Estatais, políticas públicas e estratégias empresariais: os caminhos da Petrobras no biodiesel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kato, Karina Yoshie Martins
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/17799
Resumo: O objetivo deste trabalho é compreender como se deu o movimento de entrada da Petrobras no mercado de biodiesel, em particular naquelas ações que pensam a produção a partir da inclusão da agricultura familiar do semiárido. Para isso procuramos identificar e caracterizar ao longo da tese os fatores da conjuntura político-econômica-social que tornaram os investimentos em agrocombustíveis atrativos para as empresas petroleiras, bem como as distintas forças, internas e externas, que se abateram sobre a empresa e moldaram ao longo do tempo sua estratégia de atuação. A Petrobras é hoje a maior empresa multinacional brasileira com um elevado peso simbólico, econômico e político na sociedade e também um dos principais jogadores no mercado internacional de petróleo e gás em se tratando de exploração em águas profundas e ultraprofundas. Como empresa de economia mista, caracteriza-se por ter uma forte influência do Estado na sua gestão. Recentemente os agrocombustíveis ganharam novamente força nos debates sobre energia, adquirindo contornos diferentes daqueles vigentes na década de 1970. Nessa revitalização passaram a incluir em suas motivações as preocupações ambientais e, mais recentemente, sociais. Foi nesse contexto e adiantando-se em sua resposta às pressões ambientais e sociais que, em 2003/04, o governo brasileiro começou a negociar e a pensar uma política inovadora de construção de um mercado de biodiesel que, ao contrário da experiência anterior com o Proálcool, incluísse em seus critérios aspectos ambientais, econômicos e, principalmente, sociais (inclusão social e de desenvolvimento regional). O Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB) foi o principal instrumento do governo para o engajamento de atores privados, governamentais e da sociedade civil na construção desse mercado. É diante desse quadro geral que a tese aqui apresentada procura olhar para o mercado de biodiesel e para o PNPB através da atuação da Petrobras Biocombustível, hoje o principal ator atuante na promoção da inclusão da agricultura familiar do semiárido na política pública. Mais que um balanço das ações da empresa, procuramos nessa análise distinguir e elucidar sua estratégia de atuação.
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spelling Kato, Karina Yoshie MartinsGérard Flexor, Georgeshttps://orcid.org/0000-0003-0859-2568http://lattes.cnpq.br/6314845657140783Castro, Ana Celiahttps://orcid.org/0000-0002-7070-6047http://lattes.cnpq.br/4821494129200374Wilkinson, Johnhttps://orcid.org/0000-0002-0227-3294http://lattes.cnpq.br/2989426582410693Losekann, Luciano Diashttp://lattes.cnpq.br/9494643475315811Carvalho, René de-Leite, Sergio Pereirahttps://orcid.org/0000-0003-2407-7574http://lattes.cnpq.br/2051768895007839https://orcid.org/0000-0002-2963-8361http://lattes.cnpq.br/14870271328795422024-08-26T15:01:21Z2024-08-26T15:01:21Z2012-10-09KATO, Karina Yoshie Martins. Estatais, políticas públicas e estratégias empresariais: os caminhos da Petrobras no biodiesel. 2012. 312 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2012.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/17799O objetivo deste trabalho é compreender como se deu o movimento de entrada da Petrobras no mercado de biodiesel, em particular naquelas ações que pensam a produção a partir da inclusão da agricultura familiar do semiárido. Para isso procuramos identificar e caracterizar ao longo da tese os fatores da conjuntura político-econômica-social que tornaram os investimentos em agrocombustíveis atrativos para as empresas petroleiras, bem como as distintas forças, internas e externas, que se abateram sobre a empresa e moldaram ao longo do tempo sua estratégia de atuação. A Petrobras é hoje a maior empresa multinacional brasileira com um elevado peso simbólico, econômico e político na sociedade e também um dos principais jogadores no mercado internacional de petróleo e gás em se tratando de exploração em águas profundas e ultraprofundas. Como empresa de economia mista, caracteriza-se por ter uma forte influência do Estado na sua gestão. Recentemente os agrocombustíveis ganharam novamente força nos debates sobre energia, adquirindo contornos diferentes daqueles vigentes na década de 1970. Nessa revitalização passaram a incluir em suas motivações as preocupações ambientais e, mais recentemente, sociais. Foi nesse contexto e adiantando-se em sua resposta às pressões ambientais e sociais que, em 2003/04, o governo brasileiro começou a negociar e a pensar uma política inovadora de construção de um mercado de biodiesel que, ao contrário da experiência anterior com o Proálcool, incluísse em seus critérios aspectos ambientais, econômicos e, principalmente, sociais (inclusão social e de desenvolvimento regional). O Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB) foi o principal instrumento do governo para o engajamento de atores privados, governamentais e da sociedade civil na construção desse mercado. É diante desse quadro