A trajetória profissional dos egressos do Curso Técnico em Agropecuária da EAF de São Cristóvão-SE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bomfim, Alberto Aciole
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12401
Resumo: O objetivo desta dissertação foi analisar a trajetória profissional dos egressos do Curso Técnico em Agropecuária da Escola Agrotécnica Federal de São Cristóvão-SE, buscando informações sobre sua situação profissional no mercado de trabalho, verificando não apenas a sua inserção, mas também, quanto às habilidades e competências a eles conferidas, e se os conteúdos curriculares ministrados atendem a formação de um técnico com o perfil necessário às novas exigências do mundo do trabalho e ao mesmo tempo permita uma formação cidadã. O desenvolvimento do trabalho foi organizado da seguinte forma: Em primeiro lugar procurou-se levantar pressupostos históricos da educação profissional no Brasil, com vistas ao objetivos desta amostra. Em seguida realizou-se um levantamento geral da situação agrícola do estado de Sergipe com ênfase para a região do Vale do Cotinguiba onde está situada a escola, em uma mesorregião denominada Grande Aracaju , finalizando com um levantamento histórico da Escola Agrotécnica Federal de São Cristóvão-SE, desde a sua origem até o momento atual, ressalvando a relevância da Instituição na política educacional do estado e da região como formadora de mão-de-obra para o setor agropecuário, através dos documentos da própria escola e de outros órgãos, bem como das Leis da Educação. O questionamento foi desenvolvido através da aplicação de questionários e os dados obtidos foram analisados e discutidos objetivando a definição de um perfil de formação para os egressos do curso técnico em agropecuária, ao tempo que também poderá servir como instrumento para a criação de outros cursos que possam atender à demanda do mercado. O universo de pesquisa deste trabalho foram os 66 egressos do curso Técnico em Agropecuária do ano de 2005, residentes em vários municípios do estado de Sergipe e dos vizinhos estados de Alagoas e Bahia. Finalizando o trabalho, pretende-se devolver à escola, a revisão de alguns pontos evidenciados na pesquisa que merecem um melhor tratamento, tais como: a adequação das atividades práticas com as teorias, a inserção no currículo de atividades que permita o desenvolvimento do empreendedorismo como parte do perfil dos egressos, uma maior integração da escola com a comunidade, o desenvolvimento de uma política permanente de acompanhamento dos egressos, sugerindo a criação na escola de um banco de empregos e, finalmente, a adequação permanente dos currículos de todos os cursos oferecidos pela escola, procurando proporcionar a formação de técnicos que, além de possui uma formação geral solidificada, também atenda as necessidades do mercado de trabalho.
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Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2008.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12401O objetivo desta dissertação foi analisar a trajetória profissional dos egressos do Curso Técnico em Agropecuária da Escola Agrotécnica Federal de São Cristóvão-SE, buscando informações sobre sua situação profissional no mercado de trabalho, verificando não apenas a sua inserção, mas também, quanto às habilidades e competências a eles conferidas, e se os conteúdos curriculares ministrados atendem a formação de um técnico com o perfil necessário às novas exigências do mundo do trabalho e ao mesmo tempo permita uma formação cidadã. O desenvolvimento do trabalho foi organizado da seguinte forma: Em primeiro lugar procurou-se levantar pressupostos históricos da educação profissional no Brasil, com vistas ao objetivos desta amostra. Em seguida realizou-se um levantamento geral da situação agrícola do estado de Sergipe com ênfase para a região do Vale do Cotinguiba onde está situada a escola, em uma mesorregião denominada Grande Aracaju , finalizando com um levantamento histórico da Escola Agrotécnica Federal de São Cristóvão-SE, desde a sua origem até o momento atual, ressalvando a relevância da Instituição na política educacional do estado e da região como formadora de mão-de-obra para o setor agropecuário, através dos documentos da própria escola e de outros órgãos, bem como das Leis da Educação. O questionamento foi desenvolvido através da aplicação de questionários e os dados obtidos foram analisados e discutidos objetivando a definição de um perfil de formação para os egressos do curso técnico em agropecuária, ao tempo que também poderá servir como instrumento para a criação de outros cursos que possam atender à demanda do mercado. O universo de pesquisa deste trabalho foram os 66 egressos do curso Técnico em Agropecuária do ano de 2005, residentes em vários municípios do estado de Sergipe e dos vizinhos estados de Alagoas e Bahia. Finalizando o trabalho, pretende-se devolver à escola, a revisão de alguns pontos evidenciados na pesquisa que merecem um melhor tratamento, tais como: a adequação das atividades práticas com as teorias, a inserção no currículo de atividades que permita o desenvolvimento do empreendedorismo como parte do perfil dos egressos, uma maior integração da escola com a comunidade, o desenvolvimento de uma política permanente de acompanhamento dos egressos, sugerindo a criação na escola de um banco de empregos e, finalmente, a adequação permanente dos currículos de todos os cursos oferecidos pela escola, procurando proporcionar a formação de técnicos que, além de possui uma formação geral solidificada, também atenda as necessidades do mercado de trabalho.The main goal of this essay was to analyze the career path of the Agriculture and Livestock Technical Course Alumni of the Federal Agrotechnical School of São Cristóvão-Sergipe-Brazil, seeking information on their career status in the work market, not only by monitoring their entrance in it, but also the abilities and competences acquired by them, as well as the curriculum appropriateness in face of current market demands for highly trained professionals, at the same time allowing them to grow as citizens. The main body of this work was organized as follows: Firstly, a history background of technical education in Brazil was portrayed, for sampling purposes. Subsequently, a broad outline of Sergipe s present farming status was drawn, with special focus on the Cotinguiba Valley , whet the school is located, in the Greater Aracaju area, closing with a historical background of the Federal Agrotechnical School of São Cristóvão-Sergipe-Brazil, from its foundation to the present day, with emphasis on the relevance of the institution to the educational policies of the State due to its major role as a farming workforce provider, by studying documents from the school itself and other institutions, as well as education laws. Questioning was carried out through questionnaires and the data obtained were analyzed and discussed in order to obtain a formation profile for the Agriculture and Livestock Technical Course Alumni that will serve as an basis instrument for the opening of new courses which will meet upcoming market demands. The universe of study were the 66 Agriculture and Livestock Technical Course Alumni of the class of 2005, residing in many different municipalities of Sergipe and the neighbor states of Alagoas and Bahia. To close this paper, the revision of some points which require a more direct approach is expected to be returned to the school, such as: the adequacy of practice to theory; the curricular inclusion of activities which promote entrepreneurship ; a better schoolcommunity integration; the development of a continuous alumni follow-up and assistance policy by creating an in-school job bank , and finally the permanent curricular adequacy of all the courses provided by the institution in order to promote a generalist solid technical background which will meet all market demands.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaegressosEducação Agrícolamercado de trabalhoalumniFarming educationwork marketEducaçãoA trajetória profissional dos egressos do Curso Técnico em Agropecuária da EAF de São Cristóvão-SEThe career path of the Agriculture and Livestock Technical Course Alumni of the Federal Agrotechnical School of São Cristóvão-Sergipe-Brazilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/56006/2008%20-%20Alberto%20Aciole%20Bomfim.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/106Made available in DSpace on 2016-04-26T16:55:30Z (GMT). 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