Como motivar e premiar o servidor, sem contrariar as regras da administração pública?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/2019 |
Resumo: | O presente trabalho busca entender de que forma é possível motivar e premiar o servidor público sem contrariar as regras da administração pública; este questionamento surgiu da observação da necessidade de servidores qualificados e motivados aptos a atender as crescentes e diversificadas demandas que chegam as instituições públicas, em especial, neste momento de crescimento econômico experimentado pelo Brasil. Este estudo é baseado na teoria dos dois fatores de Herzberg, na teoria da hierarquia das necessidades de Abraham Maslow, no estudo de três experiências inovadoras além de uma pesquisa de campo realizada entre servidores da Procuradoria da República no Rio de Janeiro e igual número de populares não servidores abordados no centro do Rio de Janeiro. A pesquisa de campo revelou que os servidores pesquisados consideram sua remuneração baixa, seu volume e qualidade de trabalho bons, já os não servidores, consideram a remuneração do servidor público boa, seu volume e qualidade de trabalho baixos. As iniciativas inovadoras abordadas, foram consideradas positivas pela maioria dos dois grupos pesquisados. Observa-se que pouco pode ser feito em relação às recompensas financeiras no setor público, porém verifica-se que elas não são decisivas para a motivação do ser humano, as experiências inovadoras e as teorias estudadas indicam ser possível trabalhar os fatores não financeiros de forma a obter servidores mais satisfeitos e realizados que consequentemente produzem mais e melhor. |
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Como motivar e premiar o servidor, sem contrariar as regras da administração pública?Servidor públicoRemuneraçãoMotivaçãoServidor públicoRemuneraçãoMotivaçãoPublic servantRemunerationMotivationO presente trabalho busca entender de que forma é possível motivar e premiar o servidor público sem contrariar as regras da administração pública; este questionamento surgiu da observação da necessidade de servidores qualificados e motivados aptos a atender as crescentes e diversificadas demandas que chegam as instituições públicas, em especial, neste momento de crescimento econômico experimentado pelo Brasil. Este estudo é baseado na teoria dos dois fatores de Herzberg, na teoria da hierarquia das necessidades de Abraham Maslow, no estudo de três experiências inovadoras além de uma pesquisa de campo realizada entre servidores da Procuradoria da República no Rio de Janeiro e igual número de populares não servidores abordados no centro do Rio de Janeiro. A pesquisa de campo revelou que os servidores pesquisados consideram sua remuneração baixa, seu volume e qualidade de trabalho bons, já os não servidores, consideram a remuneração do servidor público boa, seu volume e qualidade de trabalho baixos. As iniciativas inovadoras abordadas, foram consideradas positivas pela maioria dos dois grupos pesquisados. Observa-se que pouco pode ser feito em relação às recompensas financeiras no setor público, porém verifica-se que elas não são decisivas para a motivação do ser humano, as experiências inovadoras e as teorias estudadas indicam ser possível trabalhar os fatores não financeiros de forma a obter servidores mais satisfeitos e realizados que consequentemente produzem mais e melhor.The present work search to understand of that it forms is possible to motivate and to premier the public server without opposing the rules of the public administration; this questioning appeared of the observation of the necessity of apt servers qualified and motivated to attend of the increasing and diversified demands that arrive the public institutions, in special, at this moment of economic growth tried by Brazil. This study it is based on the theory of the two factors of Herzberg, on the theory of the hierarchy of the necessities of Abraham Maslow, on theory X and Y of Douglas McGregor, in the study of three innovative experiences beyond one field research carried through between servers of the Office of the Attorney of the Republic in Rio de Janeiro and equal number of not serving popular approached in the center of the Rio de Janeiro. The field survey revealed that the servers surveyed consider their pay, low; their volume and quality of work, good; since the population considers the remuneration of public server, good; volume and quality of work, low. The initiatives discussed were considered positive by the majority of both groups surveyed. We observe that little can be made in relation to them rewards financiers in the public sector, however verify that they are not decisive for the motivation of the human being, the innovative experiences and the studied theories indicate to be possible to work the not financial factors of form to get more satisfied and carried through servers who consequently produce more and better.Cabral, IsabelBaptista, Vinícius FerreiraMeirelles, Camyla D Elyz do AmaralPombal, Manoel José Ferreira do2016-07-26T20:39:55Z2016-07-26T20:39:55Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2019http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-31T21:05:42Zoai:app.uff.br:1/2019Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:58:59.077793Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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