Dinâmica de Grupo: uma estratégia para a reflexão do desenvolvimento de competências
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12216 |
Resumo: | As competências, quando trabalhadas, podem representar uma nova oportunidade para a educação a partir de uma visão racional, comprometida, responsável e global visando à formação de cidadãos. Entretanto, há grande divergência entre pensadores quando se fala em competência na educação, o que vem gerando debates e diferentes pontos de vista. Mas, nosso posicionamento é favorável ao desenvolvimento de competência na educação, e, percebemos que nossa compreensão não é diferente daqueles que não concordam com o tema, pois na visão de alguns autores, pensar em competências significaria individualizar o ser humano e educá-lo para o capital, e nossa intenção é justamente o contrário, é humanizar os acadêmicos participantes, possibilitando reflexão e ação que contribuam para seu desenvolvimento profissional, além de objetivar, também, desenvolver o crescimento pessoal, a reflexão acerca da vida, das relações humanas, da importância do coletivo, dentre outras questões importantes para o bom desempenho social e profissional. Assim, este trabalho teve como objetivo criar um espaço para a reflexão do desenvolvimento das competências, mediante discussão e reflexão, para que cada participante possa agir no processo de transformação pessoal, profissional e social. A metodologia utilizada foi a Educação de Laboratório, uma técnica da Dinâmica de Grupo. Participaram 15 estudantes, graduandos da turma de 2009 do curso de Tecnologia em Agroindústria, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, de Mato Grosso - Campus Campo Novo do Parecis, de ambos os sexos, entre 19 e 38 anos, residentes em Campo Novo do Parecis, casados e solteiros, que exerciam ou não alguma atividade profissional. Como instrumento, primeiramente, foi utilizado um questionário inicial com perguntas referentes às competências que seriam trabalhadas durante os encontros. Este questionário foi aplicado antes do primeiro encontro porque as respostas nortearam a elaboração dos encontros seguintes, partindo-se das necessidades que emergiram do grupo. Em um segundo momento, foram utilizadas técnicas de vivência de Dinâmica de Grupo para possibilitar o desenvolvimento das competências. Assim, foram realizados nove encontros e os assuntos abordados foram: autoconhecimento, criatividade, relacionamento interpessoal, comunicação, empatia, trabalho em equipe, capacidade de tomar decisão, liderança e comprometimento. As atividades finalizaram com a aplicação do questionário final. Concluiuse com a confirmação da hipótese de que a metodologia trabalhada levou os participantes à reflexão para desenvolver suas competências, agregando valor à formação tanto da vida profissional como pessoal. |
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Massaroli, Marisol Martins VincensiGonçalves, Sílvia Maria Melohttp://lattes.cnpq.br/4323286140400528Ericeira, Ronald Clay dos SantosMelo, Wilson Ferreira dehttp://lattes.cnpq.br/20720017596772302023-12-22T02:03:56Z2023-12-22T02:03:56Z2012-03-28MASSAROLI, Marisol Martins Vincensi. Dinâmica de Grupo: uma estratégia para a reflexão do desenvolvimento de competências. 2012. 68 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12216As competências, quando trabalhadas, podem representar uma nova oportunidade para a educação a partir de uma visão racional, comprometida, responsável e global visando à formação de cidadãos. Entretanto, há grande divergência entre pensadores quando se fala em competência na educação, o que vem gerando debates e diferentes pontos de vista. Mas, nosso posicionamento é favorável ao desenvolvimento de competência na educação, e, percebemos que nossa compreensão não é diferente daqueles que não concordam com o tema, pois na visão de alguns autores, pensar em competências significaria individualizar o ser humano e educá-lo para o capital, e nossa intenção é justamente o contrário, é humanizar os acadêmicos participantes, possibilitando reflexão e ação que contribuam para seu desenvolvimento profissional, além de objetivar, também, desenvolver o crescimento pessoal, a reflexão acerca da vida, das relações humanas, da importância do coletivo, dentre outras questões importantes para o bom desempenho social e profissional. Assim, este trabalho teve como objetivo criar um espaço para a reflexão do desenvolvimento das competências, mediante discussão e reflexão, para que cada participante possa agir no processo de transformação pessoal, profissional e social. A metodologia utilizada foi a Educação de Laboratório, uma técnica da Dinâmica de Grupo. Participaram 15 estudantes, graduandos da turma de 2009 do curso de Tecnologia em Agroindústria, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, de Mato Grosso - Campus Campo Novo do Parecis, de ambos os sexos, entre 19 e 38 anos, residentes em Campo Novo do Parecis, casados e solteiros, que exerciam ou não alguma atividade profissional. Como instrumento, primeiramente, foi utilizado um questionário inicial com perguntas referentes às competências que seriam trabalhadas durante os encontros. Este questionário foi aplicado antes do primeiro encontro porque as respostas nortearam a elaboração dos encontros seguintes, partindo-se das necessidades que emergiram do grupo. Em um segundo momento, foram utilizadas técnicas de vivência de Dinâmica de Grupo para possibilitar o desenvolvimento das competências. Assim, foram realizados nove encontros e os assuntos abordados foram: autoconhecimento, criatividade, relacionamento interpessoal, comunicação, empatia, trabalho em equipe, capacidade de tomar decisão, liderança e comprometimento. As atividades finalizaram com a aplicação do questionário final. Concluiuse com a confirmação da hipótese de que a metodologia trabalhada levou os participantes à reflexão para desenvolver suas competências, agregando