Análise da visão/utilidade para fornecedores de um portal financeiro implantado por uma empresa varejista.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Júnior, Sérgio da Cruz
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15366
Resumo: O setor de varejo no Brasil tem apresentado constantes transformações e mudanças nos últimos anos, acompanhando as tendências econômicas no país e no mundo. As empresas que atuam no setor devem se adaptar a essas mudanças para continuarem competitivas nesse mercado cada vez mais concorrido e dinâmico. A globalização contribui ativamente para esse movimento das empresas varejistas na realização de alianças estratégicas para ganharem competitividade. O estudo faz uma análise da implantação de uma ferramenta, chamada de Portal Financeiro, na área de contas a pagar e receber de uma empresa do varejo, que tem o objetivo de tornar os processos entre a empresa e seus fornecedores mais rápidos e dinâmicos, afim de reduzirem custos e com respostas mais rápidas em seus mercados. Para isso, foi realizada uma pesquisa em dois momentos diferentes com os fornecedores que utilizam a ferramenta para identificar qual a satisfação deles para as funcionalidades e os possíveis benefícios que passaram a ter com tempo. O software SPSS versão 17 foi utilizado para a realização de análise descritiva e o teste Qui-Quadrado, para avaliar possíveis alterações nas respostas dos fornecedores nos dois momentos da pesquisa.
id UFRRJ-1_7eda53eeb6881020dc55e8c4592ee162
oai_identifier_str oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/15366
network_acronym_str UFRRJ-1
network_name_str Repositório Institucional da UFRRJ
repository_id_str
spelling Silva Júnior, Sérgio da CruzSouza, Marco Antonio Ferreira de019.710.817-28http://lattes.cnpq.br/5708227944301103Souza, Marcos Aguiar deLeal Júnior, Ilton Curty098.808.697-29http://lattes.cnpq.br/84654426743646032023-12-22T03:15:04Z2023-12-22T03:15:04Z2011-02-28SILVA JUNIOR, Sérgio da Cruz. Análise da visão/utilidade para fornecedores de um portal financeiro implantado por uma empresa varejista.. 2011. 77 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15366O setor de varejo no Brasil tem apresentado constantes transformações e mudanças nos últimos anos, acompanhando as tendências econômicas no país e no mundo. As empresas que atuam no setor devem se adaptar a essas mudanças para continuarem competitivas nesse mercado cada vez mais concorrido e dinâmico. A globalização contribui ativamente para esse movimento das empresas varejistas na realização de alianças estratégicas para ganharem competitividade. O estudo faz uma análise da implantação de uma ferramenta, chamada de Portal Financeiro, na área de contas a pagar e receber de uma empresa do varejo, que tem o objetivo de tornar os processos entre a empresa e seus fornecedores mais rápidos e dinâmicos, afim de reduzirem custos e com respostas mais rápidas em seus mercados. Para isso, foi realizada uma pesquisa em dois momentos diferentes com os fornecedores que utilizam a ferramenta para identificar qual a satisfação deles para as funcionalidades e os possíveis benefícios que passaram a ter com tempo. O software SPSS versão 17 foi utilizado para a realização de análise descritiva e o teste Qui-Quadrado, para avaliar possíveis alterações nas respostas dos fornecedores nos dois momentos da pesquisa.The retail industry in Brazil has been presented constant transformation and changes in the past years, following economic trends in the country and the world. Companies operating in this industry must adapt to these changes in order to remain competitive in this market increasingly aggressive and dynamic. Globalization actively contributes to this movement of retail companies in accomplishing strategic alliances to gain competitiveness. The study analyzes the implementation of a tool called