Sistema de acompanhamento de egressos no Instituto Federal de Minas Gerais – estudo de caso no curso em sistemas de informação do Campus São João Evangelista.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimentel, Ricardo Bittencourt
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12675
Resumo: Para qualificar a oferta de curso, melhorar sua atuação e cumprir mais adequadamente sua missão, as Instituições de Ensino Superior necessitam obter informação sobre seus egressos. Com a expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e o aumento significativo do uso da Tecnologia da Informação e Sistemas de Informação nas instituições educacionais faz-se necessário identificar se as instituições estão de fato cumprindo seus objetivos e criando oportunidades ao público que se destina como também se estão formando profissionais conforme seus projetos de acordo com a área de atuação, formação humana e o mercado de trabalho. Nesse sentido, nessa pesquisa pretendeu-se mapear e caracterizar os egressos do Curso Bacharelado em Sistemas de Informação do Instituto Federal de Minas Gerais Campus São João Evangelista, através da criação de um portal de acompanhamento de egressos, contendo um questionário e ferramentas para envolver e interagir com os egressos nas atividades da instituição e nas oportunidades existentes na área de atuação e no mercado de trabalho. Para a criação desse portal, foi levado em consideração os 38 portais de egressos dos Institutos Federais e o questionário sobre o sistema com os egressos do curso. Para desenvolver essas atividades foi utilizada uma abordagem qualitativa com elementos quantitativos, realizada através de levantamento e análise de dados dos egressos do curso. Após o desenvolvimento do portal foi realizado uma pesquisa com os egressos, utilizando o questionário eletrônico contido no portal. Ao final desse trabalho, obteve-se os resultados da coleta dos dados dos egressos e sua apresentação e considerações. Por fim espera-se que as informações obtidas com os egressos possam contribuir como fonte de informação para a melhoria da qualidade do ensino e do curso, como também iniciar um projeto piloto de interação efetiva e duradora dos egressos com a instituição.
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spelling Pimentel, Ricardo BittencourtGregório, Sandra Regina099.420.597-09http://lattes.cnpq.br/0015837037500256Marino, Tiago Badrehttp://lattes.cnpq.br/5153390186016718Gregório, Sandra Reginahttp://lattes.cnpq.br/0015837037500256Abreu, João Batista Rodrigues dehttp://lattes.cnpq.br/8615110424985448Coelho, Geovália Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/1105733142044465039.917.226-23http://lattes.cnpq.br/04589453507952952023-12-22T02:16:14Z2023-12-22T02:16:14Z2019-08-01PIMENTEL, Ricardo Bittencourt. Sistema de acompanhamento de egressos no Instituto Federal de Minas Gerais – estudo de caso no curso em sistemas de informação do Campus São João Evangelista. 2019. 96f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2019.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12675Para qualificar a oferta de curso, melhorar sua atuação e cumprir mais adequadamente sua missão, as Instituições de Ensino Superior necessitam obter informação sobre seus egressos. Com a expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e o aumento significativo do uso da Tecnologia da Informação e Sistemas de Informação nas instituições educacionais faz-se necessário identificar se as instituições estão de fato cumprindo seus objetivos e criando oportunidades ao público que se destina como também se estão formando profissionais conforme seus projetos de acordo com a área de atuação, formação humana e o mercado de trabalho. Nesse sentido, nessa pesquisa pretendeu-se mapear e caracterizar os egressos do Curso Bacharelado em Sistemas de Informação do Instituto Federal de Minas Gerais Campus São João Evangelista, através da criação de um portal de acompanhamento de egressos, contendo um questionário e ferramentas para envolver e interagir com os egressos nas atividades da instituição e nas oportunidades existentes na área de atuação e no mercado de trabalho. Para a criação desse portal, foi levado em consideração os 38 portais de egressos dos Institutos Federais e o questionário sobre o sistema com os egressos do curso. Para desenvolver essas atividades foi utilizada uma abordagem qualitativa com elementos quantitativos, realizada através de levantamento e análise de dados dos egressos do curso. Após o desenvolvimento do portal foi realizado uma pesquisa com os egressos, utilizando o questionário eletrônico contido no portal. Ao final desse trabalho, obteve-se os resultados da coleta dos dados dos egressos e sua apresentação e considerações. Por fim espera-se que as informações obtidas com os egressos possam contribuir como fonte de informação para a melhoria da qualidade do ensino e do curso, como também iniciar um projeto piloto de interação efetiva e duradora dos egressos com a instituição.