Olimpíada de Matemática: que preciosidades matemáticas envolvem os problemas desta competição e qual o seu impacto para o professor de matemática sem experiência em olimpíadas e a sua importância para o estudante?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Victor, Carlos Alberto da Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15548
Resumo: A Olimpíada de Matemática na busca de novos talentos tem a característica de ser uma competição intelectual, utilizando para isto problemas desafiadores que exigem do aluno a sua capacidade criativa na resolução dos mesmos. Em geral, se não houver uma preparação específica, deparamo-nos com várias barreiras que estão escondidas nas teorias. Este fato pode ser comum tanto ao discente quanto ao docente e, principalmente, nas fases finais das Olimpíadas. Um sentimento de frustração nos abrange quando não sabemos de que forma devemos enfrentar tais barreiras. Temos aqui uma proposta na tentativa de diminuir a distância que ocorre com matemática nas Escolas Básicas e a Olimpíada de Matemática. A dinâmica dessa proposta foi baseada em experiências no preparo de alunos para as Olimpíadas e de alguma forma tentando mostrar como podemos crescer teoricamente através dos problemas envolvidos. Buscamos através da resolução de alguns problemas escolhidos traçar algumas estratégias interessantes para a resolução dos mesmos utilizando pouca teoria. Em tais resoluções fazemos comentários dessas estratégias e de possíveis dificuldades que o aluno e/ou professor possam se deparar. Esta experiência indicou que há vários problemas que estimulam os jovens a gostar de matemática e se interessar pelos Problemas Olímpicos, bastando para isto desenvolver o raciocínio dele através de assuntos que possuem facilidades na aprendizagem. Como complementação, fazemos uma discussão não exaustiva de vários livros ou textos utilizados nesta experiência para o preparo de alunos às diversas competições Olímpicas dentro da Matemática.
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Em geral, se não houver uma preparação específica, deparamo-nos com várias barreiras que estão escondidas nas teorias. Este fato pode ser comum tanto ao discente quanto ao docente e, principalmente, nas fases finais das Olimpíadas. Um sentimento de frustração nos abrange quando não sabemos de que forma devemos enfrentar tais barreiras. Temos aqui uma proposta na tentativa de diminuir a distância que ocorre com matemática nas Escolas Básicas e a Olimpíada de Matemática. A dinâmica dessa proposta foi baseada em experiências no preparo de alunos para as Olimpíadas e de alguma forma tentando mostrar como podemos crescer teoricamente através dos problemas envolvidos. Buscamos através da resolução de alguns problemas escolhidos traçar algumas estratégias interessantes para a resolução dos mesmos utilizando pouca teoria. Em tais resoluções fazemos comentários dessas estratégias e de possíveis dificuldades que o aluno e/ou professor possam se deparar. Esta experiência indicou que há vários problemas que estimulam os jovens a gostar de matemática e se interessar pelos Problemas Olímpicos, bastando para isto desenvolver o raciocínio dele através de assuntos que possuem facilidades na aprendizagem. Como complementação, fazemos uma discussão não exaustiva de vários livros ou textos utilizados nesta experiência para o preparo de alunos às diversas competições Olímpicas dentro da Matemática.The Mathematical Olympiad in searching of new talent has the characteristic of being an intellectual competition, using for this challenging problems which require from the student his creative ability in solving them. In general, if there is no specific preparation, we are faced with several barriers that are hidden in the theories. This may be common to both student as the teacher, and especially in the final stages of the Mathematical Olympiad. A feeling of frustration covers us when we do not know how we should address such barriers. Here we have a proposal in an attempt to bridge the gap that occurs with mathematics in basic schools and Mathematical Olympiad. The dynamics of this proposal was based on experiences in preparing students for the Mathematical Olympiad and somehow trying to show how we can theoretically grow through the issues involved. We seek through solving some problems chosen to draw some interesting strategies for solving them by using little theory. In such resolutions we do reviews on these strategies and possible difficulties that the student and / or teacher may find. This experience indicated that there are several problems that encourage young people to enjoy and take an interest in solving problems enough for this to develop his reasoning through issues that have abilities for learning. Summarizing, we complement our discussion by analysing several books and texts used in this experience to prepare students for various competitions within the Mathematical Olympiad.