Gamificação no ensino da matemática: uma experiência no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esquivel, Hugo Carlos da Rosa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15599
Resumo: A gamificação é uma estratégia que vem sendo adotada com sucesso para estimular o engajamento de pessoas nas mais variadas atividades. O aumento motivacional por ela proporcionado tem se mostrado de grande utilidade nos processos de ensino e aprendizagem. Neste trabalho analisaremos o Estado da Arte e possíveis caminhos a serem percorridos na utilização da gamificação no ensino de Matemática na educação básica, com base em uma experiência em uma turma de oitavo ano do ensino fundamental
id UFRRJ-1_8378d7e49b3bbff19a80d363c30492c9
oai_identifier_str oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/15599
network_acronym_str UFRRJ-1
network_name_str Repositório Institucional da UFRRJ
repository_id_str
spelling Esquivel, Hugo Carlos da RosaSantos, Douglas Monsôres de Melo105.347.247-10http://lattes.cnpq.br/8339690725325820Oliveira Júnior, Montauban Moreira deNobili, Edilaine Ervilha141.930.967-69http://lattes.cnpq.br/16240175145648202023-12-22T03:19:42Z2023-12-22T03:19:42Z2017-08-29ESQUIVEL, Hugo Carlos da Rosa. Gamificação no ensino da Matemática: uma experiência no ensino fundamental. 2017. 64 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional). Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2017.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15599A gamificação é uma estratégia que vem sendo adotada com sucesso para estimular o engajamento de pessoas nas mais variadas atividades. O aumento motivacional por ela proporcionado tem se mostrado de grande utilidade nos processos de ensino e aprendizagem. Neste trabalho analisaremos o Estado da Arte e possíveis caminhos a serem percorridos na utilização da gamificação no ensino de Matemática na educação básica, com base em uma experiência em uma turma de oitavo ano do ensino fundamentalCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESGamification is a strategy that is being successfully adopted to estimulate people engagement in various activities. The motivational growth allowed by it has shown of great usefulness in teaching and learning processes. In the present work we analyze the State of Art and possible paths in the use of gamification in mathematics teaching in middle school, based on an experience with an eighth-grade class.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalUFRRJBrasilInstituto de Ciências ExatasGamificaçãoEducaçãoMatemáticaEnsinoGamificationEducationMathematicsTeachingMatemáticaGamificação no ensino da matemática: uma experiência no ensino fundamentalGamification in mathematics teaching: an experience in middle schoolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisARAÚJO, Iracema R. O. A utilização de lúdicos para auxiliar a aprendizagem e desmistificar o ensino da matemática. 2000. 137 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção. Universidade Federal de Santa Catarina. p. 60. COSCELLI, João. Jogadores já são mais de 1,2 bilhão em todo o mundo. Estadão. São Paulo, 05 jul. 2013. Disponível em: <http://link.estadao.com.br/blogs/modo-arcade/jogadores-ja-sao-mais-de-12-bilhao-em-todo-o-mundo/> Acesso em: 09 dez. 2016. DETERDING, Sebastian. Et al. From Game Design Elements do Gamefulness: Defining “Gamification”. Proceedings of the 15th international academic MindTrek conference: Envisioning future media environments. Tampere, Finândia. 28 set. 2011. Disponível em: <https://www.cs.auckland.ac.nz/courses/compsci747s2c/lectures/paul/definition-deterding.pdf > Acesso em: 12 dez. 2016. FARDO, Marcelo L. A gamificação como estratégia pedagógica: estudo de elementos dos games aplicados em processos de ensino e aprendizagem. Dissertação (Mestrado em Educação). 2013. 106 f. Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Caxias do Sul. p.41, 54, 92 HUIZINGA, Johan. Homo ludens: Versuch einer bestimmung des spielelements der kultur.1938. Publicado originalmente em 1944. Tradução para língua portuguesa: Homo Ludens: O Jogo Como Elemento da Cultura. São Paulo, SP. Perspectiva, 1999. KAPP, Karl. Game-based learning can turn disconnected, bored learners into engaged participants. Association for Talent Development. Disponível em: <https://www.td.org/Publications/Magazines/TD/TD-Archive/2012/06/Games-Gamification-and-the-Quest-for-Learner-Engagement> Acesso em: 06 fev. 2017. __________. Game-based Learning is NOT Didactic Instruction. Disponível em: https://www.linkedin.com/pulse/game-based-learning-didactic-instruction-karl-kapp. 06 jun. 2017. Acesso em: 07 jul. 2017. LANDERS, Richard N. Developing a Theory of Gamified Learning: Linking Serious Games and Gamification of Learning. Simulation & Gaming, vol. 45. 2014. Disponível em: <http://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/1046878114563660> Acesso em: 04 fev. 2017. p. 756-757, 759 64 LUCKESI, Cipriano Carlos. Tendências pedagógicas na prática escolar. In: LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. São Paulo: Editora Cortez, 1994, p.58. MICHAEL, David; CHEN, Sande. Serious Games: Games That Educate, Train and Inform. Boston, Massachusetts: Thomson Course Technology, 2006. NIEMEC Christopher; RYAN, Richard. Autonomy, competence, and relatedness in the classroom: applying self-determination theory to educational practice. Sage publications, vol 7. 2009. PLASS, Jan; HOMER, Bruce; KINZER, Charles. Foundations of game based learning. Educational Psychologist, 1532-6985, 2015 p. 259. Disponível em: http://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1090277.pdf. Acesso em: 04 de Ago. 2017. PRENSKY, Marc. The Digital Game-Based Learning Revolution. McGraw-Hill, 2001. RILEY, David. New Report from The NPD Group Provides In-Depth View of Brazil’s Gaming Population. Port Washington. Nova York. 12 out. 2015. Disponível em: <https://www.npd.com/wps/portal/npd/us/news/press-releases/2015/new-report-from-the-npd-group-provides-in-depth-view-of-brazils-gaming-population/> Acesso em: 09 dez. 2016. SANTOS, Marisilvia dos, SCARABOTTO; Suelen do Carmo dos Anjos, MATOS; Elizete Lucia Moreira. “Imigrantes e nativos digitais: um dilema ou um desafio na educação?” Nov. 2011, p.2. Disponível em <http://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/5409_3781.pdf>. Acesso em 09 de dez. de 2016. SCHELL, Jesse. The art of game design: a book of lenses. Morgan Kaufman Publishers. Burlington, Massachusetts, 2008. TREPANIÉR-JOBIN, Gabrielle. Exploring the Frontiers of Digital Gaming: Traditional Games, Expressive Games, Persuasive Games. Kinephanos, Journal of media studies and popular culture. Montreal. Abr. 2016. p.108. Disponível em: <http://www.kinephanos.ca/Revue_files/2016_Tre%CC%81panier-Jobin-2.pdf>. Acesso em: 02 fev. 2017. WAZE. Sobre Nós. Disponível em: < https://www.waze.com/ptBR/about>. Acesso em: 05. ago. 2017. WERBACH, Kevin; HUNTER, Dan. For The Win: How Game Thinking Can Revolutionize Your Business. Filadélfia, Pensilvânia: Wharton Digital Press, 2012. ZHENG, Roy. You have leveled up! Gamify your life. 17 abr. 2014. Acesso em: 05 fev. 2017.https://tede.ufrrj.br/retrieve/9129/2017%20-%20Hugo%20Carlos%20da%20Rosa%20Esquivel.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/15746/2017%20-%20Hugo%20Carlos%20da%20Rosa%20Esquivel.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/22058/2017%20-%20Hugo%20Carlos%20da%20Rosa%20Esquivel.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/28442/2017%20-%20Hugo%20Carlos%20da%20Rosa%20Esquivel.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/34856/2017%20-%20Hugo%20Carlos%20da%20Rosa%20Esquivel.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/41252/2017%20-%20Hugo%20Carlos%20da%20Rosa%20Esquivel.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/47654/2017%20-%20Hugo%20Carlos%20da%20Rosa%20Esquivel.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/54090/2017%20-%20Hugo%20Carlos%20da%20Rosa%20Esquivel.