Laços de família: incesto e homossexualidade no cinema brasileiro da década de 2000
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15765 |
Resumo: | A presente dissertação tem como objetivo tratar das representações e repercussões de personagens homossexuais protagonistas no cinema brasileiro durante a década de 2000. Para o escopo do trabalho, analiso dois filmes realizados no período: A Festa da Menina Morta (2008), dirigido por Matheus Nachtergaele e Do Começo ao Fim (2009), de Aluizio Abranches. Ambas as obras possuem como elemento central de suas narrativas práticas homoafetivas entre parentes consanguíneos. Sustento que em tais películas, o tabu do incesto, prática considerada abjeta, social e moralmente condenável, é tratado num esforço contínuo em torná-lo palatável ao espectador - seja na extrema beleza dos atores, na estética fílmica clean e asséptica, na inexistência de conflitos entre o casal e demais membros da família; seja nas interfaces entre sexualidade/religiosidade, santidade/luto/expurgação, recursos estilísticos contemplativos e experimentais; demonstrando, assim, uma “cosmética” do incesto. Por meio de dados coletados em entrevistas, análise fílmica e críticas cinematográficas veiculadas no jornal “O Globo”, sobreponho beleza e abjeção, o grotesco e o sublime, para versar acerca das imbricações entre antropologia e cinema, homossexualidade e incesto, natureza e cultura. |
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Silva, Michel Carvalho Soares daCarvalho, Eliska Altmann de024.450.667-19http://lattes.cnpq.br/6056121209700995Benítez, María Elvira Díazhttp://lattes.cnpq.br/6992141930726548Guedes, Moema de Castrohttp://lattes.cnpq.br/8696769275634217Ribeiro, Ana Paula AlvesRinaldi, Alessandra de Andradehttp://lattes.cnpq.br/8189275262268204Freire, Mariana Baltarhttp://lattes.cnpq.br/6373795601350092125.284.107-86http://lattes.cnpq.br/48286111255332892024-01-17T16:37:37Z2024-01-17T16:37:37Z2015-08-31SILVA, Michel Carvalho Soares da. Laços de família: incesto e homossexualidade no cinema brasileiro da década de 2000. 2023. 126 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2023.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15765A presente dissertação tem como objetivo tratar das representações e repercussões de personagens homossexuais protagonistas no cinema brasileiro durante a década de 2000. Para o escopo do trabalho, analiso dois filmes realizados no período: A Festa da Menina Morta (2008), dirigido por Matheus Nachtergaele e Do Começo ao Fim (2009), de Aluizio Abranches. Ambas as obras possuem como elemento central de suas narrativas práticas homoafetivas entre parentes consanguíneos. Sustento que em tais películas, o tabu do incesto, prática considerada abjeta, social e moralmente condenável, é tratado num esforço contínuo em torná-lo palatável ao espectador - seja na extrema beleza dos atores, na estética fílmica clean e asséptica, na inexistência de conflitos entre o casal e demais membros da família; seja nas interfaces entre sexualidade/religiosidade, santidade/luto/expurgação, recursos estilísticos contemplativos e experimentais; demonstrando, assim, uma “cosmética” do incesto. Por meio de dados coletados em entrevistas, análise fílmica e críticas cinematográficas veiculadas no jornal “O Globo”, sobreponho beleza e abjeção, o grotesco e o sublime, para versar acerca das imbricações entre antropologia e cinema, homossexualidade e incesto, natureza e cultura.This dissertation aims to address the representations and repercussions of gay main characters in Brazilian cinema during the 2000s. The work is focused on two films shot in the period: A Festa da Menina Morta (2008), directed by Matheus Nachtergaele, and Do Começo ao Fim (2009), directed by Aluizio Abranches. Both films have as central element of theirs plots the relationships and struggles that arise from sexual practices between people with blood relations. I argue that the incest taboo, practice viewed as abject and morally and socially reprehensible among the cultures in the world , is treated in those two films with a continuous effort of making it palatable to the viewer. Be it through the dire beauty of the actors, the clean and aseptic filmic aesthetic, the absence of conflict between the couple and other members of the family; or in the articulations between sexuality and religiosity, holiness and purge, among others contrasts, that make the stylish recourses experimental and contemplative, the directors end up creating a “cosmetology” of the incest. Also, through data collected in interviews with the directors, critics’ reviews conveyed in the newspaper “O Globo” and through analysis of the films themselves, I tried to analyze and overlap some concepts, such as beauty and abject, sublime and grotesque, purity and danger, to discuss the imbrications between cinema and anthropology, homosexuality and incest, nature and culture.porUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Ciências SociaisUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisSociologiaSociologiaCinemaIncestoHomossexualidadeCinema BrasileiroBrazilian CinemaIncestHomosexualityLaços de família: incesto e homossexualidade no cinema brasileiro da década de 2000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis1. ALTMANN, Eliska. O Brasil imaginado na América Latina: a crítica de Glauber Rocha e Walter Salles. Rio de Janeiro: Contra capa Livraria/FAPERJ, 2010. 2. AMÂNCIO, Tunico. 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Créditos das Fotografias: Site Uol Cinemareponame:Repositório Institucional da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL2015 - Michel Carvalho Soares da Silva.pdf2015 - Michel Carvalho Soares da Silva.pdfapplication/pdf2851387https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15765/1/2015%20-%20Michel%20Carvalho%20Soares%20da%20Silva.pdfa2ef7430247c9a464a29113c95f48c92MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15765/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT2015 - Michel Carvalho Soares da Silva.pdf.txt2015 - Michel Carvalho Soares da Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain273301https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15765/3/2015%20-%20Michel%20Carvalho%20Soares%20da%20Silva.pdf.txt19ed9540bf47a9fe16b638924ad02ac6MD53THUMBNAIL2015 - Michel Carvalho Soares da Silva.pdf.jpg2015 - Michel Carvalho Soares da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1204https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15765/4/2015%20-%20Michel%20Carvalho%20Soares%20da%20Silva.pdf.jpgf339f9810598b25f23cd7d53849f84eaMD5420.500.14407/157652024-08-06 02:08:43.657oai:rima.ufrrj.br:20.500.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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede.ufrrj.br/PUBhttps://tede.ufrrj.br/oai/requestbibliot@ufrrj.bropendoar:2024-08-06T05:08:43Repositório Institucional da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false |
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A presente dissertação tem como objetivo tratar das representações e repercussões de personagens homossexuais protagonistas no cinema brasileiro durante a década de 2000. Para o escopo do trabalho, analiso dois filmes realizados no período: A Festa da Menina Morta (2008), dirigido por Matheus Nachtergaele e Do Começo ao Fim (2009), de Aluizio Abranches. Ambas as obras possuem como elemento central de suas narrativas práticas homoafetivas entre parentes consanguíneos. Sustento que em tais películas, o tabu do incesto, prática considerada abjeta, social e moralmente condenável, é tratado num esforço contínuo em torná-lo palatável ao espectador - seja na extrema beleza dos atores, na estética fílmica clean e asséptica, na inexistência de conflitos entre o casal e demais membros da família; seja nas interfaces entre sexualidade/religiosidade, santidade/luto/expurgação, recursos estilísticos contemplativos e experimentais; demonstrando, assim, uma “cosmética” do incesto. Por meio de dados coletados em entrevistas, análise fílmica e críticas cinematográficas veiculadas no jornal “O Globo”, sobreponho beleza e abjeção, o grotesco e o sublime, para versar acerca das imbricações entre antropologia e cinema, homossexualidade e incesto, natureza e cultura. |
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