitative and the whole process was analyzed through the action research, described by Thiollent (2011), in the collaboration between teacher and student, in a class ninth grade class of Escola Municipal Abrahão Jabour, located in Jabour, west of the city of Rio de Janeiro. Through the retextualization and rewriting of the texts it was possible to work the difficulties encountered in the use of the language, as well as in the structure, cohesion and coherence of the text. Some students have excelled in the advances achieved in their levels of writing proficiency, others not so much. Neverthless all of them have realized that writing is a process, involving several stages: writing, rewriting, revision and final production. Such steps could help the learners to increase their awareness of their writing skills, as well as the procedures they must learn to plan, to monitor and to evaluate the whole writing process. As a conclusion of the work done by the students, a review book was produced and made available in the library of the school to promote its collection.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisEscritaProcessoResenhaRetextualizaçãoCoesãoWritingProcessReviewRetextualizationCohesionCiências HumanasLetrasUma proposta de retextualização e reescrita no gênero resenhaA proposal for retextualization and rewriting in the genre reviewinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisANTUNES, Irandé. Textualidade: noções básicas e implicações pedagógicas. São Paulo: Parábola, 2017. ANTUNES, Irandé. Práticas pedagógicas para o desenvolvimento das competências em escrita. In: COELHO, Paulo André; PALOMANES, Roza. Ensino de Produção Textual. São Paulo: Contexto, 2016. p. 9-21. ANTUNES, Irandé. Análise de Textos: fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola Editorial, 2010. 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Depois de analisar as produções escritas dos alunos e seus baixos desempenhos nas avaliações bimestrais externas, orientadas por descritores e níveis de rendimento, observou-se a necessidade de promover uma inclusão do educando em seu processo de ensino aprendizagem. Assim, visando mostrar aos estudantes a importância da língua escrita e seu uso na sociedade, esta pesquisa tem como objetivo geral: desenvolver uma sequência didática para a produção do gênero resenha, com ênfase no descritor D15, que está voltado para o estabelecimento da coesão textual. Parte-se da hipótese que um trabalho direcionado com tal gênero de base argumentativa, assim como o descritor específico, auxiliará no desenvolvimento da competência discursiva nas produções textuais dos alunos. Para isso, foram propostos três objetivos específicos: a) Trabalhar a produção textual como um processo em que o texto necessita ser escrito, revisado e reescrito. b) Explorar a estrutura e função social do gênero resenha e c) Mostrar que cada operador lógico-discursivo exerce uma função específica na articulação das orações, dos períodos e dos parágrafos, para expressar de forma clara o pensamento para o leitor. As questões teóricas e práticas estão pautadas nas discussões acerca da organização do texto escrito, tendo, como base, autores como Antunes (2003), (2010) Koch e Elias (2017); nas considerações dos PCN (1997) E BNCC (2017); na importância da refacção (etapa de reescrita de um mesmo texto) em estudos feitos por Luiz Antônio Marcuschi (2003), Beth Marcuschi (2010); na defesa da retextualização (passagem de um gênero para outro) com Matencio (2002), Dell’Isola (2007) e Marcuschi (2010); na concepção de gênero textual de acordo com Bakhtin (2011), e em abordagens de Schneuwly e Dolz (2004) sobre sequência didática. A pesquisa é qualitativa e todo o processo foi implementado por meio da pesquisa-ação, descrita por Thiollent (2011), na colaboração entre professor e aluno, em uma turma do nono ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Abrahão Jabour, situada no Bairro Jabour, zona oeste do município do Rio de Janeiro. Através da retextualização e da reescrita dos textos, foi possível trabalhar as dificuldades encontradas no uso da língua, assim como na estrutura, coesão e coerência do texto. Alguns alunos se destacaram nos avanços obtidos em seus níveis de proficiência escritora, outros nem tanto. Porém todos perceberam que o trabalho de escrita é um processo, que envolve várias etapas: escrita, reescrita, revisão e produção final. Tais etapas fizeram o educando desenvolver uma maior consciência de sua competência escritora, bem como dos procedimentos para aprender a planejar, monitorar e avaliar todo o processo. Como conclusão do trabalho feito pelos alunos, foi produzido um livro de resenhas e disponibilizado na sala de leitura da escola para divulgar seu acervo. |
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