Financial Portal, in the area of accounts payable and receivable in a retail company, which aims to make the processes between the company and its suppliers faster and more dynamic in order to reduce costs with faster responses in their markets. For this, a search was conducted at two different times with suppliers who use the tool to identify their satisfaction for the features and possible benefits that they have acquired with time. The software SPSS version 17 was used to perform descriptive analysis and chisquare test, to assess possible changes in the supplier’s responses in the two stages of research.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Gestão e EstratégiaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Sociais AplicadasVarejoPortal FinanceiroAlianças EstratégicasAdministraçãoAnálise da visão/utilidade para fornecedores de um portal financeiro implantado por uma empresa varejista.Analysis of the vision / utility suppliers for a financial portal deployed by a retailerinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisANGELO, C. F. de; SILVEIRA, J. A. G. da; Varejo Competitivo. Vol. 13 São Paulo: Ed. Saint Paul, 2008. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AUTOMACÃO. Ecommerce / EDI e XML . SãoPaulo, 2005. Disponível em: http://www.eanbrasil.org.br/servlet/ServletContent?requestId=36. Acesso em: 10 agosto 2010. BARNEY, J. B.; Gaining and Sustaining Competitive Advantage. Reading – MA: Adisson Wesley, 1996. BARRETO, A. C.P.M; FAMÁ, R.; Fusões, aquisições e Joint-ventures como uma solução para os problemas de competitividade de empresas brasileiras. São Paulo, 1996 BARROS, B. T. D.; SOUZA, H.H.R.F.D.; STEUER, R. Gestão nos processos de fusões e aquisições. BARROS, B. T. D.; Fusões e aquisições no Brasil. São Paulo: Atlas, 2003. BERNARDO, C. G.; A tecnologia do RFID e os benefícios da etiqueta inteligente para os negócios. Artigo Set/2005. CASA, E. F.; Posicionamento estratégico das redes varejistas Lojas Colombo e Magazine Luiza, 2006. CASTELLS, M.; A sociedade em rede. 3.ed. São Paulo: Paz e Terra. 2000. 617p. (A era da informação: economia, sociedade e cultura; v. 1). CHING, H. Y.; Gestão de estoques na cadeia de logística integrada – Supply Chain. 2ª. Ed. – São Paulo: Atlas, 2001. CHIUSOLI, C. L.; PACANHAN, M. N.; STAHL, L. M.; Mudança Organizacional no Varejo: um estudo comparado de dois setores a partir da formação de redes associativistas. 2004. CORRAR, L.J.; PAULO E.; FILHO, J.M.D.; Análise multivariada. Ed. Atlas 2007 DAVENPORT, T. H.; Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. São Paulo: Futura, 1998. 316.p. DELOITTE, Os poderosos do varejo global – A busca do crescimento sustentável. Artigo disponível no site www.deloitte.com.br. 2007 / 2008 ______________ análise setorial varejo – ano 2009 DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos. Disponível em: <http://www.dieese.org.br> – análise setorial do comércio varejista. Acesso em: 15/10/2010 DOZ, Y. L.; HAMEL, G.; A vantagem das alianças: a arte de criar valor através de parceirias. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2000. EASTERBY-SMITH, M.; THORPE, R.; LOWE, A.; Pesquisa Gerencial em Administração: um guia para monografias, dissertações, pesquisas internas e trabalhos de consultoria. São Paulo: Pioneira, 1999. E-BIT – Empresa com Informações do Comércio Eletrônico. Disponível em: <http://www.ebit. com.br> – 21ª publicação WebShoppers ECR BRASIL - O compartilhamento de informações e a transparência são fundamentais para um bom relacionamento entre indústria e varejo. Disponível em: <http://www.ecrbrasil.com.br/ecrbrasil/page/noticias_ecr.asp>. Acesso em: 17/12/2010 FOLHA DE SÃO PAULO, edição do dia 14 de abril de 2008. Caderno dinheiro, pp. 3-4. FERNANDES, B. H. R.; Administração Estratégica: da competência empreendedora à avaliação de desempenho. São Paulo: Saraiva, 2005. FERREIRA, M. S.; Estratégia competitiva no varejo de supermercado brasileiro: uma análise do desempenho das seis maiores redes entre 1999 e 2003. Dissertação de Mestrado do Pro73 grama de Pós Graduação em Gestão e Estratégia em Negócios da UFRRJ/ICHS, Seropédica / RJ – 2005. FITZSIMMONS, J.A.; FITZSIMMONS, M.J.; Administração de Serviços: operações, estratégia e tecnologia da informação. Porto alegre: 2ª ed., Bookman, RS, 2000. FRUJUELLE, R.; O tempo como fator de competitividade: um sistema especialista para apoio à escolha de tecnologia de gestão da produção. Tese de Doutorado – Engenharia de Produção: COPPE/UFRJ, Rio de Janeiro, 2001 GHISI, F. A.; A implementação do ECR (Efficient Consumer Response) no canal de distribuição de produtos de mercearia básica: um estudo multicaso. Dissertação de Mestrado do Departamento de Engenharia de Produção, UFSCar, São Carlos 2001. GITMAN, L. J.; Princípios de Administração financeira. 7ª edição. São Paulo: Harbra, 2002. GUIMARÃES, L. A.; Uma análise do uso estratégico de operadores logísticos como apoio a obtenção de vantagens competitivas. Dissertação de Mestrado do Programa de Pós Graduação em Gestão e Estratégia em Negócios da UFRRJ/ICHS, Seropédica / RJ 2003. GULATI, R.; Alliances and Networks. Strategic Management Journal, v. 19, p. 293-317, 1998. GULATI, R.; NOHRIA, N.; ZAHEER, A.; Strategic Networks. Strategic Management Journal, v. 21, p. 203-215, 2000. HANSEN, J. V.; HILL, N. C.; Control and audit of electronic data interchange, MIS Quarterly, Dec. 1989. ISTO É DINHEIRO, O plano latino da Americanas, disponível em http://www.terra.com.br/istoedinheiro/edicoes/576/artigo105073-1.htm INTERCHANGE. FAQ. [São Paulo], 2004. Disponível em: <http://www.interchange.com.br/faq.asp>. Acesso em: 12 dezembro 2010. JACOBSON, L. V.; VASCONCELLOS, E. P.; MENDIA, F.; Parcerias estratégicas no desenvolvimento de e-learning: um estudo de caso. Abril, 2002. KOTLER, P.; Administração de marketing. 10.ª ed., São Paulo: Prentice Hall, 2000. ________________ 2001 Marketing para o século XXl. São Paulo. Futura, p. 305. KPMG. Pesquisa sobre alianças estratégicas, 1999. LAVRATTI, F. B.; COLOSSI, N.; DELUCA, M.; Considerações conceituais sobre Efficient Consumer Response (ECR) no contexto supermercadista. CAD - Departamento de Ciências da Administração, 2002. Disponível em: <URL:http://www.cad.ufsc.br/revista/08/Revista%208%20-%206%20- %20ARTIGO%2017(site).pdf>. Acesso em: 18/11/2010 LEVY, M.; WEITZ, B. A.; Administração de Varejo. São Paulo: Atlas, 2007. LEWIS, J. D.; Alianças estratégicas: estruturando e administrando parcerias para o aumento da lucratividade. São Paulo: Pioneira, 1992. MACEDO-SOARES, T. D. L.; v. A. Strategic alliances and networks: conceptual tools for strategic assessments, In: Proceedings of GBATA International Conference 2002, Rome, St. John’s University, p. 292-305, 2002. MIRANDA, R. L.; Marketing do Varejo e Alianças Estratégicas com a Indústria. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1997. MOONEY, J. L.; PITTMAN, W. D.; A guide to electronic commerce. Management Accounting, p.43-47, Sep.1996. NOLETO, M. J.; Parcerias e alianças estratégicas: uma abordagem prática. 2ª Ed. São Paulo: Global, 2004. PARENTE, J.; Varejo no Brasil, São Paulo: Atlas, 2000. PENTEADO, F.; O Consumidor mora ao lado. Giro News, São Paulo, n. 116, p. 18-19, jan./fev. 2006. 