Como motivar e premiar o servidor, sem contrariar as regras da administração pública?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pombal, Manoel José Ferreira do
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/2019
Resumo: O presente trabalho busca entender de que forma é possível motivar e premiar o servidor público sem contrariar as regras da administração pública; este questionamento surgiu da observação da necessidade de servidores qualificados e motivados aptos a atender as crescentes e diversificadas demandas que chegam as instituições públicas, em especial, neste momento de crescimento econômico experimentado pelo Brasil. Este estudo é baseado na teoria dos dois fatores de Herzberg, na teoria da hierarquia das necessidades de Abraham Maslow, no estudo de três experiências inovadoras além de uma pesquisa de campo realizada entre servidores da Procuradoria da República no Rio de Janeiro e igual número de populares não servidores abordados no centro do Rio de Janeiro. A pesquisa de campo revelou que os servidores pesquisados consideram sua remuneração baixa, seu volume e qualidade de trabalho bons, já os não servidores, consideram a remuneração do servidor público boa, seu volume e qualidade de trabalho baixos. As iniciativas inovadoras abordadas, foram consideradas positivas pela maioria dos dois grupos pesquisados. Observa-se que pouco pode ser feito em relação às recompensas financeiras no setor público, porém verifica-se que elas não são decisivas para a motivação do ser humano, as experiências inovadoras e as teorias estudadas indicam ser possível trabalhar os fatores não financeiros de forma a obter servidores mais satisfeitos e realizados que consequentemente produzem mais e melhor.
id UFF-2_39974d77b7c00e6412689e7e9f1e8fa6
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/2019
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Como motivar e premiar o servidor, sem contrariar as regras da administração pública?Servidor públicoRemuneraçãoMotivaçãoServidor públicoRemuneraçãoMotivaçãoPublic servantRemunerationMotivationO presente trabalho busca entender de que forma é possível motivar e premiar o servidor público sem contrariar as regras da administração pública; este questionamento surgiu da observação da necessidade de servidores qualificados e motivados aptos a atender as crescentes e diversificadas demandas que chegam as instituições públicas, em especial, neste momento de crescimento econômico experimentado pelo Brasil. Este estudo é baseado na teoria dos dois fatores de Herzberg, na teoria da hierarquia das necessidades de Abraham Maslow, no estudo de três experiências inovadoras além de uma pesquisa de campo realizada entre servidores da Procuradoria da República no Rio de Janeiro e igual número de populares não servidores abordados no centro do Rio de Janeiro. A pesquisa de campo revelou que os servidores pesquisados consideram sua remuneração baixa, seu volume e qualidade de trabalho bons, já os não servidores, consideram a remuneração do servidor público boa, seu volume e qualidade de trabalho baixos. As iniciativas inovadoras abordadas, foram consideradas positivas pela maioria dos dois grupos pesquisados. Observa-se que pouco pode ser feito em relação às recompensas financeiras no setor público, porém verifica-se que elas não são decisivas para a motivação do ser humano, as experiências inovadoras e as teorias estudadas indicam ser possível trabalhar os fatores não financeiros de forma a obter servidores mais satisfeitos e realizados que consequentemente produzem mais e melhor.The present work search to understand of that it forms is possible to motivate and to premier the public server without opposing the rules of the public administration; this questioning appeared of the observation of the necessity of apt servers qualified and motivated to attend of the increasing and diversified demands that arrive the public institutions, in special, at this moment of economic growth tried by Brazil. This study it is based on the theory of the two factors of Herzberg, on the theory of the hierarchy of the necessities of Abraham Maslow, on theory X and Y of Douglas McGregor, in the study of three innovative experiences beyond one field research carried through between servers of the Office of the Attorney of the Republic in Rio de Janeiro and equal number of not serving popular approached in the center of the Rio de Janeiro. The field survey revealed that the servers surveyed consider their pay, low; their volume and quality of work, good; since the population considers the remuneration of public server, good; volume and quality of work, low. The initiatives discussed were considered positive by the majority of both groups surveyed. We observe that little can be made in relation to them rewards financiers in the public sector, however verify that they are not decisive for the motivation of the human being, the innovative experiences and the studied theories indicate to be possible to work the not financial factors of form to get more satisfied and carried through servers who consequently produce more and better.Cabral, IsabelBaptista, Vinícius FerreiraMeirelles, Camyla D Elyz do AmaralPombal, Manoel José Ferreira do2016-07-26T20:39:55Z2016-07-26T20:39:55Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2019http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-31T21:05:42Zoai:app.uff.br:1/2019Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:58:59.077793Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Como motivar e premiar o servidor, sem contrariar as regras da administração pública?
title Como motivar e premiar o servidor, sem contrariar as regras da administração pública?
spellingShingle Como motivar e premiar o servidor, sem contrariar as regras da administração pública?
Pombal, Manoel José Ferreira do
Servidor público
Remuneração
Motivação
Servidor público
Remuneração
Motivação
Public servant
Remuneration
Motivation
title_short Como motivar e premiar o servidor, sem contrariar as regras da administração pública?
title_full Como motivar e premiar o servidor, sem contrariar as regras da administração pública?
title_fullStr Como motivar e premiar o servidor, sem contrariar as regras da administração pública?
title_full_unstemmed Como motivar e premiar o servidor, sem contrariar as regras da administração pública?
title_sort Como motivar e premiar o servidor, sem contrariar as regras da administração pública?
author Pombal, Manoel José Ferreira do
author_facet Pombal, Manoel José Ferreira do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cabral, Isabel
Baptista, Vinícius Ferreira
Meirelles, Camyla D Elyz do Amaral
dc.contributor.author.fl_str_mv Pombal, Manoel José Ferreira do
dc.subject.por.fl_str_mv Servidor público
Remuneração
Motivação
Servidor público
Remuneração
Motivação
Public servant
Remuneration
Motivation
topic Servidor público
Remuneração
Motivação
Servidor público
Remuneração
Motivação
Public servant
Remuneration
Motivation
description O presente trabalho busca entender de que forma é possível motivar e premiar o servidor público sem contrariar as regras da administração pública; este questionamento surgiu da observação da necessidade de servidores qualificados e motivados aptos a atender as crescentes e diversificadas demandas que chegam as instituições públicas, em especial, neste momento de crescimento econômico experimentado pelo Brasil. Este estudo é baseado na teoria dos dois fatores de Herzberg, na teoria da hierarquia das necessidades de Abraham Maslow, no estudo de três experiências inovadoras além de uma pesquisa de campo realizada entre servidores da Procuradoria da República no Rio de Janeiro e igual número de populares não servidores abordados no centro do Rio de Janeiro. A pesquisa de campo revelou que os servidores pesquisados consideram sua remuneração baixa, seu volume e qualidade de trabalho bons, já os não servidores, consideram a remuneração do servidor público boa, seu volume e qualidade de trabalho baixos. As iniciativas inovadoras abordadas, foram consideradas positivas pela maioria dos dois grupos pesquisados. Observa-se que pouco pode ser feito em relação às recompensas financeiras no setor público, porém verifica-se que elas não são decisivas para a motivação do ser humano, as experiências inovadoras e as teorias estudadas indicam ser possível trabalhar os fatores não financeiros de forma a obter servidores mais satisfeitos e realizados que consequentemente produzem mais e melhor.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-26T20:39:55Z
2016-07-26T20:39:55Z
2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/2019
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/2019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823626971774976