Se fosse possível pensar formas de nos mantermos mais próximos da universidade: uma análise do acompanhamento de egressos e egressas do curso de Licenciatura em História da UFPel.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8322 |
Resumo: | Este artigo aborda um estudo desenvolvido pelo Programa de Educação Tutorial Diversidade e Tolerância (PET-DT) e pelo Núcleo de Documentação Histórica Beatriz Loner (NDH) da UFPel, com 186 egressos e egressas do curso de Licenciatura em História da UFPel, por meio de um formulário Google. Através da utilização de metodologia quali-quantitativa, foi possível analisar alguns dados sobre os graduados bem como pequenas narrativas construídas por eles. A pesquisa buscou levantar informações a respeito da percepção que tinham sobre a formação recebida, tal como de suas inserções laborais. A intenção é a de se utilizar os resultados para repensar o próprio curso, que está completando 40 anos em 2021. Para a construção deste texto foram utilizadas reflexões sobre ser professor no Brasil. |
id |
UFPL_e805dd439c4fb917b109078e3ff3d6bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/8322 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2022-04-29T00:57:19Z2022-04-29T00:57:19Z2021PEREIRA, L. T. ; GILL, L. A . Se fosse possível pensar formas de nos mantermos mais próximos da universidade: uma análise do acompanhamento de egressos e egressas do curso de Licenciatura em História da UFPel. ESTUDIOS HISTÓRICOS (RIVERA), v. 26, p. 1-21, 2021. Disponível em: https://estudioshistoricos.org/26/eh2611.pdf. Acesso em: 25 de abril de 2022.1688-5317http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8322Este artigo aborda um estudo desenvolvido pelo Programa de Educação Tutorial Diversidade e Tolerância (PET-DT) e pelo Núcleo de Documentação Histórica Beatriz Loner (NDH) da UFPel, com 186 egressos e egressas do curso de Licenciatura em História da UFPel, por meio de um formulário Google. Através da utilização de metodologia quali-quantitativa, foi possível analisar alguns dados sobre os graduados bem como pequenas narrativas construídas por eles. A pesquisa buscou levantar informações a respeito da percepção que tinham sobre a formação recebida, tal como de suas inserções laborais. A intenção é a de se utilizar os resultados para repensar o próprio curso, que está completando 40 anos em 2021. Para a construção deste texto foram utilizadas reflexões sobre ser professor no Brasil.porCDHRPyBEgressosProfessoresHistóriaUFPelAlumniTeachersHistorySe fosse possível pensar formas de nos mantermos mais próximos da universidade: uma análise do acompanhamento de egressos e egressas do curso de Licenciatura em História da UFPel.“If it were possible to think of ways for us to keep closer to the university”: an analysis of the monitoring of alumni from UFPel's History undergrad programinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePereira, Leonardo TavaresGill, Lorena Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTSe_fosse_possivel_pensar_formas_de_nos_mantermos_mais_proximos_da_universidade.pdf.txtSe_fosse_possivel_pensar_formas_de_nos_mantermos_mais_proximos_da_universidade.pdf.txtExtracted texttext/plain62378http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8322/6/Se_fosse_possivel_pensar_formas_de_nos_mantermos_mais_proximos_da_universidade.pdf.txtb0eced83f2a6b4c2ae00a996ffbcf1a8MD56open accessTHUMBNAILSe_fosse_possivel_pensar_formas_de_nos_mantermos_mais_proximos_da_universidade.pdf.jpgSe_fosse_possivel_pensar_formas_de_nos_mantermos_mais_proximos_da_universidade.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1656http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8322/7/Se_fosse_possivel_pensar_formas_de_nos_mantermos_mais_proximos_da_universidade.pdf.jpgcaeba086cf56e17fa47660e0a1b756c0MD57open accessORIGINALSe_fosse_possivel_pensar_formas_de_nos_mantermos_mais_proximos_da_universidade.pdfSe_fosse_possivel_pensar_formas_de_nos_mantermos_mais_proximos_da_universidade.pdfapplication/pdf318056http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8322/1/Se_fosse_possivel_pensar_formas_de_nos_mantermos_mais_proximos_da_universidade.pdf7eda218aa3c622a820f11c139a6cadbbMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8322/2/license_url924993ce0b3ba389f79f32a1b2735415MD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8322/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8322/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8322/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/83222023-07-13 03:36:52.948open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/8322VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T06:36:52Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Se fosse possível pensar formas de nos mantermos mais próximos da universidade: uma análise do acompanhamento de egressos e egressas do curso de Licenciatura em História da UFPel. |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