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalUFRRJBrasilInstituto de Ciências ExatasProblemas de Olimpíadas de MatemáticaMatemática na Escola BásicaPreparação de alunos e professoresDescrição de Livros para preparação em OlimpíadasMathematical Olympiad ProblemsMathematics in Primary SchoolPreparing students and teachersDescription of books in preparation for the Mathematical OlympiadMatemáticaOlimpíada de Matemática: que preciosidades matemáticas envolvem os problemas desta competição e qual o seu impacto para o professor de matemática sem experiência em olimpíadas e a sua importância para o estudante?Math Olympiad: that mathematical morsels involve the problems of this competition and its impact to the math teacher with no experience in the Mathematical Olympiad and its importance to the student?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis[1] ALVES, Washington,J.S.; O Impacto da Olimpíada de Matemática em Alunos da Escola Pública; PUC/SP-2010 ( Dissertação de Mestrado Profissional Em Ensino de Matemática); [2] ANDREESCU,T., FENG, Z.; Mathematical Olympiads 1998-1999,problems and solutions from Around the world; MAA, 2000; [3] ANDREESCU, T.; Old and New Inequalities ; MAA-2005; [4] BIONDI, R. L.; VASCONCELOS, L. e MENEZES FILHO, N. A. de: Avaliando o impacto da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) no desempenho de matemática nas avaliações educacionais. Disponível em : http://bibliotecadigital.fgv.br/ocs/index.php/sbe/EBE09/paper/view/1092/315. Acesso em 12/02/2013. [5] da Comissão de Olimpíadas da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM); Olimpíadas Brasileiras de Matemática – 1ª a 8ª(problemas e resoluções)-compilado por Élio Mega e Renate Watanabe. Atual Editora Ltda, São Paulo,1995; [6] FUNCTION MAGAZINE; A SCHOOL MATHEMATICS JOURNAL- MONASH UNIVERSITY-2003; [7] HONSBERGER,R; Mathematical Morsels; Mathematical Association of American (MAA), Whashington,1978; [8] HONSBERGER,R; More Mathematical Morsels; Mathematical Association of American, Whashington,1991; [ 9] LARSON, L. C.;Problem-Solving Through Problems; Springer-Verlag; 1983 [10] MARCOS, V. M.M.-CMPA; B. ,MARCUS,V.A.-UFRGS; Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP): As Origens de um Projeto de Qualificação do ensino de matemática na Educação Básica-X Encontro Gaúcho de Educação Matemática- 2009/Ijuí/RS [11] MOREIRA, C. G. T. DE A.; WAGNER, E.. 10 Olimpíadas Iberoamericanas de Matemática. OEI,1996; [12] NASCIMENTO, M. G.; OEIRAS, J. T.Y.; Olímpico: Um ambiente Virtual para Competições Escolares Via Internet.Belém, PA:UFPa, 2006; 84 [13] PERAINO, M. A.; Adolescente Com altas habilidades/Superdotação de um assentamento rural: um estudo de caso : campo Grande, Mato Grosso do Sul:2007.104f (Dissertação de Mestrado em Psicologia). UCDB; [14] REVISTA EUREKA!; Olimpíada Brasileira de Matemática-SBM-IMPA; [15] SANTOS, A.L.; Problemas Selecionados de Matemática; Editora Ciência Moderna Ltda,Rio de Janeiro,2006; [16] SHKLARSLY,D.O.;The USSR Olympiad Problem Book: selected problems and theorems of elementary mathematics; Dover Publications, Inc., New York,1993; [17] SOIFER,A.;Colorado Mathematical Olympiad: The First ten Years and Further Explorations;Springer;U.S ( Paperback-june-1994); [18] SOUSA JR,L.A.M.; Olimpíadas Brasileiras de Matemática da 9ª à 15ª Edições UFC,Fortaleza,1994; [19] SUCUPIRA, G..;Será que as Meninas Não gostam de Matemática? Reflexão sobre Gênero, Educação e Ciência a partir de uma Etnologia sobre as Olimpíadas de matemática em Santa Catarina. SC : UFSC-2008;https://tede.ufrrj.br/retrieve/14494/2013%20-%20Carlos%20Alberto%20da%20Silva%20Victor.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17514/2013%20-%20Carlos%20Alberto%20da%20Silva%20Victor.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/23796/2013%20-%20Carlos%20Alberto%20da%20Silva%20Victor.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/30176/2013%20-%20Carlos%20Alberto%20da%20Silva%20Victor.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36554/2013%20-%20Carlos%20Alberto%20da%20Silva%20Victor.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/42950/2013%20-%20Carlos%20Alberto%20da%20Silva%20Victor.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49304/2013%20-%20Carlos%20Alberto%20da%20Silva%20Victor.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/55724/2013%20-%20Carlos%20Alberto%20da%20Silva%20Victor.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3468Submitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2020-04-29T13:46:32Z No. of bitstreams: 1 2013 - Carlos Alberto da Silva Victor.pdf: 970047 bytes, checksum: 992885253765da5d32d4e823c862c80f (MD5)Made available in DSpace on 2020-04-29T13:46:32Z (GMT). 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