Formação continuada de professores na perspectiva da educação inclusiva na Baixada Fluminense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Daniele Francisco de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13158
Resumo: A presente dissertação tem por objetivo analisar a formação de professores da Educação Básica para a inclusão escolar na Baixada Fluminense a partir de um Programa de Formação Continuada. Para tanto, utilizamos a metodologia da pesquisa-ação colaborativa por compreendermos que esta seria a melhor opção para um trabalho conjunto. O campo de pesquisa foi o curso de extensão “Processos de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência intelectual”, realizado pelo grupo de pesquisa Observatório de Educação Especial e Inclusão Escolar: práticas curriculares e processos de ensino e aprendizagem, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em parceria com as Coordenadorias Municipais de Educação Especial de sete municípios da Baixada Fluminense, a saber: Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados e São João de Meriti. O Programa de Formação Continuada foi uma das ações de dois projetos: a) A escolarização de alunos com deficiência intelectual: políticas públicas, processos cognitivos e avaliação da aprendizagem e b) Escolarização e desenvolvimento de alunos com deficiência intelectual e múltipla na Baixada Fluminense. Os primeiros resultados apresentaram a precariedade no sistema formativo, sobretudo no que se refere à formação continuada em educação especial ofertada para os profissionais da educação desses sete municípios. Os dados mostraram que as formações, em sua maioria, são para docentes que atuam com alunos público-alvo da educação especial, em virtude de uma demanda; caracterizando-se, em sua maioria, por formações pontuais com temas específicos. Com relação ao Programa, os dados mostraram que a perspectiva histórico-cultural – referencial teórico deste trabalho – muito contribuiu para a desmistificação de preconceitos com os alunos com deficiência intelectual, tendo em vista o trabalho com o conhecimento de seus conceitos, como os processos psicológicos superiores e a mediação pedagógica. Por fim, consideramos de suma importância formações continuadas teórico-práticas que levem em consideração a realidade do cotidiano escolar, sendo este o ponto de partida para o estudo, a análise e a reflexão das práticas pedagógicas.
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O campo de pesquisa foi o curso de extensão “Processos de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência intelectual”, realizado pelo grupo de pesquisa Observatório de Educação Especial e Inclusão Escolar: práticas curriculares e processos de ensino e aprendizagem, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em parceria com as Coordenadorias Municipais de Educação Especial de sete municípios da Baixada Fluminense, a saber: Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados e São João de Meriti. O Programa de Formação Continuada foi uma das ações de dois projetos: a) A escolarização de alunos com deficiência intelectual: políticas públicas, processos cognitivos e avaliação da aprendizagem e b) Escolarização e desenvolvimento de alunos com deficiência intelectual e múltipla na Baixada Fluminense. Os primeiros resultados apresentaram a precariedade no sistema formativo, sobretudo no que se refere à formação continuada em educação especial ofertada para os profissionais da educação desses sete municípios. Os dados mostraram que as formações, em sua maioria, são para docentes que atuam com alunos público-alvo da educação especial, em virtude de uma demanda; caracterizando-se, em sua maioria, por formações pontuais com temas específicos. Com relação ao Programa, os dados mostraram que a perspectiva histórico-cultural – referencial teórico deste trabalho – muito contribuiu para a desmistificação de preconceitos com os alunos com deficiência intelectual, tendo em vista o trabalho com o conhecimento de seus conceitos, como os processos psicológicos superiores e a mediação pedagógica. Por fim, consideramos de suma importância formações continuadas teórico-práticas que levem em consideração a realidade do cotidiano escolar, sendo este o ponto de partida para o estudo, a análise e a reflexão das práticas pedagógicas.CAPESThis thesis aims to analyze the formation of Basic Education teachers for school inclusion in the Baixada Fluminense from a Continuing Training Program. Therefore, we used the methodology of collaborative action research to understand that this would be the best option for a joint work. The research field was the extension course “Processes of teaching and learning of students with intellectual disabilities”, held by the Observatory Research Group of Special Education and School Inclusion: curricular practices and teaching and learning processes, of the Rural Federal University of Rio de Janeiro, in partnership with the Special Education Municipal Coordination of seven municipalities in the Baixada Fluminense, namely: Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados and São João de Meriti. The Continuing Training Program was one action of these two projects: a) The education of students with intellectual disabilities: public politics, cognitive processes and evaluation of learning and b) Schooling and development of students with intellectual and multiple disabilities in the Baixada Fluminense. First results showed the precariousness in the training system, mainly with the regard of continuing training in inclusive education offered for professional education of these seven municipalities. The data pointed out that training, in most cases, are for teachers who work with the target audience of inclusive education students, due to a demand, characterizing, mostly for some training on specific themes. Regarding the Program, the data showed that the cultural-historical perspective – theoretical referencial of this work – contributed to the desmystification of prejudice toward students with intellectual diabilities, owing to work with the knowledge of their concepts, such as the psychological processes upper and mediation. Finally, we considered as extremely important theoretical and practical Continuing Training, that consider the reality of everyday school life, which is the starting point for the study, the analysis and the reflexion of pedagogical practices.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas PopularesUFRRJBrasilInstituto Multidisciplinar de Nova IguaçuInstituto de EducaçãoBaixada FluminenseEducação inclusivaFormação continuada de professoresEducaçãoFormação continuada de professores na perspectiva da educação inclusiva na Baixada FluminenseContinuing training of teachers in the context of inclusive education in the Baixada Fluminenseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/60994/2016%20-%20Daniele%20Francisco%20de%20Ara%c3%bajo.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1993Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2017-08-23T18:25:38Z No. of bitstreams: 1 2016 - Daniele Francisco de Araujo.pdf: 3805177 bytes, checksum: f71811e3c92b57f9fd8e9e190710b14c (MD5)Made available in DSpace on 2017-08-23T18:25:38Z (GMT). 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