Escola Municipal Terra de Educar: do projeto inicial à atualidade: descaminhos e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Erika Aparecida de Paula
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12987
Resumo: O presente trabalho de dissertação tem por objetivo analisar os processos que levaram, no decorrer dos anos, a Escola Municipal Terra de Educar, localizada em Paracambi-RJ, a mudar sua finalidade de formação que inicialmente fora estruturada à educação agrícola, com vistas a repensar e a propor estratégias adequadas à realidade contemporânea. Partindo desse desafio, foi analisado o material bibliográfico e documental desde a implantação da escola. Observe-se que os desafios para as instituições educativas são complexos e intensos e nesse contexto a tarefa formativa assume um papel cada vez mais importante na perspectiva de uma dimensão que se contraponha à lógica mercadológica do mundo globalizado. A discussão permeia as metodologias e práticas da educação agrícola e ambiental, ressaltando a qualidade de vida como integrante da própria cidadania, numa ruptura dos moldes de uma visão excessivamente biologizada da questão ambiental, de vertente biológico-preservacionista que tem sido hegemônica e restrita a práticas descontextualizadas. O desafio é contribuir para o desenvolvimento político-pedagógico, visando a adequação às questões agrícolas e ambientais, numa reflexão do papel da instituição na comunidade rural, bem como propor estratégias que contribuam para ações efetivas de resgate da gene da escola: educação agrícola e ambiental.
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Partindo desse desafio, foi analisado o material bibliográfico e documental desde a implantação da escola. Observe-se que os desafios para as instituições educativas são complexos e intensos e nesse contexto a tarefa formativa assume um papel cada vez mais importante na perspectiva de uma dimensão que se contraponha à lógica mercadológica do mundo globalizado. A discussão permeia as metodologias e práticas da educação agrícola e ambiental, ressaltando a qualidade de vida como integrante da própria cidadania, numa ruptura dos moldes de uma visão excessivamente biologizada da questão ambiental, de vertente biológico-preservacionista que tem sido hegemônica e restrita a práticas descontextualizadas. O desafio é contribuir para o desenvolvimento político-pedagógico, visando a adequação às questões agrícolas e ambientais, numa reflexão do papel da instituição na comunidade rural, bem como propor estratégias que contribuam para ações efetivas de resgate da gene da escola: educação agrícola e ambiental.This dissertation work aims to investigate the processes that led, over the years, the Municipal School of Earth Education, based in Paracambi-RJ to keep out of their constitution potentially destined for agricultural education, with a view to contributing to the rethink their strategies and to propose appropriate to contemporary reality. Note that the challenges for educational institutions are complex and intense as the formative task in this context assumes an increasingly important from the perspective of a dimension that goes against the market logic of the globalized world. The discussion permeates the methodologies and practices of agricultural and environmental education, emphasizing the quality of life as a member of citizenship itself, breaking the mold of an overly biologized of environmental issues, preservation of biological-strand which has been hegemonic and restrictive practices decontextualized. The challenge is to contribute to the development of the teaching policy, aimed at adaptation to environmental and agricultural issues, a reflection of the institution's role in the rural community, and propose strategies to promote effective action to rescue the gene of the school: agricultural and environmental education.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaEnsino AgrícolaEducação AmbientalPrática PedagógicaEducation agricultureEnvironmental EducationTeaching PracticeEducaçãoEscola Municipal Terra de Educar: do projeto inicial à atualidade: descaminhos e possibilidadesMunicipal School of Earth Education: the current home project: embezzlement and possibilitiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALVES-MAZZOTTI, A. J. & GEWANDSZNAJDER, F. Pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1999. ARROYO, M.G.; CALDART, R. S.; MOLINA, M. C. 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Teaching Practice
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description O presente trabalho de dissertação tem por objetivo analisar os processos que levaram, no decorrer dos anos, a Escola Municipal Terra de Educar, localizada em Paracambi-RJ, a mudar sua finalidade de formação que inicialmente fora estruturada à educação agrícola, com vistas a repensar e a propor estratégias adequadas à realidade contemporânea. Partindo desse desafio, foi analisado o material bibliográfico e documental desde a implantação da escola. Observe-se que os desafios para as instituições educativas são complexos e intensos e nesse contexto a tarefa formativa assume um papel cada vez mais importante na perspectiva de uma dimensão que se contraponha à lógica mercadológica do mundo globalizado. A discussão permeia as metodologias e práticas da educação agrícola e ambiental, ressaltando a qualidade de vida como integrante da própria cidadania, numa ruptura dos moldes de uma visão excessivamente biologizada da questão ambiental, de vertente biológico-preservacionista que tem sido hegemônica e restrita a práticas descontextualizadas. O desafio é contribuir para o desenvolvimento político-pedagógico, visando a adequação às questões agrícolas e ambientais, numa reflexão do papel da instituição na comunidade rural, bem como propor estratégias que contribuam para ações efetivas de resgate da gene da escola: educação agrícola e ambiental.
publishDate 2010
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dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Erika Aparecida de Paula. Escola Municipal Terra de Educar: do projeto inicial à atualidade: descaminhos e possibilidades. 2010. 90 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2010.
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