Gerenciamento do Fluxo de Valor para implementação de fluxo Lean em processos administrativos: aplicação em uma empresa do setor automotivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Rodrigo da Cruz
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15345
Resumo: A conjuntura econômica do país e a queda de demanda da indústria automobilística geraram um forte aumento da competitividade no setor, obrigando as empresas a se tornarem cada vez mais enxutas. Nesse sentido, as empresas estão intensificando a aplicação dos conceitos do Lean Manufacturing. Entretanto, para alcançar a excelência, é necessário expandir estes conceitos para o ambiente administrativo. A partir desse contexto, surge o questionamento de como as práticas Lean podem contribuir para melhorar o desempenho de processos administrativos. Nas atividades administrativas, a aplicação dos princípios e ferramentas oriundos do Lean Manufacturing é conhecida como Lean Office (escritório enxuto). O objetivo desta pesquisa é apresentar a contribuição dos conceitos do Lean Office para reduzir o lead time dos serviços administrativos de cotação e emissão de pedidos de compras de veículos customizados em uma montadora. Para tal, o referencial teórico baseia-se nos princípios do Lean, na abordagem metodológica de Gerenciamento de Fluxo de Valor (Value Stream Management) proposta por Tapping e Shuker para facilitar a implementação do Lean Office, e na classificação de Laureau dos desperdícios encontrados no ambiente administrativo. A metodologia aplicada neste trabalho foi o método de pesquisa-ação, utilizando-se, como instrumentos de coleta de dados, a observação participante, a pesquisa documental, e a pesquisa de campo por meio de entrevistas semi-estruturadas. A participação dos responsáveis pelas atividades relacionadas aos processos pesquisados permitiu mapear o estado atual, identificar os problemas e desperdícios do processo, desenhar o estado futuro, desenvolver e implementar um plano de ações para solucionar os problemas identificados. Os principais resultados obtidos são a redução de desperdícios em torno de 80% e diminuição do lead time do processo em torno de 77%, proporcionando a utilização mais eficiente de recursos e o aumento da competitividade da empresa.
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Entretanto, para alcançar a excelência, é necessário expandir estes conceitos para o ambiente administrativo. A partir desse contexto, surge o questionamento de como as práticas Lean podem contribuir para melhorar o desempenho de processos administrativos. Nas atividades administrativas, a aplicação dos princípios e ferramentas oriundos do Lean Manufacturing é conhecida como Lean Office (escritório enxuto). O objetivo desta pesquisa é apresentar a contribuição dos conceitos do Lean Office para reduzir o lead time dos serviços administrativos de cotação e emissão de pedidos de compras de veículos customizados em uma montadora. Para tal, o referencial teórico baseia-se nos princípios do Lean, na abordagem metodológica de Gerenciamento de Fluxo de Valor (Value Stream Management) proposta por Tapping e Shuker para facilitar a implementação do Lean Office, e na classificação de Laureau dos desperdícios encontrados no ambiente administrativo. A metodologia aplicada neste trabalho foi o método de pesquisa-ação, utilizando-se, como instrumentos de coleta de dados, a observação participante, a pesquisa documental, e a pesquisa de campo por meio de entrevistas semi-estruturadas. A participação dos responsáveis pelas atividades relacionadas aos processos pesquisados permitiu mapear o estado atual, identificar os problemas e desperdícios do processo, desenhar o estado futuro, desenvolver e implementar um plano de ações para solucionar os problemas identificados. Os principais resultados obtidos são a redução de desperdícios em torno de 80% e diminuição do lead time do processo em torno de 77%, proporcionando a utilização mais eficiente de recursos e o aumento da competitividade da empresa.The economic situation in Brazil, and the demand fall in the automotive industry generated a strong increase in competitiveness in the sector, forcing companies to become increasingly lean. In this sense, companies are investing in the application of the concepts of Lean Manufacturing. However, to achieve excellence, companies need to expand these concepts to the administrative environment. From this context, arises the question of how Lean practices can contribute to improve the performance of administrative processes. In administrative activities, the application Lean Manufacturing tools and principles is known as Lean Office. The objective of this research is to present the contribution of the Lean Office concepts to reduce the lead time of administrative process of quoting and issuing purchase orders of custom vehicles. For this purpose, the theoretical referencial is based on Lean principles, in the methodological approach of Value Stream Management proposed by Tapping and Shuker in order to facilitate the implementation of Lean Office, and in the Laureau classification of the waste found in the administrative environment. The methodology used in this work was the method of action research, the data collection instruments used were participant observation, document research and field research through semi-structured interviews. The participation of the responsible for the activities related to the processes surveyed allowed to map the current status, identify problems and waste of the process, design the future state, develop and implement an action plan to solve the problems identified. The main results are the reduction of waste around 80% and the decrease the lead time of process around 80%, providing the an efficient gain in the use of resources and increasing the company's competitiveness, demonstrating the effectiveness.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Gestão e EstratégiaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Sociais AplicadasLean OfficeValue Stream ManagementLean ThinkingEscritório EnxutoGerenciamento de Fluxo de ValorMentalidade EnxutaAdministraçãoGerenciamento do Fluxo de Valor para implementação de fluxo Lean em processos administrativos: aplicação em uma empresa do setor automotivoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/5615/2016%20-%20Rodrigo%20da%20Cruz%20Ramos.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17140/2016%20-%20Rodrigo%20da%20Cruz%20Ramos.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/23448/2016%20-%20Rodrigo%20da%20Cruz%20Ramos.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/29828/2016%20-%20Rodrigo%20da%20Cruz%20Ramos.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36200/2016%20-%20Rodrigo%20da%20Cruz%20Ramos.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/42594/2016%20-%20Rodrigo%20da%20Cruz%20Ramos.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49056/2016%20-%20Rodrigo%20da%20Cruz%20Ramos.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/55502/2016%20-%20Rodrigo%20da%20Cruz%20Ramos.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1687Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2017-05-26T19:13:24Z No. of bitstreams: 1 2016 - Rodrigo da Cruz Ramos.pdf: 2018893 bytes, checksum: 08eae5e64c7e9bff8fd286f11da0a484 (MD5)Made available in DSpace on 2017-05-26T19:13:24Z (GMT). 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