74 PIZYSIEZNIG FILHO, J.; Competências essenciais e a tecnologia de informação: o caso da Interchange. In: MARCOVITCH, J.; (Org.). Tecnologia de informação e estratégia empresarial. São Paulo : Futura, 1997. p.49-64. POLIDORO, A. G.; Aplicação de troca eletrônica de dados (EDI) utilizando padrões EAN Brasil. Trabalho de conclusão de curso da Universidade Regional de Blumenau, 2007. Portal Varejo. Inovação no setor varejista. Disponível em: http://www.portalvarejo.com.br/noticias_categorias/tendencias-e-opiniao-200-1.html. Acesso em 15 Mar. 2011. PORTER, M. E.; Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro: Campus, 2002. ________________ 1986 Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. Rio de Janeiro: Editora Campus. PORTO, S. G.; BRAZ, R. N.; PLONSKI, G. A.; O intercâmbio eletrônico de dados – EDI e seus impactos organizacionais, Rev. FAE, Curitiba, v.3, n.3, p.1-29, set./dez. 2000. ROESCH, S. M. A.; Projetos de Estágio e Pesquisa em Administração. 3ª Edição. São Paulo: Atlas, 2009. SANTOS, J.; A evolução do varejo. Fae Business, n. 11, p. 19-20, junho 2005. Disponível em http://www2.fae.edu/curitiba/index.vm: Acesso em 27 Nov. 2010. SAP Brasil. Site Oficial SAP. http://www.sap.com/brazil. Acesso em: julho 2010. SHAPIRO, C.; VARIAN, H. R.; A economia da informação: como os princípios econômicos se aplicam à era da internet. Trad.: Ricardo Inoposa. 1ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999. STIGLITZ, J. E. A.; A promessa das Instituições Globais. São Paulo: Futura, 2002. TAVARES, M.; Alianças e redes estratégicas: as tendências nas empresas líderes no Brasil. Dissertação de Mestrado, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Administração/IAG, 2002. VERGARA, S. C.; Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. 8 ed. São Paulo: Atlas, 2007. YIN, Robert K.; Estudo de caso – planejamento e métodos. (3Ed.). Porto Alegre: Bookman. 2005. YOSHIRO, M. Y.; RANGAN, U. S. Alianças estratégicas. São Paulo: Makron Books, 1996.https://tede.ufrrj.br/retrieve/61366/2011%20-%20S%c3%a9rgio%20da%20Cruz%20Silva%20J%c3%banior.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3768Submitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2020-07-28T19:43:19Z No. of bitstreams: 1 2011 - Sérgio da Cruz Silva Júnior.pdf: 1402531 bytes, checksum: 8bcbbf58b46ef30ece6f55c4ba22c5dd (MD5)Made available in DSpace on 2020-07-28T19:43:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011 - Sérgio da Cruz Silva Júnior.pdf: 1402531 bytes, checksum: 8bcbbf58b46ef30ece6f55c4ba22c5dd (MD5) Previous issue date: 2011-02-28info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJTHUMBNAIL2011 - Sérgio da Cruz Silva Júnior.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15366/1/2011%20-%20S%c3%a9rgio%20da%20Cruz%20Silva%20J%c3%banior.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD51TEXT2011 - Sérgio da Cruz Silva Júnior.pdf.txtExtracted Texttext/plain216650https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15366/2/2011%20-%20S%c3%a9rgio%20da%20Cruz%20Silva%20J%c3%banior.pdf.txtb2a7257ee56c4f511f11cf5bbf3aeb6fMD52ORIGINAL2011 - Sérgio da Cruz Silva Júnior.pdf2011 - Sérgio da Cruz Silva Júniorapplication/pdf1402531https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15366/3/2011%20-%20S%c3%a9rgio%20da%20Cruz%20Silva%20J%c3%banior.pdf8bcbbf58b46ef30ece6f55c4ba22c5ddMD53LICENSElicense.txttext/plain2089https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15366/4/license.txt7b5ba3d2445355f386edab96125d42b7MD5420.500.14407/153662023-12-22 00:15:04.489oai:rima.ufrrj.br:20.500.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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede.ufrrj.br/PUBhttps://tede.ufrrj.br/oai/requestbibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.bropendoar:2023-12-22T03:15:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Análise da visão/utilidade para fornecedores de um portal financeiro implantado por uma empresa varejista.
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Analysis of the vision / utility suppliers for a financial portal deployed by a retailer
title Análise da visão/utilidade para fornecedores de um portal financeiro implantado por uma empresa varejista.
spellingShingle Análise da visão/utilidade para fornecedores de um portal financeiro implantado por uma empresa varejista.