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2552Submitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2019-01-04T12:33:54Z No. of bitstreams: 1 2017 - Hugo Carlos da Rosa Esquivel.pdf: 1934960 bytes, checksum: d333d5fd08379df20e2aa23786fa509c (MD5)Made available in DSpace on 2019-01-04T12:33:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017 - Hugo Carlos da Rosa Esquivel.pdf: 1934960 bytes, checksum: d333d5fd08379df20e2aa23786fa509c (MD5) Previous issue date: 2017-08-29info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJTHUMBNAIL2017 - Hugo Carlos da Rosa Esquivel.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1948https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15599/1/2017%20-%20Hugo%20Carlos%20da%20Rosa%20Esquivel.pdf.jpga3b3c9f02fa332e2eac429bd62ac7a06MD51TEXT2017 - Hugo Carlos da Rosa Esquivel.pdf.txtExtracted Texttext/plain103899https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15599/2/2017%20-%20Hugo%20Carlos%20da%20Rosa%20Esquivel.pdf.txta04407f4b52d5bef39e23b4bbd2f3d55MD52ORIGINAL2017 - Hugo Carlos da Rosa Esquivel.pdfDocumento principalapplication/pdf1934960https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15599/3/2017%20-%20Hugo%20Carlos%20da%20Rosa%20Esquivel.pdfd333d5fd08379df20e2aa23786fa509cMD53LICENSElicense.txttext/plain2089https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15599/4/license.txt7b5ba3d2445355f386edab96125d42b7MD5420.500.14407/155992023-12-22 00:19:42.369oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/15599Tk9UQTogQ09MT1FVRSBBUVVJIEEgU1VBIFBSP1BSSUEgTElDRU4/QQpFc3RhIGxpY2VuP2EgZGUgZXhlbXBsbyA/IGZvcm5lY2lkYSBhcGVuYXMgcGFyYSBmaW5zIGluZm9ybWF0aXZvcy4KCkxJQ0VOP0EgREUgRElTVFJJQlVJPz9PIE4/Ty1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YT8/byBkZXN0YSBsaWNlbj9hLCB2b2M/IChvIGF1dG9yIChlcykgb3UgbyB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvcikgY29uY2VkZSA/IFVuaXZlcnNpZGFkZSAKWFhYIChTaWdsYSBkYSBVbml2ZXJzaWRhZGUpIG8gZGlyZWl0byBuP28tZXhjbHVzaXZvIGRlIHJlcHJvZHV6aXIsICB0cmFkdXppciAoY29uZm9ybWUgZGVmaW5pZG8gYWJhaXhvKSwgZS9vdSAKZGlzdHJpYnVpciBhIHN1YSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhPz9vIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyP25pY28gZSAKZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIGZvcm1hdG9zID91ZGlvIG91IHY/ZGVvLgoKVm9jPyBjb25jb3JkYSBxdWUgYSBTaWdsYSBkZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZT9kbywgdHJhbnNwb3IgYSBzdWEgdGVzZSBvdSBkaXNzZXJ0YT8/byAKcGFyYSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhPz9vLgoKVm9jPyB0YW1iP20gY29uY29yZGEgcXVlIGEgU2lnbGEgZGUgVW5pdmVyc2lkYWRlIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGM/cGlhIGEgc3VhIHRlc2Ugb3UgCmRpc3NlcnRhPz9vIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuP2EsIGJhY2stdXAgZSBwcmVzZXJ2YT8/by4KClZvYz8gZGVjbGFyYSBxdWUgYSBzdWEgdGVzZSBvdSBkaXNzZXJ0YT8/byA/IG9yaWdpbmFsIGUgcXVlIHZvYz8gdGVtIG8gcG9kZXIgZGUgY29uY2VkZXIgb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgCm5lc3RhIGxpY2VuP2EuIFZvYz8gdGFtYj9tIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVwP3NpdG8gZGEgc3VhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGE/P28gbj9vLCBxdWUgc2VqYSBkZSBzZXUgCmNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGUgbmluZ3U/bS4KCkNhc28gYSBzdWEgdGVzZSBvdSBkaXNzZXJ0YT8/byBjb250ZW5oYSBtYXRlcmlhbCBxdWUgdm9jPyBuP28gcG9zc3VpIGEgdGl0dWxhcmlkYWRlIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgdm9jPyAKZGVjbGFyYSBxdWUgb2J0ZXZlIGEgcGVybWlzcz9vIGlycmVzdHJpdGEgZG8gZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhcmEgY29uY2VkZXIgPyBTaWdsYSBkZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgCm9zIGRpcmVpdG9zIGFwcmVzZW50YWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbj9hLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3Q/IGNsYXJhbWVudGUgCmlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIG91IG5vIGNvbnRlP2RvIGRhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGE/P28gb3JhIGRlcG9zaXRhZGEuCgpDQVNPIEEgVEVTRSBPVSBESVNTRVJUQT8/TyBPUkEgREVQT1NJVEFEQSBURU5IQSBTSURPIFJFU1VMVEFETyBERSBVTSBQQVRST0M/TklPIE9VIApBUE9JTyBERSBVTUEgQUc/TkNJQSBERSBGT01FTlRPIE9VIE9VVFJPIE9SR0FOSVNNTyBRVUUgTj9PIFNFSkEgQSBTSUdMQSBERSAKVU5JVkVSU0lEQURFLCBWT0M/IERFQ0xBUkEgUVVFIFJFU1BFSVRPVSBUT0RPUyBFIFFVQUlTUVVFUiBESVJFSVRPUyBERSBSRVZJUz9PIENPTU8gClRBTUI/TSBBUyBERU1BSVMgT0JSSUdBPz9FUyBFWElHSURBUyBQT1IgQ09OVFJBVE8gT1UgQUNPUkRPLgoKQSBTaWdsYSBkZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgc2UgY29tcHJvbWV0ZSBhIGlkZW50aWZpY2FyIGNsYXJhbWVudGUgbyBzZXUgbm9tZSAocykgb3UgbyhzKSBub21lKHMpIGRvKHMpIApkZXRlbnRvcihlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGE/P28sIGUgbj9vIGZhcj8gcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJhPz9vLCBhbD9tIGRhcXVlbGFzIApjb25jZWRpZGFzIHBvciBlc3RhIGxpY2VuP2EuCg==Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede.ufrrj.br/PUBhttps://tede.ufrrj.br/oai/requestbibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.bropendoar:2023-12-22T03:19:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Gamificação no ensino da matemática: uma experiência no ensino fundamental
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Gamification in mathematics teaching: an experience in middle school
title Gamificação no ensino da matemática: uma experiência no ensino fundamental
spellingShingle Gamificação no ensino da matemática: uma experiência no ensino fundamental
Esquivel, Hugo Carlos da Rosa
Gamificação
Educação
Matemática
Ensino
Gamification
Education
Mathematics
Teaching
Matemática
title_short Gamificação no ensino da matemática: uma experiência no ensino fundamental
title_full Gamificação no ensino da matemática: uma experiência no ensino fundamental
title_fullStr Gamificação no ensino da matemática: uma experiência no ensino fundamental
title_full_unstemmed Gamificação no ensino da matemática: uma experiência no ensino fundamental
title_sort Gamificação no ensino da matemática: uma experiência no ensino fundamental
author Esquivel, Hugo Carlos da Rosa
author_facet Esquivel, Hugo Carlos da Rosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Esquivel, Hugo Carlos da Rosa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Douglas Monsôres de Melo
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 105.347.247-10
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8339690725325820
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Oliveira Júnior, Montauban Moreira de
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Nobili, Edilaine Ervilha
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 141.930.967-69
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1624017514564820
contributor_str_mv Santos, Douglas Monsôres de Melo
Oliveira Júnior, Montauban Moreira de
Nobili, Edilaine Ervilha
dc.subject.por.fl_str_mv Gamificação
Educação
Matemática
Ensino
topic Gamificação
Educação
Matemática
Ensino
Gamification
Education
Mathematics
Teaching
Matemática
dc.subject.eng.fl_str_mv Gamification
Education
Mathematics
Teaching
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Matemática
description A gamificação é uma estratégia que vem sendo adotada com sucesso para estimular o engajamento de pessoas nas mais variadas atividades. O aumento motivacional por ela proporcionado tem se mostrado de grande utilidade nos processos de ensino e aprendizagem. Neste trabalho analisaremos o Estado da Arte e possíveis caminhos a serem percorridos na utilização da gamificação no ensino de Matemática na educação básica, com base em uma experiência em uma turma de oitavo ano do ensino fundamental
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-08-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-22T03:19:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-22T03:19:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ESQUIVEL, Hugo Carlos da Rosa. Gamificação no ensino da Matemática: uma experiência no ensino fundamental. 2017. 64 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional). Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15599
identifier_str_mv ESQUIVEL, Hugo Carlos da Rosa. Gamificação no ensino da Matemática: uma experiência no ensino fundamental. 2017. 64 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional). Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2017.
