A relação família-escola e a produção da qualidade de ensino na Escola Agrotécnica Federal de Salinas - MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Marilze do Carmo Lima e
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12375
Resumo: Este trabalho investiga as trajetórias escolares e os processos de socialização familiar e escolar dos jovens que ingressaram na primeira série do curso médio integrado ao profissionalizante no ano letivo de 2007 na Escola Agrotécnica Federal de Salinas (EAFSalinas-MG). A pesquisa analisou como as características institucionais e familiares interagem na produção da imagem de qualidade de ensino ostentada por essa instituição. Fundamentado no escopo teórico da obra de Pierre Bourdieu articulou abordagens de forma qualitativa e em alguns aspectos também quantitativa mediante a aplicação de três questionários (pais, professores e alunos), com objetivo de levantar as características gerais dos agentes educacionais envolvidos no processo ensino e aprendizagem. Os resultados da investigação permitiram traçar algumas estratégias combinadas família-escola que garantem trajetórias escolares, que por sua vez garantem as representações sobre a qualidade dessa escola. Dessa forma, identificamos o modo como essas famílias investem na escolarização dos filhos, como se constituem as disposições duráveis (habitus) e os volumes e estruturas de capitais mais ou menos favoráveis às exigências da escolaridade. Assim, visamos ampliar nossa compreensão acerca da "produção da qualidade de ensino" dessa instituição e o 'aparente' paradoxo entre os objetivos do ensino profissional e os da clientela que procura esta escola, a saber, o caráter terminal e profissionalizante versus o caráter propedêutico. Uma das metas da pesquisa foi a caracterização da EAFSalinas-MG de acordo com o seu projeto político institucional, corpo docente e clientela, traçando assim um perfil sociográfico dos atores envolvidos, focalizando a interação família-escola e as práticas socioeducativas das famílias e da instituição. Essa investigação forneceu subsídios para a interpretação do sucesso ou fracasso escolar dos alunos, bem como, aquilatou o valor efetivamente agregado pela instituição, ou seja o efeito-escola na produção de trajetórias escolares de sucesso.
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A pesquisa analisou como as características institucionais e familiares interagem na produção da imagem de qualidade de ensino ostentada por essa instituição. Fundamentado no escopo teórico da obra de Pierre Bourdieu articulou abordagens de forma qualitativa e em alguns aspectos também quantitativa mediante a aplicação de três questionários (pais, professores e alunos), com objetivo de levantar as características gerais dos agentes educacionais envolvidos no processo ensino e aprendizagem. Os resultados da investigação permitiram traçar algumas estratégias combinadas família-escola que garantem trajetórias escolares, que por sua vez garantem as representações sobre a qualidade dessa escola. Dessa forma, identificamos o modo como essas famílias investem na escolarização dos filhos, como se constituem as disposições duráveis (habitus) e os volumes e estruturas de capitais mais ou menos favoráveis às exigências da escolaridade. Assim, visamos ampliar nossa compreensão acerca da "produção da qualidade de ensino" dessa instituição e o 'aparente' paradoxo entre os objetivos do ensino profissional e os da clientela que procura esta escola, a saber, o caráter terminal e profissionalizante versus o caráter propedêutico. Uma das metas da pesquisa foi a caracterização da EAFSalinas-MG de acordo com o seu projeto político institucional, corpo docente e clientela, traçando assim um perfil sociográfico dos atores envolvidos, focalizando a interação família-escola e as práticas socioeducativas das famílias e da instituição. Essa investigação forneceu subsídios para a interpretação do sucesso ou fracasso escolar dos alunos, bem como, aquilatou o valor efetivamente agregado pela instituição, ou seja o efeito-escola na produção de trajetórias escolares de sucesso.This work investigates the school trajectories and the scholar, familiar of socialization processes involving youths who join in the first grades of the secondary and technical courses in the school year of 2007 at Escola Agrotécnica Federal de Salinas (EAFSalinas-MG). The research analyzed how the institutional and familiar characteristics interact for the production of the image of quality of education exhibited for this institution. Based on the theoretical target of the workmanship of Pierre Bourdieu who articulated approaches of qualitative form and in some aspects also quantitative by means of the application of three questionnaires (parents, teachers and pupils), with objective of raising the general characteristics of the involved educational agents in the process of teaching and learning. The results of the inquiry had allowed to trace some combined strategies family-school that assure school trajectories, that in turn guarantee the representations on the quality of this school. Thus we identify the way these families invest in the schooling years of their children, how the durable disposition (habitus) is established and the volumes and structures of capitals more or less favorable to the requirements of education are used. Thus, we aim at to extend our understanding concerning production of the quality of teaching of this institution and 'apparent' paradox between the objectives of the technical education and the ones of the clientele who look for this school as well the terminal and technical trait versus the propaedeutic trait. One of the goals of the research was the characterization of the EAFSalinas in accordance with its institutional politician project, teacher staff and clientele, thus tracing a sociographical profile of the involved actors, focusing the interaction family-school and socio educative practice of the families and the institution. This research gave indications to interpretation of the school success or failure of the student, as well as, measured effectively the value added by the institution, that is the effect-school in the production of school trajectories of success.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de Agronomiaqualidade de ensinoEducação agrícolatrajetórias escolaresquality teachingagricultural educationschool trajectoriesEducaçãoA relação família-escola e a produção da qualidade de ensino na Escola Agrotécnica Federal de Salinas - MGThe relation family-school and the production of the quality of teaching in the Escola Agrotécnica Federal de Salinas - MGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/3557/2008%20-%20Marilze%20do%20Carmo%20Lima%20e%20Almeida.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17592/2008%20-%20Marilze%20do%20Carmo%20Lima%20e%20Almeida.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/23932/2008%20-%20Marilze%20do%20Carmo%20Lima%20e%20Almeida.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/30290/2008%20-%20Marilze%20do%20Carmo%20Lima%20e%20Almeida.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36688/2008%20-%20Marilze%20do%20Carmo%20Lima%20e%20Almeida.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/43044/2008%20-%20Marilze%20do%20Carmo%20Lima%20e%20Almeida.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49400/2008%20-%20Marilze%20do%20Carmo%20Lima%20e%20Almeida.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/55860/2008%20-%20Marilze%20do%20Carmo%20Lima%20e%20Almeida.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/98Made available in DSpace on 2016-04-26T16:55:29Z (GMT). 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