Silva Júnior, Sérgio da Cruz
Varejo
Portal Financeiro
Alianças Estratégicas
Administração
title_short Análise da visão/utilidade para fornecedores de um portal financeiro implantado por uma empresa varejista.
title_full Análise da visão/utilidade para fornecedores de um portal financeiro implantado por uma empresa varejista.
title_fullStr Análise da visão/utilidade para fornecedores de um portal financeiro implantado por uma empresa varejista.
title_full_unstemmed Análise da visão/utilidade para fornecedores de um portal financeiro implantado por uma empresa varejista.
title_sort Análise da visão/utilidade para fornecedores de um portal financeiro implantado por uma empresa varejista.
author Silva Júnior, Sérgio da Cruz
author_facet Silva Júnior, Sérgio da Cruz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Júnior, Sérgio da Cruz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Marco Antonio Ferreira de
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 019.710.817-28
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5708227944301103
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Souza, Marcos Aguiar de
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Leal Júnior, Ilton Curty
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 098.808.697-29
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8465442674364603
contributor_str_mv Souza, Marco Antonio Ferreira de
Souza, Marcos Aguiar de
Leal Júnior, Ilton Curty
dc.subject.eng.fl_str_mv Varejo
Portal Financeiro
Alianças Estratégicas
topic Varejo
Portal Financeiro
Alianças Estratégicas
Administração
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Administração
description O setor de varejo no Brasil tem apresentado constantes transformações e mudanças nos últimos anos, acompanhando as tendências econômicas no país e no mundo. As empresas que atuam no setor devem se adaptar a essas mudanças para continuarem competitivas nesse mercado cada vez mais concorrido e dinâmico. A globalização contribui ativamente para esse movimento das empresas varejistas na realização de alianças estratégicas para ganharem competitividade. O estudo faz uma análise da implantação de uma ferramenta, chamada de Portal Financeiro, na área de contas a pagar e receber de uma empresa do varejo, que tem o objetivo de tornar os processos entre a empresa e seus fornecedores mais rápidos e dinâmicos, afim de reduzirem custos e com respostas mais rápidas em seus mercados. Para isso, foi realizada uma pesquisa em dois momentos diferentes com os fornecedores que utilizam a ferramenta para identificar qual a satisfação deles para as funcionalidades e os possíveis benefícios que passaram a ter com tempo. O software SPSS versão 17 foi utilizado para a realização de análise descritiva e o teste Qui-Quadrado, para avaliar possíveis alterações nas respostas dos fornecedores nos dois momentos da pesquisa.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-02-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-22T03:15:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-22T03:15:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA JUNIOR, Sérgio da Cruz. Análise da visão/utilidade para fornecedores de um portal financeiro implantado por uma empresa varejista.. 2011. 77 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15366
identifier_str_mv SILVA JUNIOR, Sérgio da Cruz. Análise da visão/utilidade para fornecedores de um portal financeiro implantado por uma empresa varejista.. 2011. 77 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ.
url https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15366