“If it were possible to think of ways for us to keep closer to the university”: an analysis of the monitoring of alumni from UFPel's History undergrad program |
title |
Se fosse possível pensar formas de nos mantermos mais próximos da universidade: uma análise do acompanhamento de egressos e egressas do curso de Licenciatura em História da UFPel. |
spellingShingle |
Se fosse possível pensar formas de nos mantermos mais próximos da universidade: uma análise do acompanhamento de egressos e egressas do curso de Licenciatura em História da UFPel. Pereira, Leonardo Tavares Egressos Professores História UFPel Alumni Teachers History |
title_short |
Se fosse possível pensar formas de nos mantermos mais próximos da universidade: uma análise do acompanhamento de egressos e egressas do curso de Licenciatura em História da UFPel. |
title_full |
Se fosse possível pensar formas de nos mantermos mais próximos da universidade: uma análise do acompanhamento de egressos e egressas do curso de Licenciatura em História da UFPel. |
title_fullStr |
Se fosse possível pensar formas de nos mantermos mais próximos da universidade: uma análise do acompanhamento de egressos e egressas do curso de Licenciatura em História da UFPel. |
title_full_unstemmed |
Se fosse possível pensar formas de nos mantermos mais próximos da universidade: uma análise do acompanhamento de egressos e egressas do curso de Licenciatura em História da UFPel. |
title_sort |
Se fosse possível pensar formas de nos mantermos mais próximos da universidade: uma análise do acompanhamento de egressos e egressas do curso de Licenciatura em História da UFPel. |
author |
Pereira, Leonardo Tavares |
author_facet |
Pereira, Leonardo Tavares Gill, Lorena Almeida |
author_role |
author |
author2 |
Gill, Lorena Almeida |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Leonardo Tavares Gill, Lorena Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Egressos Professores História UFPel Alumni Teachers History |
topic |
Egressos Professores História UFPel Alumni Teachers History |
description |
Este artigo aborda um estudo desenvolvido pelo Programa de Educação Tutorial Diversidade e Tolerância (PET-DT) e pelo Núcleo de Documentação Histórica Beatriz Loner (NDH) da UFPel, com 186 egressos e egressas do curso de Licenciatura em História da UFPel, por meio de um formulário Google. Através da utilização de metodologia quali-quantitativa, foi possível analisar alguns dados sobre os graduados bem como pequenas narrativas construídas por eles. A pesquisa buscou levantar informações a respeito da percepção que tinham sobre a formação recebida, tal como de suas inserções laborais. A intenção é a de se utilizar os resultados para repensar o próprio curso, que está completando 40 anos em 2021. Para a construção deste texto foram utilizadas reflexões sobre ser professor no Brasil. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-04-29T00:57:19Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-04-29T00:57:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PEREIRA, L. T. ; GILL, L. A . Se fosse possível pensar formas de nos mantermos mais próximos da universidade: uma análise do acompanhamento de egressos e egressas do curso de Licenciatura em História da UFPel. ESTUDIOS HISTÓRICOS (RIVERA), v. 26, p. 1-21, 2021. Disponível em: https://estudioshistoricos.org/26/eh2611.pdf. Acesso em: 25 de abril de 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8322 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
1688-5317 |
identifier_str_mv |
PEREIRA, L. T. ; GILL, L. A . Se fosse possível pensar formas de nos mantermos mais próximos da universidade: uma análise do acompanhamento de egressos e egressas do curso de Licenciatura em História da UFPel. ESTUDIOS HISTÓRICOS (RIVERA), v. 26, p. 1-21, 2021. Disponível em: https://estudioshistoricos.org/26/eh2611.pdf. Acesso em: 25 de abril de 2022. 1688-5317 |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8322 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CDHRPyB |
publisher.none.fl_str_mv |
CDHRPyB |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8322/6/Se_fosse_possivel_pensar_formas_de_nos_mantermos_mais_proximos_da_universidade.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8322/7/Se_fosse_possivel_pensar_formas_de_nos_mantermos_mais_proximos_da_universidade.pdf.jpg http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8322/1/Se_fosse_possivel_pensar_formas_de_nos_mantermos_mais_proximos_da_universidade.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8322/2/license_url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8322/3/license_text http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8322/4/license_rdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8322/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b0eced83f2a6b4c2ae00a996ffbcf1a8 caeba086cf56e17fa47660e0a1b756c0 7eda218aa3c622a820f11c139a6cadbb 924993ce0b3ba389f79f32a1b2735415 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e fbd6c74465857056e3ca572d7586661b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1813710098139185152 |