Redes de cooperação no varejo alimentar de vizinhança: percepções dos associados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima Filho, Dario de Oliveira
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Maia, Fabrício Simplício, Sproesser, Renato Luiz, Moraes, Fabio, Moraes, Roberta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMS
Texto Completo: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/494
http://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X2006000200012
Resumo: Este trabalho tem como objetivo verificar os impactos da incorporação de empresas varejistas a uma rede de cooperação de pequenos supermercados no que tange a sua identidade e à gestão operacional, bem como as perspectivas desses associados em relação à essa aliança estratégica. Para tanto, foi conduzido um desk research e um estudo multicaso junto a três empresas supermercadistas associadas à uma rede de cooperação de Campo Grande (MS). Os resultados mostram que uma maior eficiência operacional, um melhor posicionamento coletivo das empresas e uma maior alavancagem dos negócios sobrepõem a perda de imagem (marca) das empresas individuais.
id UFMS_33c172173d1ea66f062260ce7392336a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufms.br:123456789/494
network_acronym_str UFMS
network_name_str Repositório Institucional da UFMS
repository_id_str 2124
spelling 2011-09-13T20:29:34Z2021-09-30T19:57:33Z2006LIMA FILHO, Dario de Oliveira et al . Redes de cooperação no varejo alimentar de vizinhança: percepções dos associados. Gest. Prod., São Carlos, v. 13, n. 2, maio 2006 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2006000200012&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 13 set. 2011. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X2006000200012.https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/494http://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X2006000200012Este trabalho tem como objetivo verificar os impactos da incorporação de empresas varejistas a uma rede de cooperação de pequenos supermercados no que tange a sua identidade e à gestão operacional, bem como as perspectivas desses associados em relação à essa aliança estratégica. Para tanto, foi conduzido um desk research e um estudo multicaso junto a três empresas supermercadistas associadas à uma rede de cooperação de Campo Grande (MS). Os resultados mostram que uma maior eficiência operacional, um melhor posicionamento coletivo das empresas e uma maior alavancagem dos negócios sobrepõem a perda de imagem (marca) das empresas individuais.ABSTRACT - This study aimed to identify how the incorporation of retailers into a cooperative network affects the individual identity of small supermarkets and what the associates' views are regarding this strategic alliance. A desk research was therefore carried out, as well as a multicase study at three associates of a cooperative food retail network in Brazil. The findings of this study indicate that the benefits of greater operational efficiency, better positioning and increased business leverage of the companies in the network compensate for the loss of their individual image (brand).porGestão & ProduçãoVarejoSupermercadosMarcas ComerciaisAlianças EstratégicasRedes de cooperação no varejo alimentar de vizinhança: percepções dos associadosCooperative networks in the neighborhood food retail market: perceptions of the associatesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleLima Filho, Dario de OliveiraMaia, Fabrício SimplícioSproesser, Renato LuizMoraes, FabioMoraes, Robertainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSTHUMBNAILRedes de cooperacao no varejo.pdf.jpgRedes de cooperacao no varejo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1849https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/494/4/Redes%20de%20cooperacao%20no%20varejo.pdf.jpg9c1883226a7eb2dc4f5b9a1a9f11014eMD54ORIGINALRedes de cooperacao no varejo.pdfRedes de cooperacao no varejo.pdfapplication/pdf482823https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/494/1/Redes%20de%20cooperacao%20no%20varejo.pdf351518a276eb1340118fb9301be518a8MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/494/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTRedes de cooperacao no varejo.pdf.txtRedes de cooperacao no varejo.pdf.txtExtracted texttext/plain67308https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/494/3/Redes%20de%20cooperacao%20no%20varejo.pdf.txt010df622e4a315a5dae6e5c990769cb3MD53123456789/4942021-09-30 15:57:33.681oai:repositorio.ufms.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufms.br/oai/requestri.prograd@ufms.bropendoar:21242021-09-30T19:57:33Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Redes de cooperação no varejo alimentar de vizinhança: percepções dos associados
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Cooperative networks in the neighborhood food retail market: perceptions of the associates
title Redes de cooperação no varejo alimentar de vizinhança: percepções dos associados
spellingShingle Redes de cooperação no varejo alimentar de vizinhança: percepções dos associados
Lima Filho, Dario de Oliveira
Varejo
Supermercados
Marcas Comerciais
Alianças Estratégicas
title_short Redes de cooperação no varejo alimentar de vizinhança: percepções dos associados
title_full Redes de cooperação no varejo alimentar de vizinhança: percepções dos associados
title_fullStr Redes de cooperação no varejo alimentar de vizinhança: percepções dos associados
title_full_unstemmed Redes de cooperação no varejo alimentar de vizinhança: percepções dos associados
title_sort Redes de cooperação no varejo alimentar de vizinhança: percepções dos associados
author Lima Filho, Dario de Oliveira
author_facet Lima Filho, Dario de Oliveira
Maia, Fabrício Simplício
Sproesser, Renato Luiz
Moraes, Fabio
Moraes, Roberta
author_role author
author2 Maia, Fabrício Simplício
Sproesser, Renato Luiz
Moraes, Fabio
Moraes, Roberta
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima Filho, Dario de Oliveira
Maia, Fabrício Simplício
Sproesser, Renato Luiz
Moraes, Fabio
Moraes, Roberta
dc.subject.por.fl_str_mv Varejo
Supermercados
Marcas Comerciais
Alianças Estratégicas
topic Varejo
Supermercados
Marcas Comerciais
Alianças Estratégicas
description Este trabalho tem como objetivo verificar os impactos da incorporação de empresas varejistas a uma rede de cooperação de pequenos supermercados no que tange a sua identidade e à gestão operacional, bem como as perspectivas desses associados em relação à essa aliança estratégica. Para tanto, foi conduzido um desk research e um estudo multicaso junto a três empresas supermercadistas associadas à uma rede de cooperação de Campo Grande (MS). Os resultados mostram que uma maior eficiência operacional, um melhor posicionamento coletivo das empresas e uma maior alavancagem dos negócios sobrepõem a perda de imagem (marca) das empresas individuais.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-09-13T20:29:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-09-30T19:57:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LIMA FILHO, Dario de Oliveira et al . Redes de cooperação no varejo alimentar de vizinhança: percepções dos associados. Gest. Prod., São Carlos, v. 13, n. 2, maio 2006 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2006000200012&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 13 set. 2011. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X2006000200012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/494
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X2006000200012
identifier_str_mv LIMA FILHO, Dario de Oliveira et al . Redes de cooperação no varejo alimentar de vizinhança: percepções dos associados. Gest. Prod., São Carlos, v. 13, n. 2, maio 2006 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2006000200012&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 13 set. 2011. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X2006000200012.
url https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/494
http://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X2006000200012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Gestão & Produção
publisher.none.fl_str_mv Gestão & Produção
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMS
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Repositório Institucional da UFMS
collection Repositório Institucional da UFMS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/494/4/Redes%20de%20cooperacao%20no%20varejo.pdf.jpg
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/494/1/Redes%20de%20cooperacao%20no%20varejo.pdf
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/494/2/license.txt
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/494/3/Redes%20de%20cooperacao%20no%20varejo.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9c1883226a7eb2dc4f5b9a1a9f11014e
351518a276eb1340118fb9301be518a8
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
010df622e4a315a5dae6e5c990769cb3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv ri.prograd@ufms.br
_version_ 1807552855455825920