geral que a tese aqui apresentada procura olhar para o mercado de biodiesel e para o PNPB através da atuação da Petrobras Biocombustível, hoje o principal ator atuante na promoção da inclusão da agricultura familiar do semiárido na política pública. Mais que um balanço das ações da empresa, procuramos nessa análise distinguir e elucidar sua estratégia de atuação.The objective of this work is to understand how Petrobras decided to enter in biodiesel market, particularly about those actions including the production with family agriculture in semiarid, identifying and characterizing the political-economic-social conjuncture that made the investments in agrofuels become attractive to the company and the streams, internal and external, that have shaped over time their performance strategy. Petrobras is currently the largest Brazilian multinational company with a high symbolic, economical and political weight in Brazilian society and also a major player in the international oil and gas. As a company of mixed economy, Petrobras is characterized by having a strong state influence in its management. Recently agrofuels gained strength in discussions about energy, acquiring contours different from those prevailing in the 1970s. In this new context, they include in their motivations environmental and social concerns. It was in this context and in response to environmental and social pressures that in 2003/04, the Brazilian government began to negotiate a policy to conform a biodiesel market, including in its criteria environmental, economic, and social dimensions (social inclusion and regional development). The National Program for Production and Use of Biodiesel (PNPB) was the main instrument of the government to engage private actors, government and civil society in building this market. The thesis presented here seeks to look at the market for biodiesel and PNPB through the performance of Petrobras Biofuel, now the main actor to promote the inclusion of family agriculture in semi-arid. More than a statement of the company's aims, we want to understand its operating strategy, with particular attention to the actions related to the inclusion of family agriculture in semi-arid.porUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e SociedadeUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisSociologiaCiência Políticaestataispolíticas públicasbiodieselstate-owned companiespublic policiesEstatais, políticas públicas e estratégias empresariais: os caminhos da Petrobras no biodieselState-owned companies, public policies and business strategies: the paths of Petrobras in biodiesel productioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisABRAMOVAY, R. Uma abordagem político-cultural dos mercados de biocombustíveis no Brasil. São Paulo: 2008. ABRANCHES, Sergio Henrique. A questão da empresa estatal: economia, política e interesse público. 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description O objetivo deste trabalho é compreender como se deu o movimento de entrada da Petrobras no mercado de biodiesel, em particular naquelas ações que pensam a produção a partir da inclusão da agricultura familiar do semiárido. Para isso procuramos identificar e caracterizar ao longo da tese os fatores da conjuntura político-econômica-social que tornaram os investimentos em agrocombustíveis atrativos para as empresas petroleiras, bem como as distintas forças, internas e externas, que se abateram sobre a empresa e moldaram ao longo do tempo sua estratégia de atuação. A Petrobras é hoje a maior empresa multinacional brasileira com um elevado peso simbólico, econômico e político na sociedade e também um dos principais jogadores no mercado internacional de petróleo e gás em se tratando de exploração em águas profundas e ultraprofundas. Como empresa de economia mista, caracteriza-se por ter uma forte influência do Estado na sua gestão. Recentemente os agrocombustíveis ganharam novamente força nos debates sobre energia, adquirindo contornos diferentes daqueles vigentes na década de 1970. Nessa revitalização passaram a incluir em suas motivações as preocupações ambientais e, mais recentemente, sociais. Foi nesse contexto e adiantando-se em sua resposta às pressões ambientais e sociais que, em 2003/04, o governo brasileiro começou a negociar e a pensar uma política inovadora de construção de um mercado de biodiesel que, ao contrário da experiência anterior com o Proálcool, incluísse em seus critérios aspectos ambientais, econômicos e, principalmente, sociais (inclusão social e de desenvolvimento regional). O Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB) foi o principal instrumento do governo para o engajamento de atores privados, governamentais e da sociedade civil na construção desse mercado. É diante desse quadro geral que a tese aqui apresentada procura olhar para o mercado de biodiesel e para o PNPB através da atuação da Petrobras Biocombustível, hoje o principal ator atuante na promoção da inclusão da agricultura familiar do semiárido na política pública. Mais que um balanço das ações da empresa, procuramos nessa análise distinguir e elucidar sua estratégia de atuação.
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