Se fosse possível pensar formas de nos mantermos mais próximos da universidade: uma análise do acompanhamento de egressos e egressas do curso de Licenciatura em História da UFPel.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Leonardo Tavares
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Gill, Lorena Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8322
Resumo: Este artigo aborda um estudo desenvolvido pelo Programa de Educação Tutorial Diversidade e Tolerância (PET-DT) e pelo Núcleo de Documentação Histórica Beatriz Loner (NDH) da UFPel, com 186 egressos e egressas do curso de Licenciatura em História da UFPel, por meio de um formulário Google. Através da utilização de metodologia quali-quantitativa, foi possível analisar alguns dados sobre os graduados bem como pequenas narrativas construídas por eles. A pesquisa buscou levantar informações a respeito da percepção que tinham sobre a formação recebida, tal como de suas inserções laborais. A intenção é a de se utilizar os resultados para repensar o próprio curso, que está completando 40 anos em 2021. Para a construção deste texto foram utilizadas reflexões sobre ser professor no Brasil.
id UFPL_e805dd439c4fb917b109078e3ff3d6bd
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/8322
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2022-04-29T00:57:19Z2022-04-29T00:57:19Z2021PEREIRA, L. T. ; GILL, L. A . Se fosse possível pensar formas de nos mantermos mais próximos da universidade: uma análise do acompanhamento de egressos e egressas do curso de Licenciatura em História da UFPel. ESTUDIOS HISTÓRICOS (RIVERA), v. 26, p. 1-21, 2021. Disponível em: https://estudioshistoricos.org/26/eh2611.pdf. Acesso em: 25 de abril de 2022.1688-5317http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8322Este artigo aborda um estudo desenvolvido pelo Programa de Educação Tutorial Diversidade e Tolerância (PET-DT) e pelo Núcleo de Documentação Histórica Beatriz Loner (NDH) da UFPel, com 186 egressos e egressas do curso de Licenciatura em História da UFPel, por meio de um formulário Google. Através da utilização de metodologia quali-quantitativa, foi possível analisar alguns dados sobre os graduados bem como pequenas narrativas construídas por eles. A pesquisa buscou levantar informações a respeito da percepção que tinham sobre a formação recebida, tal como de suas inserções laborais. A intenção é a de se utilizar os resultados para repensar o próprio curso, que está completando 40 anos em 2021. Para a construção deste texto foram utilizadas reflexões sobre ser professor no Brasil.porCDHRPyBEgressosProfessoresHistóriaUFPelAlumniTeachersHistorySe fosse possível pensar formas de nos mantermos mais próximos da universidade: uma análise do acompanhamento de egressos e egressas do curso de Licenciatura em História da UFPel.“If it were possible to think of ways for us to keep closer to the university”: an analysis of the monitoring of alumni from UFPel's History undergrad programinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePereira, Leonardo TavaresGill, Lorena Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTSe_fosse_possivel_pensar_formas_de_nos_mantermos_mais_proximos_da_universidade.pdf.txtSe_fosse_possivel_pensar_formas_de_nos_mantermos_mais_proximos_da_universidade.pdf.txtExtracted texttext/plain62378http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8322/6/Se_fosse_possivel_pensar_formas_de_nos_mantermos_mais_proximos_da_universidade.pdf.txtb0eced83f2a6b4c2ae00a996ffbcf1a8MD56open accessTHUMBNAILSe_fosse_possivel_pensar_formas_de_nos_mantermos_mais_proximos_da_universidade.pdf.jpgSe_fosse_possivel_pensar_formas_de_nos_mantermos_mais_proximos_da_universidade.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1656http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8322/7/Se_fosse_possivel_pensar_formas_de_nos_mantermos_mais_proximos_da_universidade.pdf.jpgcaeba086cf56e17fa47660e0a1b756c0MD57open accessORIGINALSe_fosse_possivel_pensar_formas_de_nos_mantermos_mais_proximos_da_universidade.pdfSe_fosse_possivel_pensar_formas_de_nos_mantermos_mais_proximos_da_universidade.pdfapplication/pdf318056http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8322/1/Se_fosse_possivel_pensar_formas_de_nos_mantermos_mais_proximos_da_universidade.pdf7eda218aa3c622a820f11c139a6cadbbMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8322/2/license_url924993ce0b3ba389f79f32a1b2735415MD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8322/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8322/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8322/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/83222023-07-13 03:36:52.948open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/8322VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T06:36:52Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Se fosse possível pensar formas de nos mantermos mais próximos da universidade: uma análise do acompanhamento de egressos e egressas do curso de Licenciatura em História da UFPel.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv “If it were possible to think of ways for us to keep closer to the university”: an analysis of the monitoring of alumni from UFPel's History undergrad program
title Se fosse possível pensar formas de nos mantermos mais próximos da universidade: uma análise do acompanhamento de egressos e egressas do curso de Licenciatura em História da UFPel.
spellingShingle Se fosse possível pensar formas de nos mantermos mais próximos da universidade: uma análise do acompanhamento de egressos e egressas do curso de Licenciatura em História da UFPel.
Pereira, Leonardo Tavares
Egressos
Professores
História
UFPel
Alumni
Teachers
History
title_short Se fosse possível pensar formas de nos mantermos mais próximos da universidade: uma análise do acompanhamento de egressos e egressas do curso de Licenciatura em História da UFPel.
title_full Se fosse possível pensar formas de nos mantermos mais próximos da universidade: uma análise do acompanhamento de egressos e egressas do curso de Licenciatura em História da UFPel.
title_fullStr Se fosse possível pensar formas de nos mantermos mais próximos da universidade: uma análise do acompanhamento de egressos e egressas do curso de Licenciatura em História da UFPel.
title_full_unstemmed Se fosse possível pensar formas de nos mantermos mais próximos da universidade: uma análise do acompanhamento de egressos e egressas do curso de Licenciatura em História da UFPel.
title_sort Se fosse possível pensar formas de nos mantermos mais próximos da universidade: uma análise do acompanhamento de egressos e egressas do curso de Licenciatura em História da UFPel.
author Pereira, Leonardo Tavares
author_facet Pereira, Leonardo Tavares
Gill, Lorena Almeida
author_role author
author2 Gill, Lorena Almeida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Leonardo Tavares
Gill, Lorena Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Egressos
Professores
História
UFPel
Alumni
Teachers
History
topic Egressos
Professores
História
UFPel
Alumni
Teachers
History
description Este artigo aborda um estudo desenvolvido pelo Programa de Educação Tutorial Diversidade e Tolerância (PET-DT) e pelo Núcleo de Documentação Histórica Beatriz Loner (NDH) da UFPel, com 186 egressos e egressas do curso de Licenciatura em História da UFPel, por meio de um formulário Google. Através da utilização de metodologia quali-quantitativa, foi possível analisar alguns dados sobre os graduados bem como pequenas narrativas construídas por eles. A pesquisa buscou levantar informações a respeito da percepção que tinham sobre a formação recebida, tal como de suas inserções laborais. A intenção é a de se utilizar os resultados para repensar o próprio curso, que está completando 40 anos em 2021. Para a construção deste texto foram utilizadas reflexões sobre ser professor no Brasil.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-29T00:57:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-04-29T00:57:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PEREIRA, L. T. ; GILL, L. A . Se fosse possível pensar formas de nos mantermos mais próximos da universidade: uma análise do acompanhamento de egressos e egressas do curso de Licenciatura em História da UFPel. ESTUDIOS HISTÓRICOS (RIVERA), v. 26, p. 1-21, 2021. Disponível em: https://estudioshistoricos.org/26/eh2611.pdf. Acesso em: 25 de abril de 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8322
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 1688-5317
identifier_str_mv PEREIRA, L. T. ; GILL, L. A . Se fosse possível pensar formas de nos mantermos mais próximos da universidade: uma análise do acompanhamento de egressos e egressas do curso de Licenciatura em História da UFPel. ESTUDIOS HISTÓRICOS (RIVERA), v. 26, p. 1-21, 2021. Disponível em: https://estudioshistoricos.org/26/eh2611.pdf. Acesso em: 25 de abril de 2022.
1688-5317
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8322
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CDHRPyB
publisher.none.fl_str_mv CDHRPyB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8322/6/Se_fosse_possivel_pensar_formas_de_nos_mantermos_mais_proximos_da_universidade.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8322/7/Se_fosse_possivel_pensar_formas_de_nos_mantermos_mais_proximos_da_universidade.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8322/1/Se_fosse_possivel_pensar_formas_de_nos_mantermos_mais_proximos_da_universidade.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8322/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8322/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8322/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8322/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b0eced83f2a6b4c2ae00a996ffbcf1a8
caeba086cf56e17fa47660e0a1b756c0
7eda218aa3c622a820f11c139a6cadbb
924993ce0b3ba389f79f32a1b2735415
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
fbd6c74465857056e3ca572d7586661b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1813710098139185152