url https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15599
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.references.por.fl_str_mv ARAÚJO, Iracema R. O. A utilização de lúdicos para auxiliar a aprendizagem e desmistificar o ensino da matemática. 2000. 137 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção. Universidade Federal de Santa Catarina. p. 60. COSCELLI, João. Jogadores já são mais de 1,2 bilhão em todo o mundo. Estadão. São Paulo, 05 jul. 2013. Disponível em: <http://link.estadao.com.br/blogs/modo-arcade/jogadores-ja-sao-mais-de-12-bilhao-em-todo-o-mundo/> Acesso em: 09 dez. 2016. DETERDING, Sebastian. Et al. From Game Design Elements do Gamefulness: Defining “Gamification”. Proceedings of the 15th international academic MindTrek conference: Envisioning future media environments. Tampere, Finândia. 28 set. 2011. Disponível em: <https://www.cs.auckland.ac.nz/courses/compsci747s2c/lectures/paul/definition-deterding.pdf > Acesso em: 12 dez. 2016. FARDO, Marcelo L. A gamificação como estratégia pedagógica: estudo de elementos dos games aplicados em processos de ensino e aprendizagem. Dissertação (Mestrado em Educação). 2013. 106 f. Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Caxias do Sul. p.41, 54, 92 HUIZINGA, Johan. Homo ludens: Versuch einer bestimmung des spielelements der kultur.1938. Publicado originalmente em 1944. Tradução para língua portuguesa: Homo Ludens: O Jogo Como Elemento da Cultura. São Paulo, SP. Perspectiva, 1999. KAPP, Karl. Game-based learning can turn disconnected, bored learners into engaged participants. Association for Talent Development. Disponível em: <https://www.td.org/Publications/Magazines/TD/TD-Archive/2012/06/Games-Gamification-and-the-Quest-for-Learner-Engagement> Acesso em: 06 fev. 2017. __________. Game-based Learning is NOT Didactic Instruction. Disponível em: https://www.linkedin.com/pulse/game-based-learning-didactic-instruction-karl-kapp. 06 jun. 2017. Acesso em: 07 jul. 2017. LANDERS, Richard N. Developing a Theory of Gamified Learning: Linking Serious Games and Gamification of Learning. Simulation & Gaming, vol. 45. 2014. Disponível em: <http://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/1046878114563660> Acesso em: 04 fev. 2017. p. 756-757, 759 64 LUCKESI, Cipriano Carlos. Tendências pedagógicas na prática escolar. In: LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. São Paulo: Editora Cortez, 1994, p.58. MICHAEL, David; CHEN, Sande. Serious Games: Games That Educate, Train and Inform. Boston, Massachusetts: Thomson Course Technology, 2006. NIEMEC Christopher; RYAN, Richard. Autonomy, competence, and relatedness in the classroom: applying self-determination theory to educational practice. Sage publications, vol 7. 2009. PLASS, Jan; HOMER, Bruce; KINZER, Charles. Foundations of game based learning. Educational Psychologist, 1532-6985, 2015 p. 259. Disponível em: http://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1090277.pdf. Acesso em: 04 de Ago. 2017. PRENSKY, Marc. The Digital Game-Based Learning Revolution. McGraw-Hill, 2001. RILEY, David. New Report from The NPD Group Provides In-Depth View of Brazil’s Gaming Population. Port Washington. Nova York. 12 out. 2015. Disponível em: <https://www.npd.com/wps/portal/npd/us/news/press-releases/2015/new-report-from-the-npd-group-provides-in-depth-view-of-brazils-gaming-population/> Acesso em: 09 dez. 2016. SANTOS, Marisilvia dos, SCARABOTTO; Suelen do Carmo dos Anjos, MATOS; Elizete Lucia Moreira. “Imigrantes e nativos digitais: um dilema ou um desafio na educação?” Nov. 2011, p.2. Disponível em <http://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/5409_3781.pdf>. Acesso em 09 de dez. de 2016. SCHELL, Jesse. The art of game design: a book of lenses. Morgan Kaufman Publishers. Burlington, Massachusetts, 2008. TREPANIÉR-JOBIN, Gabrielle. Exploring the Frontiers of Digital Gaming: Traditional Games, Expressive Games, Persuasive Games. Kinephanos, Journal of media studies and popular culture. Montreal. Abr. 2016. p.108. Disponível em: <http://www.kinephanos.ca/Revue_files/2016_Tre%CC%81panier-Jobin-2.pdf>. Acesso em: 02 fev. 2017. WAZE. Sobre Nós. Disponível em: < https://www.waze.com/ptBR/about>. Acesso em: 05. ago. 2017. WERBACH, Kevin; HUNTER, Dan. For The Win: How Game Thinking Can Revolutionize Your Business. Filadélfia, Pensilvânia: Wharton Digital Press, 2012. ZHENG, Roy. You have leveled up! Gamify your life. 17 abr. 2014. Acesso em: 05 fev. 2017.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
bitstream.url.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15599/1/2017%20-%20Hugo%20Carlos%20da%20Rosa%20Esquivel.pdf.jpg
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15599/2/2017%20-%20Hugo%20Carlos%20da%20Rosa%20Esquivel.pdf.txt
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15599/3/2017%20-%20Hugo%20Carlos%20da%20Rosa%20Esquivel.pdf
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15599/4/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a3b3c9f02fa332e2eac429bd62ac7a06
a04407f4b52d5bef39e23b4bbd2f3d55
d333d5fd08379df20e2aa23786fa509c
7b5ba3d2445355f386edab96125d42b7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv bibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.br
_version_ 1810108035693019136