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorTo qualify the course offer, improve its performance and better fulfill its mission, the Higher Education Institutions need to obtain information about their graduates. With the expansion of the Federal Network of Vocational and Technological Education and the significant increase in the use of Information Technology and Information Systems in educational institutions, it is necessary to identify if the institutions are in fact fulfilling their objectives and creating opportunities for the intended public, professionals are also being trained according to their projects according to their area of expertise, human formation and the job market. In this sense, this research aimed to map and characterize the graduates of the Bachelor of Information Systems course at the Federal Institute of Minas Gerais campus São João Evangelista through the creation of an egress monitoring portal, containing a questionnaire and tools to engage and interact with graduates in the institution's activities and opportunities in the area of activity and in the job market. For the creation of this portal, it was taken into consideration the 38 egress portals of the Federal Institutes and the system questionnaire with the egresses of the course. To develop these activities was used a qualitative approach with quantitative elements, performed through survey and data analysis of graduates of the course. After the development of the portal, a survey was conducted with the graduates, using the electronic questionnaire contained in the portal. At the end of this work we obtained the results of the data collection of the graduates and their presentation and considerations. Finally, it is hoped that the information obtained from the graduates can contribute as a source of information to improve the quality of teaching and the course, as well as initiate a pilot process of effective and lasting interaction of the graduates with the institutionapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaEgressoFormação acadêmicaEducação SuperiorMercado de trabalhoEgressAcademic educationHigher EducationLabor marketEducaçãoSistema de acompanhamento de egressos no Instituto Federal de Minas Gerais – estudo de caso no curso em sistemas de informação do Campus São João Evangelista.System of follow-up of alumni in the Federal Institute of Minas Gerais - case study in the course in information systems of the São João Evangelista Campusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisANDRADE, Maria Margarida. Introdução ao trabalho científico. 10. ed. 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description Para qualificar a oferta de curso, melhorar sua atuação e cumprir mais adequadamente sua missão, as Instituições de Ensino Superior necessitam obter informação sobre seus egressos. Com a expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e o aumento significativo do uso da Tecnologia da Informação e Sistemas de Informação nas instituições educacionais faz-se necessário identificar se as instituições estão de fato cumprindo seus objetivos e criando oportunidades ao público que se destina como também se estão formando profissionais conforme seus projetos de acordo com a área de atuação, formação humana e o mercado de trabalho. Nesse sentido, nessa pesquisa pretendeu-se mapear e caracterizar os egressos do Curso Bacharelado em Sistemas de Informação do Instituto Federal de Minas Gerais Campus São João Evangelista, através da criação de um portal de acompanhamento de egressos, contendo um questionário e ferramentas para envolver e interagir com os egressos nas atividades da instituição e nas oportunidades existentes na área de atuação e no mercado de trabalho. Para a criação desse portal, foi levado em consideração os 38 portais de egressos dos Institutos Federais e o questionário sobre o sistema com os egressos do curso. Para desenvolver essas atividades foi utilizada uma abordagem qualitativa com elementos quantitativos, realizada através de levantamento e análise de dados dos egressos do curso. Após o desenvolvimento do portal foi realizado uma pesquisa com os egressos, utilizando o questionário eletrônico contido no portal. Ao final desse trabalho, obteve-se os resultados da coleta dos dados dos egressos e sua apresentação e considerações. Por fim espera-se que as informações obtidas com os egressos possam contribuir como fonte de informação para a melhoria da qualidade do ensino e do curso, como também iniciar um projeto piloto de interação efetiva e duradora dos egressos com a instituição.
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