A informática e o processo de ensinoaprendizagem no curso técnico de nível médio em agropecuária do Campus Maués do Instituto Federal do Amazonas
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12888 |
Resumo: | O objetivo desse trabalho é contribuir para a melhor utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC) em benefício da inclusão e letramento digital das turmas de 1º ano do Curso Técnico em Agropecuária do Campus Maués do Instituto Federal do Amazonas. Para se atingir esse objetivo a pesquisa terá como meta identificar e compreender o papel da informática no processo de ensino aprendizagem e apontar as possibilidades de utilização das TICs para o Curso Técnico em Agropecuária. A pesquisa será realizada nos moldes da pesquisa-ação por ser um tipo de pesquisa social com base empírica associada com uma ação para a resolução de um problema coletivo onde todos os participantes estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo. Essa metodologia foi escolhida pelo fato de a proposta do projeto abarcar, dentre outros temas, a resolução de um problema comum, cujas causas ainda serão investigadas. Buscando apontar em que momento as TICs são utilizadas e se elas contribuem ou não como ferramenta de apoio no processo de ensino aprendizagem, a pesquisa realizará a aplicação de questionários com o tema “tecnologias” para identificar como a informática é utilizada, hoje, pelos professores e como os alunos a utilizam durante o exercício de suas atividades. Como resultado se espera mudar a visão dos professores com relação a utilização das TICs no Curso de Agropecuária além de promover a inclusão e letramento digital e fazer com que, de fato, a informática seja vista como uma ferramenta de ensino |
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Para se atingir esse objetivo a pesquisa terá como meta identificar e compreender o papel da informática no processo de ensino aprendizagem e apontar as possibilidades de utilização das TICs para o Curso Técnico em Agropecuária. A pesquisa será realizada nos moldes da pesquisa-ação por ser um tipo de pesquisa social com base empírica associada com uma ação para a resolução de um problema coletivo onde todos os participantes estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo. Essa metodologia foi escolhida pelo fato de a proposta do projeto abarcar, dentre outros temas, a resolução de um problema comum, cujas causas ainda serão investigadas. Buscando apontar em que momento as TICs são utilizadas e se elas contribuem ou não como ferramenta de apoio no processo de ensino aprendizagem, a pesquisa realizará a aplicação de questionários com o tema “tecnologias” para identificar como a informática é utilizada, hoje, pelos professores e como os alunos a utilizam durante o exercício de suas atividades. Como resultado se espera mudar a visão dos professores com relação a utilização das TICs no Curso de Agropecuária além de promover a inclusão e letramento digital e fazer com que, de fato, a informática seja vista como uma ferramenta de ensinoThe aim of this work is to contribute to the better use of information and communication technologies (ICT) for the benefit of inclusion and digital literacy of class 1st year Technical Course in Agriculture Campus Maués the Federal Institute of Amazonas. To achieve this goal the research will aim to identify and understand the role of information technology in the teaching and learning point to the possibilities of use of ICTs for Technical Course in Agriculture. The research will be conducted along the lines of action research to be a kind of social research with empirical basis associated with an action to resolve a collective problem that all participants are involved in a cooperative and participatory manner. This methodology chosen was because the project proposal cover, among other issues, the resolution of a common problem whose causes will be investigated further. Seeking to identify at what time ICTs are used and whether they contribute or not as a support tool in the process of teaching and learning, research will carry out the questionnaires with the theme "technology" to identify how the computer used today by teachers and how students use during the exercise of their activities. The result as expected to change the view of the teachers regarding the use of ICTs in Agriculture Course and promotes inclusion and digital literacy and make, in fact, the computer seen as a teaching tool.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaAgriculturalInclusion and Digital LiteracyinterdisciplinarityAgropecuáriaInclusão e Letramento DigitalinterdisciplinaridadeCiências HumanasA informática e o processo de ensinoaprendizagem no curso técnico de nível médio em agropecuária do Campus Maués do Instituto Federal do AmazonasInformatics and the teaching process learning in the middle-level agricultural course of the Campus Maués of the Federal Institute of Amazonasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisREFERÊNCIAS ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Informática e formação de professores. Brasília: Ministério da Educação, 2000. 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