Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) : uma visão sobre avaliação na perspectiva da resolução de problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Todeschini, Isabel Lovison
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/54862
Resumo: Neste trabalho, me proponho a pesquisar sobre como a participação na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) influencia na avaliação em sala de aula. O foco do estudo é a questão da avaliação e resolução de problemas, visto serem dois assuntos de fundamental importância para quem está se formando como professor de Matemática. Foram analisadas questões da segunda fase da OBMEP, bem como uma pauta de correção, além da realização de entrevistas com professores, com o objetivo de coletar e analisar dados sobre a opinião destes professores a respeito da OBMEP, da avaliação e da resolução de problemas.
id UFRGS-2_4fffeb36d63a2d7ea3b94534c90ad4d9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/54862
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Todeschini, Isabel LovisonSant'Ana, Marilaine de Fraga2012-09-01T01:37:15Z2012http://hdl.handle.net/10183/54862000856467Neste trabalho, me proponho a pesquisar sobre como a participação na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) influencia na avaliação em sala de aula. O foco do estudo é a questão da avaliação e resolução de problemas, visto serem dois assuntos de fundamental importância para quem está se formando como professor de Matemática. Foram analisadas questões da segunda fase da OBMEP, bem como uma pauta de correção, além da realização de entrevistas com professores, com o objetivo de coletar e analisar dados sobre a opinião destes professores a respeito da OBMEP, da avaliação e da resolução de problemas.This work aims at researching the influence on classroom evaluation after teachers participation at Brazilian Public Schools Mathematical Olympiad (OBMEP). Two points are focused in this research: evaluation and problems resolution because these are subjects of essential importance for those who are graduating as a mathematic teacher. OBMEP second phase questions as well as a correction topic were analyzed, including some interviews with these teachers in order to collect and analyze data about their opinion about OBMEP itself as well as evaluation and problems resolution.application/pdfporOlímpiadas matematicasResolução de problemasBrazilian public schools mathematical olympiad (OBMEP)EvaluationProblems resolutionOlimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) : uma visão sobre avaliação na perspectiva da resolução de problemasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2012Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000856467.pdf000856467.pdfTexto completoapplication/pdf343705http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54862/1/000856467.pdf4a646162c7c8dfc5cfa1397f1749ad36MD51TEXT000856467.pdf.txt000856467.pdf.txtExtracted Texttext/plain101382http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54862/2/000856467.pdf.txt436238980884d856c7c54a3092a8ecb2MD52THUMBNAIL000856467.pdf.jpg000856467.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1049http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54862/3/000856467.pdf.jpg9df9eebdd6c98b4f7079e79ecd00ef6eMD5310183/548622018-10-15 08:50:55.906oai:www.lume.ufrgs.br:10183/54862Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:50:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) : uma visão sobre avaliação na perspectiva da resolução de problemas
title Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) : uma visão sobre avaliação na perspectiva da resolução de problemas
spellingShingle Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) : uma visão sobre avaliação na perspectiva da resolução de problemas
Todeschini, Isabel Lovison
Olímpiadas matematicas
Resolução de problemas
Brazilian public schools mathematical olympiad (OBMEP)
Evaluation
Problems resolution
title_short Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) : uma visão sobre avaliação na perspectiva da resolução de problemas
title_full Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) : uma visão sobre avaliação na perspectiva da resolução de problemas
title_fullStr Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) : uma visão sobre avaliação na perspectiva da resolução de problemas
title_full_unstemmed Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) : uma visão sobre avaliação na perspectiva da resolução de problemas
title_sort Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) : uma visão sobre avaliação na perspectiva da resolução de problemas
author Todeschini, Isabel Lovison
author_facet Todeschini, Isabel Lovison
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Todeschini, Isabel Lovison
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sant'Ana, Marilaine de Fraga
contributor_str_mv Sant'Ana, Marilaine de Fraga
dc.subject.por.fl_str_mv Olímpiadas matematicas
Resolução de problemas
topic Olímpiadas matematicas
Resolução de problemas
Brazilian public schools mathematical olympiad (OBMEP)
Evaluation
Problems resolution
dc.subject.eng.fl_str_mv Brazilian public schools mathematical olympiad (OBMEP)
Evaluation
Problems resolution
description Neste trabalho, me proponho a pesquisar sobre como a participação na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) influencia na avaliação em sala de aula. O foco do estudo é a questão da avaliação e resolução de problemas, visto serem dois assuntos de fundamental importância para quem está se formando como professor de Matemática. Foram analisadas questões da segunda fase da OBMEP, bem como uma pauta de correção, além da realização de entrevistas com professores, com o objetivo de coletar e analisar dados sobre a opinião destes professores a respeito da OBMEP, da avaliação e da resolução de problemas.
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-09-01T01:37:15Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/54862
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000856467
url http://hdl.handle.net/10183/54862
identifier_str_mv 000856467
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54862/1/000856467.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54862/2/000856467.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54862/3/000856467.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4a646162c7c8dfc5cfa1397f1749ad36
436238980884d856c7c54a3092a8ecb2
9df9eebdd6c98b4f7079e79ecd00ef6e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224431840788480