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.references.por.fl_str_mv ANGELO, C. F. de; SILVEIRA, J. A. G. da; Varejo Competitivo. Vol. 13 São Paulo: Ed. Saint Paul, 2008. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AUTOMACÃO. Ecommerce / EDI e XML . SãoPaulo, 2005. Disponível em: http://www.eanbrasil.org.br/servlet/ServletContent?requestId=36. Acesso em: 10 agosto 2010. BARNEY, J. B.; Gaining and Sustaining Competitive Advantage. Reading – MA: Adisson Wesley, 1996. BARRETO, A. C.P.M; FAMÁ, R.; Fusões, aquisições e Joint-ventures como uma solução para os problemas de competitividade de empresas brasileiras. São Paulo, 1996 BARROS, B. T. D.; SOUZA, H.H.R.F.D.; STEUER, R. Gestão nos processos de fusões e aquisições. BARROS, B. T. D.; Fusões e aquisições no Brasil. São Paulo: Atlas, 2003. BERNARDO, C. G.; A tecnologia do RFID e os benefícios da etiqueta inteligente para os negócios. Artigo Set/2005. CASA, E. F.; Posicionamento estratégico das redes varejistas Lojas Colombo e Magazine Luiza, 2006. CASTELLS, M.; A sociedade em rede. 3.ed. São Paulo: Paz e Terra. 2000. 617p. (A era da informação: economia, sociedade e cultura; v. 1). CHING, H. Y.; Gestão de estoques na cadeia de logística integrada – Supply Chain. 2ª. Ed. – São Paulo: Atlas, 2001. CHIUSOLI, C. L.; PACANHAN, M. N.; STAHL, L. M.; Mudança Organizacional no Varejo: um estudo comparado de dois setores a partir da formação de redes associativistas. 2004. CORRAR, L.J.; PAULO E.; FILHO, J.M.D.; Análise multivariada. Ed. Atlas 2007 DAVENPORT, T. H.; Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. São Paulo: Futura, 1998. 316.p. DELOITTE, Os poderosos do varejo global – A busca do crescimento sustentável. Artigo disponível no site www.deloitte.com.br. 2007 / 2008 ______________ análise setorial varejo – ano 2009 DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos. Disponível em: <http://www.dieese.org.br> – análise setorial do comércio varejista. Acesso em: 15/10/2010 DOZ, Y. L.; HAMEL, G.; A vantagem das alianças: a arte de criar valor através de parceirias. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2000. EASTERBY-SMITH, M.; THORPE, R.; LOWE, A.; Pesquisa Gerencial em Administração: um guia para monografias, dissertações, pesquisas internas e trabalhos de consultoria. São Paulo: Pioneira, 1999. E-BIT – Empresa com Informações do Comércio Eletrônico. Disponível em: <http://www.ebit. com.br> – 21ª publicação WebShoppers ECR BRASIL - O compartilhamento de informações e a transparência são fundamentais para um bom relacionamento entre indústria e varejo. Disponível em: <http://www.ecrbrasil.com.br/ecrbrasil/page/noticias_ecr.asp>. Acesso em: 17/12/2010 FOLHA DE SÃO PAULO, edição do dia 14 de abril de 2008. Caderno dinheiro, pp. 3-4. FERNANDES, B. H. R.; Administração Estratégica: da competência empreendedora à avaliação de desempenho. São Paulo: Saraiva, 2005. FERREIRA, M. S.; Estratégia competitiva no varejo de supermercado brasileiro: uma análise do desempenho das seis maiores redes entre 1999 e 2003. Dissertação de Mestrado do Pro73 grama de Pós Graduação em Gestão e Estratégia em Negócios da UFRRJ/ICHS, Seropédica / RJ – 2005. FITZSIMMONS, J.A.; FITZSIMMONS, M.J.; Administração de Serviços: operações, estratégia e tecnologia da informação. Porto alegre: 2ª ed., Bookman, RS, 2000. FRUJUELLE, R.; O tempo como fator de competitividade: um sistema especialista para apoio à escolha de tecnologia de gestão da produção. Tese de Doutorado – Engenharia de Produção: COPPE/UFRJ, Rio de Janeiro, 2001 GHISI, F. A.; A implementação do ECR (Efficient Consumer Response) no canal de distribuição de produtos de mercearia básica: um estudo multicaso. Dissertação de Mestrado do Departamento de Engenharia de Produção, UFSCar, São Carlos 2001. GITMAN, L. J.; Princípios de Administração financeira. 7ª edição. São Paulo: Harbra, 2002. GUIMARÃES, L. A.; Uma análise do uso estratégico de operadores logísticos como apoio a obtenção de vantagens competitivas. Dissertação de Mestrado do Programa de Pós Graduação em Gestão e Estratégia em Negócios da UFRRJ/ICHS, Seropédica / RJ 2003. GULATI, R.; Alliances and Networks. Strategic Management Journal, v. 19, p. 293-317, 1998. GULATI, R.; NOHRIA, N.; ZAHEER, A.; Strategic Networks. Strategic Management Journal, v. 21, p. 203-215, 2000. HANSEN, J. V.; HILL, N. C.; Control and audit of electronic data interchange, MIS Quarterly, Dec. 1989. ISTO É DINHEIRO, O plano latino da Americanas, disponível em http://www.terra.com.br/istoedinheiro/edicoes/576/artigo105073-1.htm INTERCHANGE. FAQ. [São Paulo], 2004. Disponível em: <http://www.interchange.com.br/faq.asp>. Acesso em: 12 dezembro 2010. JACOBSON, L. V.; VASCONCELLOS, E. P.; MENDIA, F.; Parcerias estratégicas no desenvolvimento de e-learning: um estudo de caso. Abril, 2002. KOTLER, P.; Administração de marketing. 