Processo motivacional para o trabalho e necessidades humanas de crescimento dos servidores públicos que atuam em laboratórios de uma instituição federal de ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carreiro, Anderson Pontes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10338
Resumo: O foco na instrumentalidade funcional do trabalho e o despreparo dos gestores, juntamente com a atual crise do capitalismo, parecem moldar as relações sociais e trabalhistas em curso no Brasil. Entretanto, ao desconsiderar aspectos subjetivos, ignorando as necessidades humanas na motivação dos trabalhadores, as instituições correm risco de cultivar funcionários insatisfeitos e frustrados no exercício de suas funções. Estudos recentes mostram que servidores públicos no exercício de suas funções se motivam buscando atender necessidades de crescimento mais do que necessidade deficitárias (Maslow, 1962). Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo identificar como o processo motivacional para o trabalho é influenciado pelas necessidades humanas de crescimento dos servidores públicos que atuam em laboratórios de uma Instituição Federal de Ensino Superior. Para responder, foi elaborada base teórica sobre a história e a evolução de estudos sobre motivação, subjetividade e sua aplicação no serviço público brasileiro. Neste estudo qualitativo de abordagem interpretacionista, os dados empíricos foram coletados mediante levantamento documental, entrevista com roteiro e observação simples do cotidiano de trabalho. A análise desses dados foi realizada mediante a técnica de análise indutiva hermenêutica proposta por Thomas (2006). A partir da análise dos dados coletados, revelou-se do campo que os técnicos de laboratório apresentam perfil profissional e acadêmico que os distinguem e um continuum motivacional satisfaciente relativo à sua motivação para o trabalho. Os técnicos pioneiros ingressaram antes de 1988, portanto sem concurso público, se apresentam menos insatisfeitos quanto às suas necessidades de deficiência, ou seja, a necessidade de segurança, a necessidade social e a necessidade de estima e mais satisfeitos quanto às suas necessidades de crescimento, ou seja, a necessidade estética, a necessidade cognitiva, a necessidade transcendente e a necessidade de autorrealização. Já os técnicos não pioneiros ingressaram por concurso público e possuem qualificação acima dos requisitos, apresentam-se mais insatisfeitos quanto às necessidades de deficiência, ou seja, a necessidade de segurança, a necessidade social e a necessidade de estima e menos satisfeitos quanto às necessidades de crescimento, ou seja, a necessidade estética, a necessidade cognitiva, a necessidade transcendente e a necessidade de autorrealização. Ao término da pesquisa, são propostas diretrizes para elaborar um programa motivacional de modo a propiciar a criação de um ambiente de trabalho estimulador ao desencadeamento da motivação com base nas necessidades de crescimento para retenção dos servidores que atuam nos laboratórios da Instituição alvo deste estudo.
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Dissertação (Mestrado em Administração) - Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu / Instituto Três Rios / Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Três Rios, RJ, 2019.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10338O foco na instrumentalidade funcional do trabalho e o despreparo dos gestores, juntamente com a atual crise do capitalismo, parecem moldar as relações sociais e trabalhistas em curso no Brasil. Entretanto, ao desconsiderar aspectos subjetivos, ignorando as necessidades humanas na motivação dos trabalhadores, as instituições correm risco de cultivar funcionários insatisfeitos e frustrados no exercício de suas funções. Estudos recentes mostram que servidores públicos no exercício de suas funções se motivam buscando atender necessidades de crescimento mais do que necessidade deficitárias (Maslow, 1962). Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo identificar como o processo motivacional para o trabalho é influenciado pelas necessidades humanas de crescimento dos servidores públicos que atuam em laboratórios de uma Instituição Federal de Ensino Superior. Para responder, foi elaborada base teórica sobre a história e a evolução de estudos sobre motivação, subjetividade e sua aplicação no serviço público brasileiro. Neste estudo qualitativo de abordagem interpretacionista, os dados empíricos foram coletados mediante levantamento documental, entrevista com roteiro e observação simples do cotidiano de trabalho. A análise desses dados foi realizada mediante a técnica de análise indutiva hermenêutica proposta por Thomas (2006). A partir da análise dos dados coletados, revelou-se do campo que os técnicos de laboratório apresentam perfil profissional e acadêmico que os distinguem e um continuum motivacional satisfaciente relativo à sua motivação para o trabalho. Os técnicos pioneiros ingressaram antes de 1988, portanto sem concurso público, se apresentam menos insatisfeitos quanto às suas necessidades de deficiência, ou seja, a necessidade de segurança, a necessidade social e a necessidade de estima e mais satisfeitos quanto às suas necessidades de crescimento, ou seja, a necessidade estética, a necessidade cognitiva, a necessidade transcendente e a necessidade de autorrealização. Já os técnicos não pioneiros ingressaram por concurso público e possuem qualificação acima dos requisitos, apresentam-se mais insatisfeitos quanto às necessidades de deficiência, ou seja, a necessidade de segurança, a necessidade social e a necessidade de estima e menos satisfeitos quanto às necessidades de crescimento, ou seja, a necessidade estética, a necessidade cognitiva, a necessidade transcendente e a necessidade de autorrealização. Ao término da pesquisa, são propostas diretrizes para elaborar um programa motivacional de modo a propiciar a criação de um ambiente de trabalho estimulador ao desencadeamento da motivação com base nas necessidades de crescimento para retenção dos servidores que atuam nos laboratórios da Instituição alvo deste estudo.