valor à formação tanto da vida profissional como pessoal.The competences, when worked, may represent a new opportunity for education based on commitment, responsibility, comprehension and a rational view as regards of citizens education. However, there is great divergence among researcher when the subject is the development of competences in education, which has generated debate and different points of view. Our position is favorable for the development of competence in education, and we realize that our understanding is not different from those who disagree with the theme, because in the view of some authors, think about an education based in competences would lead us to educate man to the capital. Our intention is just the opposite, is to humanize the academic participants, enabling reflection and action that can contribute to their professional development, aiming also to development of personal growth, reflection about life, human relations, the importance of collective, among other issues important to the proper social and professional performance. Shortly this work have the intention to create a reflexive space for the development of competences through discussion and reflection, so that each participant could act in the process of personal, professional and social transformation. The methodology used was Educational Laboratory, a technique from group dynamics methodology. The participants were 15 Agribusiness Technology Course graduation students from the 2009 class in the Federal Institute of Education Science and Technology of Mato Grosso - Campus Campo Novo do Parecis, both sexes, between 19 and 38 years, living in Campo Novo do Parecis, married or single, exercising or not a professional activity. Firstly, as an instrument, we used a questionnaire about the competences we had planned to work during the future meetings. This questionnaire was done before the first meeting because the answers guided the development of subsequent meetings, starting from the needs that emerged from the group. In a second step, we experienced group dynamics techniques to enable the development of competences. Finally, nine meetings were held and the issues addressed were: self-knowledge, creativity, interpersonal communication, empathy, teamwork, ability to make decisions, leadership and commitment. The activities ended with the implementation of the final questionnaire. We concluded with the confirmation of the hypothesis, that the methodology used led participants to reflect and to develop their competences, adding value to both professional and personal life formation.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaReflexãoDesenvolvimentoDinâmica de GrupoReflectionDevelopmentGroup DynamicsEducaçãoDinâmica de Grupo: uma estratégia para a reflexão do desenvolvimento de competênciasGroup Dynamic: a strategy for reflecting about competence development.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALMEIDA, Maria Isabel; RUÉ, Joan. Educação e Competência: Pontos e contrapontos. Org. Valéria Amorim. Summus, 2009. ALVES, Maria Cristina. A importância da tomada de decisão. Blog: Visão do Empreendedor. 2009. 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As competências, quando trabalhadas, podem representar uma nova oportunidade para a educação a partir de uma visão racional, comprometida, responsável e global visando à formação de cidadãos. Entretanto, há grande divergência entre pensadores quando se fala em competência na educação, o que vem gerando debates e diferentes pontos de vista. Mas, nosso posicionamento é favorável ao desenvolvimento de competência na educação, e, percebemos que nossa compreensão não é diferente daqueles que não concordam com o tema, pois na visão de alguns autores, pensar em competências significaria individualizar o ser humano e educá-lo para o capital, e nossa intenção é justamente o contrário, é humanizar os acadêmicos participantes, possibilitando reflexão e ação que contribuam para seu desenvolvimento profissional, além de objetivar, também, desenvolver o crescimento pessoal, a reflexão acerca da vida, das relações humanas, da importância do coletivo, dentre outras questões importantes para o bom desempenho social e profissional. Assim, este trabalho teve como objetivo criar um espaço para a reflexão do desenvolvimento das competências, mediante discussão e reflexão, para que cada participante possa agir no processo de transformação pessoal, profissional e social. A metodologia utilizada foi a Educação de Laboratório, uma técnica da Dinâmica de Grupo. Participaram 15 estudantes, graduandos da turma de 2009 do curso de Tecnologia em Agroindústria, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, de Mato Grosso - Campus Campo Novo do Parecis, de ambos os sexos, entre 19 e 38 anos, residentes em Campo Novo do Parecis, casados e solteiros, que exerciam ou não alguma atividade profissional. Como instrumento, primeiramente, foi utilizado um questionário inicial com perguntas referentes às competências que seriam trabalhadas durante os encontros. Este questionário foi aplicado antes do primeiro encontro porque as respostas nortearam a elaboração dos encontros seguintes, partindo-se das necessidades que emergiram do grupo. Em um segundo momento, foram utilizadas técnicas de vivência de Dinâmica de Grupo para possibilitar o desenvolvimento das competências. Assim, foram realizados nove encontros e os assuntos abordados foram: autoconhecimento, criatividade, relacionamento interpessoal, comunicação, empatia, trabalho em equipe, capacidade de tomar decisão, liderança e comprometimento. As atividades finalizaram com a aplicação do questionário final. Concluiuse com a confirmação da hipótese de que a metodologia trabalhada levou os participantes à reflexão para desenvolver suas competências, agregando valor à formação tanto da vida profissional como pessoal. |
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