10.ª ed., São Paulo: Prentice Hall, 2000. ________________ 2001 Marketing para o século XXl. São Paulo. Futura, p. 305. KPMG. Pesquisa sobre alianças estratégicas, 1999. LAVRATTI, F. B.; COLOSSI, N.; DELUCA, M.; Considerações conceituais sobre Efficient Consumer Response (ECR) no contexto supermercadista. CAD - Departamento de Ciências da Administração, 2002. Disponível em: <URL:http://www.cad.ufsc.br/revista/08/Revista%208%20-%206%20- %20ARTIGO%2017(site).pdf>. Acesso em: 18/11/2010 LEVY, M.; WEITZ, B. A.; Administração de Varejo. São Paulo: Atlas, 2007. LEWIS, J. D.; Alianças estratégicas: estruturando e administrando parcerias para o aumento da lucratividade. São Paulo: Pioneira, 1992. MACEDO-SOARES, T. D. L.; v. A. Strategic alliances and networks: conceptual tools for strategic assessments, In: Proceedings of GBATA International Conference 2002, Rome, St. John’s University, p. 292-305, 2002. MIRANDA, R. L.; Marketing do Varejo e Alianças Estratégicas com a Indústria. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1997. MOONEY, J. L.; PITTMAN, W. D.; A guide to electronic commerce. Management Accounting, p.43-47, Sep.1996. NOLETO, M. J.; Parcerias e alianças estratégicas: uma abordagem prática. 2ª Ed. São Paulo: Global, 2004. PARENTE, J.; Varejo no Brasil, São Paulo: Atlas, 2000. PENTEADO, F.; O Consumidor mora ao lado. Giro News, São Paulo, n. 116, p. 18-19, jan./fev. 2006. 74 PIZYSIEZNIG FILHO, J.; Competências essenciais e a tecnologia de informação: o caso da Interchange. In: MARCOVITCH, J.; (Org.). Tecnologia de informação e estratégia empresarial. São Paulo : Futura, 1997. p.49-64. POLIDORO, A. G.; Aplicação de troca eletrônica de dados (EDI) utilizando padrões EAN Brasil. Trabalho de conclusão de curso da Universidade Regional de Blumenau, 2007. Portal Varejo. Inovação no setor varejista. Disponível em: http://www.portalvarejo.com.br/noticias_categorias/tendencias-e-opiniao-200-1.html. Acesso em 15 Mar. 2011. PORTER, M. E.; Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro: Campus, 2002. ________________ 1986 Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. Rio de Janeiro: Editora Campus. PORTO, S. G.; BRAZ, R. N.; PLONSKI, G. A.; O intercâmbio eletrônico de dados – EDI e seus impactos organizacionais, Rev. FAE, Curitiba, v.3, n.3, p.1-29, set./dez. 2000. ROESCH, S. M. A.; Projetos de Estágio e Pesquisa em Administração. 3ª Edição. São Paulo: Atlas, 2009. SANTOS, J.; A evolução do varejo. Fae Business, n. 11, p. 19-20, junho 2005. Disponível em http://www2.fae.edu/curitiba/index.vm: Acesso em 27 Nov. 2010. SAP Brasil. Site Oficial SAP. http://www.sap.com/brazil. Acesso em: julho 2010. SHAPIRO, C.; VARIAN, H. R.; A economia da informação: como os princípios econômicos se aplicam à era da internet. Trad.: Ricardo Inoposa. 1ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999. STIGLITZ, J. E. A.; A promessa das Instituições Globais. São Paulo: Futura, 2002. TAVARES, M.; Alianças e redes estratégicas: as tendências nas empresas líderes no Brasil. Dissertação de Mestrado, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Administração/IAG, 2002. VERGARA, S. C.; Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. 8 ed. São Paulo: Atlas, 2007. YIN, Robert K.; Estudo de caso – planejamento e métodos. (3Ed.). Porto Alegre: Bookman. 2005. YOSHIRO, M. Y.; RANGAN, U. S. Alianças estratégicas. São Paulo: Makron Books, 1996.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
bitstream.url.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15366/1/2011%20-%20S%c3%a9rgio%20da%20Cruz%20Silva%20J%c3%banior.pdf.jpg
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15366/2/2011%20-%20S%c3%a9rgio%20da%20Cruz%20Silva%20J%c3%banior.pdf.txt
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15366/3/2011%20-%20S%c3%a9rgio%20da%20Cruz%20Silva%20J%c3%banior.pdf
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15366/4/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
b2a7257ee56c4f511f11cf5bbf3aeb6f
8bcbbf58b46ef30ece6f55c4ba22c5dd
7b5ba3d2445355f386edab96125d42b7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv bibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.br
_version_ 1810108012945211392