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe focus on the functional instrumentality and the unprepared managers, together with the current crisis in capitalism seem to shape the ongoing social and labor relationships in Brazil. However, when considering subjective aspects, ignoring the human needs on workers' motivation, the institutions are risking to cultivate unsatisfied and frustrated workers in the performance of their duties. Recent studies show that civil servants in the performance of their duties motivate themselves seeking to satisfy growth needs more than deficient ones (Maslow, 1962). In this context, the present work aim to identify how the motivational process for work is influenced by the human growth needs of civil servants that work in laboratories of a Federal Institution of Higher Education. To answer, a literature review was developed concerning the history and evolution of motivation studies, as well as the subjectivity and application on Brazilian public service. In this qualitative study of interpretative approach, the empirical data were collected by documentary survey, script interview and simple observation of workers' routine. The analysis of these data was done with an inductive hermeneutic analysis technique proposed by Thomas (2006). Through the analysis of these collected data, it was revealed from the field that the laboratory technicians present different professional and academic profiles and a satisfactory motivational continuum related to their motivation to work. The pioneer technicians started before 1988, therefore without public tender, present themselves less unsatisfied with their deficient needs, that is, the safety, social and esteem needs and more satisfied with their growth needs, that is, aesthetic, cognitive, transcendent and self-realization needs. On the other hand, the novice technicians started after a public tender and they have qualification above the requirements, present themselves more unsatisfied about the deficient needs, that is, safety, social and esteem needs and less satisfied about the growth needs, that is, aesthetic, cognitive, transcendent and self-realization needs. By the end of the research, guidelines were proposed for a motivational program that would allow the creation and maintenance of a stimulating work environment to the motivation trigger based in the growth needs for the retention of the civil servants that work in the laboratories of the Institution that is aimed in this study.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUFRRJBrasilInstituto de Ciências Sociais AplicadasInstituto Multidisciplinar de Nova IguaçuInstituto Três RiosProcesso motivacionalMotivação para o trabalhoNecessidade de crescimentoServidor públicoSubjetividadeMotivational processMotivation to workGrowth needsPublic servantSubjectivityAdministraçãoProcesso motivacional para o trabalho e necessidades humanas de crescimento dos servidores públicos que atuam em laboratórios de uma instituição federal de ensino superiorMotivational process for work and human growth needs of public servants working in laboratories of a federal higher education institutioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisADAMS, J. 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description O foco na instrumentalidade funcional do trabalho e o despreparo dos gestores, juntamente com a atual crise do capitalismo, parecem moldar as relações sociais e trabalhistas em curso no Brasil. Entretanto, ao desconsiderar aspectos subjetivos, ignorando as necessidades humanas na motivação dos trabalhadores, as instituições correm risco de cultivar funcionários insatisfeitos e frustrados no exercício de suas funções. Estudos recentes mostram que servidores públicos no exercício de suas funções se motivam buscando atender necessidades de crescimento mais do que necessidade deficitárias (Maslow, 1962). Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo identificar como o processo motivacional para o trabalho é influenciado pelas necessidades humanas de crescimento dos servidores públicos que atuam em laboratórios de uma Instituição Federal de Ensino Superior. Para responder, foi elaborada base teórica sobre a história e a evolução de estudos sobre motivação, subjetividade e sua aplicação no serviço público brasileiro. Neste estudo qualitativo de abordagem interpretacionista, os dados empíricos foram coletados mediante levantamento documental, entrevista com roteiro e observação simples do cotidiano de trabalho. A análise desses dados foi realizada mediante a técnica de análise indutiva hermenêutica proposta por Thomas (2006). A partir da análise dos dados coletados, revelou-se do campo que os técnicos de laboratório apresentam perfil profissional e acadêmico que os distinguem e um continuum motivacional satisfaciente relativo à sua motivação para o trabalho. Os técnicos pioneiros ingressaram antes de 1988, portanto sem concurso público, se apresentam menos insatisfeitos quanto às suas necessidades de deficiência, ou seja, a necessidade de segurança, a necessidade social e a necessidade de estima e mais satisfeitos quanto às suas necessidades de crescimento, ou seja, a necessidade estética, a necessidade cognitiva, a necessidade transcendente e a necessidade de autorrealização. Já os técnicos não pioneiros ingressaram por concurso público e possuem qualificação acima dos requisitos, apresentam-se mais insatisfeitos quanto às necessidades de deficiência, ou seja, a necessidade de segurança, a necessidade social e a necessidade de estima e menos satisfeitos quanto às necessidades de crescimento, ou seja, a necessidade estética, a necessidade cognitiva, a necessidade transcendente e a necessidade de autorrealização. Ao término da pesquisa, são propostas diretrizes para elaborar um programa motivacional de modo a propiciar a criação de um ambiente de trabalho estimulador ao desencadeamento da motivação com base nas necessidades de crescimento para retenção dos servidores que atuam nos laboratórios da Instituição alvo deste estudo.
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