Como motivar e premiar o servidor, sem contrariar as regras da administração pública?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pombal, Manoel José Ferreira do
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/2019
Resumo: O presente trabalho busca entender de que forma é possível motivar e premiar o servidor público sem contrariar as regras da administração pública; este questionamento surgiu da observação da necessidade de servidores qualificados e motivados aptos a atender as crescentes e diversificadas demandas que chegam as instituições públicas, em especial, neste momento de crescimento econômico experimentado pelo Brasil. Este estudo é baseado na teoria dos dois fatores de Herzberg, na teoria da hierarquia das necessidades de Abraham Maslow, no estudo de três experiências inovadoras além de uma pesquisa de campo realizada entre servidores da Procuradoria da República no Rio de Janeiro e igual número de populares não servidores abordados no centro do Rio de Janeiro. A pesquisa de campo revelou que os servidores pesquisados consideram sua remuneração baixa, seu volume e qualidade de trabalho bons, já os não servidores, consideram a remuneração do servidor público boa, seu volume e qualidade de trabalho baixos. As iniciativas inovadoras abordadas, foram consideradas positivas pela maioria dos dois grupos pesquisados. Observa-se que pouco pode ser feito em relação às recompensas financeiras no setor público, porém verifica-se que elas não são decisivas para a motivação do ser humano, as experiências inovadoras e as teorias estudadas indicam ser possível trabalhar os fatores não financeiros de forma a obter servidores mais satisfeitos e realizados que consequentemente produzem mais e melhor.
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