Séries televisivas, regimes de sentido e ensino de história: parâmetros críticos para a construção de séries televisivas históricas não-documentais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Maurício dos Santos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15030
Resumo: Quando pensamos o ensino de história em espaços escolares, há uma profusão de fatores internos e externos que exercem influência sobre a noosfera escolar: os valores familiares; o conjunto de códigos morais partilhados pelos grupos sociais nos quais estão inseridos; a religião, a música e, principalmente, as produções tele-visuais. As séries e filmes históricos começam a produzir sentidos de percepção e interpretação de vínculos implicativos entre passado e presente antes mesmo de o discente chegar às instituições formais de ensino. Como se tratam de obras coletivas, os profissionais que compõem uma comunidade de produção de sentidos têm seus saberes e valores habituais agregados e sincronizados à construção das narrativas televisuais. Isso nos leva a perguntar: Por que uma forma mais refletida e criteriosa de aprendizagem histórica não poderia ser também incorporada às preocupações da produção televisiva? Desse modo, as séries históricas que se proponham a contribuir para o aprimoramento das percepções de vínculo implicativo entre passado e presente trariam um benefício relevante para o letramento histórico em diferentes instâncias socioculturais e institucionais. Considerando isso, essa dissertação propõe contribuir com parâmetros para Consultoria Histórica de produção de séries televisivas históricas não-documentais que incorporem concepções de letramento histórico crítico-genético nas comunidades de interpretação e produção fílmicas, tendo como campo diagnóstico de pesquisa a ambientação de produção de séries televisivas históricas da Rede Record. Nesse sentido, esta dissertação se configura a partir de reflexões sobre as possibilidades de interferência do historiador como consultor nos sets de produção de séries televisivas.
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As séries e filmes históricos começam a produzir sentidos de percepção e interpretação de vínculos implicativos entre passado e presente antes mesmo de o discente chegar às instituições formais de ensino. Como se tratam de obras coletivas, os profissionais que compõem uma comunidade de produção de sentidos têm seus saberes e valores habituais agregados e sincronizados à construção das narrativas televisuais. Isso nos leva a perguntar: Por que uma forma mais refletida e criteriosa de aprendizagem histórica não poderia ser também incorporada às preocupações da produção televisiva? Desse modo, as séries históricas que se proponham a contribuir para o aprimoramento das percepções de vínculo implicativo entre passado e presente trariam um benefício relevante para o letramento histórico em diferentes instâncias socioculturais e institucionais. Considerando isso, essa dissertação propõe contribuir com parâmetros para Consultoria Histórica de produção de séries televisivas históricas não-documentais que incorporem concepções de letramento histórico crítico-genético nas comunidades de interpretação e produção fílmicas, tendo como campo diagnóstico de pesquisa a ambientação de produção de séries televisivas históricas da Rede Record. Nesse sentido, esta dissertação se configura a partir de reflexões sobre as possibilidades de interferência do historiador como consultor nos sets de produção de séries televisivas.CAPESQuand on pense à l’enseignement de l’histoire dans les espaces de l’école, il y a une profusion de facteurs internes et externes qui influent sur la noosphère sco-laire: les valeurs familiales; l’ensemble des codes moraux partagés par des groupes sociaux dans lesquels ils sont insérés; la religion, la musique et, surtout, les produc-tions télévisuelles. Les séries et les films historiques commencent à produire des sens de la perception et l’interprétation des liens vraiment implicatifs entre passé et présent avant même que les étudiants arrivent à des établissements d’enseignement formel. Comme ce sont des ouvrages collectifs, les professionnels qui forment une communauté de production des sens ont leurs connaissances et valeurs habituelles ajoutées et synchronisés à la construction des récits de la télévision. Cela nous amène à poser la question: Pourquoi une forme plus réfléchie et minutieuse de l’apprentissage historique ne pouvait pas être également intégré aux préoccupations de la production télévisuelle. Ainsi, les séries historiques qui se proposent de contribuer à l’amélioration des perceptions du lien implicatif entre passé et présent apporteraient un avantage im-portant pour literacy historique dans différents niveaux socio-culturels et institution-nels. Considérant cela, cette thèse propose de contribuer avec des paramètres pour le conseil historique de production des séries télévisées historiques non documen-taires qui intègrent les concepts de literacy historique critique génétique dans les communautés d`interprétation et production filmiques, ayant comme terrain diagnos-tic de recherche l’ambiance de la production des séries des télévisions historiques de Rede Record. En ce sens, cette thèse est configurée à partir des réflexions sur les possibilités d’intervention de l’historien comme consultant sur les sets de la produc-tion de séries télévisées.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Ensino de HistóriaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisConseil historiqueSéries téléviséesLiteracy historiqueConsultoria históricaSéries televisivasLetramento históricoEducaçãoSéries televisivas, regimes de sentido e ensino de história: parâmetros críticos para a construção de séries televisivas históricas não-documentaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/7017/2017%20-%20Maur%c3%adcio%20dos%20Santos%20Ferreira.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/20808/2017%20-%20Maur%c3%adcio%20dos%20Santos%20Ferreira.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/27083/2017%20-%20Maur%c3%adcio%20dos%20Santos%20Ferreira.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/33516/2017%20-%20Maur%c3%adcio%20dos%20Santos%20Ferreira.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/39894/2017%20-%20Maur%c3%adcio%20dos%20Santos%20Ferreira.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/46312/2017%20-%20Maur%c3%adcio%20dos%20Santos%20Ferreira.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/52702/2017%20-%20Maur%c3%adcio%20dos%20Santos%20Ferreira.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/59146/2017%20-%20Maur%c3%adcio%20dos%20Santos%20Ferreira.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2210Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2018-03-13T17:58:17Z No. of bitstreams: 1 2017 - Maurício dos Santos Ferreira.pdf: 1916543 bytes, checksum: 05678d54eb48d587dd13f05e7c9635d9 (MD5)Made available in DSpace on 2018-03-13T17:58:17Z (GMT). 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